SECÇÃO DE NATAÇÃO

Notícias 2014...

19/11/2017

AÇORES E MADEIRA OBRIGAM NATAÇÃO DA COLUMBÓFILA A FESTEJAR O S. MARTINHO

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para encontrar a sustentabilidade do plano de actividades e orçamento para a época em curso e que contempla para além das provas a realizar em todo o país, deslocações às ilhas da Madeira e dos Açores, para a participação em campeonatos nacionais, que vão certamente desequilibrar o orçamento da secção, por iniciativa do “clube dos pais”, promoveu no passado dia 11 de novembro, um almoço convívio seguido de uma castanhada, que teve como principal objectivo, promover o convívio entre as famílias dos seus nadadores das equipas de competição e naturalmente angariar alguns fundos, que lhes permitam ajudar a custear as elevadas despesas, com a participação dos seus nadadores nas provas do calendário nacional.

Disponibilizado pela empresa Streetsport os nadadores mais novos tiveram à sua disposição um equipamento insuflável que proporcionou momentos de grande movimentação e alegria.

 

Paulo Ferreira coordenador técnico da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aproveitou o momento para reiterar a Lurdes Silva, presidente da Direcção Geral os objectivos traçados pela equipa técnica e que continua a preconizar a presença dos jovens nadadores nos campeonatos europeus e do mundo, a sua presença nas convocatórias das selecções nacionais.

Associaram-se a esta iniciativa, em que estiveram também presentes os técnicos que integram a equipa técnica, o Município de Cantanhede que disponibilizou o bar e os espaços verdes adjacentes ao Complexo de Piscinas Municipais, a Direcção Geral do clube organizador e a loja Intermaché de Cantanhede.

28/06/2017

SOCIEDADE COLUMBÓFILA COM SETE RECORDISTAS NACIONAIS

 

Realizou-se no dia 25 de junho, o Toregri 3, no qual sete nadadores da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense se sagraram recordistas nacionais.

Beatriz Loisas, Marisa Nobre, Manuela Junqueira, todas do escalão de Infantis B, Carolina Dias, Infantil A, Camila Silva, Juvenil B, Sara Alves, Júnior e Vitor Oliveira Infantil A, integraram as seleções da Associação de Natação de Coimbra que obtiveram os recordes nacionais nas estafetas de 4x200Livres.

Ainda participou na estafeta de juvenis A Diogo José, mas essa mesma estafeta não viria a conseguir bater a marca pretendida.

28/06/2017

NADADORES CADETES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VENCEM COLECTIVAMENTE CIRCUITO ABERTO

 

Foi no decorrer do TOREGRI 3 organizado pela Associação de Natação de Coimbra que se realizou nos dias 24 e 25 de junho nas piscinas municipais de Eiras/Pedrulha, que os jovens nadadores da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, receberam o prémio referente a conquista do primeiro lugar coletivo do Circuito Aberto Cadetes, classificando-se em segundo lugar a Fundação Beatriz Santos e em terceiro lugar do pódio o Clube Náutico de Miranda Corvo.

A ASSSCC esteve presente na penúltima prova do calendário regional para o escalão de Cadetes com 18 atletas, tendo obtido as melhores classificações resultantes do somatório de 3 provas combinadas, obtendo no setor feminino o terceiro lugar para a nadadora Diana Tinoco, o oitavo lugar para Mª Stela Fernandes, enquanto que no sector masculino Gonçalo Sebastião ocupou a terceira posição.

28/06/2017

ALEXANDRE COUTINHO E DIOGO MARQUES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIRAM NA TAÇA DO MUNDO DE ÁGUAS ABERTAS

 

Alexandre Coutinho, nadador internacional da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, classificou-se em 37º lugar, na terceira etapa da Taça do Mundo de Águas Abertas, que se realizou, na tarde do passado dia 24 de junho, no estuário do sado na cidade de Setúbal e que reuniu a “elite” mundial da variante das águas abertas.

Alexandre Coutinho, terminou a sua prova, percorrendo os 10 km, no tempo de 01:41.34, enquanto que Diogo Marques, foi desclassificado por ter cometido uma irregularidade ao contornar uma boia ainda na primeira volta.

O húngaro Kristof Rasovszky e a italiana Rachele Bruni venceram a Taça do Mundo FINA HOSA 10 km Marathon Swimming World Cup Setúbal Bay 2017, tendo Kristof Rasovszky terminado com 1.29,50 horas, batendo nos derradeiros metros o alemão Mob Muffels (1.29,52) e o italiano Andrea Manzi (1.29,59), naquela que foi a prova mais rápida disputada no Sado, após onze edições.

Daniel Viegas, diretor técnico nacional referiu no final da prova, que no cômputo geral, classifica as atuações dos nadadores portugueses de bastante positivas, referindo ainda, que foi uma experiência vital perante alguns dos melhores nadadores do mundo nesta disciplina”.

13/02/2017

ALEXANDRE COUTINHO SOBE AO PÓDIO NO MEETING INTERNACIONAL DA PÓVOA DE VARZIM

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente na edição de 2017 do Meeting Internacional da Póvoa do Varzim.

Alexandre Coutinho, Diogo Marques, Sara Alves, David Coutinho, Diogo Coelho, Bernardo Cardoso e Camila Silva, foram os atletas que obterão os mínimos para a prova competindo nos dias 11 e 12 de Fevereiro no Complexo Olímpico da Povoa de Varzim.

A secção de natação da Sociedade Columbófila, foi o único clube pertencente a Associação de Natação de Coimbra a participar nesta competição internacional que contou com a presença de 447 atletas em representação de 47 clubes, entre os quais alguns oriundos do Brasil, Suíça e Espanha.

A participação dos nadadores da Columbófila pretendeu essencialmente trazer mais experiências aos nadadores juvenis, no sentido de poderem competir num nível bastante superior ao que habitualmente encontram nas provas regionais. Nesse sentido e dentro dos objetivos delineados os atletas puderam competir nas eliminatórias de manhã e disputarem algumas finais nas sessões seguintes.

O maior destaque vai para o nadador internacional Alexandre Valdágua Coutinho, da secção de natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que foi o único português no pódio da final dos 1500L, com o tempo de 16'11"47, ocupando o 3º lugar.

13/02/2017

COLUMBÓFILA CONQUISTA TRÉS DOS QUATRO TITULOS EM DISPUTA NO TORNEIO NADADOR COMPLETO DE CADETES

 

A equipa de cadetes da secção de natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou na edição de 2017 do Torneio Nadador Completo de Cadetes que se realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro nas piscinas municipais de Condeixa. Estiveram em competição organizada pela ANAC, cerca de 170 atletas em representação de 16 clubes.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com dezassete atletas, que ao longo das duas jornadas demonstraram grande empenho e atitude tendo-se registado uma taxa de 95% de novos recordes pessoais.

Os maiores destaques vão para as três vitórias obtidas na classificação final pelos atletas da secção de natação da Sociedade Columbófila, Gonçalo Sebastião nos Cadetes A Masculinos, Diana Tinoco nos cadetes A Femininos e Francisco Recacho nos Cadetes B Masculino.

Esta classificação foi obtida pela soma dos tempos obtidos nas 5 provas nadadas por todos os nadadores participantes neste Torneio Nadador Completo.

7/02/2017

SOCIEDADE COLUMBÓFILA NO PODIO DO REGIONAL DE CLUBES

 

Decorreu recentemente nas piscinas municipais de Eiras/Pedrulha, a edição de 2017 do Campeonato Regional de Clubes.

A edição desta época contou com a participação de 203 atletas em representação de 15 Clubes, todos eles pertencentes a Associação de Natação de Coimbra.

Dado a data escolhida para a realização do campeonato e tento em conta as provas principais do calendário Nacional, a prova serviu essencialmente para aferir os níveis de rendimento em que cada atleta se encontra e também para obtenção de marca de acesso (TAC), para os Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Seniores, bem como para o Torneio Zonal de Infantis, provas que se realizam durante o mês de Abril.

Assim e de acordo com o planeado pela equipa técnica, os atletas de Cantanhede obtiveram marcas interessantes, na sua grande maioria dentro de padrão de evolução perspetivado para o momento da época, obtendo coletivamente o 3º lugar da classificação geral por equipas.

19/01/2017

ALEXANDRE COUTINHO E DIOGO MARQUES INTEGRAM ESTÁGIO DA SELECÇÃO NACIONAL DE ÁGUAS ABERTAS

 

Os Atletas internacionais da secção de natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, irão integrar os trabalhos da Seleção Nacional que terão lugar no Complexo Olímpico do Jamor nos dias 13 e 15 de janeiro.

7/1/2017

SECÇÃO DE NATAÇÃO PRESTES A ATINGIR A 50ª INTERNACIONALIZAÇÃO

 

A Seção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está prestes a atingir a marca histórica da 50ª internacionalização, cabendo a honra à atleta Júnior Sara Alves que ao obter a sua nona Internacionalização, ficará ligada a este marco histórico da Sociedade Columbófila.

A nadadora internacional Sara Alves irá integrar o lote de atletas convocados para a prova Internacional Swim Meet Uster, que se realizará na Suíça entre os dias 4 e 5 de Fevereiro, integrando a Selecção Nacional de Juniores. Parabéns para a Sara, restantes atletas, técnicos, famílias e parceiros que contribuíram para atingir a marca.

7/1/2017

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NOS TRABALHOS
DA SELECÇÃO DISTRITAL DE CADETES

 

Os nadadores Gonçalo Sebastião, Guilherme Cardoso, Filipe André, João Devigili, Diana Tinoco e Maria Fernandes, da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participaram no estágio regional da Selecção Distrital de cadetes, que decorreu nas Piscinas Municipais de Miranda do Corvo, no passado dia 7 de Janeiro.

12/12/2016

SARA ALVES É CAMPEÃ NACIONAL DOS 1500L

 

Sara Alves encontra-se a participar nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Séniores de Natação, que se realizam na cidade do Funchal e já conquistou o titulo nacional na prova de 1500L com o tempo de 17:08.70

12/12/2016

SARA ALVES CONQUISTA 2 TÍTULOS NOS NACIONAIS NO FUNCHAL

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com 3 atletas nos Campeonatos Nacionais de Juniores e Seniores que se realizaram no Complexo Olímpico da cidade do Funchal, na Ilha da Madeira.

A competição que se realizou entre os dias 9,10 e 11 de dezembro contou a presença de 350 atletas em representação de 47 clubes.

Alexandre Coutinho, Diogo Marques e Sara Alves estiveram presente na competição com prestações que dignificaram a Coletividade de Cantanhede. O maior destaque vai para os 2 títulos Nacionais na categoria de Juniores conquistados por Sara Alves, nas Finais de 800 L e 1500 L, e ainda o 2º lugar obtido nos 400 L, de referir ainda a presença da atleta na final dos 200 Livres.

Alexandre Coutinho, conseguiu a presença em 4 finais, nos 200, 400, 800 e 1500 Livres, ultima prova onde obteve o título de Vice-campeão nacional de Séniores. O seu colega de equipa Diogo Marques viria a competir nas eliminatórias dos 200L, 400L, 800L e marcou presença na final dos 1500 Livres.

A prestação conseguida ao longo destes campeonatos deixa em aberto a possibilidade de uma época com bons resultados, para os nadadores cantanhedenses.

12/12/2016

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM SEIS PODIOS NO TORNEIO ZONAL DE JUVENIS

 

Realizou-se nos dias 3 e 4 de dezembro, o Torneio Zonal de Juvenis Norte, promovido e organizado pela Associação de Natação do Minho, nas piscinas municipal de Ponte da Barca, que recebeu e albergou os atletas representantes das cinco Associações Distritais do norte do país, nomeadamente Minho, Aveiro, Coimbra, Norte de Portugal e Nordeste.

Na edição deste ano conseguiram mínimos de participação 246 atletas, oriundos de 47 Clubes.

 

Os 5 atletas Juvenis que integram a equipa principal da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede conseguiram os TAC (Tempo de Admissão Campeonato) para participarem em 18 provas Individuais. O maior destaque da participação da SCC vai para os cinco pódios obtidos pelo nadador Juvenil A, Diogo José, que venceu os 200 e 400 Estilos, tendo conquistado um novo recorde regional (4'35"63), sendo ainda Vice-campeão Zonal nos 200 Mariposa e 3º nos 100 Mariposa e 400 Livres.

O seu colega de escalão David Tinoco viria a conseguir um 3º lugar nos 400 Estilos.

 

Em Juvenis B Bernardo Cardoso, Henrique Carvalheiro e Camila Silva tiveram prestações bastantes meritórias e que deixam em aberto, boas perspetivas para o Nacional de Piscina Longa que se realizará durante o mês de Março no Complexo olímpio de Coimbra

16/10/2016

PEDRO LOPES ALCANÇOU O GALARDÃO MÉRITO DESPORTIVO NA GALA DO JORNAL DA BAIRRADA/MUNICIPIO DE ÁGUEDA

 

O nadador internacional Pedro Lopes Campeão Nacional na categoria de Masters da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi recentemente homenageado na 6ª Gala do Desporto do Jornal da Bairrada e do Município de Águeda, conquistando o galardão mérito desportivo.

13/10/2016

SECÇÃO DE NATAÇÃO PROMOVE WORKSHOP “NUTRIÇÃO DESPORTIVA”

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense promoveu recentemente, um “Workshop”, integrado no Ciclo de Workshops sobre Nutrição Desportiva, no auditório do Museu da Pedra, contando com a presença de Catarina Augusto, Nutricionista estagiária e licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.

Este ciclo visa sensibilizar atletas e pais sobre a alimentação adequada para a prática desportiva e qual o seu impacto na performance/ rendimento e na saúde dos atletas.

Outro dos temas ainda abordado neste workshop, foi sobre a alimentação pré-treino e os seus benefícios, dando alguns exemplos práticos de refeições/lanches.

Com a realização deste primeiro módulo dos “Workshop”, os responsáveis da Secção de Natação, pretendem contribuir com acções que complementem o trabalho técnico que é desenvolvido diariamente nas Piscinas Municipais.

Os módulos seguintes serão direcionados para a alimentação pós-treino, alimentação em competição, a importância da hidratação, entre outros.

13/10/2016

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA REALIZARAM EXAMES MÉDICOS

 

 

No âmbito do protocolo de colaboração existente já há alguns anos, com o Centro Médico de S. Mateus, os nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, efetuaram recentemente os seus exames médicos, sendo examinados pelo médico Luis Silva, efetuando os exames complementares com o enfermeiro Girão.

13/10/2016

NATAÇÃO DA COLUMBÓFILA PROMOVRE RASTREIO NUTRICIONAL

 

No âmbito do plano de atividades da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e em complemento ao treino dos seus nadadores, vai realizar-se com o apoio do Município de Cantanhede, no próximo dia 13 de outubro, quinta – feira, um rastreio nutricional, que decorrerá entre as 16h00 e as 20h00, no Pavilhão Marialvas e nas Piscinas Municipais. Orientado pela nutricionista Dra. Catarina Augusto, esta ação promovida no âmbito da comemoração do dia Mundial da Alimentação, permitirá a todos os participantes conhecer em pormenor os índices da sua massa muscular, gorda, gordura visceral, percentagem de água corporal, o IMC e o perímetro abdominal.

13/10/2016

ALEXANDRE COUTINHO PREPARA PARTICIPAÇÃO NA PROVA MADEIRA ISLAND INTERNATIONAL SWIM MARATHON

 

Integrando a Seleção Nacional de Seniores de AA, o nadador internacional da Sociedade Columbófila, Alexandre Valdagua Coutinho, acompanhado pelo seu treinador Ricardo Antunes, encontra-se a participar num estágio de avaliação, que decorrerá até ao dia 16 de Outubro de 2016, no Funchal. Alexandre Coutinho irá ainda, competir na prova Madeira Island International Swim Marathon 2016, integrada na Liga Europeia de Natação, que decorrerá na baia da Quinta Calaça, igualmente na cidade do Funchal no dia 15 de outubro, com inicio pelas 9h30.

06/10/2016

SECÇÃO DE NATAÇÃO PROMOVE WORKSHOP “NUTRIÇÃO DESPORTIVA”

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense vai promover no próximo dia 8 de Outubro, sábado, um “Workshop”, sobre nutrição desportiva, com início pelas 11h30, no auditório do Museu da Pedra, contando com a presença de Catarina Augusto, licenciada em Dietética e Nutrição, pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, que na presente época desportiva integrará o grupo de técnicos que acompanharão as actividades da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Com a realização deste “Workshop” os responsáveis da Secção de Natação, pretendem contribuir com acções que complementem o trabalho técnico que é desenvolvido diariamente nas Piscinas Municipais. Esta iniciativa dirigida aos nadadores e seus pais, será igualmente aberta a todos os atletas e seus encarregados de educação das restantes secções da Sociedade Columbófila e aos atletas interessados de Associações congéneres e ao público em geral.

Embora a participação seja gratuita, será obrigatório proceder à inscrição, devendo para o efeito ser efectuada para o geral@scc.pt, presidencialmente nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, na sua sede social, sita na Rua Luis de Camões – 19 A, durante os horários de expediente, através do 231 423186 ou 963784373 ou na sua secretaria na Piscina Municipal, junto dos técnicos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

06/10/2016

ELITE NACIONAL DAS ÁGUAS ABERTAS COMPETE NO FUNCHAL

 

Alexandre Coutinho, nadador internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi convocado para integrar a Selecção Nacional de Seniores AA.

Portugal estará representado pelas Seleções Nacionais de Juniores e Seniores de AA na Madeira Island International Swim Marathon 2016, que decorrerá no Funchal no dia 15 de outubro.

Disputada na distância de 10 km, estão selecionados para a competição organizada pelo Clube Naval do Funchal, para além de Alexandre Coutinho, os seguintes nadadores: Afonso Queiroga, Diogo Nunes, Mário Bonança, Rafael Gil, Tiago Oliveira, Angelica André, Eva Carvalho e Vânia Neves.

O enquadramento técnico será assegurado por Daniel Viegas (FPN) acompanhado dos treinadores convidados, Rui Borges, Ricardo Antunes, Ricardo Santos. Antes da competição, decorrerá um estágio de avaliação da Seleção Nacional Júnior e Sénior Águas Abertas, de 10 a 16 de Outubro de 2016, Funchal.

12/09/2016

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA APRESENTOU NOVA ÉPOCA DESPORTIVA

 

Decorreu recentemente no Auditório da Biblioteca Municipal em Cantanhede a apresentação do projecto para a época desportiva 2016-2017 da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na qual estiveram presentes para além dos treinadores, atletas e seus familiares o Presidente Adjunto da Direcção Geral da Sociedade Columbófila João Lucas, Pedro Castro da Câmara Municipal de Cantanhede, Carlos Pereira Martins, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira e António Damasceno, Presidente da Direcção da Associação de Natação de Coimbra.

Paulo Ferreira Coordenador Técnico da Secção de Natação abriu os trabalhos, agradecendo o apoio prestado pelo Município de Cantanhede e pela União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, referindo-se igualmente a todos os patrocinadores que tem sido incansáveis no apoio à modalidade, anunciando a criação de um novo prémio para os atletas em parceria com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, que premiará o nadador que melhor concilie as actividades desportivas e escolares, dando de seguida a palavra a João Lucas, que após dar as boas vindas a todos os presentes, começou por enaltecer o trabalho que foi desenvolvido na época passada por todos os nadadores, treinadores e restantes colaboradores da secção, agradecendo a presença dos representantes das entidades convidadas e dos familiares dos atletas que estiveram em grande número, manifestando dessa forma o seu apoio ao projecto apresentado pela Secção de Natação, que muito tem contribuído para a notoriedade da Sociedade Columbófila.

De seguida António Damasceno, felicitou a Sociedade Columbófila pelos resultados alcançados ao longo da última época desportiva, agradecendo a disponibilidade dos seus dirigentes, que se mostram sempre disponíveis para colaborar nas necessidades daquela estrutura associativa.

De seguida Pedro Castro, começou por se congratular com o desempenho da Sociedade Columbófila, considerando que os resultados obtidos, foram fruto do trabalho e dedicação de muitas horas de treino dos atletas e seus treinadores e do apoio das suas famílias, que muito contribuíram para a notoriedade e projecção que a modalidade alcançou, congratulando-se por último com o trabalho desenvolvido por todos os elementos da equipa técnica, deixando no final da sua intervenção uma palavra de estimulo e de confiança no futuro que se pretende que seja profícuo e de continuação de êxitos.

Carlos Pereira Martins, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, apresentou cumprimentos a toda a direcção e restantes presentes, referindo o êxito da parceria estabelecida, reconhecendo que a aposta daquela instituição de crédito no apoio à colectividade de Cantanhede, tinha sida acertada e merecida, manifestando a disponibilidade do Crédito Agrícola, para continuar a apoiar as iniciativas da Sociedade Columbófila.

Aproveitando a cerimónia de apresentação do projecto desportivo, foram entregues os galardões referente à época desportiva 2015/2016, contemplando os atletas Sara Alves que foi distinguida com os troféus assiduidade na categoria de absolutos, atleta do ano, atleta com pódios nacionais, recebendo igualmente o Troféu atleta internacional. Anita Duque recebeu o Trofeu assiduidade do escalão de cadetes, Diogo José foi distinguido com os Troféus recordes pessoais, super prémio, atleta com pódios nacionais, e o Troféu atleta internacional, Vitor Oliveira recebeu o Troféu Evolução, David Tinoco o Troféu pódios nacionais, Alexandre Coutinho e Diogo Marques, foram distinguidos com os Troféus atleta internacional e o Troféu pódios nacionais, sendo por último distinguida a Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, com o Troféu parceiro do ano.

Por fim Paulo Ferreira, apresentou o balanço da época transacta onde estiveram em destaque vários atletas, tendo de seguida apresentado detalhadamente os objectivos traçados pela Secção para a época desportiva que agora se inicia e que se centralizará no crescimento sustentado e na continuidade de continuar a ter nadadores nos Campeonatos Europeus e do Mundo, integrando as Seleções Nacionais

07/09/2016

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI HOMENAGEAR ATLETAS E ENTIDADES

 

Aproveitando a apresentação do projecto desportivo para a época de 2016/2017 no auditório da Biblioteca Municipal, a realizar no próximo sábado dia 10 de setembro, pelas 10h00, a Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai entregar os galardões referente à época desportiva que terminou recentemente e que vai premiar os atletas mais assíduos e os que melhores resultados obtiveram ao longo da época 2015/2016.

Sara Alves nadadora Internacional da Sociedade Columbófila, vai estar em destaque naquela cerimónia, sendo distinguida com os troféus assiduidade na categoria de absolutos, atleta do ano, atleta com pódios nacionais, recebendo igualmente o Troféu atleta internacional.

Para além de Sara Alves, Anita Duque vai receber o Trofeu assiduidade do escalão de cadetes, Diogo José vai será distinguido com os Troféus recordes pessoais, super prémio, atleta com pódios nacionais, recebendo igualmente o Troféu atleta internacional, Vitor Oliveira receberá o Troféu Evolução, David Tinoco o Troféu pódios nacionais, Alexandre Coutinho e Diogo Marques, serão distinguidos com os Troféus atleta internacional e o Troféu pódios nacionais.

Por último a secção de natação da Sociedade Columbófila, distinguirá a Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, com o Troféu parceiro do ano.

05/09/2016

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA VAI APRESENTAR PROJECTO DESPORTIVO PARA A ÉPOCA 2016/2017

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai no próximo sábado dia 10 de setembro, apresentar detalhadamente o projeto desportivo para a época de 2016/2017.

O auditório da Biblioteca Municipal, vai acolher a partir das 10h00, os nadadores que vão integrar as diversas equipas daquela Associação e os seus familiares, a quem vai ser dado a conhecer o plano de trabalhos para a época que agora se inicia. Para além do lançamento da época desportiva, os responsáveis pela natação da Sociedade Columbófila, vão aproveitar a cerimónia para entregar os galardões referente à época desportiva que terminou recentemente e que vai premiar os atletas mais assíduos e os que melhores resultados obtiveram ao longo da época 2015/2016. Para além dos nadadores, serão igualmente agraciados os patrocinadores e entidades que colaboraram com a secção.

08/07/2016

NADADOR INTERNACIONAL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPA NOS X – JOGOS DA CPLP – COMUNIDADE PAISES DE LINGUA PORTUGUESA

 

Diogo José, nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, irá integrar a Seleção Nacional de Juvenis, que irá competir na 10ª edição Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que se realizará entre os dias 15 e 25 de Julho de 2016, na Ilha do Sal em Cabo Verde. Os X Jogos da CPLP contam com a participação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste.

Na edição de 2015 dos Jogos da CPLP realizada em Angola, Diogo Marques, também ele atleta da ASSSCC tinha sido escolhido para integrar a Seleção Nacional, tendo mesmo ganho a prova de 3Km.

04/07/2016

NADADOR INTERNACIONAL ALEXANDRE COUTINHO VAI SER “EMBAIXADOR” DO BOLO DE ANÇÃ

 

Alexandre Coutinho, nadador internacional da secção de natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi entronizado “Confrade de Honra” da Confraria do Bolo de Ançã, aquando a realização do 11º Capitulo daquela Confraria, inserida no programa da Semana Cultural de Ançã.

20/06/2016

DIOGO MARQUES CONQUISTA LUGAR NO CAMPEONATO MUNDIAL DE JUNIORES DE ÁGUAS ABERTAS EM HOOR NA HOLANDA

 

O nadador internacional da Seção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense Diogo Marques, após ter participado no XIX Open de Espanha de Águas Abertas, na prova de 10km, realizada no lago de Banyoles em Barcelona, integrando a Seleção Nacional, vai participar no Campeonato Mundial de Juniores de águas abertas, que se vai realizar na cidade de Hoor na Holanda de 16 a 18 de Julho.

Para além de Diogo Marques, alcançaram igualmente o lugar na selecção nacional os nadadores Afonso Queiroga (SFUAP), Diogo Cardoso (ADRICMM), Diogo Nunes (CFP), Tiago Costa (SCP), Mariana Mendes (ADRICMM), e Inês Martins (CFP).

20/06/2016

TOREGRI - 3 CADETES DA COLUMBÓFILA EFECTUARAM ULTIMA PROVA DA ÉPOCA

 

Foi com a presença de 22 nadadores que o escalão de Cadetes da Seção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou na última prova do calendário regional da Associação de Natação de Coimbra, destinada a esse escalão. Para os 6 jovens nadadores Camila Silva, Ana Rita Figueiredo, Beatriz Loisas, Anite Duque, Marisa Nobre e Beatriz Marques, foi a última prova efetuada nesse escalão, dado que esses atletas irão transitar para a equipa de Infantis.

 

Estiveram presentes na Piscinas Municipais de Eiras 201 atletas em representação de 14 Clubes. Ao longo das 2 sessões (Sábado e Domingo), os jovens nadadores da ASSSSCC nadaram 86 provas, registando-se 64 novos recordes pessoais e uma melhoria global de 24 % nas marcas.

28/03/2016

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTIVERAM EM EVIDÊNCIA NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES SENIORES E ABSOLUTOS

 

Decorreu nos passados dias 11,12 e 13 de Março no Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor, a edição de 2016 dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores, Seniores e Absoluto.

Na edição deste ano estiveram envolvidos 850 atletas (416 masculinos e 434 femininos) em representação de 108 Clubes.

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada com 5 atletas. Alexandre Coutinho, Diogo Marques, Sara Alves, Diogo José e David Tinoco, tendo estes nadadores da coletividade de Cantanhede competido durante 6 longas sessões, tendo nadado 23 provas individuais.

A ASSSCC superou o melhor medalheiro alguma vez conquistado em qualquer edição destes campeonatos, tendo conseguido um fantástico número de 20 pódios, o que transmite a excelente prestação dos nadadores da Sociedade Columbófila.

Em termos individuais os grandes destaques vão para as prestações dos atletas Juvenis. Sara Alves conseguiu 9 pódios, com 4 Títulos Nacionais, 3 Títulos de Vice-campeã e 2 terceiros lugares, enquanto que o seu colega de equipa e escalão Diogo José obteve 7 pódios, 1 Título Campeão Nacional, 4 Títulos de Vice-campeão e 2 terceiros lugares.

Diogo Marques, atleta Júnior conseguiu atingir o 3º lugar no 800L e o sénior Alexandre Coutinho atingiu 3 pódios Absolutos nos 400, 800 e 1500 livres. Recorde-se que Alexandre Coutinho, Diogo Marques e Sara Alves, irão estar envolvidos entre os dias 19, 20, 21 e 22 no Open de Espanha, que se realiza na cidade de Sabadell em Barcelona.

24/02/2016

ALEXANDRE COUTINHO BATE O RECORD REGIONAL SÉNIOR E ABSOLUTO

O Complexo Olímpico de Piscinas do Jamor recebeu esta sexta, o início dos Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Absolutos um momento alto da época para a natação pura e uma prova de referência na obtenção de mínimos para competições internacionais. Um recorde de 850 nadadores (416 masculinos e 434 femininos) em representação de 110 clubes competem pelos títulos de Portugal, superando os 667 nadadores inscritos na última edição da prova.

No primeiro dia da competição o destaque vai para os resultados obtidos pelos nadadores presentes, com destaque para os nadadores da Sociedade Columbófila, Alexandre Valdágua Coutinho, que na prova de 800 livres superou o máximo distrital, com a marca de 08.14.96, que passa a constituir novo recorde regional sénior e absoluto. Diogo José conquista o 2º lugar na prova de 200 mariposa e na prova de 400 estilos. Sara Alves, conquista dois 2º lugares nas provas de 200 mariposa e 1500 livres e Diogo Marques o 3º lugar na prova de 800 livres.

24/02/2016

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM 5 PÓDIOS NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE LONGA DISTÂNCIA

 

Decorreu no passado dia 20 de Fevereiro no Complexo Olímpico de Piscinas de Rio Maior, a edição de 2016 da fase final do Campeonato Nacional de Longa Distância, no qual participaram 57 nadadores que tinham conquistado a presença na fase final destes campeonatos através das fases de apuramento realizadas durante o mês de Janeiro.

Os nadadores da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que vem ao longo destes anos ter excelentes prestações nesta prova, na presente edição de 2016, não fugiram à regra e todos os 4 atletas da ASSSCC, conseguiram alcançar pódios nas suas categorias.

O Sénior Alexandre Coutinho foi 3º classificado ao nadar os 5Km com a marca de 55’32”, Diogo Marques foi o 3º júnior, tendo efectuado a prova em 56’43”65 e o juvenil Diogo José foi 2º ao nadar os 3Km em 35’23”78.

A nadadora internacional Sara Alves, alcançou o título de campeã nacional, nadando os 5Km em 1h02’54”64, marca que também lhe permitiu alcançar o 3º lugar absoluto.

24/02/2016

JOVENS POMBOS PARTICIPARAM NO TORNEIO DO REI

 

A equipa de cadetes da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente recentemente, a convite do Vitória Sport Club, na edição de 2016 do Torneio do Rei, organizado pela Secção de Natação do Clube Vitoriano.

A cidade de Guimarães recebeu 260 atletas em representação de 23 clubes, tendo a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense participado com 10 atletas, obtendo em termos colectivos a 7ª posição, na classificação geral. Além do aspecto desportivo, a participação neste torneio proporciona também um momento cultural importante, visto que tem sido tradição os jovens nadadores de Cantanhede, visitarem o Castelo e os Paços do Duque, monumentos emblemáticos da cidade de Guimarães.

10/02/2016

NADADORA INTERNACIONAL SARA ALVES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA INTEGROU SELECÇÃO NACIONAL PRÉ – JUNIOR

 

O Complexo de Piscinas do Jamor, recebeu, nos dias 7 e 8 de Fevereiro, a VIII edição do Meeting Internacional de Lisboa, organizado pela Associação de Natação de Lisboa, estando presentes 580 nadadores, 326 masculinos e 254 femininos, em representação de 78 clubes, com destaque para a presença internacional de 27 nadadores franceses, 12 espanhóis, 9 irlandeses e 3 italianos e da Selecção nacional pré-júnior da época 2015/2016. Sara Alves nadadora internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrou a convocatória para esta competição, participando na prova de 800m livres, obtendo o 3.º lugar do pódio e o 2º lugar na prova de 400 livres.

A selecção nacional ficou em 2.º lugar, atrás da equipa do Sporting Clube de Portugal, que venceu a competição. O Meeting Internacional de Lisboa, na qual também participaram os nadadores da Columbófila, Diogo Marques, Diogo José e Alexandre Valdágua Coutinho, que venceu a prova de 1500m livres, ocupando o 1º lugar do pódio, afirma-se cada vez mais como uma competição de referência no panorama nacional e internacional, fazendo parte dos calendários LEN e FINA, nesta última como evento de qualificação para os Campeonatos do Mundo de Kazan, na Rússia, a ter lugar entre 24 de Julho e 9 de Agosto próximos.

Inserido no Plano de Alto Rendimento da natação pura da Federação Portuguesa de Natação, este Meeting Internacional de Lisboa é uma prova de preparação, avaliação e selecção das Selecções Nacionais Elite, Sénior e Pré-Júnior.

12/12/2015

TORNEIO ZONAL COLUMBÓFILA PARTICIPA COM 3 NADADORES

 

05/12/2015

TORNEIO ZONAL COLUMBÓFILA PARTICIPA COM 3 NADADORES

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participa na fase norte do Torneio Zonal de Natação, destinado ao escalão de juvenis, com os campeões nacionais Sara Alves, Diogo José e David Tinoco.

05/12/2015

TORNEIO ZONAL COLUMBÓFILA PARTICIPA COM 3 NADADORES

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participa na fase norte do Torneio Zonal de Natação, destinado ao escalão de juvenis, com os campeões nacionais Sara Alves, Diogo José e David Tinoco.

 

05/12/2015

TORNEIO ZONAL – ZONA NORTE

 

Numa organização da Federação Portuguesa de Natação e da Associação de Natação de Coimbra, com o apoio do Município de Cantanhede e da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai realizar-se nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro, a fase norte do Torneio Zonal de Natação, destinado ao escalão de juvenis. A primeira jornada inicia-se, pelas 16 horas disputando-se a prova de 400 estilos femininos. Estão em prova 220 atletas em representação de 42 clubes.

 

03/12/2015

LONGA VIDA APOIA NATAÇÃO

 

Os iogurtes “MIX – IN”, NESQUIK chocobolas, vão deliciar os nadadores participantes no Torneio Zonal de Natação. Graças à colaboração da Administração da empresa, que no âmbito do seu espírito de colaboração e ajuda ao desporto, tornou possível esta parceria.

03/12/2015

LUSIAVES APOIA NATAÇÃO

 

As suculentas e gostosas carnes de frango da Lusiaves, vão deliciar os nadadores participantes no Torneio Zonal de Natação. Graças à colaboração da Administração da empresa, que no âmbito do seu espírito de colaboração e ajuda ao desporto, tornou possível esta parceria.

A Lusiaves conta hoje com mais de 1500 trabalhadores directos e gera mais de 2000 postos de trabalho indirectos em centenas de produtores integrados em todo o país.

03/12/2015

ÁGUAS DO LUSO APOIA A NATAÇÃO

 

As límpidas Águas do Luso, vão ser a água oficial das refeições dos nadadores participantes no Torneio Zonal de Natação. Graças à colaboração da Administração da empresa, que no âmbito do seu espírito de colaboração e ajuda ao desporto, tornou possível esta parceria.

03/12/2015

A FRUTITAIPINA APOIA A NATAÇÃO

 

As suculentas frutas comercializadas pela Frutitaipina, vão deliciar os nadadores participantes no Torneio Zonal de Natação. Graças à colaboração da Administração da empresa, que no âmbito do seu espírito de colaboração e ajuda ao desporto, tornou possível esta parceria.

05/11/2015

EQUIPAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA LIDERAM CIRCUITOS REGIONAIS DE NATAÇÃO DE CADETES E INFANTIS

 

Tiveram lugar nos dias 31 de Outubro e 1 de Novembro as primeiras jornadas da edição de 2016 dos Circuitos Regionais organizados pela Associação de Natação de Coimbra.

No Sábado foi a estreia dos atletas Cadetes em competições na 1ª Jornada do Circuito Regional de Cadetes que decorreu nas Piscinas Municipais Luis Lopes Conceição em Coimbra. Neste evento, estiveram presentes 112 atletas em representação de 10 Clubes. A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com 18 atletas, distribuídos por 3 equipas a Columbidae, Columba Livia e a Columbiformes.

Os jovens nadadores de Cantanhede melhoraram as suas marcas pessoais na prova individual e obtiveram bons desempenhos nas 3 provas de estafeta, ajudando assim as suas equipas a obterem excelentes classificações para as respetivas equipas no final da primeira de 3 jornadas. Assim, a Columba Livia obteve 106 pontos atingindo o 2ºlugar, com 102 pontos a Columbidae obteve o 3º lugar, e a terceira equipa da ASSSCC composta na sua totalidade por cadetes de 1ºano, consegui 42 pontos e assim o 15ªlugar por equipas, estando agendado para o dia 28 de Novembro a 2ª Jornada do Circuito.

 

No dia seguinte, foi a vez de 8 atletas Infantis da ASSSC competirem na 1ªJornada do Circuito Regional de Infantis. Desta vez, os 6 atletas, participantes integraram a equipa Columbidae Swim e 2 nadadores integraram as equipas da Associação de Natação de Coimbra.

À imagem do que tinha acontecido no dia anterior, os atletas Infantis da ASSSCC demonstraram grande atitude competitiva, tendo a sua maioria obtido 100% de novos recordes pessoais nas provas individuais, com esse desempenho, a equipa de Cantanhede, classificou-se em 1º lugar tendo obtido 34 pontos.

27/10/2015

DIPLOMA CERTIFICA RECORDE DE ALEXANDRE COUTINHO

 

O nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Alexandre Valdágua Coutinho, natural de Ançã, ao longo da época 2014/2015, conquistou um conjunto muito significativo de resultados, tendo com as marcas alcançadas, batido alguns recordes quer regionais quer nacionais, nomeadamente o recorde nacional júnior-18 anos dos 800 livres, com o tempo de 8.15,65, durante a sessão de finais do Campeonato Nacional de Juvenis e Absolutos – Open de Portugal/Somague, no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra. A Federação Portuguesa de Natação para certificar este recorde, entregou ao Alexandre Valdágua Coutinho um diploma.

20/10/2015

SARA ALVES FLORBELA MACHADO ALEXANDRE COUTINHO DIOGO MARQUES E DIOGO JOSÉ GALARDOADOS COM O MÉRITO DESPORTIVO

 

Com objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores, árbitros e entidades que mais se destacaram na prática das suas modalidades nos concelhos de Oliveira do Bairro, Anadia, Águeda, Cantanhede, Mealhada e Vagos na época desportiva de 2014/2015, realizou-se no passado dia 17 de Outubro, com inicio pelas 21h30, no Pavilhão Municipal da Vila de Vagos, a 5ª edição da Gala do Desporto Jornal da Bairrada/Câmara Municipal de Vagos.

Sara Alves, Florbela Machado, Alexandre Valdágua Coutinho, Diogo Marques e Diogo José, todos nadadores da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, viram mais uma vez, neste ano, reconhecido o seu trabalho e dedicação à causa desportiva, nomeadamente à modalidade de natação ao serem distinguidos pelo júri da 5ª Gala do Desporto Jornal da Bairrada/Câmara Municipal de Vagos, promovida por aquele semanário em parceria com a autarquia Vaguense e que premiou os desportistas que mais se destacaram, na época desportiva 2014/2015, recebendo diplomas de mérito desportivo, pelos resultados desportivos alcançados na última época desportiva.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, viu assim mais uma vez, serem reconhecidos os seus atletas e o seu percurso ao longo destes 66 anos de atividade ininterrupta na cidade de Cantanhede, virando assim, mais uma brilhante página do seu já longo historial.

25/08/2015

ALEXANDRE COUTINHO BATE RECORD PESSOAL EM SINGAPURA NOS CAMPEONATOS DO MUNDO

 

Seis nadadores portugueses participam no arranque do Campeonato do Mundo de Juniores em Singapura, que tiveram início na madrugada do dia 25, tendo Alexandre Coutinho nadado a prova de 400 livres, integrando a quarta série da primeira prova do programa deste mundial. Apresentando-se, com o tempo de inscrição de 4.02,42. o jovem nadador internacional, Alexandre Coutinho da Sociedade Columbófila correspondeu da melhor forma, derrubando no final da prova o seu record pessoal que passou para 4:01.12 7.

09/07/2015

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA DÁ FORTE IMPULSO NO APOIO À NATAÇÃO DE RENDIMENTO

A equipa técnica da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, apresentou recentemente à Direcção Geral do Clube da Cidade de Cantanhede, um documento técnico que preconiza criar condições para que a natação de rendimento tenha na próxima época desportiva, que terá início em Setembro próximo, um incremento acentuado, melhorando substancialmente as condições de treino já oferecidas aos nadadores internacionais.

O referido documento contempla ainda, o alargamento da equipa internacional, que poderá acolher mais 4 nadadores do escalão Juniores e Seniores, que passarão a integrar esta equipa, tendo o grupo, no máximo 8 atletas.

O enquadramento técnico destes nadadores será da responsabilidade do actual técnico Ricardo Antunes que será coadjuvado por outro treinador que será o seu adjunto.

Os treinos irão decorrer durante a tarde das 17h45 às 20h45, aos Sábados das 08H00 às 10H00 e os treinos bi-diários das 07H00 às 08H30. O número de treinos será definido em função do objectivo e das necessidades de cada nadador do grupo de treino, assegurando a ASSSCC o transporte desses atletas, na maioria dos dias de treino.

Os atletas que pretendam integrar esta equipa terão de ter taxa de assiduidade acima dos 95%, obter 10 mínimos nos Campeonatos Nacionais ao longo da época e alcançar uma melhoria de 1 a 2 % nas provas referência (a definir com o técnico responsável pelo grupo).

A permanência neste grupo será avaliada no final de cada ciclo de treino pelo Coordenador Técnico Paulo Ferreira e técnico responsável pelo grupo. A equipa Internacional, à imagem desta época, irá participar em Provas Regionais, Nacionais, Meeting Internacionais, provas por convite e provas Internacionais.

Para encontrar a sustentabilidade deste novo projecto a Sociedade Columbófila, conta já com os apoios do Município de Cantanhede, que criou todas as condições para o acesso dos nadadores às instalações municipais, da parceria estabelecida com a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e de um conjunto de apoios significativos nos seus actuais parceiros, sendo garantido aos nadadores que integrem o grupo de rendimento, o acesso a todas as parcerias estabelecidas pela Secção, a fisioterapeuta (1 sessão por semana), nutricionista, suplementação durante os treinos, utilização do ginásio da Piscina Municipal de Cantanhede e a realização de pelo menos 1 estágio de preparação específica, sendo igualmente atribuído prémios através de uma bolsa monetária, aos nadadores que atingirem os objectivos desportivos definidos no início da época desportiva 2015-2016.

Os nadadores interessados em integrar esta equipa, deverão contactar a ASSSCC através do email natacao@scc.pt

09/07/2015

SARA ALVES NO TROFÉU MEMORIAL MOREMA

 

Sara Alves, nadadora internacional deslocou-se para Génova (Itália), integrando a Seleção Nacional Pré-Júnior que irá competir no Troféu Memorial Morena, que se vai realizar nos dias 20 e 21 de Junho. Para além da nossa nadadora integra a selecção os nadadores, José Luz (NSCG); Ana Margarida Guedes (GCVR); João Tinoco (GDNVNF); António Mendes (SCP); Beatriz Cunha (FOCA); Afonso Sequeira (CNF); Inês Rocha (CAP); Jorge Silva (SCB); Rafaela Azevedo e Miguel Bate (SAD); e Alexandra Frazão (CNA), que serão acompanhados pelo DTN Daniel Marinho e os Treinadores convidados: André Ribeiro (SAD) e João Matos (GCVR).

09/07/2015

ALEXANDRE VALDÁGUA COUTINHO VIAJOU PARA BAKU

 

Alexandre Coutinho integrou a comitiva que se deslocou hoje para Baku, capital do Azerbaijão, a fim de participar nos 1º Jogos Europeus que se estão a disputar em BAKU. O ançanense Alexandre Valdágua Coutinho, nadador internacional que se encontra ao serviço da Selecção Nacional, vai nadar nos referidos jogos as provas de 400L, no dia 23 de Junho, os 1500L no dia seguinte e por fim os 800L, no dia 26 de Junho.

09/07/2015

DIOGO MARQUES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM ESPANHA

 

Diogo Marques, participa, este fim de semana, no Campeonato de Espanha de águas abertas, em Girona, na prova de 7,5km tendo como objetivo preparar o Campeonato da Europa de Juniores, que se vai realizar na Suíça entre 10 e 12 de Julho.

“Esta é uma prova de preparação com vista à participação no Campeonato da Europa de Juniores, onde os nadadores poderão competir nas distâncias do Europeu. Será a primeira participação internacional específica para os Juniores, onde se pretende avaliar o estado de preparação dos nadadores e em simultâneo criar-lhes um momento competitivo internacional ajustado”, afirmou David Ferro, director-técnico nacional adjunto da Federação Portuguesa de Natação.

Em competição vão estar 118 atletas em representação de 49 equipas. Mário Bonança, do Sporting, vai competir na prova de 10km. Acompanha o nadador da Sociedade Columbófila Diogo Marques, o seu treinador Ricardo Antunes.

07/07/2015

SECÇÃO DE NATAÇÃO PROMOVEU O III - FESTIVAL DE ESCOLAS DE FORMAÇÃO ASSSCC

 

Foi um grande sucesso e uma grande festa a realização do III Festival de Escolas de Formação, organizado pela Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no passado dia 13 de Junho, com inicio pelas 15 horas, a anteceder o encerramento do ano lectivo, no Complexo de Piscinas Municipais de Cantanhede, gentilmente cedidos, mais uma vez, pelo Município de Cantanhede e no qual participaram cerca de uma centena de nadadores de “palmo e meio”, que “mostraram” as suas habilidades e os conhecimentos adquiridos ao longo do ano.

Distribuídos pelos 2 planos de água dos 3 existentes no Complexo de Piscinas e com os familiares dos “pequenos” nadadores, distribuídos pelas duas bancadas, o Festival dirigido pelos professores da Sociedade Columbófila desenrolou-se ao longo da tarde, sendo “vivido” em clima de grande alegria e boa disposição.

Com mais ou menos dificuldade os “pombinhos”, efectuaram um conjunto de provas em vários estilos e que deu para mostrar a habilidade e destreza dos participantes. No final com o apoio da Nestlé - Longa Vida, do Grupo Os Mosqueteiros da cidade de Cantanhede, foi distribuído um lanche a todos os presentes.

07/07/2015

NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA ENTREGA PRÉMIOS NA GALA ANUAL

 

A exemplo dos anos anteriores a Secção de Natação, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, efectuou no Restaurante Penedo a sua “Gala” referente à última “Época Desportiva” reunindo neste convívio todos os seus atletas das suas equipas dos diversos escalões de competição que se fizeram acompanhar pelos seus familiares, estando igualmente presente o Vice presidente da Sociedade Columbófila João Lucas, Aidil Machado Presidente do Executivo da União de freguesias de Cantanhede e Pocariça, Presidente da Direcção da Associação de Natação de Coimbra, António Damasceno, Paula Ferreira, Administradora do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Francisco Girão do Centro Médico de S. Mateus e Casas de Melo em representação do Municipio de Cantanhede.

Para além de reunir a vasta família da natação, esta Gala premiou atletas, colaboradores e entidades que mais se destacaram ao longo da última época desportiva.

Paulo Ferreira coordenador técnico da Secção de Natação da Sociedade Columbófila, após ter dado as boas vindas e agradecido a presença dos convidados e de todos os familiares dos nadadores, referiu-se ao desempenho de todos os atletas agradeceu o trabalho desenvolvido pelos técnicos e o incondicional apoio das famílias que tem prestado uma grande colaboração aos responsáveis pelo treino dos atletas.

 

Paulo Ferreira, aproveitou igualmente o momento, para agradecer o apoio incondicional da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, ao Presidente da Direcção da Associação de Natação de Coimbra, António Damasceno, referindo que aquela estrutura associativa poderá continuar a contar com o empenho e trabalho desenvolvido, em prol da natação de todo o distrito, agradecendo de seguida a Casas de Melo todo apoio que a Câmara Municipal de Cantanhede, tem prestado à secção de natação, a Aidil Machado e também a Manuel Milagres administrador do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira que patrocina as equipas de competição, referindo-se por último ao excelente acompanhamento do Centro Médico de S. Mateus. Os galardões que distinguiram os nadadores mais assíduos foram entregues a Florbela Machado, que fez um total de 280 treinos.

O premio “Evolução” que premiou o nadador que mais evoluiu na época desportiva foi entregue a Diogo José que igualmente conquistou os Galardões, Recordes Pessoais e Super Prémio.

A jovem Florbela Machado voltou ao pódio para receber o galardão “Atleta do Ano, seguindo-se a entrega dos Galardões que distinguiram os nadadores que alcançaram pódios nacionais, sendo distinguidas, Florbela Machado, Mariana Guerra, Alexandre Coutinho, Diogo Marques, Sara Alves e Ana Reis, sendo igualmente distinguidos os nadadores internacionais, sendo premiados, Alexandre Coutinho, Florbela Machado e Diogo Marques.

 

Para além dos atletas foi também distinguido o Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, sendo entregue á sua Administradora Paula Ferreira o galardão Parceiro do Ano, premiando o apoio e dedicação que aquela Instituição de Crédito vem dando à Secção de Natação, nestes últimos anos.

No final Paulo Ferreira, após ter reiterado o agradecimento aos atletas e ao constante apoio das suas famílias, aos treinadores, colaboradores e delegados da Secção de Natação, deu a palavra a João Lucas que em representação da Direcção da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, agradeceu a presença de todos, enaltecendo o trabalho que vem sendo realizado e os resultados alcançados, terminando agradecendo aos representantes das entidades presentes o apoio dado à sua Associação, Para além de João Lucas, António Damasceno, Aidil Machado, Paula Ferreira e Casas de Melo, também usaram a palavra, sendo todos unanimes em reconhecer o excelente trabalho que a Secção de Natação está a desenvolver.

21/06/2015

SARA ALVES CONQUISTA O BRONZE EM GÉNOVA

 

Sara Alves, em representação da Selecção Nacional Pré – Júnior, classificou-se hoje no 3º lugar na Final dos 200 Mariposa, efectuando o tempo de 2'28"57, estabelecendo com essa marca um novo record pessoal. Sara Alves nadadora internacional da Sociedade Columbófila integra a Selecção Nacional que está a competir no Troféu Enrico Morena, que se está a realizar em Génova, alcançando igualmente na final dos 200 L o 4º lugar.

21/06/2015

DIOGO MARQUES NADADOR DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPOU NO OPEN DE ESPANHA

 

Diogo Marques, nadador internacional da Sociedade Columbófila Cantanhedense, classificou-se hoje no quinto lugar na prova júnior do Campeonato de Espanha de águas abertas que se realizou em Estany de Banyoles (Girona), nadando a distância de 7,5km. O nadador português cumpriu a prova em 1:26.29,30. O espanhol Pablo Pedrosa venceu com o registo de 1:26:17,25. Terminaram a prova 23 nadadores. A participação nesta competição internacional teve como principal objetivo preparar o Campeonato da Europa de juniores, que se vai realizar na Suíça entre 10 e 12 de Julho e no qual estará o nadador cantanhedense.

20/06/2015

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPARAM NO FESTIVAL 1º MERGULHO

 

As Piscinas Municipais de Penacova, assistiram no passado dia 23 de maio, a uma bela jornada de promoção do futuro regional da modalidade da natação. Este evento que teve como promotores a Associação de Natação de Coimbra e o Município de Penacova, materializou-se numa jornada desportiva de grande alegria e emoções.

Durante a tarde os espetadores, presentes naquele complexo de piscinas municipais, puderam assistir as provas que contaram com a participação de cerca de 130 atletas e 11 Clubes.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede esteve presente com 8 jovens nadadores. As suas prestações e a alegria demonstrada ao longo das provas que foram realizando deram claro sinais que o futuro da natação da Colectividade de Cantanhede está no bom caminho

DiogoMarquesCNAA10Km_W

30/05/2015

DIOGO MARQUES NADADOR DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTOU O TITULO DE CAMPEÃO NACIONAL DE ÁGUAS ABERTAS

 

Realizou-se no passado dia 23 de maio, pelo segundo ano consecutivo, nas límpidas águas do Alqueva, mais precisamente na Marina da Amieira, a edição de 2015 do Campeonato Nacional de Águas Abertas com a realização das provas de 10km para o escalão de Juniores e Seniores, de 5Km para Juvenis e 1500 para Masters. Com a presença de cerca de 180 participantes nas várias distâncias, a jornada transformou-se numa excelente promoção da vertente da natação de Águas Abertas.

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a imagem do que vem sendo habitual, esteve mais uma vez, presente neste evento, tendo este ano por opções estratégicas (desportivas), apenas com a presença do atleta Júnior, Diogo Marques.

Há imagem do que tinha sucedido na época passada, o nadador Diogo Marques pulverizou a concorrência no seu escalão, e acabou a disputar o último lugar do pódio absoluto ao sprint no final dos 10Km, com Vasco Gaspar, atleta que recentemente esteve presente na Taça do Mundo, no México, acabando por conquistar o 4º lugar na categoria de absolutos.

Apesar de ainda ser um jovem, o nadador internacional Diogo Marques da ASSSCC, veio mais uma vez demonstrar que tem todas as condições para se assumir num futuro próximo, como uma das maiores referências nacionais da modalidade.

18/05/2015

ALEXANDRE COUTINHO NA SELECÇÃO NACIONAL

 

O nadador Alexandre Coutinho da Sociedade Columbófila Cantanhedense, integra o lote dos nadadores convocados para representar a Selecção Nacional Júnior no VIII Meeting Cidade de Coimbra/XXVII Torneio Internacional Queima das Fitas, nos dias 30 e 31 de maio, em Coimbra. Para além de Alexandre Coutinho, integram a selecção Nacional os nadadores Ana Rita Faria, Maria Francisca Cabral, Eduardo Ramos e João Ascensão (FC Porto); Alexandre Ribas (SCP); Giovanna Vargas (DNMG); André Gonçalo Santos (LSC); Madalena Azevedo, Raquel Pereira e Francisco Machado (SAD); Filipe Ramos (CFV); Tamila Holub (SCB); Frederico Riachos (NSCG); Gabriel Lopes (ALN); Guilherme Dias (SCP); Guilherme Pina (BSCN); João Gil (IND-ANL); João Vital (ADRCIMM); e José Carvalho (SFUAP), que serão acompanhados pelos técnicos daquela Federação José Machado, Director Técnico Nacional e seus adjuntos David Ferro e Bruno Freitas.

18/05/2015

SARA ALVES E O SEU TREINADOR LUIS CONCEIÇÃO VOLTA A PARTICIPAR NO ESTÁGIO DA SELECÇÃO NACIONAL PRÉ JUNIOR DE NATAÇÃO

 

A nadadora internacional Sara Alves e o Técnico Luis Conceição da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi novamente convocada pela Federação Portuguesa de Natação para voltar integrar os trabalhos da selecção Nacional Pré-Junior, que se vão realizar no dia 16 de Maio na cidade de Rio Maior.

Para além da nadadora da Sociedade Columbófila, integram a Selecção Nacional Pré-Junior os nadadores José Luz (NSCG); Ana Margarida Guedes (GCVR); Pedro Miguel Fernandes (VSC); Beatriz Cunha (Foca); Diogo Nunes (CFP); Inês (CAP); João Tinoco, José Freitas e Mateus Carvalho GDNVNF (GDNVNF); Sofia Gonçalves (LSC); Joana Amador (CGA); António Pinto (LSXXI); Inês Azevedo (CJSA); Jorge Silva (SCB); Sara Alves (ASSSCC); Afonso Sequeira (CNF); Bruna Simões (IDV); André Ruivo (ADBA); Carolina Marcelino e Rafaela Azevedo (SAD); Alexandra Frazão (CNA); Diogo Dantas, António Mendes, Raquel Tremoço e Ana Margarida Branco (SCP); Rodrigo Guerreiro (LDC); Miriam Marcos (CNOL); Diogo Teodoro (CNMAIA); Tiago Escada (AMINATA); e Maria Carolina Costa (FCP). Acompanham os trabalhos o Técnico da Federação Portuguesa de Natação, Daniel Marinho e os Treinadores convidados: Luís Domingues (DTR ANDS), Emílio Estrelinha (CT ANDL), Alexandre Serrasqueiro (DTR ANL), Ana Filipa Lopes (DTR ANAlgarve), Pedro Viana (DTR ARNN), António Rocha (SCB), Filipe Marques (VSC), António Pires (AMINATA), Luís CONCEIÇÃO (ASSSCC) e Rui Santos (CGA)

18/05/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RENOVA PROTOCOLO COM A MAHLE

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da sua Secção de Natação, formalizou recentemente a renovação do protocolo de colaboração, que mantém já há alguns anos, com a empresa MAHLE – Componentes de Motores, SA, sedeada no núcleo Industrial de Murtede, que vai continuar a possibilitar aos trabalhadores daquela empresa e suas famílias, a prática e ensino da natação.

Para além da natação, o protocolo agora rubricado entre estas duas entidades, vai igualmente contemplar o acesso em condições vantajosas a outras modalidades em prática na Sociedade Columbófila por parte dos funcionários e seus familiares. Será igualmente contemplado o apoio da Sociedade Columbófila a outras actividades que a administração da MAHLE – Componentes de Motores, SA, venha a organizar e que entenda por útil e necessário.

Maria de Fátima Gonçalves, gestora dos recursos humanos da companhia, que esteve acompanhada por Fábia Ferraz, após ter-se referido ao objecto do protocolo, manifestou aos dirigentes da Sociedade Columbófila o interesse da sua empresa em colaborar nesta iniciativa, potenciando a prática de estilos de vida saudáveis nos seus colaboradores e suas famílias, contribuindo dessa forma para o seu bem-estar.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila que se fez acompanhar pelo coordenador técnico da Secção de Natação, Paulo Ferreira, aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade da Administração da MAHLE – Componentes de Motores, SA, na pessoa de Fátima Gonçalves, na renovação deste protocolo que já vigora desde a década de 90 e que certamente muito irá contribuir para o engrandecimento da secção de Natação.

Lurdes Silva referiu ainda, que a renovação do protocolo irá igualmente abrir uma nova janela de oportunidades na sua Associação e que irá contribuir, também, para que no futuro permita ainda, alcançar a adesão de mais praticantes, às suas atividades desportivas. No final a Directora dos Recursos Humanos da MAHLE – Componentes de Motores, SA, Maria de Fátima Gonçalves, agradeceu à Sociedade Columbófila a colaboração prestada à empresa, manifestando o seu regozijo pela parceria renovada.

26/04/2015

GALA DO DESPORTO “DIÁRIO AS BEIRAS – 2015” VOTA ATRAVÉS DA PÁGINA – prémiosdesporto.asbeiras.pt

 

VOTA

FLORBELA MACHADO, SARA ALVES E RICARDO ANTUNES

A Florbela Machado, Sara Alves e o Ricardo Antunes, foram nomeados para disputar os prémios, atleta formação feminino, prémio revelação e treinador formação, da Gala do Desporto Diário das Beiras, concorrendo com outros desportistas de clubes do distrito de Coimbra, premiando dessa forma a sua dedicação à modalidade e os resultados conquistados na época de 2014/2015. Todos nós podemos “ajudar” a eleger a Florbela a Sara e o Ricardo, votando através do site, prémiosdesporto.asbeiras.pt, até à meia-noite do dia 20 de Maio.

VAMOS TODOS, MAS MESMO TODOS, VOTAR NA FLORBELA, NA SARA E NO RICARDO!


 


PRÉMIO TREINADOR FORMAÇÃO

Ricardo Antunes, treinador da secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integra o lote de treinadores, nomeados para disputar o PRÉMIO – TREINADOR FORMAÇÃO, da Gala do Desporto – Diário as Beiras 2015. Ricardo Antunes, treinador das equipas de natação, é o responsável pela conquista de vários títulos por equipas e individuais, principalmente nas disciplinas de longas distâncias.


 


PRÉMIO REVELAÇÃO

Sara Alves, nadadora da secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integra o lote das atletas, nomeadas para disputar o PRÉMIO – REVELAÇÃO, da Gala do Desporto – Diário as Beiras 2015. Sara Alves é uma das jovens promessas da natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense. No seu currículo contam-se já vários nacionais e constantes chamadas à selecção nacional.


 


PRÉMIO ATLETA FORMAÇÃO FEMININO

Florbela Machado, nadadora da secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integra o lote das atletas, nomeadas para disputar o PRÉMIO – ATLETA FORMAÇÃO FEMININO, da Gala do Desporto – Diário as Beiras 2015. Florbela Machado é presença habitual nos pódios das competições de longas distâncias e águas abertas, contando com várias chamadas à selecção nacional.


ALEXANDRE COUTINHO E RICARDO ANTUNES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPAM NO ESTÁGIO DE ALTITUDE

O nadador internacionaL da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e o seu treinador Ricardo Antunes, integram de 4 a 15 de Maio, os trabalhados do estágio de altitude, agendado para o Centro de Alto Rendimento de Granada, na Sierra Nevada. Para além de Alexandre Coutinho, estão também presentes, Nathan Theodoris (Louletano) e Tamila Holub (Sporting de Braga), que serão acompanhados pelos Treinadores convidados: Miguel Frischknecht (Sport Algés e Dafundo), António Paulo Vasconcelos (Clube Fluvial Vilacondense), Edgar Andrade (Colégio Vasco da Gama) e Ricardo Antunes (Columbófila Cantanhedense)


DIOGO MARQUES RECEBE PRÉMIO “REVELAÇÃO”

 

Diogo Marques, nadador internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai no próximo dia 27 de Abril, segunda-feira, receber na 4ª edição dos Prémios Desporto, promovida pelo Diário de Coimbra na Fundação Bissaya Barreto, na cidade de Coimbra, o prémio “Revelação”.


14/04/2015

JORGE ABRANTES ENCONTRA-SE COM NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Em mais uma passagem pelo Ginásio do Complexo das Piscinas Municipais de Cantanhede, Jorge Abrantes, “cruzou-se” com o treinador Ricardo Antunes e os nadadores internacionais, Diogo Marques, Alexandre Valdágua Coutinho e Florbela Machado, momento aproveitado para obter o “retrato” para a posteridade e para mais tarde recordar.

E é recordando que referimos ter sido Jorge Abrantes, o responsável por no ano de 1984, ter “rasgado” o caminho inicialmente “desenhado” pelo seu irmão e “eterno” Presidente Alberto Abrantes, dando “corpo” e inicio ao projecto de natação na Sociedade Columbófila.

Referimo-nos ao inicio da modalidade na Piscina de Condeixa numa “brilhante “ parceria efectuada com a Direcção Geral dos Desportos, na pessoa do Engenheiro Carlos de Portugal e Câmara Municipal de Cantanhede, na pessoa do Doutor Albano Pais de Sousa, sendo enquadrada tecnicamente pelo saudoso Professor João Godinho, auxiliado por Fernanda Abrantes e Lurdes Silva, actual Presidente da Direcção Geral.

Jorge Abrantes no seu clube de “sempre” e após colocar o “projecto” em marcha, deixa ao saudoso e grande responsável Joaquim Padilha e António Martins a “herança” de continuar a dar “água” ás crianças do concelho de cantanhede.

Bem-haja Jorge pelo teu “orgulho” e “felicidade” que “irradias” junto dos “nossos” meninos!

14/04/2015

NADADORES DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA OBTIVERAM TITULOS NOS CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES

 

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente na edição de 2015 dos Campeonatos Nacionais de Juvenis Juniores e Seniores, realizados no Complexo de Piscinas Olímpicas de Coimbra. Estes campeonatos contaram com a presença de 405 atletas em representação de 98 clubes.

Os maiores destaques destes campeonatos foram para Diogo Carvalho (Galitos) e Alexis Santos (Sporting) que garantiram mínimos para os Jogos olímpicos de 2016 para a prova de 200 Estilos.

No que diz respeito à participação dos atletas da ASSSCC, o grande destaque vai para a obtenção do mínimo para a participação no Campeonato do Mundo de Juniores obtido por Alexandre Coutinho na prova de 1500L.

Com a marca obtida, o atleta assegurou assim a participação na prova que se realizará entre os dias 1 e 7 de Setembro de 2015 em Singapura. Alexandre Coutinho sagrou-se Campeão Nacional nos 1500L na categoria de Juniores e Absoluto, sendo ainda Vice-campeão Nacional nos 800L na categoria Absoluta.

Mas a prestação dos atletas não se resume apenas a este atleta, Florbela Machado, Diogo Marques e Sara Alves tiveram também prestações de enorme qualidade.

Florbela Machado foi campeão Nacional aos 400L na categoria se Sénior, Vice-campeã Nacional nos 800L em Séniores e 3º na categoria Absoluta e ainda Vice-campeã nos 1500L.

Diogo Marques obteve 3º lugar no 1500L na categoria de Júnior.

A Nadadora Juvenil B Sara Alves esteve à beira de fazer o pleno, ou seja, subir ao pódio em todas as provas que nadou. Sara Alves foi Campeã Nacional aos 800L, Vice-campeã Nacional nos 400L e 200 Mariposa e 3ª nos 200L.

A colectividade de Cantanhede conquistou um total de 12 Medalhas nestes Campeonatos, encerrando-se assim a época de Inverno.

RESULTADOS

Alexandre Coutinho • Tempo de acesso ao Campeonato do Mundo de Juniores em Singapura (Agosto) • Fortes possibilidades de integração nos Jogos Olímpicos Europeus em Baku (Julho) • Campeão Nacional Absoluto aos 1500 Livres e Vice-Campeão aos 800 Livres • Campeão Nacional Júnior aos 1500 Livres • 14 Recordes Regionais (6 Absolutos e 8 Júniores) • 10º Lugar do Ranking Europeu Júnior nos 1500 Livres (atualizado até dia 4 de Abril) • Melhorias das marcas em todas as provas que nadou

Florbela Machado
• Campeã Nacional Sénior aos 400 Livres
• Vice-Campeã Nacional Absoluta aos 1500 Livres
• Vice-Campeã Nacional Sénior nos 800 Livres
• Terceiro Lugar Nacional Absoluto nos 800 Livres
• 2 Recordes Regionais Sénior

Sara Alves
• Campeã Nacional Juvenil B aos 800 Livres
• Vice-Campeã Nacional Juvenil B aos 400 Livres e aos 200 Mariposa
• Terceiro Lugar Nacional Absoluto nos 200 Livres
• 4ª e 5ª Classificada nos Multi Nations Youth nas provas de 400 e 800 Livres, respectivamente
• Melhorias das marcas em todas as principais provas que nadou, exceptuando os 200 Mariposa
• Fortes possibilidades de integração no Torneio Memorial Morena (Génova) e Jogos Olímpicos da Juventude Europeia (Tiblissi)

Diogo Manuel Marques
• Terceiro Lugar Nacional Júnior na prova de 1500 Livres
• Melhorias das marcas em todas as provas que participou

7/04/2015

NADADOR DIOGO MARQUES É “REVELAÇÃO” NA EDIÇÃO 2014 PRÉMIOS DESPORTO DO DIÁRIO COIMBRA

 

Diogo Marques, nadador internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi o atleta nomeado para o prémio “revelação”, pelo júri da 4ª edição dos Prémios Desporto, que vão ser entregues no próximo dia 27 de Abril.

2/04/2015

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES SARA ALVES ALCANÇA A MEDALHA DE BRONZE

 

Na 2ª jornada da 2ª sessão dos campeonatos nacionais de natação pura, que se estão a realizar, no complexo olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra. Sara Alves nadadora internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou nesta jornada o 9º lugar na Final B dos 400 Estilos, com o tempo de 5'26"35. Florbela Machado faz 8º lugar na Final A dos 200L com o tempo de 2''09"41.

Na 1ª jornada da 3ª sessão dos campeonatos nacionais de natação pura, que se estão a realizar, no complexo olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra. Sara Alves nadadora internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, assegura presença na Final B na mesma distância com a marca 4'39"43 e sagra-se Vice-campeã Nacional Juvenil B. Florbela Machado efectua o melhor tempo das eliminatórias de 400L com 4'22"19 e garante acesso a Final A.

2/04/2015

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES SARA ALVES ALCANÇA O TITULO NACIONAL

 

Sara Alves nadadora internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou na 1ª jornada dos campeonatos nacionais de natação pura, que se estão a realizar, no complexo olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra, no escalão de juvenis B, na prova de 800 livres, o titulo de Campeã nacional, com a marca de 9.27.31.

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES SARA ALVES ALCANÇA A MEDALHA DE BRONZE

 

Na 2ª jornada da 1ª sessão dos campeonatos nacionais de natação pura, que se estão a realizar, no complexo olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra.

Sara Alves nadadora internacional da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou nesta jornada o 3º lugar nos 200 livres, alcançando a marca de 2'15"32, o 4º lugar nos 400E com 5'28"24 e garantiu acesso à Final B. Florbela Machado garantiu acesso à Final A nos 200L com 2'10"17.

2/04/2015

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES ALEXANDRE COUTINHO ALCANÇA MINIMOS PARA IR AO MUNDIAL

 

Alexandre Coutinho nadadora da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançou na 1ª jornada dos campeonatos nacionais de natação pura, que se estão a realizar, no complexo olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra, na prova de 1.500 livres, para além do titulo nacional de juniores e absolutos, o tempo mínimo para participar no Mundial de juniores que em Setembro próximo vai ocorrer em Singapura.

Coutinho gastou 15.48.60, superando os mínimos que estavam traçados para este mundial. O nadador da ASSSCC, foi o destaque do primeiro dia da competição, muito bem acompanhado pelos seus colegas de equipa que alcançaram igualmente bons resultados, tendo Diogo Marques na mesma prova alcançado a 3ª posição e a medalha de bronze e Florbela Machado igualmente o 3º lugar na prova de 800, na categoria absoluta.

1/04/2015

CAMPEONATOS NACIONAIS DE JUVENIS JUNIORES E SENIORES

 

São 662 nadadores, que participam em representação dos seus clubes, nos campeonatos nacionais de natação pura, que se realizam de 1 a 4 de Abril, no complexo olímpico das Piscinas Municipais de Coimbra. A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estará representada pelos nadadores, Sara Alves, Juvenil B, Diogo Marques e Alexandre Coutinho, Juniores e pela nadadora sénior Florbela Machado, todos eles atletas internacionais.

31/03/2015

TORNEIO ZONAL DE INFANTIS

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente no Torneio Zonal de Infantis Norte, prova que se realizou nos dias 27, 28 e 29 de Março em Vila Praia de Âncora.

Este torneio contou com a presença de 317 atletas em representação de 47 Clubes. Os 5 atletas da Colectividade de Cantanhede que conseguiram mínimos para participarem foram os Infantis A, Diogo José e David Tinoco e os Infantis B Bernardo Cardoso, Henrique Carvalheiro e Diana Cadima.

Num total de 19 provas nadadas, foram obtidos 12 novos recordes pessoais. Em termos de pódios, o destaque vai para Diogo José que se sagrou 4 vezes Vice - Campeão Zonal nos 200 Estilos, 400 Estilos, 200 Costas, 200 Mariposa. Todos os atletas da ASSSCC demonstraram grande atitude e deixam em aberto a possibilidade de grande evolução para a época de verão que agora se inicia.

31/03/2015

SARA ALVES NO MULTINATIONS YOUTH MEET

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2015 do Open de Espanha. Com o propósito de dar mais experiência a dois dos três atletas internacionais, Florbela Machado, Diogo Marques representaram a colectividade e Alexandre Coutinho, participou integrado na Selecção Nacional Absoluta.

A decorrer entre os dias 28, 29, 30 e 31 de Março, a prova contou com a presença de várias selecções nacionais que preparam as provas Internacionais que se aproximam. Foi sem sobra de dúvidas um momento importante na preparação dos atletas da ASSSCC e que se irá reflectir nas suas futuras prestações.

Nos 800 L Florbela Machado obteve a 11ª posição com 8’58”97, Alexandre Coutinho a 14ª posição com 8’24”88, e Diogo Marques ficou na 23ª posição com 8’35”77. Já nos 1500L, Florbela Machado obteve a 8ª posição com 17’03”46, Alexandre Coutinho a 14ª posição com 16’06”93, e Diogo Marques ficou na 24ª posição com 16’34”92, sendo obtidos 3 novos recordes regionais juniores e 3 absolutos.

31/03/2015

OPEN DE ESPANHA

 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente na edição de 2015 do Open de Espanha. Com o propósito de dar mais experiência a dois dos três atletas internacionais, Florbela Machado, Diogo Marques representaram a colectividade e Alexandre Coutinho, participou integrado na Selecção Nacional Absoluta.

A decorrer entre os dias 28, 29, 30 e 31 de Março, a prova contou com a presença de várias selecções nacionais que preparam as provas Internacionais que se aproximam. Foi sem sobra de dúvidas um momento importante na preparação dos atletas da ASSSCC e que se irá reflectir nas suas futuras prestações.

Nos 800 L Florbela Machado obteve a 11ª posição com 8’58”97, Alexandre Coutinho a 14ª posição com 8’24”88, e Diogo Marques ficou na 23ª posição com 8’35”77. Já nos 1500L, Florbela Machado obteve a 8ª posição com 17’03”46, Alexandre Coutinho a 14ª posição com 16’06”93, e Diogo Marques ficou na 24ª posição com 16’34”92, sendo obtidos 3 novos recordes regionais juniores e 3 absolutos.

31/03/2015

FALECEU FÁBIO SILVA

  

Foi com grande consternação que tivemos conhecimento, do acidente de viação que vitimou o jovem Fábio Alexandre Silva, residente na Venda Nova do Bolho, no passado dia 29 de Março de 2015.

Fábio, enquanto adolescente, foi nas épocas de 2004/2005 e 2005/2006, nadador da Secção de natação da nossa Associação, praticando a modalidade regularmente integrando as equipas que competiram e participaram nas provas regionais.

Fábio Silva de 22 anos de idade, após passagem pelo Canadá, era colaborador da Sanitana e vivia com os seus pais e irmã naquela localidade do concelho de Cantanhede, sendo um jovem empreendedor e empenhado nas causas cívicas da sua aldeia e freguesia.

Paz à sua Alma.

27/03/2015

ALEXANDRE COUTINHO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONVOCAD0 PARA A SELECÇÃO NACIONAL

 

Alexandre Coutinho, nadador da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integra a Selecção Nacional, composta por 26 nadadores (14 seniores e 12 juniores), que participa, de sábado a terça-feira, no Open de Espanha, em Málaga.

Para além do nadador da Sociedade Columbófila, integram a Selecção Nacional os nadadores Alexis Santos, Guilherme Dias e Beatriz Ranito (Sporting); André Gonçalo Santos (Leixões); Guilherme Pina (Benedita); João Gil (Naval Amorense), Luís Vaz e Ana Beatriz Martins (Famalicão); Mário Pereira e Tomás Veloso (CNAc); Miguel Nascimento (Portinado); Nathan Theodoris (Louletano); Nuno Quintanilha (Colégio Vasco da Gama); Ana Leite (Ginásio de Vila Real); Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacondense); Ana Rita Faria, Diana Durães e Maria Francisca Cabral (FC Porto); Filipa Ruivo (Bairro dos Anjos); Francisca Azevedo, Madalena Azevedo, Raquel Pereira e Rita Frischknecht (Sport Algés e Dafundo); Tamila Holub (Sporting de Braga); e Victória Kaminskaya (Pimpões).

A competição vai contar com a participação de 540 atletas (288 masculinos e 252 femininos) em representação de 138 equipas. No sábado, as provas iniciam-se às 09h00 (eliminatórias) e 16h00 (finais). No domingo e segunda-feira começam às 09h00 (eliminatórias) e 16h00 (finais) e terça-feira às 09h00 (eliminatórias) e 15h15 (finais), hora de Portugal.

25/03/2015

SARA ALVES INTEGRA SELECÇÃO NACIONAL PARA DISPUTAR A EDIÇÃO 2015 DO MULTINATIONS YOUTH MEET

 

Sara Alves nadadora da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai participar no Multinations Youth Meet, que se realiza no próximo sábado e domingo no Centro Desportivo do Jamor, em Oeiras, conta com a participação de 176 atletas (91 masculinos e 85 femininos) em representação de 13 países: Áustria, Brasil, Bulgária, Chipre, República Checa, Finlândia, Grécia, Israel, Polónia, Portugal, Suíça, Turquia e Ucrânia.

“Trata-se de uma competição de referência para os nossos nadadores mais jovens e, desse modo, constitui uma forma bastante fiável de aferir o nível médio dos nadadores deste escalão em competição com um conjunto de mais 12 seleções que, apesar de não serem as mais fortes a nível europeu, possuem nadadores que sem dúvida possuem nível para estar no pódio das competições mais importantes deste escalão, como por exemplo o FOJE – Festival olímpico da juventude europeia”, afirma José Machado, diretor-técnico nacional (DTN) da Federação Portuguesa de Natação. Esta competição, que se destina a atletas nascidos em 1999 e 2000 em masculinos (15/16 anos) e nascidos em 2001/2002 em femininos (13/14 anos), realiza-se pela 10.ª vez em Portugal.

O nosso país acolheu, pela primeira vez esta prova, em 1986, na piscina dos Olivais, em Lisboa. A última edição (júnior) realizou-se em Coimbra em 2012. “A ver pela ‘entry list’, o facto de haver um número muito reduzido de nadadores portugueses entre os oito melhores tempos de inscrição faz-nos concluir que não poderemos aspirar a mais do que a obtenção de recordes pessoais por parte de todos os nadadores presentes na seleção.

Esperamos que os nossos tenham oportunidade de demonstrar uma elevada capacidade de superação e consigam demonstrar um potencial elevado para que num futuro relativamente próximo se possam assumir com os novos porta estandartes da natação portuguesa”, refere o responsável técnico.

Ainda segundo o DTN, “o grupo alargado da seleção faz parte de uma estratégia da FPN com vista a alargar o número de nadadores referenciados neste escalão, de modo a que se possa aumentar a base de recrutamento para os escalões acima”, acrescentando que “pretende-se incutir neste grupo de nadadores rotinas de trabalho e de preparação, pelo que esta prova também é um momento de formação e de preparação para o alto rendimento”.

No sábado e domingo, as provas iniciam-se às 09h00 e 16h30.A Seleção Nacional, que cumpre um estágio de dois dias antes da competição, é formada por: José Luz (NSCG); Joana Amador (CGA); Tomás Oliveira (DNMG); Inês Azevedo (CJSA); André Ruivo (ADBA); Bruna Simões (IDV); Afonso Sequeira (CNF); Alexandra Frazão (CNA); Tiago Escada (AMINATA); Ana Branco, António Mendes, Raquel Tremoço e Diogo Dantas (SCP); Carolina Marcelino, Rafaela Azevedo e Clara Pereira (SAD); Diogo Domingues (ANAM); Rodrigo Guerreiro (LDC); Jorge Silva e José Fernandes (SCB); Miriam Marques (CNOL); Ana Margarida Guedes (GCVR); Pedro Fernandes (VSC); Inês Rocha (CAP); João Tinoco e Mateus Carvalho (GDNVNF); Maria Costa e Tiago Soares (FCP); Sofia Gonçalves (LSC); Joana Henriques (CAC); Diogo Teodoro (CNMAIA). O juiz árbitro da prova é a internacional Cilísia Correia (Associação de Natação da Madeira).

25/03/2015

TOREGRI 2 – POMBOS EM CRESCIMENTO

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve presente com 17 jovens nadadores na 2ª edição de 2015 do Torneio Regional de Grupos de Idades – (Toregri 2).

Este evento, organizado pela Associação de natação de Coimbra, teve como palco a Piscina Municipal de Condeixa e contou com a participação de 211 atletas em representação de 16 Clubes.

Os jovens nadadores da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estiveram em bom plano tendo na sua maioria melhorado as suas marcas pessoais.