NOTÍCIAS / ARTIGOS DE FUNDO DIRECÇÃO GERAL

Notícias 2014...

14/02/2017

CRIANÇAS DO ENSINO BÁSICO DOS AGRUPAMENTOS MARQUÊS DE MARIALVA E LIMA DE FARIA DESENVOLVEM ACTIVIDADES ALUSIVAS À ESTAÇÃO DO INVERNO

 

 

Decorrente da parceria celebrada pela Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com a Direção de Serviços da Região Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e que possibilitou a concretização das Atividades de Enriquecimento Curricular nos Agrupamentos Marquês de Marialva e Lima de Faria, neste ano letivo no âmbito do acordo formalizado com os referidos Agrupamentos.

O grupo de docentes que lecionam as diversas disciplinas tem vindo a desenvolver um conjunto bastante significativo de atividades, mais concretamente na área de Atividades Lúdico-Expressivas, nas EB1 daqueles Agrupamentos de Escolas, realizando ao longo do mês de janeiro, atividades alusivas à estação do ano Inverno.

Para tal, foram ensinadas canções sobre o tema e elaborados alguns trabalhos manuais recorrendo a várias técnicas de expressão plástica, privilegiando sempre o uso de materiais reciclados: bonecos de neve com meias e caixas de ovos, mandalas de Inverno, painéis de Inverno, pinguim com garrafas, entre outros.

 

Também na área de Expressão Corporal e Artística deu-se continuidade à abordagem da modalidade de Golf, com os alunos do 3.ºe 4.º anos, no Projeto “Drive Challenge”. Este projeto encontra-se inserido no Projeto Drive da Federação Portuguesa de Golfe e é um circuito desportivo dirigido aos alunos das escolas do 1º ciclo.

O Projeto Drive tem como objetivo promover a prática do golfe, principalmente para os mais jovens, mas ao mesmo tempo cativar os respetivos pais e familiares, para a prática da modalidade.

Os respetivos apuramentos escolares já estão a ser realizados, para que no próximo dia 13 de maio, se realizar a fase Municipal, onde serão apurados os alunos que irão representar o Município de Cantanhede na fase Regional. Mais uma vez, o empenho e dedicação de todos os envolvidos foram notórios, contribuindo assim para o enriquecimento dos alunos, de uma forma global.

18/01/2017

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBE VISITA DA DIRECTORA REGIONAL DO CENTRO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE

 

Decorrente do plano de actividades da Direcção Geral, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente a aproximação regular aos responsáveis pelas diversas entidades, instituições e empresas com quem a Sociedade Columbófila tem efectuado parcerias, a Presidente da Direcção-Geral, Lurdes Silva, acompanhada pelo seu Vice Presidente Desportivo João Nogueira, receberam recentemente, numa visita de trabalho, Catarina Durão Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, que se fez acompanhar nesta visita pela técnica superior Celeste Moura.

Para além de conhecer a sede social da Columbófila e o contacto directo da realidade do dia-a-dia da Sociedade Columbófila os responsáveis pela Associação pretenderam com esta visita, dar a conhecer à Diretora Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e Juventude, as actividades que as suas secções vão desenvolvendo e que no futuro possam ser potenciadas através da cooperação com as duas entidades, pretendendo igualmente, com a realização desta visita de trabalho, estabelecer uma maior ligação afectiva, criando sinergias para num futuro próximo, proporcionar condições para o apoio aos seus projectos e actividades.

A referida visita iniciou-se com a visita às instalações e ao espólio fotográfico que regista com “fidelidade” o percurso no associativismo juvenil da Associação da cidade de Cantanhede, tendo os dirigentes da Sociedade Columbófila tido oportunidade de efectuar um “roteiro” da actividade desenvolvida pela Associação desde a sua fundação.

Lurdes Silva e João Paulo Nogueira, membros da Comissão Organizadora do European People’s Festival, que pela terceira vez vai trazer no ano de 2019, ao concelho de Cantanhede centenas de europeus, aproveitaram a oportunidade para apresentar a Catarina Durão e a Celeste Moura, um esboço do evento que pretendem realizar naquele ano, ficando a promessa do apoio da Directora Regional na elaboração e concretização da candidatura a apresentar à Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus + Juventude em Acção, pela Associação promotora do evento.

Catarina Durão, Directora Regional do Centro, englobando os Serviços Desconcentrados de Coimbra, Aveiro, Viseu, Guarda Castelo Branco e Leira, referiu que o IPDJ tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, em estreita colaboração com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais, promovendo a generalização do desporto, bem como o apoio à prática desportiva regular e de alto rendimento, dinamizando o apoio ao associativismo, ao voluntariado e promoção da cidadania, à ocupação de tempos livres, à educação não formal, à informação e à mobilidade geográfica dos jovens em Portugal e no estrangeiro, através da disponibilização de meios técnicos, humanos e financeiros tendo a preservação da ética no desporto um dos objectivos essenciais do IPDJ, I. P.

No final Lurdes Silva aproveitou para agradecer a visita efectuada, referindo que a mesma irá abrir uma nova janela de oportunidades na sua Associação e que irá contribuir, a par das excelentes condições proporcionadas pelo Município de Cantanhede, para que o futuro ainda permita alcançar melhores resultados desportivos e associativos.

26/12/2016

SILVANO BARROS VISITOU CANTANHEDE E A ASSOCIAÇÃO DE
SOLIDARIEDADE SOCIAL SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE

 

Aproveitando a visita efectuada ao concelho de Cantanhede, Silvano Barros, Vereador da Administração Geral e Finanças da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, sedeada na Cidade Velha, em Cabo Verde, visitou no passado dia 20 de Dezembro, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Esta visita inserida numa reunião de trabalho do projecto de cooperação . de partida! que aquela Associação vem desenvolvendo nas cidades da Praia e de Porto Novo no âmbito do Projecto de Cooperação assinado com o Serviço Nacional de Protecção Civil em dezembro de 2011, teve como principal enfoque dar a conhecer pormenorizadamente as linhas que preconizam este projecto e as entidades que tem tornado possível ao longo destes meses a concretização do mesmo.

Silvano Barros, foi recebido por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila e pelo Presidente Adjunto João Lucas, na sede social da Sociedade Columbofila a fim de realizar uma reunião de trabalho, tendo a oportunidade de conhecer o trajecto associativo da Columbófila Cantanhedense e em particular as actividades desenvolvidas, no âmbito dos projectos de cooperação e também avaliar o trabalho já desenvolvido e perspectivar o futuro desta parceria, que também envolve o Município de Cantanhede, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, o Grupo Os Mosqueteiros e o empresário Alcides Simões, grande impulsionador do projecto na cidade da Praia em cabo Verde e que já permitiu ao longo destes anos, enviar toneladas de bens, muitos dos quais sem qualquer uso anterior, Silvano Barros, aproveitou o momento para se congratular com o que lhe foi dado a observar, nomeadamente o trabalho desenvolvido pela Sociedade Columbófila e pelos restantes parceiros, que através das parcerias já estabelecidas tem desenvolvido um excelente trabalho atenuando muitas das carências das populações mais vulneráveis do seu país e que trouxe enormes benefícios aos cidadãos.

No final da visita e da reunião de trabalho, Silvano Barros manifestou aos dirigentes da Sociedade Columbófila o interesse do seu Município integrar a curto prazo o projecto de cooperação existente, reforçando a rede de apoio às populações de Cabo Verde, nomeadamente ás do concelho da Ribeira Grande, referindo que o mesmo terá uma importância fundamental no futuro, para atenuar as dificuldades das famílias mais carenciadas do seu Município, mas sobretudo para fazer sorrir as crianças beneficiárias deste futuro projecto.

26/12/2016

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTRIBUIU NESTA QUADRA DO NATAL
CABAZES DE ALIMENTOS CONTINENTE

 

Um “Modelo de Solidariedade” continuou a ser o mote para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, às famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de janeiro, denominada por “Um Natal em cheio…” promovido por esta Associação.

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Hipermercados, que perdura já há alguns anos, que foi possível concretizar esta iniciativa que proporcionou a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda um maior significado.

Azeite, óleo, queijo, leite, grão, feijão, arroz, massas, açúcar bolachas, cereais, chocolates, produtos de higiene pessoal e bacalhau, foram alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias.

Virgínia Baptista e Luis Caetano, Director da Loja Continente referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar, mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária. Lurdes Silva, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que possibilitou atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas pela sua Associação ao longo do ano.

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, entregaram às famílias apoiadas, um Cabaz de produtos da marca Continente. Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido às crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres.

18/12/2016

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RENOVA PARCERIA COM A JUNTA DE FREGUESIA DA TOCHA

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e a Junta de Freguesia da Tocha, formalizaram recentemente a renovação do protocolo de colaboração que ao longo dos últimos meses possibilitou aos munícipes daquela Freguesia, praticarem regularmente e duas vezes por semana a modalidade de natação, na vertente de aprendizagem e manutenção, contando com a colaboração do Município de Cantanhede e a coordenação técnica da Secção de Natação da colectividade da cidade de Cantanhede.

Para o efeito Lurdes Silva Presidente e o seu Presidente Adjunto João Lucas, da Direcção Geral da Sociedade Columbófila e Fernando Pais Alves, Presidente do Executivo daquela autarquia, que se fez acompanhar pelo secretário Antero Paiva e pelo tesoureiro José Cebola, em cerimónia realizada na sede social da Sociedade Columbófila, rubricaram, o documento que no futuro irá continuar a regular as relações entre a Sociedade Columbófila e a Junta de Freguesia da Tocha, ficando acordado que ambas continuarão a promover a cooperação e colaboração necessária para que este projecto continue a alcançar o êxito desejado, premiando o esforço efectuado pelo executivo da Junta de Freguesia, proporcionando desta forma aos seus munícipes uma melhor qualidade de vida.

A celebração desta parceria entre estas duas entidades, para além de reforçar a colaboração que já mantinham há alguns anos, nomeadamente no apoio que a Junta de Freguesia da Tocha tem dado nas diversas actividades que a Sociedade Columbófila tem realizado na freguesia da Tocha, nos últimos anos, irá também permitir no futuro acentuar essa colaboração.

Lurdes Silva Presidente da Direcção, na renovação do protocolo que tornou possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer ao autarca Fernando Pais Alves, a colaboração e apoio que a Junta de Freguesia, vai mantendo à Sociedade Columbófila, ao longo destes últimos anos e que muito tem contribuído para o sucesso das vários actividades e eventos que aquela Associação tem realizado e sobretudo a confiança depositada naquela Associação, para desenvolver o ensino e prática da modalidade, junto dos seus munícipes.

Fernando Pais Alves, referiu no momento, que foi com grande entusiasmo que acolheu a disponibilidade da Sociedade Columbófila para continuar a apoiar este projecto, contribuindo dessa forma a continuidade da Junta de Freguesia proporcionar aos seus munícipes estas actividades, cumprindo dessa forma um dos seus desígnios.

Referiu também a disponibilidade da Junta de Freguesia, no âmbito da sua missão, estar atenta no futuro, aos projectos que a Sociedade Columbófila venha a desenvolver nas áreas do fomento associativo. Aproveitou por último, para referir e reforçar a sua admiração pelos projectos que a Columbófila desenvolve actualmente, mas principalmente pelo que tem realizado ao longo destas últimas décadas em prol da infância e da juventude.

15/12/2016

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTÁ DE LUTO FALECEU O “SENHOR” EDGAR

 

Faleceu no passado dia 7 de dezembro de 2016, com 83 anos de idade, Edgar Marques Pereira, conhecido nos meandros da columbofilia como o “Senhor” Edgar.

Um dos primeiros e mais antigos associados da nossa Associação, Edgar Marques Pereira, nasceu em Cantanhede a 6 de julho de 1933, iniciando a prática da columbofilia na SCC, decorria o ano de 1956, em conjunto com o seu irmão Josué Pereira, colaborando nas diversas actividades nomeadamente nos encestamentos que na época se realizavam numa entrada de um armazém de pertença de seu pai Sr. Francisco Pereira.

 

Edgar Pereira, associado nº 5, integrou os órgãos sociais da Sociedade Columbófila, nos biénios 1958/1960, 1974 a 1997, na qualidade de Secretário e mais tarde a Direcção Geral, na qualidade de Vice-presidente do Património, integrando igualmente o Conselho Fiscal e o Conselho Técnico da Secção de Columbofilia.

Edgar Pereira, para além da prática da columbofilia, foi um destacado dirigente, que nos anos 70, teve um papel importantíssimo na organização administrativa e financeira da Secção de Columbofilia, sendo por várias vezes homenageado pela Direcção.

 

Edgar Pereira, colaborou em inúmeros eventos organizados pela Sociedade Columbófila.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense fica mais pobre, perdendo mais um elemento de grande valor e que ficará para o seu historial como um associado de grande referência.

22/11/2016

EDIÇÃO DO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL 2019 JÁ TEM COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Embora a realização do European Peoples’ Festival, venha a ocorrer em 2019, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, já nomeou a Comissão Organizadora, que será constituída pelos organizadores das edições realizadas no concelho de Cantanhede, nos anos de 1999 e 2009, nomeadamente Inês Santos, João Lucas, João Nogueira, Lurdes Silva e Magda Silva, que irão constituir igualmente, as suas equipas de apoio aos diversos pelouros que terão sob a sua responsabilidade.

A equipa organizadora em reunião recentemente efetuada, já delineou o programa a colocar em prática, definindo igualmente as modalidades desportivas e os programas culturais e recreativos que vão ser implementados, elegendo o Basquetebol, Futebol, Natação, Petanca e a corrida na vertente do Trail, para integrarem o programa desportivo.

Para além das modalidades desportivas, a festa europeia, que vai congregar centenas de europeus oriundos de cidades de pequena e média dimensão, a realizar no concelho de Cantanhede de 27 de Julho a 3 Agosto de 2019, irá igualmente contemplar a realização de um Concurso de Fotografia, Peddy-paper “À Descoberta de Cantanhede”, Concurso de Pintura e de Gastronomia, bem como uma mostra da cultura, património e gastronomia dos países participantes, complementando o programa geral da edição do European Peoples’ Festival a realizar no ano de 2019.

A exemplo das edições anteriores e de acordo com o que habitualmente é efetuado pelo país organizador, dando a conhecer em pormenor aos delegados dos países participantes, os locais de prática desportiva, as instalações para o alojamento e para a alimentação, os elementos que integram a Comissão Organizadora, agendaram a realização da Reunião Preparatória para os dias 26, 27 e 28 de Outubro de 2018, a ocorrer na cidade de Cantanhede.

5/9/2016

COLUMBÓFILA ABRE INSCRIÇÕES E RENOVAÇÕES PARA A PRÁTICAS DE VÁRIAS MODALIDADES

 

Após efectuado pelos responsáveis das diversas secções e pela Direcção Geral a avaliação do trabalho desenvolvido na última época desportiva e o planeamento da nova época que se está a iniciar encontram-se abertas as inscrições para as diversas modalidades que vão estar em prática nos próximos meses na Associação da cidade de Cantanhede.

Enquadradas por técnicos com formação superior nas áreas propostas e dirigidas aos vários escalões etários, os interessados poderão praticar na Associação as modalidades de Basquetebol, nos escalões de formação, Natação, Rugby, Ballet e Hip-Hop. Para além destas e de uma forma mais informal, os interessados na vertente da corrida Trail, poderão também obter informações para a sua prática organizada. Os mais jovens podem ainda praticar a modalidade de Voleibol.

Igualmente e após a melhoria de condições quer físicas, quer estruturais, nomeadamente nos horários de funcionamento, que ficarão mais ajustado ás necessidades das famílias e da implementação do projecto educativo, encontram-se nesta data abertas as inscrições para a frequência do Clube de Tempos Livres.

Dirigidos a crianças de ambos os sexos e que frequentam o ensino básico, para além da realização dos trabalhos escolares as crianças participantes tem a oportunidade de realizar ao longo do ano diversas actividades culturais e de laser.

Ainda neste âmbito a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a exemplo do ano anterior, coloca à disposição de todos os encarregados de educação o transporte e acompanhamento das crianças para as diversas actividades complementares que estejam a frequentar.

Para o efeito os interessados poderão obter todas as informações através do 231 423186 ou 963784373, no nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, na sua sede social, sita na Rua Luis de Camões – 19 A, durante os horários de expediente, ou na sua secretaria na Piscina Municipal.

Pese embora as actividades serem dirigidas a todos os interessados os Associados com a quotização regularizada vão esta época desportiva, continuar a obter um desconto significativo nas suas mensalidades, premiando desta forma a sua dedicação à Associação

08/06/2016

NA TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ORGÃOS SOCIAIS LURDES SILVA ALERTA PARA A NECESSIDADE DE ESTAR ATENTA AOS SINAIS VULNERAVEIS DE ALGUMAS CRIANÇAS

 

Foi com palavras de esperança e confiança redobrada para um futuro que se avizinha bastante difícil, que Lurdes Silva, presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, iniciou a sua intervenção no acto de posse dos novos órgãos sociais, que vão gerir aquela Associação da cidade de Cantanhede, no quadriénio 2016/2020.

Lurdes Silva, referiu a necessidade de neste mandato que agora se inicia, de todos os colaboradores estarem atentos aos sinais de dificuldades que possam surgir no seio das famílias dos atletas ou dos associados e que possam ser atenuados com uma intervenção atenta e personalizada, referindo que a Associação já está a suportar os custos de algumas crianças que não dispõem de condições para ajudar a custear a sua formação.

A Presidente eleita aproveitou também o momento para agradecer na pessoa de Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, a todos os associados que se disponibilizaram para integrar os órgãos sociais recentemente eleitos, centrando a sua intervenção no trabalho desenvolvido por todos os colaboradores das diversas secções, no esforço desenvolvido diariamente e em alguns casos bi-diário, pelos atletas, mas sobretudo pelo apoio constante das suas famílias, exprimindo também, um sentido reconhecimento aos autarcas e empresários que não regateiam esforços no sentido de responder afirmativamente às solicitações quase diárias da Sociedade Columbófila.

Referiu igualmente que neste mandato irá continuar a delegar a representatividade da Associação nos restantes membros de todos os Órgãos Sociais, fazendo-se sempre que possível, acompanhar pelos dirigentes da Assembleia Geral e Conselho Fiscal.

Por último, Lurdes silva referiu-se aos resultados alcançados, que em sua opinião traduzem o bom trabalho que tem sido desenvolvido pelos técnicos e dirigentes das secções, apelando a todos os presentes para que nestas horas de glória não “usurparem” o espaço mediático, que em sua opinião deverá ser totalmente dedicado aos atletas, treinadores, famílias, empresários, autarcas e a todos aqueles que no dia-a-dia vão tornando possível as condições de treino aos atletas, não terminando sem deixar uma palavra de grata recordação por aqueles amigos que deixaram no último mandato a família columbófila.

Antes da intervenção da Presidente Lurdes Silva, Aidil Machado, empossou Francisco Ribeiro que por sua vez deu posse aos restantes elementos que integram os órgãos sociais da Sociedade Columbófila, dirigindo no final desta tomada de posse, bastante emocionado, algumas palavras de congratulação pelo acto, felicitando todos os presentes, exortando e reafirmando o firme empenho e determinação na defesa de uma Columbófila que preserve o seu historial e o trabalho já efectuado, desejando-lhes a todos os empossados as maiores felicidades para o mandato.

10/2/2016

PARCEIROS E TECNICOS AVALIARAM ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR QUE DECORREM NESTE ANO LECTIVO NAS ESCOLAS DO 1º CEB DOS AGRUPAMENTOS MARQUÊS DE MARIALVA E LIMA DE FARIA

 

Realizou-se no passado dia 17/06/2016, no auditório da Biblioteca Municipal a reunião geral de encerramento do ano lectivo 2015/2016, com alguns dos técnicos que estiveram envolvidos na dinamização das Actividades de Enriquecimento Curricular.

Para além da Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva, estiveram presentes os coordenadores das AEC, Professores Catarina Neto e João Costa os representantes de ambos os Agrupamentos parceiros neste projecto Professores Rosália Reis, pelo Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e Pedro Chorosa, pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, bem como um representante da empresa Streetsport Professor João Lucas, também ela parceira em todo o processo.

A Presidente da Direção da Sociedade Columbófila Lurdes Silva, começou por agradecer a presença de todos, justificando a ausência de alguns técnicos, fazendo de seguida, um balanço geral de todas as atividades, o qual se revelou bastante positivo e satisfatório, aproveitando igualmente para agradecer a todos os técnicos e parceiros o apoio, empenho e dedicação que apresentaram ao longo do ano, apesar dos constrangimentos que foram surgindo, tendo sido assim uma mais-valia para o sucesso do projeto.

Partindo da apreciação efetuada pelos professores titulares de turma dos dois Agrupamentos, a qual obteve no geral a menção de muito bom e se mostrou mais uma vez reveladora do bom trabalho desenvolvido por todos, constatou-se que os aspetos positivos se sobrepuseram em muito aos aspetos críticos, ficando registadas as sugestões de melhoria para o próximo ano letivo.

Lurdes Silva, antes de terminar a sua intervenção, aproveitou o momento para reiterar aos Professores Rosália Reis, do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e Pedro Chorosa, do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, o reconhecimento pela confiança depositada na Sociedade Columbófila, em endossar mais uma vez a responsabilidade da implementação deste projecto curricular nos referidos Agrupamentos.

Rosália Reis e Pedro Chorosa, representantes dos Agrupamentos e João Lucas Administrador da Streetsport, reiteraram também os agradecimentos, manifestando um grande contentamento e satisfação pela organização e operacionalização de todo o programa, destacando o profissionalismo de todos os técnicos, os quais, de uma forma lúdica, contribuíram inequivocamente para um enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos inscritos nas actividades de enriquecimento curricular.

No final da sessão, os técnicos tiveram ainda oportunidade de referir que a experiência que tiveram ao longo do ano letivo foi muito enriquecedora em todos os aspetos, conseguindo que a articulação com vários os elementos da comunidade educativa fosse feita de uma forma natural e salutar. Gratificaram também a oportunidade dada e compreenderam todas as situações imprevistas que possam ter surgido, que com muita determinação foram superadas, ficando sempre salvaguardada a qualidade pedagógica do projecto implementado.

A Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila começou por fazer um balanço geral de todas as actividades, o qual se revelou bastante positivo e satisfatório, aproveitando igualmente para agradecer a todos os técnicos e parceiros o apoio, empenho e dedicação que apresentaram ao longo do ano, apesar dos constrangimentos que foram surgindo, tendo sido assim uma mais-valia para o sucesso do projecto. Partindo da apreciação efectuada pelos professores titulares de turma dos dois Agrupamentos, a qual obteve no geral a menção de muito bom e se mostrou mais uma vez reveladora do bom trabalho desenvolvido por todos, constatou-se que os aspectos positivos sobrepuseram-se em muito aos aspectos críticos, ficando registadas as sugestões de melhoria para o próximo ano lectivo.

Os representantes dos Agrupamentos e da empresa Streetsport, reiteraram também os agradecimentos, manifestando um grande contentamento e satisfação pela organização e operacionalização de todo o programa e destacando o profissionalismo de todos os técnicos, os quais, de uma forma lúdica, contribuíram inequivocamente para um enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos inscritos nas AEC.

No final da sessão, os técnicos tiveram ainda oportunidade de referir que a experiência que tiveram ao longo do ano lectivo foi muito enriquecedora em todos os aspectos, conseguindo que a articulação com vários os elementos da comunidade educativa fosse feita de uma forma natural e salutar. Gratificaram também a oportunidade dada e compreenderam todas as situações imprevistas que possam ter surgido.

10/2/2016

EQUIPA SUB -16 FEMININA DE BASQUETEBOL DÁ-NOS O PRIMEIRO TITULO DE CAMPEÃS DISTRITAIS DA HISTÓRIA DA COLUMBÓFILA

Quero em meu nome pessoal e em representação dos restantes membros da minha direcção e dos órgãos sociais da nossa Associação, agradecer reconhecidamente a todas e a todos que contribuíram, para estarmos a viver mais um momento de grande glória.

A conquista do Titulo de Campeãs Distritais no escalão de Sub 19, é sem dúvida um grande marco e culmina num trajecto de grande rigor, trabalho mas sobretudo de muita dedicação. Quero pois, expressar o meu reconhecimento, ao director, delegada, treinadores, colaboradores, atletas e sobretudo às suas famílias que têm sido incansáveis no apoio e na colaboração que tem dado à Secção de Basquetebol, na procura de apoios que viabilize as actividades, extensivo a todos os restantes escalões.

Quero por último deixar bem expresso o meu agradecimento ao Executivo do Município de Cantanhede, na pessoa do Senhor Presidente João Pais de Moura, pelo investimento efectuado na modalidade e no incondicional apoio ao longo destes últimos anos, à União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, na pessoa da Senhora Presidente, Professora Aidil Machado e aos patrocinadores Laboratório de Análises Clinicas Elisabete Cavadas, Centro Médico de S. Mateus e Recauchutagem S. José.

A todos mas mesmo a todos expresso o meu mais sincero agradecimento.

Lurdes Silva

2/2/2016

SOCIEDADE COLUMBÓFILA COLABOROU NO ALMOÇO DE NATAL PATROCINADO PELA SESIS

 

Graças à organização e esforço logístico das Forças Armadas de Cabo Verde com o patrocínio da SESIS – Seixas & Simões, Lda. filial de Cabo Verde, confeção e serviço da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde e apoio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense bem como o Grupo "Os Mosqueteiros" de Cantanhede, realizou-se com grande sucesso o almoço de convívio de Natal, que juntou 1000 idosos no quartel Jaime Mota no Plateau na presença de diversos dignatários, incluindo sua Excelência o Senhor Primeiro-ministro José Maria Neves, líder do Governo de Cabo Verde.

Depois de um bom bacalhau preparado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde os convidados dominaram a pista de dança. Alcides Simões, administrador da SESIS – Seixas & Simões, Lda, foi o grande obreiro desta iniciativa que acolheu pela primeira vez na cidade da Praia em Cabo Verde uma quantidade tão significativa de idosos residentes nos concelhos da Ilha de Santiago, naquele arquipélago, proporcionando através da responsabilidade social da sua empresa um momento de grande significado para os mil idosos que estiveram presentes neste almoço solidário.

Para concretizar este significativo momento, Alcides Simões, grande entusiasta do projecto de Cooperação . de partida! , que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai desenvolvendo já há alguns anos em Cabo Verde nas cidades da Praia e Porto Novo, contou com a colaboração das Forças Armadas, na pessoa do seu Chefe de Estado, Major – General Alberto Fernandes, de Luis Teixeira, responsável pela Base do Grupo Os Mosqueteiros, que aprovisionou todos os géneros alimentares e da Direcção Geral da Sociedade Columbófila que se encarregou de preparar toda a logística de expedição dos bens alimentares e das prendas.

 

No final e para o Jornal da Noite da TCV - Televisão de Cabo Verde, o Chefe de Estado, Major – General Alberto Fernandes, manifestou o seu contentamento por as Forças Armadas terem contribuído para um momento tão significativo e que proporcionou aos idosos presentes, momentos de convivo, de laser e de boa disposição, que certamente ficarão nas suas memórias.

O Primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, igualmente presente neste convívio natalício, referiu que se tratou de um momento muito bonito, promovido pelas Forças Armadas, potenciando a amizade e a tolerância entre os povos, tratando-se de um momento de grande amizade e fraternidade, juntando o estado, as organizações da sociedade civil, as Câmaras Municipais, que todos juntos promovem uma sociedade mais tolerante e amiga, elementos essências para construir o futuro de Cabo Verde e sendo as Forças armadas a organizar tudo isto, ainda ficamos muito mais reconfortados.

12/12/2015

TORNEIO ZONAL DE NATAÇÃO DE JUVENIS

 

Terminada que está mais uma “maratona” de muito, mas mesmo muito trabalho, no apoio ao Torneio Zonal de Natação de Juvenis, quero em meu nome pessoal e em representação dos restantes membros dos órgãos sociais da Sociedade Columbófila, felicitar todos os familiares dos nossos nadadores que foram ao longo destes três dias uns verdadeiros “heróis”, contribuindo decididamente para que esta competição fosse um verdadeiro êxito.

Quero igualmente, enaltecer toda a sua disponibilidade e dedicação, que sem ela não seria possível colocar à disposição de todos os participantes as esmeradas refeições e o serviço de bar.

Quero igualmente tornar extensivo o meu agradecimento na pessoa do Coordenador Técnico Paulo Ferreira, aos técnicos da Secção de Natação e à “nossa” Dora, que foram igualmente inexcedíveis no apoio dado ao longo destes 3 dias.

Quero por último expressar o meu reconhecido agradecimento, a todos sem exceção, ficando com a certeza que se os proveitos foram de inegável valor, a vossa dedicação, contribuiu para virar mais uma valiosa página no nosso já rico historial.

Bem-haja pela vossa dedicação!

Reconhecidamente grata

Lurdes Silva

12/12/2015

TORNEIO ZONAL DE NATAÇÃO DE JUVENIS

 

Terminou mais uma competição nacional realizada na cidade de Cantanhede e que acolheu cerca de três centenas de nadadores e centenas de familiares, que ao longo deste três dias nunca se cansaram de apoiar os seus atletas. Embora já esperado, esta competição nacional, que contou com o apoio da nossa secção de Natação saldou-se num êxito assinalável.

Quero aproveitar este momento para em meu nome pessoal e em representação dos restantes membros dos órgãos sociais da Sociedade Columbófila, felicitar todos os intervenientes e seus familiares e desejar-lhes um santo e feliz natal.

Quero igualmente tornar extensivo o meu reconhecimento à Direcção da Associação de Natação de Coimbra, na pessoa do seu Presidente Dr. António Damasceno, que mais uma vez confiou na capacidade de trabalho dos colaboradores da Secção de Natação.

Quero por último expressar o meu reconhecido agradecimento ao executivo do Município de Cantanhede, na pessoa do Professor Doutor João Pais de Moura, que mais uma vez, criou condições colocando à disposição da Associação de Natação de Coimbra, as magnificas instalações do Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, para a realização desta prova nacional.

Reconhecidamente grata

Lurdes Silva

15/11/2015

MARIZÉ DOA VESTUÁRIO PARA PROJECTO SOCIAL APOIADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

No âmbito do trabalho que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense vem desenvolvendo, desde o ano de 2010 em Cabo Verde e posteriormente em S. Tomé e Príncipe e Guiné - Bissau, na sequência dos contactos que vem desenvolvendo junto de alguns empresários do concelho de Cantanhede e dos concelhos limítrofes, estabeleceu recentemente uma nova parceria com a empresa de pronto a vestir Marizé, sedeada na vila de Quiaios e que permitiu, receber um conjunto bastante significativo de vestuário e calçado, sem qualquer uso, que se destinaram aqueles projectos de cooperação, que aquela Associação desenvolve nas cidades da Praia e Porto Novo, em Cabo Verde e nas Roças em S. Tomè, em parceria com a Associação Cabo-verdiana Ká Morabeza e mais recentemente na Guiné – Bissau, no Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel.

Os bens agora doados pela empresária Maria do Nascimento, são na sua esmagadora maioria destinados à Fundação Social das Forças Armadas de Cabo Verde, nomeadamente para a sua festa de natal, que será dedicada aos alunos carenciados residentes no Centro de Pupilos daquela Instituição militar e às suas famílias.

A Marizé é desde a sua fundação, uma loja especializada em vestuário para adultos, adolescentes e crianças, que aproveitando alguns artigos das suas últimas colecções, quis associar-se, já pelo quarto ano consecutivo, ao projecto de cooperação que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a desenvolver em cooperação com o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros daquela Ilha.

Lurdes Silva e a sua Vice-presidente Magda Silva, responsável pelos contactados estabelecidos com as empresárias Maria do Nascimento, Marisa Ferreira e Magda Felgueiras, responsáveis pela Marizé, formalizaram uma parceria, que para além de possibilitar à Sociedade Columbófila receber mais este vestuário e calçado, irá no futuro continuar a potenciar a aproximação das duas entidades, ajudando dessa forma a reunir diverso material que para além de possibilitar a continuidade do apoios às famílias mais carenciadas das cidades da Praia e Porto Novo, irá ajudar igualmente a Direcção Geral da Sociedade Columbófila, a responder afirmativa às solicitações das famílias que os seus serviços acompanham.

27/10/2015

AECS - ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DECORREM

NAS ESCOLAS DO 1º CEB DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS

MARQUÊS DE MARIALVA E LIMA DE FARIA

 

Na sequência do protocolo estabelecido entre o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e o Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da implementação pela equipa de coordenação das Atividades de Enriquecimento Curricular, tem vindo semanalmente a desenvolver o programa pedagógico previamente aprovado para as Escolas do 1º CEB daqueles Agrupamentos Escolares.

Estas atividades extracurriculares, nomeadamente Inglês, Atividades Lúdico-Expressivas (Plástica e Musical) Cidadania e Expressão Corporal e Artística, estão a ser lecionadas por docentes com habilitação para as áreas em questão, em colaboração com os professores titulares de turma, nas Escolas de Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede, Cantanhede Sul, Cordinhã, Murtede, Ourentã, Balsas, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, Fontinha, São Caetano e Vilamar, abrangendo um total de 833 alunos. As AEC estão a realizar-se em cada estabelecimento escolar, entre as 15h00 e as 16h00 e entre as 16h30 e as 17h30, em cinco dias da semana.

A atividade de Expressão Corporal e Artística é lecionada por 15 técnicos. Este grupo propõe-se a facultar às crianças, vivências e hábitos na área em questão. As tarefas desenvolvidas passam por trabalho de agilidade e coordenação, velocidade, iniciação aos jogos desportivos coletivos e outras modalidades, privilegiando sempre a vertente artística.

Na atividade de Inglês, os 7 técnicos, através de tarefas lúdicas, proporcionam aos alunos para lá da iniciação e aprendizagem da língua inglesa, o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural, através do confronto com esta língua estrangeira e a cultura por ela veiculada.

O grupo de Atividades Lúdico-Expressivas, compostas pelas áreas de Expressão Musical e Expressão Plástica, é formado por 16 técnicos e tem como principal objetivo a articulação entre ambas, dando primazia à expressão através dos sons, dos ritmos e das melodias e ao conhecimento de habilidades básicas da linguagem musical, bem como à necessidade do desenvolvimento da criatividade e sentido estético das crianças. Para tal, foram desenvolvidas tarefas diversificadas, de carácter lúdico-expressivo, privilegiando a utilização de materiais recicláveis.

Transversal a todas as outras atividades, a Cidadania é lecionada no Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, por 3 técnicos da área de Inglês. Os temas abordados pretendem apelar à reflexão sobre os problemas sentidos por cada criança e pela sociedade que a rodeia nas mais diversas vertentes, nomeadamente educação para os direitos humanos, educação ambiental, educação rodoviária, educação financeira, entre outras.

20/9/2015

COLUMBÓFILA ABRE INSCRIÇÕES PARA A PRÁTICAS DE VÁRIAS MODALIDADES

 

Após efectuado pelos responsáveis das diversas secções e pela Direcção Geral a avaliação do trabalho desenvolvido na última época desportiva e o planeamento da nova época que se está a iniciar encontram-se abertas as inscrições para as diversas modalidades que vão estar em prática nos próximos meses na Associação da cidade de Cantanhede.

Enquadradas por técnicos com formação superior nas áreas propostas e dirigidas aos vários escalões etários, os interessados poderão praticar na Associação as modalidades de Basquetebol, nos escalões de formação, Natação, Karaté, Ballet, Ginástica e Hip-Hop. Para além destas e de uma forma mais informal, os interessados no Cicloturismo, poderão também obter informações para a sua prática organizada.

Igualmente e após a melhoria de condições quer físicas, quer estruturais, nomeadamente nos horários de funcionamento, que ficarão mais ajustados às necessidades das famílias e da implementação do projecto educativo, encontram-se nesta data abertas as inscrições para a frequência do Clube de Tempos Livres.

Dirigidos a crianças de ambos os sexos e que frequentam o ensino básico, para além da realização dos trabalhos escolares as crianças participantes tem a oportunidade de realizar ao longo do ano diversas actividades culturais e de laser.

Ainda neste âmbito a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a exemplo do ano anterior, coloca à disposição de todos os encarregados de educação o transporte e acompanhamento das crianças para as diversas actividades complementares que estejam a frequentar.

Para o efeito os interessados poderão obter todas as informações no www.scc.pt, ou nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, durante os horários de expediente.

Pese embora as actividades serem dirigidas a todos os interessados os Associados com a quotização regularizada vão esta época desportiva, continuar a obter um desconto significativo nas suas mensalidades, premiando desta forma a sua dedicação à Associação.

25/8/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE NOVA PARCERIA COM O CRÉDITO AGRÍCOLA DE CANTANHEDE E MIRA

 

Aproveitando a presença dos nadadores da equipa internacional do coordenador técnico Paulo Ferreira e do treinador Ricardo Antunes a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e a Administração do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, formalizaram no Stand daquela Instituição de Crédito na Expofacic, a renovação do protocolo de apoio à Seção de Natação aprofundando assim, a parceria que já existia entre as duas Instituições.

Subscreveu o referido documento Carlos Pereira Martins, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira que estava acompanhado por Manuel Milagres, também administrador daquela Instituição de Crédito e pela Sociedade Columbófila, Lurdes Silva que se fez acompanhar neste acto pelo seu Vice-presidente, João Lucas.

Lurdes Silva aproveitou para transmitir aos administradores do Crédito Agrícola o sentido reconhecimento do apoio dado por aquela Instituição de crédito, aos projectos da Sociedade Columbófila referindo-se ao apoio à secção de Columbofilia, nomeadamente o patrocínio do Troféu Crédito Agrícola, disputado anualmente na Campanha Desportiva, ao apoio espontâneo para os projectos solidários que a Direcção Geral vai desenvolvendo e o apoio ao projecto . de partida!, “Ajuda-nos a acalentar este sonho” que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense desenvolve em parceria com o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde.

Carlos Pereira no final da assinatura do protocolo, para além de agradecer a gentileza dos responsáveis da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense manifestou o interesse da administração do Crédito Agrícola em apoiar as iniciativas solidárias das associações dos concelhos de cantanhede e Mira.

O Crédito Agrícola, que tem sido mais do que um patrocinador, assume-se como um parceiro, atento às necessidades da Sociedade Columbófila, que desempenha um papel de elevado destaque nesta região, quer no desporto, quer na formação dos mais jovens quer na promoção de diversas iniciativas de cariz social.

Com esta nova parceria o Crédito Agrícola oferece um conjunto de condições comerciais diferenciadas à Sociedade Columbófila e aos seus colaboradores, nomeadamente desconto em preçário, financiamentos com taxas mais vantajosas, entre outras ofertas.

Através deste protocolo o Crédito Agrícola mantém a sua imagem associada à da Sociedade Columbófila, dando assim, mais visibilidade a esta parceria em vários suportes de comunicação.

Consciente da sua responsabilidade enquanto entidade promotora do desenvolvimento local que activamente defende e promove, a CCAM de Cantanhede e Mira, evidencia através desta iniciativa o seu empenho, apesar de uma conjuntura económica desfavorável.

O desenvolvimento é o resultado de um conjunto de factores, nos quais esta caixa procura estar sempre presente, tais como a educação, a cultura, o desporto a aposta em empresas e em projectos inovadores. Estas pequenas acções fazem parte de uma postura que dita toda a actividade desta Instituição bancária e que se resume numa frase que é também a sua assinatura. “JUNTOS SOMOS MUITO MAIS QUE UM BANCO”

7/7/2015

FERNANDO SILVA VISITOU SEDE SOCIAL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral e Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, receberam na tarde do passado dia 20 de Maio na nova sede social da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Fernando Silva, um dos colaboradores mais antigos daquela Associação, e responsável na década de 90 da Secção de Campismo, proporcionando-lhes uma vista ao novo espaço que acolhe a sede social daquela Associação.

Integrada no âmbito do programa de visitas que a Direcção Geral deliberou proporcionar aos seus antigos dirigentes e associados, Lurdes Silva e Francisco Ribeiro tiveram a oportunidade, para além da visita efectuada, de dialogar com Fernando Silva, recordando a acção daquele dirigente, nos anos em que liderou a Secção de Campismo e Caravanismo, tendo este antigo seccionista oferecido para o arquivo histórico daquela Associação um conjunto de documentos e cartas campistas, utilizadas naquela década.

Fernando Silva, foi um destacado seccionista, que teve nos anos 90, um papel importantíssimo na organização administrativa e financeira da Secção de Campismo e Caravanismo, sendo um dos colaboradores homenageados pela Direcção Geral, nas suas galas anuais.

Fernando Silva, uma das "memórias vivas" da Sociedade Columbófila, no final da visita agradeceu o convite formulado para visitar e conhecer as novas instalações da Columbófila de Cantanhede, manifestando o seu contentamento com aquilo que teve a oportunidade de observar.

22/06/2015

ALBERTO FERNANDES VISITOU CANTANHEDE

 

Acompanhado por sua esposa Isabel Fernandes o Major General Alberto Carlos Barbosa Fernandes Fernandes, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, visitou no passado dia 30 de Maio, a cidade de Cantanhede e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Esta visita inserida numa reunião de trabalho entre os parceiros do projecto . de partida! que aquela Associação vem desenvolvendo nas cidades da Praia e de Porto Novo no âmbito do Projecto de Cooperação assinado com o Serviço Nacional de Protecção Civil em Dezembro de 2011, teve como principal enfoque dar a conhecer pormenorizadamente as entidades que tem tornado possível ao longo destes meses a concretização do projecto de cooperação.

Alberto Fernandes foi recebido por Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, pela Vice – Presidente Magda Silva e pela Professora Aidil Machado, Secretária da mesa da Assembleia Geral da Sociedade Columbófila, com quem dialogou sobre o projecto de cooperação e o alcance social que o mesmo tem tido nas famílias mais carenciadas da cidade da Parai e porto Novo.

De seguida Arlindo Lima visitou a Praia da Tocha, onde almoçou, tendo oportunidade de conhecer um pouco das riquezas gastronómicas do concelho. Ao fim da tarde e a terminar a visita à Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Alberto Fernandes aproveitou o momento para agradecer reconhecidamente o trabalho desenvolvido pela Sociedade Columbófila e pelos restantes parceiros, reiterando o interesse em manter esta parceria, referindo que o mesmo tem tido uma importância fundamental para atenuar as dificuldades das famílias mais carenciadas da cidade da Praia, mas sobretudo para fazer sorrir as crianças beneficiárias do projecto.

29/05/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RENOVA PROTOCOLO COM A MAHLE

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da sua Secção de Natação, formalizou recentemente a renovação do protocolo de colaboração, que mantém já há alguns anos, com a empresa MAHLE – Componentes de Motores, SA, sedeada no núcleo Industrial de Murtede, que vai continuar a possibilitar aos trabalhadores daquela empresa e suas famílias, a prática e ensino da natação.

Para além da natação, o protocolo agora rubricado entre estas duas entidades, vai igualmente contemplar o acesso em condições vantajosas a outras modalidades em prática na Sociedade Columbófila. Por parte dos funcionários e seus familiares. Será igualmente contemplado o apoio da Sociedade Columbófila a outras actividades que a administração da MAHLE – Componentes de Motores, SA, venha a organizar e que entenda por útil e necessário.

Maria de Fátima Gonçalves, gestora dos recursos humanos da companhia, que esteve acompanhada por Fábia Ferraz, após ter-se referido ao objecto do protocolo, manifestou aos dirigentes da Sociedade Columbófila o interesse da sua empresa em colaborar nesta iniciativa, potenciando a prática de estilos de vida saudáveis nos seus colaboradores e suas famílias, contribuindo dessa forma para o seu bem-estar.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila que se fez acompanhar pelo coordenador técnico da Secção de Natação, Paulo Ferreira, aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade da Administração da MAHLE – Componentes de Motores, SA, na pessoa de Fátima Gonçalves, na renovação deste protocolo que já vigora desde a década de 90 e que certamente muito irá contribuir para o engrandecimento da secção de Natação.

Lurdes Silva referiu ainda, que a renovação do protocolo irá igualmente abrir uma nova janela de oportunidades na sua Associação e que irá contribuir, também, para que no futuro permita ainda, alcançar a adesão de mais praticantes, às suas actividades desportivas.

No final a Directora dos Recursos Humanos da MAHLE – Componentes de Motores, SA, Maria de Fátima Gonçalves, agradeceu à Sociedade Columbófila a colaboração prestada à empresa, manifestando o seu regozijo pela parceria renovada.

29/05/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ENTREGA BENS PARA CENTRO DE REABILITAÇÃO DE QUINHAMEL NA GUINÉ - BISSAU

 

Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral e a Vice presidente Magda Silva da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense receberam no passado dia 13 de Maio, na sede social Julião Soares Sousa, e sua esposa, em quem foi entregue um conjunto de bens, nomeadamente vestuário, material escolar, brinquedos, entre outros, angariados por aquela Associação, junto de algumas famílias, do Grupo Os Mosqueteiros, Pronto-a-vestir Marizé, Hortícola de Cantanhede e na empresa de confecção de vestuário desportivo AP4 – Spidora, de Oliveira do Bairro, que quiseram aderir à iniciativa, no âmbito da Campanha lançada recentemente, de angariação de bens.

Tratou-se de uma iniciativa de apoio ao Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel na Guiné-Bissau, instalado recentemente, que luta com imensas dificuldades para dar resposta aos doentes que acolhe e trata, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos.

Julião Soares Sousa, aproveitou o momento para agradecer o empenhamento da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, em agarrar o desafio lançado, que em sua opinião, se traduziu num excelente contributo para o projecto nacional de angariação de bens para aquela unidade de saúde de Quinhamel e que certamente muito vai contribuir para atenuar as grandes carências conhecidas na referida unidade de saúde.

Lurdes Silva, aproveitou o momento para manifestar e reiterar a Julião Soares Sousa, a total disponibilidade de a sua Direcção apoiar outras iniciativas de carácter humanitário a favor dos povos daquele país.

28/05/2015

TRAIL NA ALDEIA DE XISTO DA BENFEITA

 

É Já no próximo dia 10 de Junho, Quarta-feira, (Feriado Nacional), que a Secção de Ar livre e Aventura, DA Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai promover na Aldeia de Xisto da Benfeita, no Concelho de Arganil, uma CAMINHADA e um TRAIL, na distância de 8 e 15 km. Os interessados em participar devem inscrever-se através do preenchimento da ficha, sendo o custo da referida participação de 5 “pombos”, englobando o transporte, seguro de acidentes pessoal, sopa e arroz doce.

18/05/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ENTREGA BENS PARA CENTRO DE REABILITAÇÃO DE QUINHAMEL NA GUINÉ - BISSAU

 

Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral e a Vice presidente Magda Silva da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense receberam no passado dia 13 de Maio, na sede social Julião Soares Sousa, e sua esposa, em quem foi entregue um conjunto de bens, nomeadamente vestuário, material escolar, brinquedos, entre outros, angariados por aquela Associação, junto de algumas famílias, do Grupo Os Mosqueteiros, Pronto-a-vestir Marizé, Hortícola de Cantanhede e na empresa de confecção de vestuário desportivo AP4 – Spidora, de Oliveira do Bairro, que quiseram aderir à iniciativa, no âmbito da Campanha lançada recentemente, de angariação de bens.

Tratou-se de uma iniciativa de apoio ao Centro de Reabilitação de Toxicodependentes e Doentes Mentais de Quinhamel na Guiné-Bissau, instalado recentemente, que luta com imensas dificuldades para dar resposta aos doentes que acolhe e trata, com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos.

Julião Soares Sousa aproveitou o momento para agradecer o empenhamento da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, em agarrar o desafio lançado, que em sua opinião, se traduziu num excelente contributo para o projecto nacional de angariação de bens para aquela unidade de saúde de Quinhamel e que certamente muito vai contribuir para atenuar as grandes carências conhecidas na referida unidade de saúde.

Lurdes Silva aproveitou o momento para manifestar e reiterar a Julião Soares Sousa, a total disponibilidade de a sua Direcção apoiar outras iniciativas de carácter humanitário a favor dos povos daquele país.

18/05/2015

MAGDA SILVA PARTICIPOU NA CÂ MARA MUNICIPAL NA CERIMÓNIA DE ENTREGA DE SUBSIDIOS AO ASSOCIATIVISMO

 

A Vice-presidente Magda Silva participou no passado dia 28 de Abril, na entrega de subsídios, promovida pela Câmara Municipal de Cantanhede e que se realizou no Salão Nobre daquele Município. Para além de receber o valor correspondente à primeira tranche do subsídio atribuído, Magda Silva aproveitou o momento para reconhecer e agradecer ao executivo Municipal, o esforço efectuado em manter o apoio aos clubes e sobretudo à Sociedade Columbófila.

26/04/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA HOMENAGEOU O CAMPEÃO OLIMPICO JOSÉ SANTOS

   

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, em parceria com a Federação Portuguesa de Columbofilia, Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, Clube de Futebol Os Marialvas, Febres Sport Club, União Desportiva da Tocha e Centro Cultural Desportivo de S. Caetano, prestou, recentemente a devida homenagem a uma das figuras mais ímpares da sua história, o associado nº1 e campeão olímpico José Conceição dos Santos.

Para além destas entidades, associaram-se à iniciativa o Município de Cantanhede, a União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e as Juntas de Freguesia de Febres, S. Caetano e Tocha, testemunhando e agradecendo o trabalho desenvolvido pelo homenageado nos clubes de futebol daquelas freguesias.

Com esta homenagem pretendeu-se evocar a pessoa que é José Santos e celebrar as causas de sempre de um homem que é um verdadeiro exemplo de dedicação ao associativismo e afirmação cívica, do concelho de Cantanhede. Após dar inicio ao jantar e integrado no programa desta Homenagem a Tuna dos Trabalhadores dos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Cantanhede e da Inova, proporcionaram, a todos os presentes, um breve momento musical, seguindo-se o momento mais significativo da noite, a Homenagem a José Santos.

Magda Silva e Francisco Lourenço, começaram por ler o diverso expediente que chegou à Comissão Organizadora, com destaque para as missivas de alguns familiares, de Idílio Cravo e José Abrantes, tendo todos colocado em relevo a figura do homenageado.

Após a leitura das mensagens, deu-se início à apresentação de um breve filme que reflectiu um pouco a passagem e a obra de José Santos, nos diversos clubes em que colaborou.

Terminada a apresentação do documentário, Rui Santos, filho do homenageado, deu o testemunho da família, referindo-se um pouco à vida associativa de seu pai.

Francisco Ribeiro, Presidente da Assembleia Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, começou por agradecer a presença de todos, referindo-se ao homenageado como um companheiro que ao longo destas décadas é um verdadeiro exemplo de dedicação a uma causa nobre, finalizando referindo que o seu trabalho irá perdurar pelos tempos próximos, sendo a sua obra de um altruísmo notável e um verdadeiro exemplo, para as gerações vindouras.

De seguida Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, procedeu ao elogio público do homenageado, começando por referir que acompanha o homenageado nas lides da columbofilia desde a década de 60, reconhecendo em José Santos o grande obreiro da columbofilia na Associação. Referiu igualmente, o trabalho desenvolvido por José Santos, no período mais difícil e que só a sua dedicação e labor, permitiu naqueles conturbados tempos “assegurar” a prática da columbofilia.

Um caminho difícil, tortuoso, mas vencido com a vontade férrea de não deixar morrer a modalidade, tornando possível, com a ajuda de alguns jovens, regressados do ultramar, antes da chegada da democratização do desporto, caminhar para a modernização da colectividade, aparecendo nesta altura os sócios simpatizantes e outras actividades desportivas, para além da columbofilia.

Lusitano Espinhal, referiu-se ainda ao homenageado como um dirigente de grande estirpe, que tem alcançado excelentes resultados desportivos e que continua diariamente com uma dedicação impar à modalidade.

O momento seguinte, foi dedicado às pessoas e entidades que se quiseram associar na oferta de algumas lembranças, que vão perpetuar a memória desta Homenagem, nomeadamente do Clube de Futebol Os Marialvas, Febres Sport Clube, Centro Cultural e Desportivo de S. Caetano, União Desportiva da Tocha, Rancho Regional Os Esticadinhos, Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Juntas de Freguesia de Febres, S. Caetano e Tocha, da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, sendo por alguns dirigentes associativos e pela Professora Aidil Machado, referido, naquele momento, as qualidades do homenageado.

Após breve pausa, Magda Silva e Francisco Lourenço, responsáveis pela apresentação da festa de homenagem e de dar cumprimento ao protocolo elaborado pela Comissão Organizadora, convidaram o Presidente da Assembleia Geral e da Direcção, Francisco Ribeiro e Lurdes Silva a oferecer a lembrança oficial desta homenagem.

Momento simples mas de grande significado em que as emoções vieram ao de cima e que provocou um dos grandes aplausos da noite.

Em acto contínuo, José Luis Jacinto, Vice Presidente da Federação Internacional e da Federação Portuguesa de Columbofilia, leu uma mensagem enviada pelo Presidente da Federação Columbófila Internacional, José Tereso distinguindo de seguida o homenageado com o emblema dourado daquela Federação Internacional, aproveitando o momento para dirigir algumas palavras, referindo que José Santos, detentor do “Troféu Carreira e Prestigio”, é uma figura incontornável na columbofilia nacional, sendo uma das suas maiores referências. Referiu por último, que o homenageado é, por direito próprio, um exemplo para a columbofilia e que o seu nome ficará inscrito na história da modalidade.

Para encerrar esta entrega de lembranças, Helena Teodósio, Vice Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, entregou a medalha do Município de Cantanhede, colocando em relevo a pessoa que é José Santos, sublinhando ser para o associativismo do concelho um verdadeiro exemplo de dedicação à causa pública, referindo também, que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense é nos dias de hoje uma das Associações mais dinâmicas do concelho e credora dos apoios do município. Deixando por último, um obrigado muito especial, à sua família e em especial à sua esposa que sempre esteve ao seu lado.

De seguida chegou o momento mais significativo da homenagem com a presença de José Santos no púlpito para num breve momento, agradecer a Festa, começando por dirigir-se a todos os presentes, agradecendo a sua presença e a homenagem que lhe proporcionaram.

Para encerrar esta cerimónia de homenagem ao José Santos, todos os presentes efectuaram um brinde, oferecido pela Adega Cooperativa de Cantanhede.

22/03/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTINGUIDA PELO DIÁRIO “AS BEIRAS”

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrou o lote das 11, distinguidas pelo diário “ As Beiras”, nomeadamente, entidades, empresas e personalidades, no decorrer da Gala do 21º Aniversário daquele diário, que teve lugar no Casino Peninsular da Figueira da Foz, no passado dia 20 de Março.

Premiando aqueles que se afirmaram no último ano nos vários sectores de actividade, tornando-se exemplos de sucesso dentro e fora do país e que continuam a promover Coimbra e a região centro e a quem, o Diário As Beiras, quis reconhecer a excelência neste seu 21º aniversário, distinguindo a Sociedade Columbófila com o galardão “Desporto”.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que se fez acompanhar pela sua Vice-presidente Magda Silva, recebeu o Galardão atribuído pelas Beiras, aproveitou o momento para repartir e agradecer com todos os que integram a família columbófila, que com a sua dedicação e trabalho, criam, no dia a dia, condições para que sejam alcançados estes galardões, recordando com saudade todos aqueles que prematuramente já partiram e que também com a seu labor e dedicação ajudaram no crescimento da Sociedade Columbófila.

Lurdes Silva, quis também repartir este galardão com todos aqueles que vão apoiando a sua Associação, dirigindo-se aos empresários, parceiros e em particular ao executivo do Município de Cantanhede, na pessoa do seu presidente Professor João Moura, que tem sido incansável no apoio concedido aquela Associação, tendo por último dirigido umas palavras à administração do Jornal diário As Beiras e aos seus colaboradores, agradecendo a distinção acabada de receber, mas sobretudo a disponibilidade daquele jornal para dar eco das actividades desenvolvidas e que muito contribui para a notoriedade da Associação.  

O Diário As Beiras desde a sua fundação, que ocorreu a 15 de Março de 1994, tem vindo a afirmar-se como um defensor das principais causas do centro do país e a dar voz aos anseios das entidades, empresas e populações da região, comemorou desta forma o seu 21º aniversário, promovendo e premiando alguns daqueles que pela sua ação se vão destacando.