|
||
23/12/2012 MAGDA SILVA E LURDES SILVA VISITARAM GIRASSOL SOLIDÁRIO
A Girassol Solidário é uma Associação constituída por um grupo de cidadãos portugueses e cabo-verdianos, que em regime de voluntariado, dedicam tempo e amor à ajuda aos doentes de Cabo Verde que vêm para tratamento em Portugal, colaborando com a Embaixada de Cabo Verde em Lisboa. Recebidas pela antropóloga Teresa Noronha, Presidente da Girassol Solidário as dirigentes da Sociedade Columbófila, conheceram pormenorizadamente as actividades desenvolvidas pela Girassol, nomeadamente no acompanhamento dos doentes evacuados de Cabo Verde. A Girassol Solidário para além deste acompanhamento tem a seu cargo a gestão de duas residências nas quais são alojados os cidadãos evacuados daquele país de língua oficial portuguesa, prestando igualmente apoio nos assuntos administrativos durante a sua estadia em Portugal. Igualmente promove campanhas de angariação de bens alimentares, vestuário, brinquedos, produtos de higiene pessoal e muitos outros utensílios de utilidade doméstica, promovendo igualmente alguns eventos para angariação de fundos que lhes permita atenuar as enormes dificuldades financeiras com que se debate diariamente. Lurdes silva aproveitou a visita para dar a conhecer o trabalho de cooperação que a Associação da cidade de Cantanhede tem desenvolvido em Cabo Verde no âmbito da parceria estabelecida em Dezembro de 2012 com o Serviço Nacional de Protecção Civil e convidar a Presidente da Direcção do Girassol Solidário, Teresa Noronha a visitar a cidade de Cantanhede e a Sociedade Columbófila. No final do encontro Lurdes e Magda Silva ofereceram ao Girassol Solidário um conjunto de “panos de cama” (colchas, cobertores e lençóis) e algumas peças de vestuário, provenientes da generosa oferta de algumas famílias que colaboraram na campanha promovida pela Professora Aidil Machado, tendo Teresa Noronha agradecido reconhecidamente esta dádiva que muito irá contribuir para atenuar o frio sentido pelos seus doentes.
22/12/2012
SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE NOVA PARCERIA A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e a Administração do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, formalizaram recentemente um novo protocolo de colaboração, aprofundando assim, a parceria que já existia entre as duas Instituições.
SOCIEDADE COLUMBÓFILA ABRE NOVA LOJA SOCIAL No âmbito do Projecto de Cooperação . de partida! e decorrente das acções que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tem vindo a efectuar ao longo dos últimos meses, com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, foi recentemente aberta na cidade de Porto Novo, na Ilha de Santo Antão, mais uma “Loja Social” com o propósito de apoiar as famílias mais desfavorecidas daquele município.
08/12/2012 . DE PARTIDA! COLABORA NESTE NATAL COM A EMBAIXADA Decorrente da reunião de trabalho efectuada com a Dra. Madalena Neves, Embaixadora de Cabo Verde em Lisboa, que manifestou a Lurdes Silva o desejo de estabelecer um protocolo de colaboração entre as duas entidades para sustentar, ainda mais, a cooperação já efectuada, através do programa de cooperação . de partida! que tem sido efectuado em parceria com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, associou-se a convite da referida Embaixada, à Festa de Natal das crianças doentes evacuadas de Cabo Verde, que se vai realizar em 11 de Dezembro, oferecendo alguns brinquedos para as referidas crianças.
Para além das prendas, com o generoso apoio do Grupo “Os Mosqueteiros”, principal mecenas deste projecto de cooperação, vai também ser oferecido à Embaixada de Cabo Verde, bebidas e alimentos para o lanche das crianças e seus acompanhantes. Associa-se igualmente a esta iniciativa o patrono do projecto de cooperação . de partida! Nivaldo Santos, atleta da Selecção Nacional de Cabo Verde e da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol.
Esta visita permitiu igualmente aos dirigentes da Sociedade Columbófila, trocarem algumas impressões com Marta Andrade, Técnica da Embaixada sobre a colaboração futura no âmbito deste projecto de cooperação, reforçando assim a parceria estabelecida e possibilitando incrementar a colaboração com a Embaixada de Cabo Verde sedeada em Lisboa.
01/12/2012 COLUMBÓFILA REÚNIU EM ASSEMBLEIA - GERAL ORDINÁRIA
21/11/2012 PROJECTO . DE PARTIDA! JÁ TEM PATRONO Para assinalar o primeiro aniversário da implementação do projecto de cooperação. de partida! que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense está a desenvolver em parceria com o Serviço Nacional de Protecção Civil na cidade da Praia, em Cabo Verde, com o apoio do Município de Cantanhede, do Grupo os Mosqueteiros e de Seixas & Simões, Lda, a Direcção Geral daquela Associação, viu recentemente concretizado mais um desejo, nomeadamente a ligação de um patrono ao referido projeto solidário.
Nivaldo Santos, atleta sénior da Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol e da Selecção Nacional de Cabo Verde, natural da Ilha de S. Nicolau daquele pais africano de língua oficial portuguesa, aceitou o convite formulado pela Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva, mostrando-se bastante agradado com o convite, mas sobretudo com o projecto apresentado.
Lurdes Silva agradeceu a disponibilidade manifestada pelo atleta internacional de Cabo Verde, considerando que o seu papel no futuro será um contributo fundamental para a consolidação deste projecto solidário que tem atenuado as carências de algumas famílias da cidade da Praia, dando a conhecer a Nivaldo Santos, que tudo se conjugará para a breve prazo este projecto solidário ser alargado a outras ilhas do arquipélago, conforme desejo manifestado pela Ministra da Administração Interna, Marisa Morais, aquando a sua visita ao concelho de Cantanhede em Julho passado.
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está nesta data a preparar o envio do quinto contentor, que mais uma vez, transportará uma quantidade bastante significativa de material sem qualquer uso, destinado à Loja Social da cidade da Praia.
11/11/2012 PRÁTICAS DE INSERÇÃO E DE EMPREGABILIDADE SÃO PRIORIDADES PARA A COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE Promover a melhoria das competências sócio - profissionais dos desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção e proporcionar uma aproximação ao mercado de trabalho, mantendo-os em contacto com outros trabalhadores e outras actividades socialmente úteis e que satisfaçam necessidades locais e regionais é um dos objectivos do trabalho que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através do seu Departamento Social, vem desenvolvendo ao longo destes últimos anos. O projecto desenvolvido no âmbito das medidas Emprego – Inserção CEI +, promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional , I.P. ao abrigo do Programa POPH e de acordo com o acordo celebrado entre estas duas Entidades, a Sociedade Columbófila acolheu recentemente no seu seio quatro pessoas, que acompanham os técnicos daquela Associação nas tarefas diárias nas áreas do apoio à Infância e à juventude. Os beneficiários para além de receberem uma bolsa de ocupação mensal é-lhe atribuído pela Sociedade Columbófila, outros subsídios, nomeadamente para a alimentação e transporte, referente a cada dia de actividade efectiva, garantindo-lhe igualmente um seguro de acidentes pessoais, proporcionando-lhes ainda, as melhores condições de higiene e segurança, nas actividades que desenvolvem, juntamente com os restantes funcionários daquela Associação. Pese embora seja reconhecida pela Direcção Geral o esforço financeiro que está a ser efectuado para manter este acordo com o Instituto de Emprego, o alcance da medida de inserção e o contributo social dado aos beneficiários, é no entender dos seus dirigentes, mais que justificativo para que se continue a potenciar o projecto de inserção e de empregabilidade, que no passado e ao abrigo do programa ATD, integrou nos quadros daquela Associação da cidade de Cantanhede actuais funcionárias dos quadros permanentes.
01/11/2012 SOCIEADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE DOA VESTUÁRIO Á ASSOCIAÇÃO DE DEFESA E APOIO DA VIDA
18/10/2012 PADILHA DE OLIVEIRA HOMENAGEADO NA 2ª GALA DO DESPORTO
A noite de 13 de Outubro em Oliveira do Bairro, enriqueceu o já longo historial da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com a atribuição do “Prémio Memória”, por parte do Júri da 2ª Gala do Desporto ao saudoso dirigente Joaquim Alberto Padilha de Oliveira. Se as nomeações de Paulo Ferreira e Ricardo Antunes, o “galardão” Atleta do Ano conquistado por Florbela Machado e o Mérito Desportivo alcançado por Maria Malaguerra e Mariana Guerra, já eram para a Associação de Cantanhede um motivo de grande satisfação, a atribuição do “PRÉMIO MEMÓRIA” a Padilha de Oliveira, foi o reconhecimento de todo o trabalho que aquele dirigente realizou ao longo de muitos anos na Sociedade Columbófila. Padilha de Oliveira, que integrou também os orgãos sociais da Columbófila de Cantanhede, na qualidade de Secretário da Mesa da Assembleia Geral, foi um dirigente sempre rigoroso, disciplinador, frontal, destemido, honrado, mostrando-se um Dirigente dedicado e fiel à sua doutrina, que nos êxitos, dos “seus” meninos, nunca esqueceu que os mesmos se deviam ao esforço e trabalho dos mesmos, sendo no passado um dos grandes obreiros do trabalho realizado na Natação, que tão bons resultados tem dado ao concelho de Cantanhede. Nesta homenagem integrada na sua 2ª Gala do Desporto, promovida pelo Jornal da Bairrada em colaboração com o Município de Oliveira do Bairro e que visou premiar publicamente o mérito de alguns agentes desportivos dos seis concelhos que integram a Bairrada, a entrega do prémio Memória a Maria de Lurdes, esposa do malogrado Joaquim Padilha e ás suas filhas Joana e Maria José, constituiu um dos momentos mais altos desta Gala.
14/10/2012 SCHIFFLANGE NO LUXEMBURGO ACOLHE A REUNIÃO PREPARATÓRIA
A cidade, de Schifflange no Luxemburgo, vai acolher de 18 a 21 de Outubro próximo, a reunião preparatória da edição de 2013, do “EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL”. Para preparar a participação da Delegação que, vai estar presente em Julho de 2013, naquela cidade Luxemburguesa, representando o nosso pais e o concelho de Cantanhede, pela 21ª vez, nesta festa dos povos europeus a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai fazer-se representar por uma delegação composta por 4 directores, João Nogueira, Magda Silva, Inês Santos e Lurdes Silva, que chefia a delegação, que num esforço assinalável e que contempla a participação financeira pessoal por parte dos directores que integram a comitiva nos custos totais da deslocação, permitirá mais uma vez aquela Associação da cidade de Cantanhede, participar na reunião preparatória daquele evento, que teve o seu inicio na cidade de Libramont na Bélgica decorria o ano de 1992.DO EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL Para além da participação na referida reunião da próxima edição do European Peoples, Festival, os responsáveis da Sociedade Columbófila, vão participar também na reunião magna do Comité do European Peoples’ Festival, presidido pelo luxemburguês Nobert, que colocará a discussão dos delegados presentes a aprovação da acta anterior, leitura da correspondência, a admissão da Polónia ao Comité, o financiamento do European Peoples’ Festival, as propostas de melhoria para o evento apresentadas pela Espanha e pela Dinamarca e por último as eleições dos vice-presidentes, secretário e tesoureiro do Comité. Tendo em conta a conjuntura quer se vive no momento por toda a Europa, os dirigentes da Sociedade Columbófila vão aproveitar para no ponto livre da agenda de trabalhos elaborada para esta reunião, apresentarem também, algumas propostas para serem discutidas e avaliadas pelos parceiros europeus e que lhes permitam preparar atempadamente a sua participação nesta festa europeia.
04/10/2012 2ª GALA DO DESPORTO
Chegámos ao fim desta maratona! Resta-nos por um lado aguardar com serenidade a decisão do júri, no decorrer da Gala do Desporto que é soberana! Por outro acreditar que a Florbela, o Ricardo e o Paulo vão conseguir superar mais uma marca! A todos sem excepção, quero em representação da Direcção Geral da Sociedade Columbófila e gestora deste espaço, agradecer o vosso contributo, na ajuda que demos à Florbela, ao Ricardo e ao Paulo. Qualquer que seja o resultado final no dia 13 de Outubro, os vencedores já estão encontrados. Foram todos vós, que ao longo destas semanas foram votando na Florbela, no Ricardo e no Paulo. A todos, mas mesmo a todos a nossa gratidão. Contém connosco!
26/9/2012 LURDES SILVA RECEBIDA PELA EMBAIXADORA DE CABO VERDE
Madalena Neves, Embaixadora de Cabo Verde em Lisboa, acompanhada pela técnica de cooperação Sofia Ferraz, recebeu recentemente no edifício da Embaixada a Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva, com quem efectuou uma reunião de trabalho, no âmbito do programa de cooperação que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tem efectuado em parceria com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde. Para além de ser avaliado o trabalho desenvolvido a Embaixadora daquele país africano de língua oficial portuguesa, manifestou o desejo de a curto prazo estabelecer um protocolo de colaboração entre as duas entidades para sustentar, ainda mais, a cooperação já efectuada. Lurdes Silva aproveitou o momento para expressar à Drª Madalena Neves o agradecimento da visita efectuada ao concelho de Cantanhede em Julho passado, reiterando a sua disponibilidade para aprofundar as relações de cooperação com Cabo Verde.
9/9/2012 GRUPO “OS MOSQUETEIROS”
Decorrente da colaboração existente entre a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e o Grupo “Os Mosqueteiros”, sedeado na zona industrial de Cantanhede a Direcção Geral daquela Colectividade voltou recentemente a receber um conjunto muito significativo de material de protecção e de higiene individual e que se destina na sua esmagadora maioria ao projecto . de partida !, que a Sociedade Columbófila, com o apoio do município de Cantanhede, vem desenvolvendo na cidade da Praia em Cabo Verde .ENTREGA MATERIAL À SOCIEDADE COLUMBÓFILA Na sequência da visita efectuada pela Ministra da Administração Interna, da Embaixadora e do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde e por alguns dirigentes da Sociedade Columbófila à Base Logística dos Mosqueteiros, Manuel Braga, membro do Conselho de Administração do Grupo, acompanhado por Luis Teixeira, gestor responsável por aquela Base, reiteraram a sua disponibilidade para continuar a colaborar com a Columbófila, mostrando-se receptivos a aprofundar a referida colaboração no sentido de possibilitar o encaminhamento as suas quebras para o projecto de cooperação. O referido material que se encontra em perfeitas condições de utilização e sem qualquer uso, para alem da sua utilização neste projecto de cooperação, os técnicos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e dado que o referido material é em quantidade muito significativa, estão a desenvolver esforços no sentido de através de uma parceria a efectua com outro parceiro, doar parte do mesmo para outras Associações congéneres. Ficou a promessa dos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, na visita efectuada pelos dirigentes de Cabo Verde e da Sociedade Columbófila à Base do Grupo, que através da responsabilidade social da empresa, vão estar atentos ao trabalho que a Associação está a desenvolver em prol dos mais necessitados, colaborando sempre que se encontrarem reunidas condições para o efeito, nomeadamente na doação das sobras das diversas colecções, provenientes dos seus ramos de negócio.
22/08/2012 24 – 8 -1959 / 24-8-2012 COLUMBÓFILA COMPLETA 62 ANOS
Embora sem festejar a data da sua fundação a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, dá um enorme significado a esta data, aproveitando a mesma, para internamente, proceder a reflexões mais aprofundadas, mas também para aflorar recordações, mas sobretudo vivências, que todos, os que tiveram a felicidade e o privilégio de integrar a família columbófila, tem vivido e partilhado ao longo destes 62 anos de actividade ininterrupta, que a nossa Associação já leva.Data também, para, recordarmos aquele “punhado” de cantanhedenses que em 24 de Agosto de 1950, meteram as “mãos” na massa e “construíram” esta Associação, estando certamente longe de poder pensar que o seu trabalho seria continuado e que a referida Colectividade viesse e granjear a simpatia e o respeito de tantas entidades e pessoas. Data igualmente para recordar todos aqueles, que por força do “destino” já não se encontram entre os vivos e que com o seu trabalho, esforço e dedicação, muito contribuíram para o rico historial desta Associação. Num ano difícil que continua marcado pela perca de enormes valores humanos, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, os seus atletas, fruto da dedicação que colocam ás suas modalidades, do trabalho dos seus técnicos, dos seccionistas e do apoio das suas famílias e dos seus patrocinadores e entidades apoiantes, conquistaram alguns títulos nacionais, nesta época desportiva que há pouco findou, conhecendo o seu expoente máximo com a participação dos seus nadadores nos Campeonatos Europeus e Mundiais de Natação e a integração nas selecções distritais e nacionais das modalidades de Natação e Basquetebol que muito enriquecem o historial da nossa Associação.
05/08/2012 EXPOFACIC Como já vai sendo hábito a nossa Associação em parceria com a Comissão Organizadora do evento, desenvolve o projecto “Um brinquedo um amigo”, colaborando na animação do espaço infantil da Expofacic
MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA
Acompanhada pela Embaixadora de Cabo Verde em Portugal Madalena Neves pelo Chefe de Estado-maior das Forças Armadas, Coronel Alberto Fernandes a Ministra da Administração Interna daquele país africano de língua oficial portuguesa, pelo Chefe das Relações Públicas João Silva, pela técnica do Departamento de Cooperação da Embaixada, Sofia Ferraz e pelo empresário Alcides Simões, visitou nos passados dias 2 e 3 de Agosto, a convite da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Concelho de Cantanhede e a Expofacic.DE CABO VERDE VISITOU A SOCIEDADE COLUMBÓFILA E O CONCELHO DE CANTANHEDE Esta visita inserida numa reunião de trabalho entre os parceiros do projecto . de partida! que aquela Associação vem desenvolvendo na cidade da Praia, no âmbito do Projecto de Cooperação assinado com o Serviço Nacional de Protecção Civil em Dezembro último, teve como principal enfoque dar a conhecer pormenorizadamente as entidades que tem tornado possível ao longo destes meses a concretização do projecto de cooperação.
SESSÃO DE BOAS VINDAS NA CAMARA MUNICIPAL
A comitiva foi recebida no salão nobre do Município de Cantanhede, pelo Presidente João Moura que se fez acompanhar por Helena Teodósio e Pedro Cardoso, manifestando na altura a total disponibilidade do Município para continuar a apoiar o projecto de cooperação que a Sociedade Columbófila está a desenvolver em Cabo Verde, bem como desenvolver outras acções de apoio mútuo.
REUNIÃO DE TRABALHO BANCO DE RECUROS – COLMEIA
Realizou-se na Casa Francisco Pinto uma reunião de trabalho com o Vereador da Acção Social do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que se fez acompanhar da Chefe de Serviços de Acção Social, Ana Paula Bastos, tendo sido abordadas algumas ideias para colocar em prática no futuro, seguindo-se uma visita ás instalações do Banco de Recursos – Colmeia.
ALMOÇO E REUNIÃO FINAL EM ANÇA
Após o almoço realizou-se nova reunião de trabalho na vila de Ançã, tendo a Ministra da Administração Interna de Cabo Verde, Marisa Morais, manifestado o seu agradecimento pela forma interessada e cordial como foi recebida por todos os parceiros, manifestando a sua convicção de num futuro breve aproximar ainda mais todos os parceiros que tornam possível o desenvolvimento deste projecto, que muito tem contribuído para atenuar as carências de algumas famílias de Cabo Verde. Aproveitando o momento a Embaixadora Madalena Neves, manifestou também, o seu agrado pelo que lhe foi dado a conhecer e a observar, manifestando igualmente o interesse em aprofundar esta cooperação com a Sociedade Columbófila e restantes parceiros do projecto de cooperação recentemente formalizado, nomeadamente nas áreas do ensino e saúde. VISITA CENTRO HISTÓRICO DE ANÇÃ
No final da visita a comitiva de Cabo Verde, visitou o centro histórico de Ançã na companhia do Vereador Pedro Cardoso e dos directores da Columbófila que acompanharam a visita.
SESSÃO DE BOAS VINDAS NA SEDE SOCIAL
Marisa Morais logo pela manhã foi recebida na sede da Sociedade Columbófila, por Francisco Ribeiro e Aidil Machado, membros da Mesa da Assembleia Geral e por Lurdes Silva e Inês Santos da Direcção Geral. Para além de conhecer as instalações, Marisa Morais e a restante comitiva teve oportunidade para agradecer o convite formulado.
CLUBE DE TEMPOS LIVRES
ACOLHEU REUNIÃO DE TRABALHO Realizou-se no Clube de Tempos Livres, a primeira reunião de trabalho, tendo os parceiros de Cabo Verde tido a oportunidade de conhecer o trajecto associativo da Columbófila Cantanhedense e em particular as actividades desenvolvidas. Momento também para avaliar o trabalho já desenvolvido e para perspectivar o futuro desta parceria, que também envolve o Município de Cantanhede o Grupo Mosqueteiros e a empresa Seixas & Simões. No decorrer da reunião Lurdes Silva teve a oportunidade para se referir aos apoios conseguido junto de alguns empresários que possibilitaram o transporte dos materiais doados, agradecendo aos empresários Alcides Simões e a Carlos Braga Administrador da Micotec, que suportou na totalidade o envio do segundo contentor.
VISITA ÀS INSTALAÇÕES DO GRUPO OS MOSQUETEIROS
SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBE MAIS BENS PARA O PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA !
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando o facto da vontade expressa manifestada pelos Administradores João Perdigão, Delfim Silva e do Gestor Luis Teixeira, do Grupo Os Mosqueteiros, na visita que efectuaram à Columbófila de Cantanhede e que permitiu desde essa data, aquela companhia encaminhar alguns bens para o projecto de cooperação que a Columbófila está a desenvolver na cidade da Praia em Cabo Verde, no âmbito do acordo formulado no passado mês de Dezembro com o Serviço Nacional de Protecção Civil daquele País, recebeu recentemente mais uma doação do Grupo Os Mosqueteiros, nomeadamente um vasto conjunto de acessórios ligados ao sector têxtil, higiene e mobiliário, proveniente de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio. O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, abrange um conjunto muito significativo, de artigos para o lar, bem como material escolar, de entretimento, entre outros. O material proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, vai ser encaminhado na sua esmagadora maioria para o projecto . de partida!, sendo igualmente parte do mesmo, distribuído pelas famílias acompanhadas pelo Departamento de Acção Social desta Associação, e outras instituições de apoio aos mais desfavorecidos e de Acolhimento de Jovens e Crianças em Risco. Esta parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vem mantendo nos últimos meses com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar a colaboração já existente, entre as duas entidades. Contando também, com a colaboração do Município de Cantanhede, que através do Banco de Recursos da Colmeia, tem estado associado a este projecto de cooperação, a Sociedade Columbófila tem contado com o apoio de Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, que junto do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas daquele País, tem tido uma acção constante, que muito tem contribuído para o êxito desta iniciativa.
12/07/2012 BROKIN SEGUROS PATROCINA DELEGAÇÃO
A Brokin Seguros e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estabeleceram recentemente uma parceria, que vai apoiar os elementos que vão integrar a comitiva que se desloca à Dinamarca para participarem na edição deste ano do European Peoples’ Festival, que se realiza na cidade de Frederikssund de 21 a 28 de Julho. DO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL A celebração desta parceria entre estas duas entidades que se traduz no patrocínio do vestuário oficial de todos os membros da comitiva, para além de contribuir para manter um elevado padrão de qualidade, vai também reforçar a colaboração, entre esta empresa e a Sociedade Columbófila. Lurdes Silva Presidente da Direcção e responsável pela comitiva que se desloca à Dinamarca, aproveitou a assinatura do protocolo para agradecer aos empresários Jorge e Rui Guerra, administradores da Brokin a colaboração e apoio que vai mantendo à Sociedade Columbófila e a confiança depositada naquela Associação, na divulgação da marca “Brokin”. Jorge Guerra referiu no momento, que foi com grande entusiasmo que acolheu o pedido formulado pela Sociedade Columbófila para apoiar e patrocinar a deslocação à Dinamarca, contribuindo dessa forma para atenuar as dificuldades sentidas na preparação da participação na edição deste ano do European. Referiu também a disponibilidade da Brokin seguros, no âmbito da sua responsabilidade social, estar atenta no futuro, aos projectos que a Sociedade Columbófila venha a desenvolver nas áreas do fomento associativo. Aproveitou por último, para referir e reforçar a sua admiração pelos projectos que a Columbófila desenvolve actualmente, mas principalmente pelo que tem realizado ao longo destas últimas décadas em prol da infância e da juventude. Com este acordo a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, dá assim cumprimento ao que se propôs no inicio deste mandato, continuando a desenvolver esforços no sentido de a curto prazo vir a formalizar mais acordos de patrocínios, que lhe permitam os apoios necessários para a continuidade do fomento desportivo junto das crianças e jovens do concelho de Cantanhede.
01/07/2012 COLUMBÓFILA PODE RECEBER VISITA DA MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA DE CABO VERDE
Decorrente das acções que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tem vindo a efectuar ao longo dos últimos meses, com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde no âmbito do projecto de cooperação solidária ”. de Partida !”,que rubricou com aquela entidade e que permitiu graças à colaboração do Grupo Os Mosqueteiros, do Banco de Recursos do Município de Cantanhede, que ofereceram milhares de peças, nomeadamente vestuário, calçado, louças, material escolar, brinquedos, entre outros, e da Seixas & Simões e Micotec, que suportaram na totalidade os custos do transporte do referido material, abrir na cidade da Praia naquela Ilha uma “Loja Social” com o propósito de apoiar as famílias mais desfavorecidas da ilha e que tem até à presente data desempenhado cabalmente a missão para que foi criada, os responsáveis da Columbófila de Cantanhede, endereçaram recentemente o convite para visitar a Sociedade Columbófila e o concelho de Cantanhede a Marisa Morais, Ministra da Administração Interna da Nação de Cabo Verde e ao Coronel Alberto Fernandes actual Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e responsável pela implementação no terreno da Loja Social.Os directores da Sociedade Columbófila já têm conhecimento que o convite formalizado à Ministra Marisa Morais, já chegou ao seu destino e que já se encontra em fase de avaliação pelo seu Gabinete de Apoio e que poderá a curto prazo comunicar aos responsáveis da Associação da cidade de Cantanhede a aceitação do mesmo. Esta visita a concretizar-se vai permitir à Ministra da Administração Interna da de Cabo Verde e ao Coronel Alberto Fernandes Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, a oportunidade de para além de conhecer o concelho de Cantanhede, contactarem com os autarcas do Município de Cantanhede e administradores do Grupo Os Mosqueteiros, grandes parceiros do projecto solidário que a Sociedade Columbófila implementou na cidade da Praia aprofundando e reforçando a cooperação existente entre todos os parceiros.
26/6/2012 SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBE MAIS BENS PARA O PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA ! A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando o facto da vontade expressa manifestada pelos Administradores João Perdigão, Delfim Silva e do Gestor Luis Teixeira, do Grupo Os Mosqueteiros, na visita que efectuaram à Columbófila de Cantanhede e que permitiu desde essa data, aquela companhia encaminhar alguns bens para o projecto de cooperação que a Columbófila está a desenvolver na cidade da Praia em Cabo Verde, no âmbito do acordo formulado no passado mês de Dezembro com o Serviço Nacional de Protecção Civil daquele País, recebeu recentemente mais uma doação do Grupo Os Mosqueteiros, nomeadamente um vasto conjunto de acessórios ligados ao sector têxtil, higiene e mobiliário, proveniente de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio.O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, abrange um conjunto muito significativo, de artigos para o lar, bem como material escolar, de entretimento, entre outros. O material proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, vai ser encaminhado na sua esmagadora maioria para o projecto . de partida!, sendo igualmente parte do mesmo, distribuído pelas famílias acompanhadas pelo Departamento de Acção Social desta Associação, e outras instituições de apoio aos mais desfavorecidos e de Acolhimento de Jovens e Crianças em Risco. Esta parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vem mantendo nos últimos meses com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar a colaboração já existente, entre as duas entidades. Contando também, com a colaboração do Município de Cantanhede, que através do Banco de Recursos da Colmeia, tem estado associado a este projecto de cooperação, a Sociedade Columbófila tem contado com o apoio de Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, que junto do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas daquele País, tem tido uma acção constante, que muito tem contribuído para o êxito desta iniciativa.
18/06/2012 SOCIEDADE COLUMBÓFILA PRETENDE PRESERVAR O SEU HISTORIAL
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, fundada em 24 de Agosto de 1950, está a desenvolver esforços no sentido de a médio prazo, concretizar a publicação de um livro de forma a preservar o seu historial e também a dar cumprimento a um dos desejos do saudoso e eterno Presidente Alberto Abrantes. Para o efeito o sociologo Carlos Miranda, tem a seu cargo o trabalho de compilação da história da Associação da cidade de Cantanhede, contando com a colaboração de José Santos, Associado nº1, Francisco Ribeiro, Presidente da Assembleia Geral e um dos associados mais antigos e ainda de Lusitano Espinhal, Presidente do Conselho Fiscal, um dos columbófilos mais antigos do distrito, e de Romeu Estarreja, um jovem que se dedica aquela Associação também desde muito novo, recebendo igualmente o contributo de Jorge Abrantes e de Celestino Figueira, que participaram recentemente num “serão” nas instalações da Colectividade, tendo numa amena cavaqueira deixado excelentes contributos para a concretização deste livro. O referido livro que irá abordar a história da Sociedade Columbófila, pretende ser profusamente ilustrado e rigorosamente documentado, fruto de um aturado trabalho de pesquisa que Carlos Miranda vai efectuar nos documentos do clube, em jornais e em arquivos, mas sobretudo também ouvindo muitas pessoas que passaram pela Colectividade na década de 50 e 60 e que vão certamente contar “algumas estorietas e façanhas” que se foram passando ao longo de todos estes anos. Da década de 70 à actual o dirigente responsável pela edição deste livro, tem o seu trabalho mais facilitado, dado o excelente arquivo documental e fotográfico que a Sociedade Columbófila dispõe e que tem vindo a divulgar através da rubrica “Factos Históricos” no seu site e mais recentemente na rede social facebook. De acordo com as informações encontradas, a Sociedade Columbófila Cantanhedense, servindo-se do estatuto único da Federação Portuguesa de Columbofilia, viu o seu reconhecimento enquanto Colectividade desportiva, em 4 de Outubro de 1950, por despacho do Subsecretário de Estado da Educação Nacional, publicado no Diário do Governo, II Série – Nº 240. Tendo como ponto de partida o “Gerações SCC – Encontro Open” que se realizou recentemente na vila de Ança e que congregou um conjunto muito assinalável de pessoas de várias gerações, a Direcção Geral em complemento do registo da história daquela Colectividade, pretende no futuro muito próximo lançar a iniciativa “Tertúlias”, tendo como objectivo principal recordar figuras ímpares da história da Columbófila e eventos que tenham sido marcantes na vida da Associação e que tenham alcançado algum sucesso, valorizando dessa forma o passado para construir um futuro risonho e doradouro.
20/05/2012 EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL COMEMORA 20 ANOSNA CIDADE LIBRAMONT NA BÉLGICA Foi em Julho de 1992 que sob a designação de “EUROFESTIVAL” se realizou a primeira edição do actual “EUROPEAN POPLES’ FESTIVAL”, decorrendo naquele mês, na Bélgica, na cidade de Libramont, congregando 12 cidades de pequena e média dimensão, que aceitaram o desafio de se juntarem para realizarem anualmente uma grande manifestação cultural, desportiva, turística e gastronómica, congregando os participantes de todas as idades, numa permanente troca de experiências e saberes em torno de um grande projecto multicultural europeu. A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrou este projecto em Libramont a convite da Associação Recreativa, Cultural e Social da Sanguinheira, que através do seu Rancho Folclórico aceitou este desafio, reunindo com o apoio do Município de Cantanhede as condições necessárias para se concretizar a presença de portugal neste evento. Desde essa data e acompanhados no ano seguinte ainda por aquela Associação, a Sociedade Columbófila tem conseguido ao longo destes 20 anos reunir condições para que o concelho de Cantanhede e portugal, integrem o conjunto de países que vão organizando esta festa europeia, tendo realizado em Julho de 1999 e 2009, no concelho de Cantanhede, duas edições deste Festival e que projectou o concelho para a Europa. Passados 20 anos e para comemorar esta efeméride, vai realizar-se naquela cidade de 17 a 20 de Maio, promovido pelo comité organizador de Libramont, as comemorações do primeiro festival, reunindo naquela cidade Belga os responsáveis das delegações dos 17 países da União Europeia que actualmente integram este movimento europeu. Participam nas referidas comemorações para além de Jorge Agostinho, que habitualmente integra a delegação participante, as dirigentes, Magda Silva, Inês Santos e Lurdes Silva, que chefia a delegação, que num esforço assinalável e que contempla, a participação financeira pessoal por parte destes que integraram a comitiva, permitindo com esse esforço, ter nestas comemorações uma representação tão significativa, que muito contribuiu para marcar ainda mais, a notoriedade da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, naquele evento europeu. Para além da participação no programa comemorativo da primeira edição do European, a delegação portuguesa vai confeccionar no dia dedicado á gastronomia uma refeição típica e uma sobremesa gandareza para todos os participantes.
10/05/2012 SOCIEDADE COLUMBÓFILA EDITA NEWSLETTER MENSAL Tendo como principal objectivo reforçar a comunicação sobre as actividades desenvolvidas pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, mas sobretudo, estabelecer uma “ponte” com os associados em particular e com os munícipes em geral, a Direcção Geral criou recentemente, um instrumento de comunicação que vai no entender dos responsáveis da Sociedade Columbófila contribuir para o reforço da coesão e do aumento do envolvimento com a referida Associação, mobilizando e alargando a participação de todos. A partir deste mês de Maio, vai ser disponibilizado uma Newsletter, que no futuro certamente muito contribuirá para “encurtar” distâncias entre os dirigentes, seccionistas, atletas e seus familiares funcionários, colaboradores, entidades, empresas parceiras, associados e público em geral.
16/4/2012 SOCIEDADE COLUMBÓFILA ENVIA CONTENTOR PARA CABO VERDE
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, concretizou o envio de mais um contentor de 20 pés, para o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, enviando para aquele serviço mais uma quantidade bastante significativa de material destinado à abertura de uma nova Loja Social, naquela Ilha. Para o efeito contou com a colaboração do Banco de Recursos do Município de Cantanhede, Grupo Os Mosqueteiros, Seixas & Simões, Lda, Pronto a Vestir Marizé, Ap 4 Vestuário Desportivo, Lda e da empresa Micotec, que suportou os custos do transporte. Graças à colaboração destes “mecenas” foi possível fazer “viajar”, naquele contentor diversas peças de vestuário, calçado, livros, material escolar, estantes, secretárias, brinquedos, louças domésticas e outros materiais diversos, num total de cerca de 4 toneladas, destinado a crianças e jovens necessitados daquela cidade. Esta colaboração possibilita igualmente à Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, doar géneros na sua totalidade sem qualquer uso, o que lhe permite implementar este projecto de cooperação de uma forma diferenciadora daquilo que se conhece em projectos idênticos. Os responsáveis pelo projecto . de partida!, para além do envio do material, conseguiram também criar hábitos de partilha nas pessoas menos carenciadas da cidade da Praia, que desde a abertura da Loja Social, têm deixado os seus bens, permitindo deste modo manter o espírito solidário com que implementado este projecto. Na “bagagem” os responsáveis pela Columbófila Cantanhedense remeteram também algum material pedagógico, para algumas Associações que foram visitadas por Lurdes Silva e Aidil Machado, na visita efectuada à cidade da Praia em Dezembro último. Luis Teixeira do Grupo Os Mosqueteiros e Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, Lda, presentes nos trabalhos de preparação do envio do contentor, manifestaram ás dirigentes da Sociedade Columbófila a vontade de renovar no futuro o apoio aquela Associação, para que este projecto possa ser ainda mais incrementado. O material agora enviado ao Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, vai permitir corresponder ao pedido efectuado pela Ministra Juventude e da Solidariedade Janira Almada, na reunião que efectuou com as dirigentes da Sociedade Columbófila, da abertura de mais uma Loja Social, no interior da Ilha.
14/4/2012 PROJECTO DE COOPERAÇÃO . DE PARTIDA !RECEBE MAIS UM CONTENTOR DE BENS A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitando o facto de ter conseguido reunir mais um conjunto bastante significativo de bens, sem qualquer uso, conseguiu em poucas semanas, repetir o envio para o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, de mais um contentor de material, com destino aquele Serviço. O terceiro contentor Air Cub, enviado recentemente, vai proporcionar dotar o Serviço Nacional de Protecção Civil, de equipamentos de protecção individual que permitirá aos cidadãos daquela cidade, prevenirem-se contra possíveis riscos susceptíveis de ameaçar a sua saúde. Para além de uma quantidade muito significativa de máscaras FFP2, mascaras cirúrgicas e gel hydroalcoolico, o Grupo Os Mosqueteiros, através da ITMP Portugal SA, sedeada em Alcanena, doou ainda à Direcção Geral da Sociedade Columbófila, para este projecto, para além deste equipamento de protecção, um vasto conjunto de vestuário, proveniente de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio, que vai permitir que os responsáveis da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense respondam ao pedido formulado pela Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Janira Hopffer Almada em abrir nova Loja Social, numa das zonas do interior da Ilha de Cabo Verde. Graças à colaboração do Grupo Os Mosqueteiros, no âmbito da sua responsabilidade social, o projecto de cooperação que a Sociedade Columbófila, está a desenvolver em parceria com Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, conhece assim em poucos meses um incremento muito significativo e que tem merecido dos responsáveis daquele pais, o reconhecimento pela forma desinteressada e actuante como tem sido conduzido pelos responsáveis pela Columbófila, este projecto de cooperação. Contando também, com a colaboração do Município de Cantanhede, que através do Banco de Recursos da Colmeia, tem estado associado a este projecto de cooperação, a Sociedade Columbófila tem contado com o apoio de Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, que junto do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas daquele País, tem tido uma acção constante, que muito tem contribuído para o êxito desta iniciativa. Inaugurada há cerca de três meses, pela Ministra da Administração Interna de Cabo Verde, Marisa Martins, a Loja Social da cidade da Praia, tem sido um sucesso, tendo já ajudado muitas famílias atenuando dessa forma muitas das suas dificuldades, vividas no seu quotidiano, contando com a colaboração das Associações Infância feliz, Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente, Fundação Cabo-Verdiana de Solidariedade, Acrides e Ama, que através dos seus responsáveis, constituíram um núcleo de avaliação dos pedidos de apoio que vão chegando aos responsáveis daquela estrutura de apoio social.
4/4/2012 SOCIEDADE COLUMBÓFILA
PRESTOU “CONTAS” AOS SEUS ASSOCIADOS
Realizou-se recentemente a reunião “magna” da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que serviu para além de tratar de diversos assuntos de interesse para a Colectividade da cidade de Cantanhede, para apresentar o relatório e contas do ano transacto. Compareceram à “chamada”, alguns associados e dirigentes, que tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente as contas do ano findo. Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Aidil Machado, Secretária do mesmo órgão, fizeram-se acompanhar de José santos, associado nº 1 da Sociedade Columbófila e membro da Secção de Columbófila, abriu a Assembleia Geral com a leitura da convocatória para este acto, dando de seguida a palavra à Vice Presidente Financeira Sandra Martins, que apresentou a todos os presentes os custos e proveitos do último ano e os respectivos movimentos contabilísticos de cada secção. Após apresentação dos resultados, Sandra Martins referiu-se igualmente ao relatório de gerência, apresentando também detalhadamente o balanço financeiro de 2011. Interveio o associado Romeu Estarreja que colocou algumas questões referentes aos subsídios atribuídos ás secções, tendo a Presidente da Direcção respondido detalhadamente as questões colocadas por aquele associado. Após demorada troca de impressões entre os presentes e resposta ás questões colocadas, Francisco Ribeiro, após submeter à apreciação de todos o parecer do Conselho Fiscal emitido anteriormente em reunião previamente marcada para análise das contas a apresentar à Assembleia-geral, que após analise exaustiva, por parte de todos os membros que compõem aquele órgão, do referido relatório e restantes documentos de suporte, tinha deliberado dar parecer favorável à aprovação das contas do exercício de 2011 e à aplicação dos resultados, colocou à votação dos associados presentes os referidos documentos que foram aprovados por unanimidade. Aidil Machado, 2ª Secretária da Mesa da Assembleia-geral, interveio no final da votação para felicitar os elementos da Direcção Geral pelo trabalho efectuado e que permitiu quebrar um ciclo de resultados menos positivos conhecido nos últimos anos, propondo à discussão a atribuição de um voto de louvou que foi aprovado por unanimidade. Retomando a condução dos trabalhos o Presidente da Assembleia Geral, começou por se congratular com os resultados obtidos que espelha o trabalho desenvolvido pela Direcção Geral, dando de seguida a palavra a Lurdes Silva, Presidente da Direcção que começou por agradecer a presença de todos, apresentando de seguida um conjunto bastante significativo de informações referentes ás actividades desenvolvidas pela Direcção Geral no último ano, centrando a sua intervenção nas actividades e nos resultados que as Secções vão desenvolvendo e alcançando, agradecendo a todos que vão tornando possível continuar a desenvolver as diversas actividades levadas a cabo por aquela Associação, nomeadamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelos técnicos e responsáveis pelas secções, que tem permitido alcançar excelentes resultados desportivos, não terminando sem se referir ao apoio incondicional das famílias dos atletas que tem sido uma constante ao longo do ano e ás parcerias que foram estabelecidas com inúmeras entidades públicas privadas e empresas, submetendo à consideração do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, uma proposta de um voto de louvor ao trabalho desenvolvido pela Secção de Natação e pelos recentes resultados obtidos, que foi aprovado por unanimidade. Retomando as informações Lurdes Silva, referiu detalhadamente as acções desenvolvidas no âmbito do projecto de cooperação . de partida!, levado a cabo na cidade da Praia em Cabo Verde, nomeadamente o envolvimento dos parceiros e o seu alcance social. Referiu-se igualmente ao recente protocolo formalizado com o Município de Cantanhede, mas sobretudo pela forma como o Presidente da Câmara Municipal acolheu as propostas apresentadas para a viabilização da natação de rendimento no concelho, agradecendo também os apoios que vão sendo recebidos, nomeadamente das Direcções Executivas das Escolas da cidade, da Junta de Freguesia de Cantanhede e de algumas empresas, que neste último ano tem expressado o seu incondicional apoio aos projectos apresentados pela Sociedade Columbófila. Aproveitou o momento também para informar os associados presentes, do trabalho que um grupo de associados vai levar a cabo nos próximos tempos e que traduzirá a história da Sociedade Columbófila. A terminar a sua intervenção Lurdes Silva referiu-se também, aos momentos menos bons, nomeadamente ás dificuldades sentidas, no último ano, em superar e assumir atempadamente os compromissos financeiros assumidos. Retomou a palavra Francisco Ribeiro para encerrar a reunião e agradecer a presença dos associados presentes.
31/03/2012 CONSELHO FISCAL AUDITOU CONTAS DO ANO 2011
Realizou-se recentemente a habitual reunião entre o Conselho Fiscal e a Direcção Geral de apresentação de contas do ano anterior. Na impossibilidade da presença de Carlos Ribeiro, a Direcção Geral representada pela Presidente Lurdes Silva e Vice-presidente Sandra Martins, disponibilizaram os documentos referentes ás contas de gestão de 2011 aos dirigentes Lusitano Espinhal e Óscar Lopes, respectivamente Presidente e Secretário do referido órgão. Após se terem debruçado demoradamente pelos documentos apresentados e solicitados os esclarecimentos que julgaram pertinentes, os elementos presentes do Conselho Fiscal, subscreveram o seu parecer em documento que será apresentado na assembleia-geral. No final a reunião foi aproveitada para dar conhecimento aos elementos do Conselho Fiscal, de algumas medidas que a Direcção irá apresentar aos restantes órgãos Sociais e responsáveis das Secções e que se prendem com acções a desenvolver a curto prazo.
18/3/2012 SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU
VESTUÁRIO DA MARIZÉ
Na sequência do trabalho que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vem desenvolvendo junto de alguns empresários do concelho de Cantanhede e dos concelhos limítrofes, estabeleceu recentemente uma nova parceria com a empresa de pronto a vestir Marizé, sedeada na vila de Quiaios e que permitiu, receber um conjunto bastante significativo de vestuário e calçado sem qualquer uso e que se destinam ao projecto de cooperação . de partida! que aquela Associação desenvolve na cidade da Praia em Cabo Verve e para algumas famílias que os serviços de acção social acompanham. SOCIEDADE COLUMBÓFILA
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai submeter aos seus associados em Assembleia-geral Ordinária, as contas referentes ao ano passadoREALIZA ASSEMBLEIA GERAL Para além da apreciação, discussão e votação das contas do último exercício, e do relatório de gestão, Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, aproveitando o ponto dois da referida ordem de trabalhos, nomeadamente os outros assuntos de interesse para aquela Colectividade, para se debruçar detalhadamente sob o relatório de actividades do ano 2011 e informar os associados que estiverem presentes, da forma como está a decorrer o projecto de cooperação . de partida!, que a Direcção Geral daquela Associação estabeleceu com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, de um conjunto de protocolos que ao longo do ano tem vindo a estabelecer com algumas entidades e empresas e ainda de um conjunto de novas actividades a lançar ainda no decorrer deste ano. Dado que o momento que se vive obriga a redefinir algumas áreas de intervenção e a lançar novos projectos, a Direcção Geral da Sociedade Columbófila está a desenvolver todos os esforços para que esta Assembleia-geral seja muito participada, apelando a todos os associados para marcarem presença na referida Assembleia. A reunião “magna” da Associação da cidade de Cantanhede, que decorrerá no Clube de Tempos Livres, sito no Edifício Rossio, com entrada pela rua Henrique Barreto, junto ao parque de estacionamento, terá lugar no dia 30 Março, sexta-feira, estando o seu início aprazado para as 20 horas. De acordo com os seus estatutos, se à hora marcada não estiver presente o número de Associados necessários para o seu inicio, a referida Assembleia Geral decorrerá, uma hora depois, com qualquer número de associados presentes nas instalações do Clube de Tempos Livres.
05/03/2012 LOJA SOCIAL DA PRAIA CUMPRE OBJECTIVOS
Embora tenham passados poucos meses da abertura da Loja Social na cidade da Praia em Cabo Verde, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e os seus parceiros, tem motivos para sorrir e sentirem recompensados pelo esforço efectuado na abertura daquela Loja, dado os resultados obtidos pelos responsáveis do Serviço Nacional de Protecção Civil daquela Ilha, que à imprensa local manifestaram recentemente o seu agrado pela adesão dos Cabo-verdianos aquele projecto e que não se resume só ás doações, mas principalmente já ao elevado número de famílias que estão a contribuir para o “sustento” da Loja Social, com doações de vestuário e outros bens, que já não necessitam, contribuindo dessa forma para manter a actividade da referida Loja, que visa fundamentalmente ajudar as famílias carenciadas da Ilha e que são devidamente identificadas por Associações locais de Acção Social. TRAÇADOS PELOS PARCEIROS DO PROJECTO Para além nesta data, já ter sido possivel criar este “hábito” nas famílias da cidade da Praia, a Loja Social tem igualmente recebido outras doações de jovens portugueses que pontualmente se deslocam por motivos da sua actividade profissional aquele pais africano e que fazem também questão de se associarem à iniciativa da Sociedade Columbófila, doando alguns bens. Foi o caso concreto de Madga Silva, uma jovem hospedeira de uma companhia de aviação de Cabo Verde que habitualmente integra a delegação que participa no European Peoples’ Festival e que visitou recentemente a Loja Social, doando alguns bens. Numa altura em que os responsáveis pela Sociedade Columbófila, graças a uma nova doação do Grupo Os Mosqueteiros e da colaboração do Banco de Recursos Colmeia do Município de Cantanhede, estão em fase final de concretização do envio de mais dois contentores e que vai permitir abrir uma nova loja Social noutra localidade daquela Ilha, é extremamente gratificante não só para os mentores da iniciativa, mas também para os administradores das empresas e autarcas parceiros neste projecto de solidariedade e que envolve já umas largas toneladas de bens enviados, terem conhecimento que este projecto de solidariedade está no bom caminho e a corresponder ás expectativas criadas pelos responsáveis pela implementação da Loja Social e ás necessidades das famílias mais vulneráveis daquela Ilha.
19/02/2012 ANTÓNIO CUNHA DOS SANTOS
Faleceu na madrugada do dia 19 de Fevereiro de 2012, o Senhor António Cunha dos Santos, funcionário aposentado do Município de Cantanhede e pai da Sandra, António e Inês Santos, que integra a Direcção Geral da nossa Associação. Aos seus familiares as sentidas condolências.
13/02/2012 REUNIÃO DIRECÇÃO GERAL
- A Associação de acordo com as deliberações anteriores, vai receber donativos resultantes das quebras do Grupo Mosqueteiros. - A Direcção ao Município de Cantanhede, a candidatura aos subsídios anuais para despesas correntes no âmbito do Promaad. - A Presidente da Direcção informou todos os presentes que se vai a iniciar a próxima Campanha Desportiva, da Secção de Columbófila. - A Direcção avaliou os resultados obtidos na divulgação no sector da comunicação social das actividades desenvolvidas no âmbito das secções e Direcção geral. - A Presidente da Direcção participou na tomada de posse do Conselho de Administração do Hospital do Rovisco Pais na Tocha - Encontram-se em estágio os alunos Leandro Galvão, Ricardo Pinto, Kevin Caetano, Hugo Abrantes, Carlos Matos, Leonardo Galvão, Gonçalo Lourenço e Bruno Velasques do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária de Cantanhede, e que decorrerão de 30 de Janeiro a 10 de Maio de 2012, nomeadamente quatro horas, durante quatro dias da semana, nas secções de Natação, Basquetebol e Clube de Tempos Livres. - A Administração presidida pelo Senhor Carlos Alberto Pereira Martins da Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, atribui um donativo para a Direcção Geral.
05/02/2012 ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEM
No âmbito da parceria existente entre o Centro Médico de S. Mateus, sediado na cidade de Cantanhede e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que contempla o acompanhamento de forma regular e de perto dos atletas das secções desportivas das diversas modalidades daquela Associação, realizou-se recentemente, naquela clínica, os exames médicos dos atletas que se encontram em competição regular, dando assim cumprimento à legislação em vigor que responsabiliza os clubes pela saúde e bem-estar físico dos seus atletas, que participam nos competições desportivas de cada modalidade praticada naquela Colectividade.COLABORAÇÃO DO CENTRO MÉDICO DE S.MATEUS Para além da obrigatoriedade que a Associação tem no início de cada época desportiva, aquando a realização das inscrições fazer prova dos exames médicos efectuados, este protocolo celebrado, já há algum tempo, entre a Columbófila de Cantanhede e o Centro Médico de S. Mateus, permite para além da realização dos referidos exames médicos, a vigilância da saúde das crianças e jovens que praticam desporto, que em caso de necessidade, os referidos atletas são devidamente encaminhados para as consultas das respectivas especialidades, bem como para a realização de exames de diagnósticos complementares que aquela clínica está habilitada a realizar no local, beneficiando da vantagem da entrega imediata dos referidos diagnósticos. No final destes exames Luis Silva, Director Clínico daquela Unidade de Saúde, deixou aos técnicos responsáveis um conjunto de indicações bastante úteis para o treino e prevenção da saúde dos seus atletas.
03/02/2012
SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU
Na sequência das relações comerciais que perduram há bastantes anos entre a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e a Sociedade de Confecções Desportivas, Lda., sedeada na cidade de Oliveira do Bairro, a Sociedade Columbófila recebeu recentemente, um conjunto bastante significativo de vestuário e calçado desportivo sem qualquer uso e que se destinam ao projeto de cooperação. de partida! que aquela Associação desenvolve na cidade da Praia em Cabo Verve e para algumas famílias que os serviços de acção social acompanham.DONATIVO DA SPIDORA A Spidora é desde a sua fundação, no ano de 1981, uma marca especializada na produção de equipamentos desportivos, que desde essa década tem sido parceira da Sociedade Columbófila, equipando a esmagadora maioria das suas equipas, distinguindo-se pela grande capacidade de criação e personalização do vestuário, bem como pela excelente qualidade dos seus materiais, aliados a um moderno design, centrando-se o seu objectivo na confecção de vestuário desportivo para as horas de lazer e para desportistas profissionais que devido às exigências das diferentes modalidades requerem qualidade de materiais. O projecto inicial foi concebido para satisfazer as necessidades do público mais exigente, visando satisfazer todos os clientes e publico em geral, associando-se igualmente na qualidade de fornecedor oficial das camisolas em disputa nas Voltas ao Concelho e nos Grandes Prémios de Ciclismo, que a Sociedade Columbófila organizou, ao longo das últimas décadas, não sendo alheio na concretização desta dádiva, as boas relações existentes entre as duas entidades, que já superam largamente a relação comercial. Para o efeito Lurdes Silva e o empresário Alberto Ferreira, administrador da ap4 - Sociedade de Confecções Desportivas, Lda., responsáveis pelas duas entidades, formalizaram uma parceria, que para além de possibilitar à Columbófila de Cantanhede, receber nesta data este material, irá no futuro aproximar ainda mais as relações amistosas que já perduram acerca de 30 anos. Graças a esta doação da Spidora, a Sociedade Columbófila vai dar mais um passo bastante significativo, no projecto de cooperação, que implementou na cidade da Praia, equipando algumas equipas de crianças e jovens, das associações juvenis visitadas, na deslocação efectuada em Dezembro passado a Cabo Verde.
SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECORDA ALBERTO ABRANTES Na passagem do primeiro aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promoveu no Cemitério Municipal uma pequena mas muito significativa homenagem ao eterno Presidente Alberto Abrantes.
LOJA SOCIAL FEZ AS PRIMEIRAS DOAÇÕES
O material enviado pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para a cidade da Praia em Cabo Verde e que permitiu abrir nas instalações do Serviço Nacional da Protecção Civil daquele país uma Loja Social para apoio aos mais carenciados, efectuou recentemente as primeiras doações de géneros alimentícios, vestuário, artigos escolares, louças, entre outros, ás pessoas que foram seleccionadas e indicadas pelas Associações locais, que estão a colaborar com os responsáveis pelo projecto, implementado no mês de Dezembro.O critério de distribuição definido pelos Serviços da Protecção Civil, teve em conta o diagnóstico efectuado das necessidades dos mais carenciados, pelas Associações de Solidariedade e Comunitárias daquela cidade, que foram visitadas pelas dirigentes da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva e Aidil Machado, aquando a sua deslocação a Cabo Verde para a implementação deste projecto. Esta foi a primeira iniciativa, deste tipo, que foi efectuada em Cabo Verde e que poderá vir a estender-se a outras cidades do arquipélago, caso a Direcção Geral da Sociedade Columbófila venha a reunir condições, para estabelecer as parcerias necessárias para abrir mais Lojas Sociais naquele país. Jacinto Évora, aluno do 7º ano e residente no Plateau, um dos primeiros beneficiários da Loja Social, não escondendo a sua alegria vivida no momento, referiu à reportagem do Jornal da Noite da TCV - Televisão de Cabo Verde, que com aquela ajuda iria resolver algumas dificuldades. De acordo com o modelo implementado os responsáveis da Loja Social, nesta primeira fase efectuam a distribuição de bens uma vez por mês, sendo distribuído a cada pessoa dois artigos de cada género. Resultante da parceria estabelecida entre a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, tendo como finalidade ajudar as famílias mais vulneradas, promovendo desta forma melhorias nas condições de vida das mesmas, este projecto será devidamente avaliado, pelos responsáveis das duas entidades, procedendo-se aos reajustamentos necessários no futuro.
A Fundação Belmiro de Azevedo, renovou recentemente o protocolo de colaboração com a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que lhe vai permitir continuar a receber as quebras alimentares da Loja Continente, sedeada no Chão do Conde na cidade de Cantanhede. As quebras alimentares recebidas tem permitido ao longo destes últimos anos, ao Departamento de Acção Social daquela Associação da cidade de Cantanhede, responder às necessidades e atenuar algumas dificuldades diárias das famílias que os referidos serviços acompanham. Para além desta resposta social, permitiu igualmente neste período de tempo, criar na Instituição uma “reserva” sempre pronta para acudir ás situações de emergência e uma forma inovadora na resposta social aos mais carenciados. Este protocolo celebrado entre aquelas entidades e que já vigora desde o ano de 2008, insere-se na politica que o grupo Sonae tem assumido ao longo dos anos no âmbito da sua responsabilidade social e num estimulo e contributo à solução de problemas sociais, através de parcerias com entidades que tenham uma perspectiva de inovação e mudança a favor das comunidades mais desfavorecidas. Esta política de mecenato que é desenvolvida pela Fundação Belmiro de Azevedo, para além do apoio às actividades de carácter social, tem igualmente dedicado a sua atenção a áreas como a Educação, Artes e Cultura e Inovação. A renovação desta colaboração e que mantém a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na listas das Instituições de Solidariedade Social beneficiárias destas quebras alimentares, permitirá também continuar a cimentar um relacionamento cada vez mais estreito com a Administração da Loja Continente, que tem desenvolvido um trabalho notável no apoio ás mais diversas iniciativas e á permanente disponibilidade para apoiar as causas sociais do concelho de Cantanhede.
08/01/2012 ROMAGEM PARA PERPETUAR
MEMÓRIA DE ALBERTO ABRANTES
Na passagem do primeiro aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai promover uma pequena mas singela homenagem, para perpetuar a sua memória. Alberto Abrantes, dedicou aquela Associação da cidade de Cantanhede, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da historia Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede. Falecido prematuramente na madrugada de 15 de Janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da dedicação pelo próximo. No próximo dia 15 de Janeiro, Domingo, data do primeiro aniversário do seu falecimento a Direcção Geral, vai levar a efeito no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores. No dia 17 de Janeiro, quarta-feira, pelas 18h30 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede. A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, convida todos os amigos a associarem-se a esta homenagem ao Presidente Honorário Alberto Abrantes. .
Inauguração Loja Social Cabo Verde
23/12/2011 PROJECTO . DE PARTIDA! – CABO VERDE
Está lançada a Campanha de natal que a Direcção Geral está a levar a efeito para reunir vontades que no futuro ajudem a concretizar o envio de + um contentor para a Loja Social que foi recentemente aberta no Serviço de protecção Civil de Cabo Verde. “EMBARCA NO PRÓXIMO…” depositando o teu contributo na conta solidária!
ABERTURA DA LOJA SOCIAL
18/12/2011 LOJA SOCIAL DE CABO VERDE JÁ É UMA REALIDADE!
No dia 12 de Dezembro logo pela manhã, a Sra. Ministra da Administração Interna, na presença de Alcides Simões, Administrador da Seixas & Simões, Lda. de alguns representantes de Entidades e Associações, de um grupo de crianças de uma Escola da cidade da Praia e de muito público, procedeu à abertura oficial do espaço, descerrando a placa comemorativa na qual foi acompanhada pela Presidente da Direcção da Sociedade Columbófila Lurdes Silva, que de seguida rubricou juntamente com o Coronel Alberto Fernandes o protocolo que irá orientar no futuro a parceria agora efectuada.Na ocasião, Lurdes Silva agradeceu o acolhimento que foi prestado, debruçando-se detalhadamente pelo projecto solidário que acabava de ser colocado á disposição dos mais necessitados, referindo-se de seguida ao projecto de cooperação que a sua Associação pretende implementar no futuro, terminando agradecendo a Alcides Simões, Administrador da Seixas & Simões, Lda. ao Grupo Os Mosqueteiros e ao Município de Cantanhede, terem acalentado e tornarem possível o sonho que a Sociedade Columbófila perseguia já há alguns anos. Encerrou a cerimónia a Ministra da Administração Interna, Dra. Marisa Oliveira que se congratulou com a abertura do espaço, referindo também a necessidade de no futuro os responsáveis pela distribuição dos bens serem bastante criteriosos para que este material chegue a quem verdadeiramente necessite. Referiu ainda a necessidade de os técnicos de acompanhamento das famílias carenciadas complementarem a entrega dos bens, com a sensibilização para a utilização adequada dos mesmos. Ao terminar a Dra. Marisa Oliveira, aproveitou o momento para agradecer o gesto solidário da Sociedade Columbófila e fez votos para que o projecto conheça novos impulsos no futuro.
15/12/2011 “LOJA SOCIAL” COMEÇA A GANHAR FORMA!
Com a colaboração dos militares do Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde coordenados pelo Coronel Alberto Fernandes, Presidente daquela entidade, a Loja Social a implantar naquelas instalações está a ser devidamente preparada com o material que foi transportado pelo contentor enviado pela Sociedade Columbófila em Novembro passado, para ser aberta ao público na próxima segunda-feira.Proveniente das dádivas do Grupo Os Mosqueteiros, Banco de Recursos do Município de Cantanhede e da Seixas & Simões, Lda, foi possível concretizar a primeira acção do projecto . de partida!
CONTENTOR JÁ FOI DESALFANDEGADO!
Lurdes Silva e Aidil Machado, dirigentes da Sociedade Columbófila, juntamente com Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, uma das empresas parceiras nesta iniciativa de cooperação, procederam juntamente com os responsáveis pela Protecção Civil, ao desalfandegamento junto das entidades portuárias do contentor que foi enviado no inicio do mês de Novembro, contando com o apoio dos elementos da protecção civil.Após o almoço decorreram os trabalhos de descarga dos camiões e preparação da instalação da Loja Social, nomeadamente a preparação das estantes para a colocação do material enviado.
14/12/2011 LURDES SILVA E AIDIL MACHADO
REUNIRAM COM A MINISTRA DA JUVENTUDE E EMPREGO
No âmbito dos trabalhos que as dirigentes da Sociedade Columbófila estão efectuar na cidade da Praia, Aidil Machado e Lurdes Silva, foram recebidas pela Sra. Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos – Dra Janira Hopffer Almada, a quem detalhadamente apresentaram a razão da sua presença na cidade da Praia e o projecto que pretendem desenvolver em cooperação com o Serviço Nacional de Protecção Civil. Janira Almada, responsável pela “pasta” da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, congratulou-se com o projecto apresentado achando-o muito interessante e agradeceu o facto de se terem lembrado de Cabo Verde para implementar o referido projecto solidário, que em sua opinião, muito contribuirá para ajudar quem precisa naquela Ilha. Lurdes Silva e Aidil Machado, referindo-se à Loja Social que foi instalada nos serviços de Protecção Civil, explicaram igualmente a metodologia de funcionamento, referindo por último que dos contactos já efectuados, tinha ficado expresso o desejo da esmagadora maioria das Associações serem no futuro parceiros da Loja Social. A Senhora Ministra para além de achar interessante a forma de funcionamento apresentada para a gestão da Loja, e o projecto que se pretende desenvolver, colocou a hipótese de sediar na cidade da Praia uma filiar da Sociedade Columbófila, ou na impossibilidade desta concretização, solicitou a Lurdes Silva e Aidil Machado a continuidade do projecto em Portugal, e a presença na Praia sempre que for necessário e possível. Para avaliar essa possibilidade, e definir as formas de actuação futuras, a Ministra Janira Almada, agendou um encontro com a responsável pela Solidariedade, para que tudo fosse devidamente acordado.
12/12/2011 AIDIL MACHADO E LURDES SILVA
As Dirigentes da Sociedade Columbófila, que se encontram em Cabo Verde para uma visita de trabalho na área da cooperação que a Associação pretende desenvolver em parceria com o serviço Nacional de Protecção Civil daquele país, voltaram ao “terreno” na companhia do Tenente Coronel Osvaldino Costa, que as acompanhou durante todas as visitas, iniciando pelo Instituto Cabo-verdiano de crianças e adolescentes (ICCA), sendo recebidas pela Presidente Dra. Marilena Baessa.CONTINUAM A “TOMAR” O PULSO À REALIDADE LOCAL Este Instituto faz a ligação com todas as associações que trabalham na área da Juventude e com problemas sociais. Tem 5 delegações espalhadas pelas Ilhas onde não há delegações existem comités municipais coordenados pelo ICCA, e que funcionam muito semelhantes ás CPCJ’S. Contam com o apoio da UNICEF, da ONU e são directamente tutelados pelo Ministério da Juventude e Acção Social. Tem 17 equipamentos sociais distribuídos pelas várias Ilhas, sendo uns de protecção e outros de acolhimento, cobrindo a faixa etária dos 0 aos 18 anos. Tem uma linha de emergência que funciona 24 horas por dia e trabalham com 50 famílias a quem são dadas noções básicas de educação e saúde. Depois do Almoço pelas 14H00 Lurdes Silva e Aidil Machado visitaram a Cruz Vermelha, sendo recebidas pelo Presidente Mário Moreira. A Cruz Vermelha desenvolve a sua acção voltada para a infância e idosos. Na área da infância tem 10 Jardins, que acolhem crianças carenciadas na sua maioria e não carenciadas para que a integração social seja realizada de uma forma simples e integrada, respondendo à necessidade do país que não dispõe de rede pré – escolar oficial. A Cruz Vermelha possui Centros de Dia em quase todas as ilhas, e dois lares. As Dirigentes tiveram a oportunidade de visitaram um Centro de Dia, no qual estão localizados 3 consultórios médicos que funcionam em regime de Voluntariado, para efectuar os rastreios e acompanhamento dos diabéticos na 3ª idade, de forma a prevenir a amputação que está a crescer indiscriminadamente não olhando à faixa etária. Uma das suas maiores preocupações é a prostituição “escondida” devido à propagação da SIDA/HIV. Após terminar esta visita as dirigentes Lurdes Silva e Aidil Machado, deslocaram-se para a Fundação Infância Feliz sendo recebidas pela Dra Adélcia Pires, ex-primeira dama de Cabo Verde. A Fundação dispõe de um complexo escolar apoiando crianças a partir dos 3 até aos adultos de 23 anos em situação de abandono escolar, abrangendo um total de 536 alunos, trabalhando igualmente com outras crianças e mulheres em risco. Os alunos pagam cerca de 7,50€ por mês, não sendo coberta a questão da alimentação, sendo as aulas leccionadas só de manhã ou só de tarde. De seguida deslocaram-se para a Associação Alcides Barros, sendo recebidas pela Presidente Marlene Barros. Esta Associação dedica-se exclusivamente à defesa dos Direitos Humanos. Desenvolve a sua actividade junto dos idosos e da juventude, verificando-se no entanto que grande parte do trabalho é dedicada à 3ª idade, nomeadamente na alfabetização dos idosos através da informática, recorrendo também a esta área e à Culinária, para formar jovens, efectuando diversos cursos de formação, concluindo o dia com a reflexão de “ O ontem é história, o amanhã é um mistério. E o hoje? O hoje é uma dádiva, por isso o chamamos de presente”
11/12/2011 AIDIL MACHADO E LURDES SILVA
Acompanhadas pelo Coronel Alberto Fernandes, actual Chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde e grande impulsionador da implementação deste projecto de cooperação naquela ilha, as dirigentes da Sociedade Columbófila no segundo dia da sua estadia na cidade da Praia, efectuaram um conjunto de reuniões em Associações, sendo recebidas pela Senhora Ministra da Administração Interna, Dra. Marisa Morais.TOMAM “PULSO “À REALIDADE LOCAL” Logo pela manhã Lurdes Silva e Aidil Machado, visitaram a Associação Black Panters – Associação Desportiva, Cultural, Recreativa, Formativa e Social, sendo recebidas pelo Presidente da mesma, Alcides Amarante. Esta Associação sedeada num Bairro da cidade, trabalha com crianças, jovens e idosos nas áreas atrás referidas, mostrando-se interessada em formalizar uma parceria com a Sociedade Columbófila, nomeadamente na troca de experiências e de formação social. Seguiu-se pelas 11 horas a visita à Associação Cabo Verdiana de Deficientes, na qual tiveram a oportunidade de reunir com o Presidente David António Cardoso, que manifestou no decorrer da reunião o desejo de conseguir algum material, nomeadamente cadeiras de rodas, bengalas, entre muitos outros. De seguida visitaram a Caritas sendo recebidas pela Irmã Antónia e pela Ramicy, jovem voluntária, ficando a conhecer que esta Instituição devido ao trabalho que efectua no terreno em todas as ilhas do país, irá estabelecer um protocolo com os serviços da Protecção civil sendo uma das receptoras dos géneros que foram remetidos no contentor do projecto. de partida! Logo pelas 14 horas, as duas dirigentes da Columbófila foram recebidas pela Ministra da Administração Interna, Dra. Marisa Morais, a quem apresentaram detalhadamente o que as levou aquela ilha e quais os seus objectivos para o futuro. A Senhora Ministra agradeceu sensibilizada, referindo que já tinha tido a oportunidade de conhecer o projecto, através de uma reunião com o Coronel Alberto Fernandes, referindo que se deverá na sua implementação ter alguns cuidados, dado tratar-se de material doado que carece de regras de distribuição, terminando elogiando a atitude da Sociedade Columbófila, disponibilizando-se para colaborar no que for necessário. Ainda da parte da tarde Lurdes Silva e Aidil Machado participaram em mais uma reunião de trabalho, conhecendo a ACRIDES – Associação de Crianças Desfavorecidas, sendo recebidas pela Presidente da Direcção Drª. Lourença Tavares. Trata-se de uma instituição que trabalha em bairros degradados em que a sua população corre riscos de marginalidade, tendo as dirigentes tida a oportunidade de contactar com a realidade no “terreno”. Esta Associação que apoia cerca de 240 crianças, em que a sua esmagadora maioria não tem acesso à escola, tem uma roulote que efectua um trabalho itinerante para atenuar algumas carências. As visitas terminaram ao fim da tarde, na companhia da psicóloga da ACRIDES, e de profissionais da Protecção Civil a bairros problemáticos e com grandes carências de condições de habitabilidade básicas.
04/12/2011 COLUMBÓFILA LANÇA NESTA QUADRA DE NATAL A CAMPANHA
“EU TAMBÉM COLABOREI!”
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recuperou uma campanha de solidariedade que efectuou durante a quadra do Natal, nos anos 90 e que apelava à generosidade e contributo dos funcionários de algumas entidades e empresas sediadas na cidade que dessa forma ajudavam a “aquecer” o natal dos mais necessitados. Foi à época uma campanha diferenciadora e que muito contribuiu com os donativos angariados, para atenuar as dificuldades da Obra do Frei Gil sedeada na Praia de Mira. Para a quadra natalícia que se está a viver e decorrente do projecto de cooperação que a Sociedade Columbófila está a desenvolver com o Serviço Nacional da Protecção Civil de Cabo Verde, a Direcção Geral daquela Associação “pegando” na ideia desenvolvida nos anos 90 e agora sob o mote “ EU TAMBÉM COLABOREI!”, acaba de lançar uma Campanha de Natal, apelando à generosidade dos administradores e funcionários das empresas, que se vierem a associar à referida Campanha. Os contributos recolhidos e que também de uma forma diferenciadora, serão depositados individualmente em conta bancária aberta pelos promotores para o efeito, serão integralmente destinados ao projecto de solidariedade social que a Sociedade Columbófila está a implementar, nomeadamente para custear as despesas de transporte dos materiais que venham a ser doados ao longo do próximo ano. Recentemente e amplamente divulgado a Direcção Geral daquela Associação, graças á colaboração do Município de Cantanhede e das empresas Grupo Mosqueteiros e Seixas & Simões, que se quiseram associar á iniciativa, enviou um contentor com cerca de 3 toneladas de material, nomeadamente vestuário, calçado, livros, louças entre outros materiais e destinados à Loja Social que abrirá brevemente na cidade da Praia, naquela Ilha. Os responsáveis por esta campanha estão a desenvolver contactos e esforços no sentido de sensibilizarem o maior número de empresas a aderir para que, através da sua responsabilidade social e dos seus colaboradores, possam “também” colaborar neste projecto que pretende no futuro vir a ser totalmente implementado no terreno. COLUMBÓFILA PROMOVE PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES NAS FÉRIAS DO NATAL
O Departamento de Actividades Juvenis da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense volta a promover um programa de ocupação de tempos livres, na próxima pausa escolar de natal. Com larga tradição na ocupação dos tempos livres das crianças e dos jovens a Sociedade Columbófila retoma nestas férias de natal as actividades de laser, integradas no programa de actividades que aquela Associação promove na quadra natalícia e que denominou por “ Aventuras no natal”. As actividades são dirigidas a todas as crianças do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Cantanhede e decorrem de 19 a 31de Dezembro. As actividades programadas funcionarão das 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, e decorrerão nas instalações da Associação e de outras entidades, sempre com o acompanhamento de professores licenciados em Educação Física e animadores com experiência nas áreas propostas, contemplando o programa para além das actividades desportivas, culturais e de laser, a abordagem a algumas profissões e visitas a empresas e entidades. Com o principal objectivo de incentivar ao convívio e alertar para os benefícios de uma prática desportiva regular, este projecto pretende potenciar o desenvolvimento integral das crianças participantes, facultando aos pais o enquadramento dos seus filhos num projecto credível, seguro e com qualidade, possibilitando a sua valorização. A ocupação saudável dos tempos livres constitui um contributo inequívoco para a formação e desenvolvimento das crianças e jovens, constituindo ainda uma das medidas mais eficazes na prevenção de comportamentos de risco. Visando estimular o contacto directo das crianças e jovens com a natureza e melhorar o conhecimento da realidade onde se inserem, designadamente nas suas vertentes histórica, cultural, desportiva e social e empresarial com a realização de visitas de estudo procurando incutir os valores de entreajuda e disponibilidade para com os outros, criando, além disso, condições para minorar os riscos a que as crianças e os jovens estão normalmente sujeitos. As inscrições poderão ser efectuadas nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, ou pelo telefone 231 423186.
22/11/2011 COLUMBÓFILA REÚNE EM
A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai submeter aos seus associados em Assembleia Geral Ordinária, o Plano de Actividades e a Conta de Exploração Previsional para o ano de 2012.ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA Para além da apreciação, discussão e votação daqueles documentos previsionais que servirão de suporte para a actividade que a Direcção Geral e os responsáveis por todas as secções pretendem desenvolver no próximo ano, a Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva, aproveitando o ponto dois da referida ordem de trabalhos, nomeadamente os outros assuntos de interesse para aquela Colectividade, vai detalhadamente apresentar o plano de “intenções” referente ao projecto de cooperação que a Associação pretende implementar na cidade da Praia em Cabo Verde, com o Serviço Nacional de Protecção Civil daquele estado e informar os associados que estiverem presentes, de um conjunto de iniciativas que ao longo do ano pretende estabelecer com algumas entidades e empresas. A reunião “magna” da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que decorrerá numa das salas de formação do Clube de Tempos Livres, na sala 25 do edifício Rossio na rua Henrique Barreto, na cidade de Cantanhede, terá lugar no dia 29 de Novembro, terça-feira, estando o seu início aprazado para as 20 horas. De acordo com os seus estatutos, se à hora marcada não estiver presente o número de Associados necessários para o seu inicio, a referida Assembleia Geral decorrerá, uma hora depois, com qualquer número de associados presentes nas instalações do Clube de Tempos Livres.
11/11/2011 A Direcção Geral da nossa Associação, concretizou recentemente a primeira acção concreta de cooperação com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, enviando para aquele serviço um contentor de 20 pés, com uma quantidade bastante significativa de material destinado à abertura na cidade da Praia de uma Loja Social.“. de partida!”, o slogan escolhido pelo responsáveis da Sociedade Columbófila, para denominar esta acção, que graças à colaboração do Banco de Recursos do Município de Cantanhede, Grupo Os Mosqueteiros e Seixas & Simões, Lda, que suportou os custos do transporte, foi possível fazer “viajar”, naquele contentor diversas peças de vestuário, calçado, livros, material escolar, estantes, secretárias, brinquedos, louças domésticas e outros materiais diversos, na sua esmagadora maioria sem qualquer uso, num total de 3 toneladas, destinado a crianças e jovens necessitados daquela cidade. Na “bagagem” os responsáveis pela Columbófila Cantanhedense remeteram também algum material lúdico – pedagógico, para no futuro e no âmbito do protocolo que vão “rubricar” com o Serviço Nacional de Protecção Civil, sedeado na cidade da Praia em Cabo Verde, criar um Clube de Tempo Livres, mais vocacionado para a implementação de programas de formação de jovens, no âmbito do Associativismo Juvenil. Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da nossa Associação, contou no momento da “expedição” do contentor, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Moura, do Vereador da Acção Social, Pedro Cardoso, de Luis Teixeira e Delfim Silva, administrador do Grupo Os Mosqueteiros e Alcides Simões, administrador da Seixas & Simões, Lda, tendo a oportunidade de pormenorizadamente apresentar o projecto de cooperação que a Associação pretende desenvolver em Cabo Verde e agradecer o contributo que todas as entidades deram ao projecto acalentando o “sonho” que agora se concretizou. Lurdes Silva aproveitou igualmente o momento para expressar a todos os presentes que para este “. de partida!”, conta também com o contributo de outras Associações e do Centro Escolar de Montes Claros, que ao terem conhecimento deste projecto manifestaram o seu interesse em se associar à iniciativa. Lurdes Silva terminou deixando algumas notas dos próximos “ passos” que a Associação vai dar, fazendo “regressar” uma campanha de natal de angariação de fundos, agora destinada a este projecto. No final João Moura, Presidente da Câmara Municipal congratulou-se com a iniciativa, da Sociedade Columbófila e da sua capacidade em associar um conjunto significativo de parceiros que, no âmbito da sua responsabilidade social, ajudaram a concretizar esta iniciativa, disponibilizando-se para colaborar neste projecto de cooperação, naquilo que a Associação achar por útil e necessário.
29/10/2011 SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE
A nossa Associação tem, nos últimos meses procurado junto de diversas Instituições e Serviços, criar uma rede de apoio para os seus sócios no acesso a preços mais baixos, através da celebração de parcerias e protocolos que garantem determinadas vantagens e que se traduzem em descontos efectivos na aquisição de diversos bens e serviços.PARCERIA COM A ÓPTICA SANTOS È neste pressuposto e a Direcção Geral tem vindo a intensificar os contactos prévios com responsáveis de diversas empresas no concelho de Cantanhede, propondo a realização destas parcerias que no seu entendimento, constituem um factor determinante para todas as pessoas que se associaram à Sociedade Columbófila e também para as que o venham a efectuar no futuro. Neste sentido Lurdes Silva, Presidente da Direcção da Sociedade Columbófila e Maria Lucília Silva Santos, administradora da Óptica Santos, estabeleceram recentemente uma parceria, que vai beneficiar os nossos Associados, com um conjunto de descontos significativos, abrangendo igualmente o seu agregado familiar directo, representando este acordo uma vasta cobertura nas diversas áreas de intervenção desta empresa. Através deste acordo a Óptica Santos vai proporcionar aos associados da Columbofilia o desconto efectivo de 20% na aquisição de óculos (armação+lentes), 15% na compra de lentes para óculos de sol e 10% em produtos e lentes de contacto. Este acordo prevê ainda que os técnicos da Óptica Santos, dotados de um elevado nível de conhecimentos profissionais prestem nas suas instalações um serviço de excelência e de atendimento a par de disponibilizarem equipamentos de vanguarda, aos associados da Sociedade Columbófila todo o apoio e o aconselhamento necessário na concretização das suas necessidades oftalmológicas. A celebração desta parceria entre estas duas entidades, para além de reforçar a colaboração que a Associação mantinha com os administradores da óptica, vai proporcionar aumentar o conjunto de benefícios e vantagens para todos. Lurdes Silva Presidente da Direcção, na assinatura do protocolo que vai tornar possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer a Lucília Santos, administradora daquela Óptica, a colaboração e apoio que vai mantendo à Sociedade Columbófila, ao longo destes últimos anos e que muito tem contribuído para o sucesso de vários eventos que a nossa Associação tem realizado. Com este acordo a Direcção Geral, dá assim cumprimento ao que se propôs no inicio deste mandato, continuando a desenvolver esforços no sentido de a curto prazo vir a alargar estes benefícios, abrangendo sectores como hotelaria viagens, lazer, desporto, saúde, restauração, serviços, electrodomésticos, entre outros.
23/10/2011 SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBE COLABORAÇÃO
No âmbito da parceria existente entre o Centro Médico de S. Mateus, sediado na cidade de Cantanhede e a nossa Associação e que contempla o acompanhamento de forma regular e de perto dos atletas das secções desportivas das diversas modalidades daquela Associação, realizou-se recentemente os exames médicos de inicio de época.
20/10/2011 BREVES REUNIÃO DIRECÇÃO GERAL 07 – OUTUBRO – 2011
- A Associação de acordo com as deliberações anteriores, vai receber donativos resultantes das quebras do Grupo Mosqueteiros. - A Associação vai formalizar com o Município de Cantanhede, um protocolo para a utilização das instalações Municipais. - A Direcção Geral vai reatar os contactos com a Escola Superior de Tecnologias da Saúde, com vista a formalizar o protocolo de colaboração com aquela Escola. - A Secção de Natação com a colaboração da Direcção Geral, criou recentemente um espaço de atendimento aos seus utentes na Piscina Municipal. - A Associação está a efectuar os transportes dos alunos das freguesias de Portunhos, Pena e Ança Gândara, para o Centro Educativo de Ançã, e de crianças com necessidades educativas especiais, em colaboração com Câmara Municipal de Cantanhede. - A Direcção vai iniciar esta época desportiva visitas ás secções desportivas, neste arranque de época. - A Direcção submeteu candidaturas ao Município de Cantanhede no âmbito do programa Promaad das modalidades Natação e Basquetebol. - A Presidente da Direcção acompanhada do Presidente da Assembleia Geral, Francisco Ribeiro, participaram no jantar de homenagem a Abel Lopes, dirigente do Clube de Futebol Os Marialvas, promovido por aquele clube.
16/10/2011 SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTINGUIDA
NA 1ª GALA DO DESPORTO “Mérito Desportivo”! Foi uma agradável surpresa! De acordo com a metodologia que a organização desta 1ª Gala do Desporto preconizou, foram atribuídos alguns prémios da responsabilidade do júri e só seriam conhecidos no decorrer da Gala. Foi pois que com alguma surpresa, já na segunda parte desta Gala que Oriana Pataco, apresentadora do evento nomeou a nossa Associação, convidando o Director Casas de Melo, a subir ao palco para receber o galardão referente à nomeação do Júri daquela Gala e que nos premiou na categoria de “Mérito Desportivo”. Oriana Pataco, no momento referiu-se ao currículo e trajecto associativo da nossa Associação, justificando a escolha do Júri.
09/10/2011 COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE VAI INICIAR PROGRAMA DE COOPERAÇÃO COM CABO VERDE
Após decorrido um período de diagnóstico e de avaliação, a Direcção Geral da nossa Associação, deliberou recentemente, formalizar um protocolo de cooperação com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, sedeado na cidade da Praia naquela Ilha.
Para o efeito Lurdes Silva, Presidente da Direcção da nossa Associação, tem nestas últimas semanas mantido um contacto muito estreito e frequente com o responsável máximo daquele organismo, que manifestou desde os primeiros contactos total disponibilidade para a concretização do desejo dos responsáveis da Columbófila. A Sociedade Columbófila, através do seu Departamento de Apoio Actividades Juvenis, vai nesta primeira fase proceder ao envio de um contentor com roupas, livros, material escolar, brinquedos e outros materiais diversos, destinados a crianças e jovens necessitados daquela cidade. Posteriormente e também de acordo com o que foi preconizado nas conversações havidas com os responsáveis pelo projecto de cooperação entre as duas entidades, a Sociedade Columbófila comprometeu-se a implementar na cidade uma “loja Social” e a curto prazo estabelecer algumas acções de promoção do associativismo juvenil. Alberto Fernandes, Tenente-Coronel, responsável operacional daquele Organismo, após ter apresentado este projecto de cooperação à Ministra da Administração Interna, reiterou o firme compromisso em respeitar todos os procedimentos acordados com a Columbófila de Cantanhede, nomeadamente no que diz respeito à distribuição dos produtos enviados pelas crianças e jovens mais necessitados. Lurdes Silva que foi convidada a visitar o país e a efectuar uma reunião de trabalho na cidade da Praia, tem-se desdobrado em algumas reuniões de forma a obter os recursos necessários para a concretização deste projecto de cooperação. Para o efeito conta já com a colaboração do Grupo Os Mosqueteiros, que através do acordo que mantém com a Sociedade Columbófila, já há algum tempo, vai disponibilizar um conjunto de material muito significativo para a primeira doação. Igualmente a Associação de Cantanhede vai contar com a colaboração da empresa Seixas & Simões, que através do seu administrador Alcides Simões vai proporcionar o transporte dos materiais doados.
27/09/2011 SOCIEDADE COLUMBÓFILA
PARTICIPOU NO CONSELHO PASTORAL Teve lugar no passado dia 19 de Setembro, a reunião ordinária do Conselho Pastoral, que decorreu na Galeria da Casa dos Bugalhos, presidido por Miguel Barradas que foi secretariado pela Professora Aidil Machado e pela Drª. Dulce Guerra, na qual participou o Director Casas de Melo. Para além das informações transmitidas aos conselheiros, os elementos que dirigiram os trabalhos colocaram à votação dos presentes uma alteração à ordem de trabalhos da reunião, que foi aprovada por unanimidade, seguindo um trabalho de grupo, para avaliação do ano pastoral que está prestes a findar e a apresentação de algumas propostas para integrar o programa pastoral para o próximo ano.
25/09/2011 MUNICIPIO DE CANTANHEDE ENTREGOU SUBSIDIOS
Numa Sessão previamente organizada para o efeito a Câmara Municipal entregou aos clubes desportivos do concelho o valor correspondente à 2ª tranche dos subsídios atribuídos no ano corrente.
A Sociedade Columbófila foi também contemplada neste subsídios, que se destinam ás despesas correntes das suas modalidades.
21/09/2011 DIRECÇÃO GERAL PROMOVEU CONVIVIO COM OS PARTICIPANTES NO EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL
Tendo como principal objectivo efectuar a avaliação das últimas participações no “EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, que se realizaram nas cidades de Athlone na Irlanda, em 2010 e em Zzentendre na Hungria, no corrente ano, a nossa Associação, promoveu no dia 17 de Setembro, na Quinta da Coelheira, gentilmente cedida mais uma vez pelo casal Aidil e António Machado um encontro/convívio, que para além de proporcionar estreitar laços de amizade e convivência, permitiu à Direcção da nossa Associação, ouvir as sugestões dos diversos participantes nestes dois últimos eventos.Este evento que já se realizou no concelho de Cantanhede na última semana de Julho, dos anos de 1999 e 2009, a par com a Expofacic – Feira Agrícola Comercial e Industrial de Cantanhede, nasceu na cidade de Libramont na Bélgica em 1982, na qual a Sociedade Columbófila esteve presente, numa parceria efectuada, nessa década, com o Grupo Folclórico da Sanguinheira, pretendeu congregar cidades de pequena dimensão de toda a Europa, em torno dos ideias europeus. Igualmente nestes festivais é dado a oportunidade a cada delegação de mostrar o que de melhor a sua cidade, região e País tem, através de um stand promocional que cada país tem na “Eurovillagem”, espaço que as organizações concebem para a mostra dos produtos tradicionais e promocionais de cada cidade. Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral e também responsável, a par com João Lucas, Magda Silva e João Nogueira, por este projecto, agradeceu a presença de todos, aproveitando o momento, para se dirigir aos responsáveis pela Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra, em particular ao seu Rancho e Orquestra Típica, que nos últimos anos tem mantido uma forte parceria com a nossa Associação, agradecendo a disponibilidade de todos em integrarem a delegação que todos anos tem participado neste evento e que tem possibilitado mostrar o que de melhor tem o folclore e a etnografia da região centro. Lurdes Silva agradeceu igualmente a todos os companheiros que tem integrado estas delegações e que pese embora os obrigue a uma esforço financeiro pessoal assinalável, não se tem poupado a esforços para que a participação nestes Europeans People’s Festival sejam um êxito quer na participação nas modalidades desportivas, quer na representatividade do país, agradecendo à Professora Aidil Machado a disponibilização do espaço que possibilitou realizar aquele convívio. Por último Lurdes Silva apresentou o novo projecto que será levado à prática no próximo ano e que contemplará a participação no European People’s festival que se vai realizar na Dinamarca, em Julho de 2012.
11/09/2011 GRUPO “OS MOSQUETEIROS”
ENTREGA MATERIAL À SOCIEDADE COLUMBÓFILA Decorrente da colaboração existente entre a nossa Associação e o Grupo “Os Mosqueteiros”, sedeado na zona industrial de Cantanhede a Direcção Geral daquela Colectividade voltou recentemente a receber um conjunto muito significativo de louças para refeições, bem como mobiliário de escritório e de bazar. Na sequência da visita efectuada por alguns dirigentes da Sociedade Columbófila à Base Logística dos Mosqueteiros, os membros do Conselho de Administração do Grupo, Delfim Silva e João Perdigão, que se fizeram acompanhar por Luis Teixeira, gestor responsável por aquela Base, reiteraram a sua disponibilidade para continuar a colaborar com a Columbófila, mostrando-se receptivos para analisar outras formas de cooperação, nomeadamente em acções dirigidas aos seus funcionários e familiares, tendo-se os dirigentes da Sociedade Columbófila, mostrado bastante receptivos para criar condições vantajosas para a prática desportiva dos mesmos. O referido material que se encontra em perfeitas condições de utilização e sem qualquer uso, nomeadamente as louças, vai ser posteriormente doado pela Direcção Geral da Sociedade Columbófila ao Banco de Recursos – Colmeia da Câmara Municipal de Cantanhede para ser distribuído pelas famílias mais carenciadas do concelho e acompanhadas pelos serviços de acção social daquele Município. Também os técnicos da nossa Associação e dado que o referido material é em quantidade muito significativa, estão a desenvolver esforços no sentido de através de um programa de cooperação humanitária, doar parte do mesmo para outras instituições carenciadas. Graças a esta doação do Grupo Os Mosqueteiros, nomeadamente do mobiliário, vai ser também possível colaborar com outras famílias, nomeadamente as acompanhadas pelos serviços de acção social da Columbófila, proporcionando aos seus filhos melhores condições de estudo. Ficou a promessa dos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, na visita efectuada pelos dirigentes da Sociedade Columbófila à Base do Grupo, que através da responsabilidade social da empresa, vão estar atentos ao trabalho que a Associação está a desenvolver em prol dos mais necessitados, colaborando sempre que se encontrarem reunidas condições para o efeito, nomeadamente na doação das sobras das diversas colecções, provenientes do seu ramo de negócio.
10/09/2011 LURDES SILVA REUNIU COM O INATEL
Realizou-se no passado dia 7 de Setembro, ao inicio da tarde na sede da nossa Associação, uma reunião de trabalho, na qual esteve presente o responsável técnico pelo desporto da Agência da Fundação Inatel, em Coimbra, sendo o momento aproveitado, para tratar de diversos assuntos, nomeadamente a última prova de BTT que a nossa Associação realizou em parceria com aquela entidade.
Para além deste evento a Presidente da Direcção Geral, aproveitou o momento para tratar de outros assuntos de interesse para a Associação. O Professor Marco, aproveitou a reunião para agradecer e felicitar a Presidente da Direcção pela colaboração prestada e disponibilizou-se para colaborar com a Associação, no que for necessário.
5/9/2011
ESTAMOS DE PARABÉNS!
COMPLETÁMOS 61 ANOS
Embora sem comemorações, esta data tem um enorme significado para a nossa Associação, que tem conseguido sobreviver ao longo destes anos. Estamos todos de parabéns! Lurdes Silva
2/7/2011 FOMOS VISITADOS PELO “RODAS”
No passado dia 25 de Junho, recebemos ao fim da tarde de sábado um amigo “especial” o Rui Rodas que se fez acompanhar da Cristina, da Ritinha e da Inês que compõem o seu agregado familiar.
O Rodas é um dos “enormes”, rei do Minho e uma das grandes referências da década de 90 do Associativismo juvenil. O Rui é um dos grandes amigos que conhecemos no Movimento Associativo e companheiro de grande lutas e ideais. A nossa Presidente da Direcção recebeu a família em Cantanhede, proporcionando-lhe um bom jantar, ficando para a história um excelente momento de convívio. Obrigado Rui e volta sempre!
27/06/2011 LURDES SILVA COMPLETOU 25 ANOS
Lurdes Silva, actual Presidente da Direcção Geral da nossa Associação, efectuou no passado dia 19 de Junho, 25 anos de ligação ininterrupta aquela Associação, coincidindo aquela data com a organização da prova de BTT Up And Donw, festejando dessa forma os seus 25 anos de ligação à Columbófila. DE LIGAÇÃO À SOCIEDADE COLUMBÓFILA Pese embora ter iniciado a sua colaboração nos primeiros meses do ano de 1886, acompanhando pontualmente as crianças que se deslocavam para a vila de Condeixa afim de frequentar as aulas de natação, só em Junho desse ano, que Lurdes Silva se vinculou à Sociedade Columbófila, através da participação no programa OTJ – Ocupação Temporária de Jovens, da iniciativa governamental da Secretaria de Estado da Juventude e colocado em prática naquela década pelo Centro de Emprego, passando desde essa data a colaborar diariamente na companhia de outros jovens, num conjunto de actividades de carácter juvenil, bastante significativos. Lurdes Silva, ao tempo aluna do ensino secundário, na variante da opção desporto, iniciou o seu percurso de dirigente associativa integrando na qualidade de vogal os órgãos sociais da Sociedade Columbófila na Direcção presidida, pelo saudoso Presidente Honorário Alberto Abrantes, vindo a assumir os destino da Colectividade da cidade de Cantanhede em Março de 2010, tomando posse em Abril do mesmo ano, na qualidade de Presidente da Direcção. Enquanto técnica da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva esteve na origem da implementação no início dos anos 90, do Departamento de Apoio ás Actividades Juvenis, do Núcleo de Solidariedade e Ocupação Juvenil e do Columjovem. Igualmente e também na década de 90, esta dirigente associativa, esteve igualmente ligada à criação do programa de animação dos alunos das Escolas do 1º Ceb do Concelho de Cantanhede, do Clube de Tempos Livres, do Carrinho dos Brinquedos, dos Jogos Infantis do Concelho de Cantanhede e da “Feira” um Sonho Infantil, dedicada aos alunos dos jardins de Infância do Concelho de Cantanhede, das Férias Desportivas e de muitos outros. Dos muitos projectos desenvolvidos nessa década, Lurdes Silva foi igualmente a responsável pela implementação dos Campos de Trabalho e Férias realizados no concelho de Cantanhede e em outros concelhos do pais, nas áreas da preservação do ambiente e do apoio a crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Lurdes Silva foi ainda a responsável pela implementação na Sociedade Columbófila do programa europeu “Juventude para a Europa”, que proporcionou a muitas dezenas de Jovens do Concelho de Cantanhede a participação em projectos de intercâmbio e mobilidade, com diversos países da Europa e pela realização, da visita de estudo efectuada no âmbito da medida de visitas de curta duração, e que trouxe ao concelho de Cantanhede 30 dirigentes de 12 países da Europa. Ainda no espaço da mobilidade e intercâmbio Lurdes Silva, é uma das responsáveis pela delegação que representa o país e o concelho de Cantanhede, anualmente no “European Peoples’ Festival”, integrando também a equipa que “desenhou” e colocou em prática já por duas vezes o maior evento europeu realizado no concelho de Cantanhede. Em finais da década de 90, Lurdes Silva estudante da licenciatura de Serviço Social, dedicou algum do seu tempo livre há implementação de projectos no âmbito da solidariedade social, com destaque para o projecto desenvolvido na Obra do Frei Gil. Ainda nesta área Lurdes Silva esteve ligada à implementação no seio da Associação da vertente social, nomeadamente de um novo programa de apoio a famílias carenciadas, que mereceu o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo e que tem permitido nos últimos anos, responder a algumas necessidades e ao processo que culminou com o reconhecimento por parte da Segurança Social da atribuição do estatuto de IPSS aquela Associação. Lurdes Silva, recebeu ao longo destes 25 anos, alguns galardões, destacando-se pelo seu significado o galardão “DEDICAÇÃO AO CLUBE”, o mais alto galardão atribuído pela Columbófila de Cantanhede. Com uma vasta experiência associativa Lurdes Silva tem ao longo do seu mandato enquanto presidente da Direcção da Sociedade Columbófila, privilegiado o estabelecimento de um conjunto de parcerias e protocolos com entidades públicas e privadas, que permitam a médio prazo dotar a Associação das ferramentas e dos meios necessários para poder corresponder no futuro ás verdadeiras necessidades dos jovens, nomeadamente na implementação de um projecto que lhes permita um “trampolim” para chegar ao mercado “real” de trabalho, completando dessa forma o percurso escolar dos referidos jovens.
20/06/2011 PRESIDENTE DA DIRECÇÃO COMEMORA 25 ANOS
Lurdes Silva, actual Presidente da Direcção Geral, comemorou ontem a ligação de 25 anos à nossa Associação, integrando a organização da prova de BTT, que realizámos em parceria com a Fundação Inatel.
10/06/2011 LURDES SILVA E MAGDA SILVA
O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Professor Doutor João Pais de Moura, esteve presente na Festa de Encerramento do Mini-basquete, sendo recebido no Pavilhão Marialvas, pelas nossas Directoras Lurdes Silva e Magda Silva.
06/06/2011 DIRECÇÃO GERAL
- Foi deliberado a realização de um programa de ocupação de tempos livres, denominado por “Férias Activas” e a decorrer de 4 de Julho a 26 de Agosto. - Está a ser constituída a delegação que irá representar a Associação no Eurofestival, que se vai realizar de 22 a 29 de Julho na Hungria. - A Direcção tomou conhecimento da notificação de decisão do deferimento do pedido de requerimento de dispensa do pagamento de contribuições pela Segurança Social, sendo deferido pelo período de 36 meses, para um funcionário. - A Direcção tomou conhecimento da notificação de decisão do indeferimento da candidatura nº 057301/2011/61 – Formação para a Inclusão, no âmbito do Programa Potencial Humano. - A Direcção tomou conhecimento da notificação de decisão do indeferimento da candidatura nº 058358/2011/61 – Apoio Técnico e Financeiro às ONG, no âmbito do Programa Potencial Humano. - A nossa Associação formalizou um protocolo com o Município de Cantanhede, no âmbito do Conselho Local da Acção Social, conforme protocolo anexo. - A Direcção deu parecer favorável ao interesse para o concelho de um Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva. - A nossa Associação esteve presente na Acção de Formação promovida pela Federação Nacional das Associações Juvenis, que se realizou na Figueira da Foz, nos dias 13,14 e 15 de Maio.
04/06/2011 FALECEU O JOAQUIM PADILHA!
Perda irreparável que nos torna mais “ frágeis” aos desafios que temos pela frente!
Ficamos “também” órfãos da opinião, do conselho, mas sobretudo da ajuda de um “verdadeiro” amigo e dedicado companheiro! HOMEM, de um h grande, mas mesmo muito grande, enorme! Embora rigoroso, disciplinador, frontal, destemido, honrado, foi um Dirigente dedicado e trabalhador fiel à sua doutrina, que nos êxitos, dos “seus” meninos, nunca esqueceu que os mesmos se deviam ao esforço e trabalho dos mesmos. Sabíamos “sempre” ao que íamos, o que “encontrávamos”, mas também tínhamos a certeza que embora pudéssemos não “escutar” o que pretendíamos, ficávamos com a “convicção” do que o que ouvíamos era verdadeiro e “sagrado”! Sabemos que parte em PAZ, mas nós que “vamos” ficar por mais uns tempos não o vamos deixar de recordar, mas sobretudo de recordar os seus exemplos! “o dinheiro embora seja da Secção de natação é do clube”! Não nos vamos esquecer destas ajudas, nunca nos esqueceremos da disponibilidade e compreensão para a utilização da “carrinha da natação”, que nos permitiu responder a tantas solicitações de outras secções e entidades. Nunca nos vamos esquecer do lado em que esteve, quando “defrontávamos” os que se julgavam “poderosos”. Sabíamos vem o que lhe podia “custar” na hierarquia estar do nosso lado! O “destino” deu-nos o privilégio de lhe transmitir em “primeira-mão”, aquela notícia, que tanto o alegrou, o sensibilizou, mas sobretudo o tranquilizou! Longe, mas mesmo muito longe de pensar que era a última! Mas foi mesmo a última! Essa vai-nos obrigar a “todos”, mas mesmo a “todos”, quer aos de “dentro” quer aos de “fora”, de na hora das “decisões” não o esquecer! Parta com a certeza, que tudo faremos para honrar os seus princípios. Parta, também com a certeza que vamos ser dignos de trabalhar arduamente para “concretizar” os seus sonhos! Parta igualmente com a certeza que o “tempo” que nos obrigaram a perder vai ser recuperado, muito mais “rápido” do que muitos possam pensar! Deixe-me pedir-lhe, Senhor Padilha, que ao “encontrar” o Professor João Godinho, lhe transmita que não nos esquecemos do seu contributo e dedicação à modalidade, ao nosso clube e que o lembramos sempre que temos que “repetir” a história! E ao “virar” da esquina ao encontrar o Senhor Abrantes, não recuse o convite que certamente lhe vai fazer! È importante para nós “quando” lá chegarmos termos a nossa Columbófila. Obrigado amigo! Adeus companheiro!
01/06/2011
SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVEU ASSEMBLEIA – GERAL
Realizou-se recentemente a reunião “magna” da nossa Associação e que serviu para além de tratar de diversos assuntos de interesse para a nossa Colectividade, para apresentar o relatório e contas do ano transacto.
11/05/2011
SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU
Com vista de num futuro muito próximo estas duas Associações da cidade de Cantanhede virem a assinar um protocolo de colaboração, de forma a potenciarem para ambas as partes as suas mais valias, realizou-se no passado dia 10 de Maio uma reunião na nossa sede, na qual estiveram presentes a Presidente Lurdes Silva e o Presidente Adjunto João Nogueira e o Chefe do Agrupamento de Escuteiros, Nº 382, José Armando Melo, que se fez acompanhar pelos Chefes Carolina Pessoa e José Luis.
10/05/2011 SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE PROTOCOLO COM A ESCOLA TECNICO - PROFISSIONAL DE CANTANHEDE Com vista a aprofundar as relações existentes entre a nossa Associação e a Escola Técnico-Profissional de Cantanhede, foi recentemente assinado pelas partes, o documento que vai orientar no futuro a convivência entre as duas entidades, reforçando dessa forma uma ligação já com alguns anos de existência, a que não é alheio as boas relações que ao longo do tempo sempre existiram entre os dois parceiros e o facto de as duas entidades trabalharem com jovens que pertencendo à mesma comunidade, são comuns à Escola e à Associação.
18/4/2011 SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONTRIBUI PARA A EMPREGABILIDADE A nossa Associação, integrou recentemente nos seus quadros uma pessoa, proveniente do programa CEI + e que se encontrava naquela Associação integrada no projecto desenvolvido no âmbito das medidas Emprego - Inserção +, promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional , I.P. ao abrigo do Programa POPH.
24/3/2011
COLUMBÓFILA PROMOVEU REUNIÃO DE TRABALHO
Realizou-se recentemente na nossa sede, uma reunião de trabalho com a Agência de Coimbra da Fundação Inatel, tendo em vista intensificar a colaboração com esta entidade vocacionada para a dinamização de projectos desportivos quer de carácter formal quer competitivo e que tem como principal missão o estreito relacionamento com os CCD’s em questões relacionadas com a formação e com a organização/prática das actividades desportivas.
21/3/2011 CONTE COM MAIS - CONTINENTE No âmbito da parceria estabelecida com a Direcção da Loja Continente, da cidade de Cantanhede para a animação da campanha de comunicação que aquela insígnia está a desenvolver “conte com mais Continente”, realizou-se no passado dia 19 de Março, Dia do Pai, no átrio da referida loja, ao final da tarde uma espectáculo de folclore estando presente o Grupo Folclorico Cancioneiro de Cantanhede, convidado pela nossa Associação e que de disponibilizou para colaborar na iniciativa.
Lurdes Silva e Jorge Monteiro colaborador da Loja Continente receberam e acompanharam o Grupo na referida animação que encheu de alegria os clientes da Loja Continente. No final foi servido um lanche a todos os dançarinos presentes.
19/3/2011 DIRECÇÃO GERAL .- A Direcção participou na reunião do Observatório Social da Paróquia de Cantanhede, que se realizou no passado dia 14 de Março. - A Direcção visitou a Obra do Frei Gil, na Praia de Mira, na qual assinou com aquela Instituição um protocolo da oferta de algum material têxtil, para os utentes da referida Instituição - A Direcção formalizou um protocolo de colaboração com o Município de Cantanhede, nomeadamente na cedência de alguns bens que vieram do Grupo Mosqueteiros.
- A Direcção recebeu um donativo espontâneo atribuído pela Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mutuo de Cantanhede e Mira.
- A Direcção participou, no plenário da Comissão restrita e na reunião alargada da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cantanhede.
- A Direcção formalizou um protocolo de colaboração para o desenvolvimento de acções de sensibilização sobre questões ambientais com a Inova Em, e Município de Cantanhede.
COLUMBÓFILA OFERECEU VESTUÁRIO Decorrente da visita efectuada á Obra do Frei Gil, e dando cumprimento à vontade expressa manifestada pelos Administradores João Perdigão e Delfim Silva do Grupo Os Mosqueteiros, na visita efectuada à nossa Associação, foi entregue muito recentemente um conjunto muito significativo, de vestuário e calçado, na Obra e destinado ás crianças e jovens acolhidos naquela Instituição que vem fazendo o trabalho bastante meritório, no acolhimento daquelas crianças e jovens.
18/03/2011 VEREADOR PEDRO CARDOSO VISITA COLUMBÓFILA O Vereador da Acção Social do Município de Cantanhede, em visita a efectuar à nossa Sede no próximo dia 17, pelas 17 horas, vai assinar um protocolo de doação de bens, provenientes dos donativos efectuados pelo Grupo Os Mosqueteiros e que se destinaram ao banco de Recursos da Colmeia16/03/2011 COLUMBÓFILA PARCEIRO DO CONTINENTE Decorrente das excelentes relações mantidas com a Direcção da Loja Modelo sedeada no Chão do Conde na cidade de Cantanhede, desde a sua implementação na nossa cidade, a nossa Associação tem o privilégio de ter estabelecido uma parceria de colaboração com aquela loja e que lhe vai permitir estar associada á gigantesca campanha de marketing que a Companhia está a levar à pratica, para assinalar a nova identidade do retalho alimentar da Sonae, que a partir desta data passa a denominar-se por CONTINENTE, marcando uma nova etapa na história da marca e do Sector da distribuição em Portugal. MÊS DE MARÇO 15 A 20 - SEMANA DA NUTRIÇÃO DIA – 19 – FOLCLORE MÊS DE ABRIL 08 A 10 – SEMANA CLUBE DOS PRODUTORES 11 A 17 – SEMANA DOS VINHOS DIA – 17 – ACTIVIDADE FISICA – POWER – COMBAT
MÊS DE MAIO 16 A 22 – SEMANA DO BRINQUEDO DIA – 21 – CARRINHO DOS BRINQUEDOS
MÊS DE JUNHO DIA – 01 – DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 04 – ACTIVIDADE FISICA
TRANSFORME UM “GESTO” NUM TIJOLO” A Direcção Geral da nossa Associação, aproveitando a época de entrega das declarações de IRS relativas ao ano de 2010, que se iniciou-se no passado dia 1 de Março e que vai terminar no dia 31 de Maio, lançou recentemente uma campanha denominada por – TRANSFORME UM “GESTO” NUM TIJOLO, e que pretende sensibilizar os contribuintes aquando o preenchimento da DECLARAÇÃO ANUAL DE IRS, para atribuírem do seu IRS, 0,5%, sem qualquer encargo para o doador. Esta campanha tem como objectivo reunir alguns recursos para que no futuro a Sociedade Columbófila venha a reunir condições para conseguir avançar com a construção da sua sede no terreno que foi cedido pelo Município de Cantanhede, no loteamento dos Lacticínios, na cidade de Cantanhede. Trata-se de um projecto para a comunidade do concelho e que virá colmatar lacunas significativas no apoio ás diversas actividades da nossa Associação vem desenvolvendo e à realização de trabalhos de inserção social de crianças e jovens e suas famílias. Recorde-se que, para a entrega desse donativo e que não implica qualquer custo acrescido para as pessoas que o venham a efectuar, significa que decidem que 0,5% do imposto pago em sede de IRS, seja atribuído a uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) autorizada, para apoiar actividades no âmbito dos seus fins estatutários, neste particular caso à nossa Associação. Para o efeito basta ao preencher a sua declaração de IRS, indicar no quadro 9 do Anexo H, o número de identificação fiscal 500815780 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e assinalar com “X” o campo das IPSS, declarando assim a sua vontade de doar os seus 0,5%, a nosso favor.
07/03/2011
SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTOU A RECEBER Na sequência da visita efectuada recentemente à nossa sede, pelos membros do Conselho de Administração do Grupo Os Mosqueteiros, Delfim Silva e João Perdigão, que se fizeram acompanhar por Luis Teixeira, gestor responsável pela base logística do Grupo, sedeado na zona industrial da cidade de Cantanhede, a nossa Associação volta a receber mais, um conjunto bastante significativo de material de bazar em perfeitas condições de funcionamento.
O referido material vai ser submetido a trabalhos de limpeza, inventariação, para posteriormente ser devidamente avaliada a sua utilização e distribuição.
06/03/2011 DIRECÇÃO GERAL
- O Grupo Os Mosqueteiros, mostrou-se disponível para ceder um conjunto bastante significativo de material de bazar nomeadamente louças e electrodomésticos. - A Direcção Geral vai lançar a campanha “TRANSFORME UM GESTO NUM TIJOLO” no âmbito da entrega da declaração do IRS, consignado à nossa Associação 0,5% da colecta do referido imposto. - A Direcção Geral vai promover no período de férias da Páscoa um programa de Férias Desportivas, destinadas as crianças de ambos os sexos e de idades compreendidas entre os 6 e 10 anos. - A Direcção Geral, esteve representada na reunião do Conselho Pastoral, conforme convocatória que recebeu para o efeito, no passado dia 28 de Fevereiro, -A Secção de Hip – Hop, manifestou interesse em promover uma acção de promoção da modalidade, trazendo ao concelho uma figura mediática para desenvolver um Workshop, em data a definir. - Realizou-se recentemente uma reunião com a secção de Cicloturismo, ficando acordado realizar brevemente uma reunião com todos os interessados, na modalidade. - A Direcção aprovou o relatório de actividades referente ao ano de 2010 e que será submetido à consideração de todos os associados na próxima Assembleia Geral.
21/02/2011
REUNIÃO DE TRABALHO COM OS ESTAGIÁRIOS
Desde o passado dia 31 de Janeiro, que 4 estagiários do Curso Tecnológico de Desporto, da Escola Secundária de Cantanhede, estão em estágio na nossa Associação desenvolvendo as tarefas no Clube de Tempos Livres e na Secção de Basquetebol, para além de estarem também a desenvolver outros projectos das modalidades que estão em fase de lançamento.
20/02/2011
DIRECÇÃO GERAL PROMOVEU REUNIÃO No âmbito da “ronda” que a Direcção Geral está a realizar junto das diversas secções da nossa Associação, realizou-se no passado dia 18 de Fevereiro, na sede social, uma reunião com a Secção de Hip-Hop.
SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU
|
||