HIP-HOP 2010 - ABRIR>>

24/12/2016

DIRECÇÃO GERAL PROMOVEU REUNIÃO
COM SECÇÃO DE HIP-HOP

 

 

No âmbito da “ronda” que a Direcção Geral está a realizar junto das diversas secções da nossa Associação, realizou-se no passado dia 21 de dezembro, na sede social, uma reunião com a Secção de Hip-Hop.

Lurdes Silva, recebeu durante a manhã o Professor Patrick Simões, responsável técnico pela Secção, abordando diversas questões referentes ao funcionamento da secção.

Para além destas, foi também abordado pelo Professor Patrick a realização de algumas actividades de promoção da modalidade, sendo de imediato acolhidas pela Presidente Lurdes Silva, que ficou de as submeter à aprovação da Direcção, na próxima reunião daquele órgão. 

 

 

15/06/2014

 

HIP – HOP
JOVENS BAILARINOS PARTICIPARAM EM SARAU CULTURAL

 

   


Promovido e organizado pelo Agrupamento de Escola de Finisterra – Escola Secundária de Cantanhede, realizou-se no passado dia 6 de Junho, o sarau da Escola Secundária daquele Agrupamento no qual actuaram os Gurillaz dance crew, um grupo de Hip Hop orientado pelo Patrick Simões, Bailarino e professor responsável pelo núcleo de Hip Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense. Os alunos que participaram nesta iniciativa fizeram uma pequena demonstração do tipo de trabalho que desenvolvem nas aulas de Hip Hop, no Pavilhão Marialvas, todas as 4.ª e 6.ª feiras (19h-20h).

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVEU
WORKSHOP

    
 
A Sala Multiusos do Pavilhão Marialvas foi pequena para “acolher” todos os jovens que aderiram e participaram no Workshop Street Dance, que a Secção de Hip-Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, promoveu no passado dia 8 de junho na cidade de Cantanhede, e que contou com o apoio do Município de Cantanhede, que proporcionou a todos aqueles que nutrem paixão por este tipo de dança, momentos que certamente marcaram as suas futuras carreiras.

O evento que decorreu durante a manhã e que contou com a presença de um dos maiores nomes da dança nacional, iniciou-se com a apresentação detalhada dos temas que foram abordados neste Workshops, cabendo ao Professor Patrick Simões dar início aos trabalhos.

Seguiu-se a participação de Ana Borges, Bailarina e coreógrafa nos The Ultimate Crew, semi-finalistas no programa TV "Portugal tem talento", Bailarina do Projecto “ The Thuggaz Troupe”, tendo após efectuado uma breve explicação deste conceito de dança e realizando detalhadamente alguns exercícios de aquecimento e adaptação, permitindo desta forma a todos os participantes “encaixarem-se” sem qualquer dificuldade no vasto conjunto de exercícios pedagógicos que se seguiram e nos quais se trabalharam o groove, técnica, musicalidade e trabalho coreográfico, nos estilo de Hip Hop New Style.

Para o final deste Workshops estava reservada a aula do consagrado Dygas bailarino e coreógrafo nos The Ultimate Crew . Não foi difícil a Dygas, “prender” a atenção dos “seus” alunos, que ficaram surpreendidos com a simplicidade e disponibilidade do bailarino que após breve apresentação, iniciou um conjunto de exercícios, que foram um verdadeiro hino à dança.

Após terminada a sua aula, Dygas e Ana Borges, disponibilizaram-se para de uma forma muito informal, discutirem com os alunos presentes nesta acção de formação, que a Secção de Hip-Hop da Columbófila organizou, algumas técnicas utilizadas na dança. Dygas e Ana Borges gostaram da experiência e manifestaram a sua disponibilidade para voltar a Cantanhede, referindo que é gratificante constatar que há tanta gente interessada na dança, na cidade de Cantanhede, felicitando o Professor Patrick Simões pelo trabalho que vem desenvolvendo. No final o responsável pela Secção de Hip-Hop da Columbófila agradeceu aos participantes que compareceram em grande número referindo que foi uma experiência fantástica.

 

 

3/3/2014

ALUNOS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPAM
EM ESPECTÁCULO SOLIDÁRIO

Os alunos da Secção de Hip-Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, orientados pelo coreografo e bailarino Patrick Simões, vão participar num espectáculo original na cidade de Aveiro.  
Os Gurillaz Dance Crew, grupo de dança Hip Hop com turma a funcionar na Sociedade Columbófila Cantanhedense  e a Academia Rhythm & Dance (Aveiro), num trabalho conjunto e numa aposta contínua em criar espectáculos de dança originais e informativos, vão apresentar no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro o espectáculo “Hip Hop Loop”. O objectivo deste evento é celebrar a cultura Hip Hop, relembrando  músicas e acontecimentos marcantes desta cultura, nos últimos 30 anos.

Nascida nos Ghettos de New York nos anos 70, o Hip-Hop emergiu no seio de uma sociedade marcada por questões raciais, de pobreza e violência. Através de mensagens fortes, apelos à paz e sobretudo devido às suas várias vertentes (Rap, Dança, Grafitti e DJing), o Hip Hop viria a afirmar-se como um novo fenómeno cultural pois permitia aos seus "seguidores" uma forma de expressão moderna, artística e pacífica. A designação "Cultura Hip Hop" surge, mais tarde, pela capacidade aglutinadora a nível mundial deste fenómeno, com especial relevo para a parte musical (RAP, RnB), Dança (Breakdance, Streetdance, etc.), Grafitti, vocabulário próprio (Ex: "Yo!"), forma de vestir (roupas largas e descontraídas), etc.

Os coreógrafos Mariana Curado e Patrick Simões (professor da secção de Hip Hop da Sociedade Columbófila), responsáveis pela organização deste evento e pela parte de dança em específico, pretendem passar a mensagem  que o Hip Hop pode ser uma forma de expressão moderna e eficaz à necessidade de afirmação dos jovens e que através da dança, por exemplo, além dos benefícios a nível físico podem também demonstrar a sua criatividade, talento e paixão por esta arte que é o Hip Hop. >>

 

 

11-06-2013

SECÇÃO DE HIP- HOP PREPARA NOVA ÉPOCA

 


No âmbito da preparação do novo ano lectivo que se avizinha, Lurdes Silva recebeu no passado dia 5 de Junho, o Professor Patrick Simões, bailarino e coreógrafo que ao longo destes últimos anos tem sido o responsável por leccionar aulas de Hip-Hop. Para além de terem sido equacionadas as novas metodologias a implementar na próxima época, foi igualmente nesta reunião avaliado o trabalho desenvolvido.

 

26/01/2013

ALUNOS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPAM
EM ESPECTÁCULO SOLIDÁRIO

 

 

Alguns dos alunos da Secção de Hip-Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, orientados pelo coreografo e bailarino Patrick Simões, vão participar num espectáculo original na cidade de Aveiro.  


A Academia Rhythm & Dance e os Gurilla Dance Crew, num trabalho conjunto e numa aposta contínua em criar espectáculos de dança originais, vão apresentar “A caixa”, no Centro Cultural de Aveiro, no próximo sábado dia 9 de Fevereiro, pelas 21h30.


Cada cena deste espectáculo terá como ponto de partida uma “caixa” diferente que simboliza diferentes ideias e emoções. A visão dos diferentes coreógrafos sobre o potencial de cada uma destas caixas combinado com o talento dos seus jovens bailarinos, irão culminar em 90 minutos de dança, representação e entretenimento para familiares dos bailarinos, amantes da dança e público em geral.


Este será um espectáculo com um objectivo solidário, revertendo a receita da bilheteira a favor da Cerci Aveiro.

 

22/04/2012

“GURILLA DANCE CREW”
PARTICIPOU NO CONCURSO DE HIP- HOP

Realizou-se recentemente a 6.ª edição do Concurso de Hip Hop da cidade de Ílhavo, numa organização do Fórum da Juventude daquela cidade.
A exemplo dos anos anteriores, mais uma vez, participou neste evento de dança o grupo “Gurilla Dance Crew”, que integra alunos da seção de Hip Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense participou neste evento obtendo uma boa classificação.
Patrick Simões (coreógrafo) e responsável por todo o trabalho pedagógico que tem sido desenvolvido nesta variante da dança, Diogo Gomes, Susana Craveiro, Filipa Almeida e Sara Duarte foram os bailarinos que representaram a Columbófila de Cantanhede, conquistando no final do evento um honroso 3.º lugar, nesta competição regional, classificando-se logo de seguida dos David San Dancers (Felgueiras – 2.º lugar) e dos FSD Crew (Aveiro). Apesar de não terem repetido o 1.º lugar do ano passado, os Gurilla Dance Crew viram no entanto premiada a sua dedicação a este variante da dança, reforçando o seu estatuto como um dos melhores grupos de Hip Hop/ Street Dance regionais.
Para todos aqueles que eventualmente possam estar interessados em aprender a dançar com os elementos deste grupo e, porque não, também um dia participar neste concurso de dança, os Gurilla Dance Crew treinam todas as 4.ª e 6.ª feiras no Pavilhão Marialvas das 19h-20h. As inscrições estão abertas a iniciados e avançados, devendo todos os interessados para obter mais informações contactar a Sociedade Columbófila Cantanhedense (963041236 / 231423186 / 231 429936 ou email: geral@scc.pt)."

 

 

28/10/2011

SECÇÃO DE HIP-HOP DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA
 PREPARA-SE PARA ÉPOCA EM CHEIO

Iniciaram-se recentemente as aulas de Hip-Hop referentes ao ano lectivo 2011/2012, que agora se inicia e que vão terminar a 31 de Julho de 2012, numa das sala Multiusos do Pavilhão Marialvas, ás Terças e Sextas - feiras, tendo o seu início agendado para as 19h00 terminando ás 20h15.
A exemplo dos anos anteriores o enquadramento técnico é da responsabilidade do Professor Patrick Simões, responsável técnico pela Secção de Hip-Hop da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estando de regresso para proporcionar mais uma vez, aos seus alunos, que frequentam já há alguns anos a Associação sedeada na cidade de Cantanhede, nesta variante de dança.
A trabalhar com os escalões de “Kids”, que abrange as crianças de ambos os sexos dos 8 aos 12 anos e os “Teens”, a partir dos 13 anos, pretende o coreografo responsável pelas actividades promovidas pela Sociedade Columbófila, preparar os seus alunos para desafios mais abrangentes e que passam por alguns integrarem a equipa “Gurilla”, vencedora do 5º Concurso de Hip – Hop, promovido pelo Município de Ílhavo e que ocorreu em Março do ano passado.
Patrick Simões pretende igualmente voltar a proporcionar aos seus alunos, momentos pedagógicos que contribuam para aumentar os seus conhecimentos técnicos, com a realização de Workshops com a presença de conceituados bailarinos profissionais.
O Técnico Patrick Simões, da Sociedade Columbófila em colaboração com a Direcção Geral e sem prejuízo do normal funcionamento das aulas, está disponível para acolher todas as pessoas interessadas, proporcionando-lhes sem custos, a participação numa aula possibilitando-lhes dessa forma o primeiro contacto com este estilo de dança.
Embora as turmas estejam devidamente organizadas a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila, está a desenvolver esforços no sentido de proporcionar o ensino desta arte a outros jovens, pelo que todos os interessados podem proceder á sua inscrição e obter todas as informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, sita no nº30 da Rua António José de Almeida, na cidade de Cantanhede, ou através do site www.scc.pt.

 

 

02/08/2011

EXPOFACIC
HIP-HOP ABRIU PALCO – 2

 

 

O programa de animação complementar da Expofacic do dia 26 de Julho, contou na sua abertura com a nossa secção de Hip-Hop, que encantou todos os presentes com as suas coreografias.

 

16/05/2011

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVEU
WORKSHOP STREET DANCE

   

A Sala Multiusos do Pavilhão Marialvas foi pequena para “acolher” todos os jovens que aderiram e participaram no Workshop Street Dance, que a nossa Secção de Hip-Hop, promoveu no passado dia 14 de Maio na cidade de Cantanhede, e que contou com o apoio do Município de Cantanhede, que proporcionou a todos aqueles que nutrem paixão por este tipo de dança, momentos que certamente marcaram as suas futuras carreiras.
O evento que decorreu durante a tarde e que contou com a presença de um dos maiores nomes da dança nacional, iniciou-se com a apresentação detalhada dos temas que foram abordados neste Workshops, cabendo ao Professor Patrick Simões abordar o “Popping”, um dos estilos de dança funk original, que surgiu em Fresno na Califórnia, nos anos 70, sendo baseado na técnica de rapidamente contrair e relaxar os músculos para causar um “empurrão” no corpo do dançarino, sendo igualmente referido, no meandros da dança, como um pop ou uma batida, realizado continuamente ao ritmo de uma música em conjunto com vários movimentos e poses.
Seguiu-se a participação de Mara Andrade, professora, bailarina e coreógrafa, participante no programa televisivo "Portugal tem talento", com formação em dança nas escolas «All About Dance», «Amsterdam Dance Center», «Pineapple Dance Studios» e já vencedora de importantes competições de Hip Hop/Street, abordando a fusão dos estilos New Style/ Contemporâneo, tendo após efectuado uma breve explicação deste conceito de dança, realizado detalhadamente alguns exercícios de aquecimento e adaptação, permitindo desta forma a todos os participantes “encaixarem-se” sem qualquer dificuldade no vasto conjunto de exercícios pedagógicos que se seguiram.
Para o final deste Workshops estava reservada a aula do consagrado Marco Ferreira, vencedor do programa “Achas que sabes dançar”, promovido pela estação de televisão SIC, coreografo e bailarino na Academia de Jazz de Lisboa.
Não foi difícil a Marco Ferreira, “prender” a atenção dos “seus” alunos, que ficaram surpreendidos com a simplicidade e disponibilidade do bailarino que após breve apresentação, iniciou um conjunto de exercícios, que foram um verdadeiro hino à dança.
Após terminada a sua aula, Marco Ferreira e Mara Andrade, disponibilizaram-se para de uma forma muito informal, discutirem com os alunos presentes neste acção de formação, que a Secção de Hip-Hop da Columbófila organizou, algumas técnicas utilizadas na dança, referindo-se Mara Andrade a uma experiência fascinante, nomeadamente ao trabalho que está a desenvolver com doentes mentais.
Marco Ferreira e Mara Andrade gostaram da experiência e manifestaram a sua disponibilidade para voltar a Cantanhede, referindo que é gratificante constatar que há tanta gente interessada na dança, na cidade de Cantanhede, felicitando o Professor Patrick Simões pelo trabalho que vem desenvolvendo. No final o responsável pela Secção de Hip-Hop da Columbófila agradeceu aos participantes que compareceram em grande número referindo que foi uma experiência fantástica, oferecendo a todos um certificado de participação.  

 

01/05/2011

MARCO FERREIRA, MARA ANDRADE E PATRICK SIMÕES
PROMOVEM WORKSHOP STREET DANCE
SÁBADO - 14 MAIO


A Secção de Hip-Hop da nossa Associação, promove no próximo dia 14 de Maio, Sábado, no Pavilhão Marialvas na cidade de Cantanhede, três Workshops de Hip Hop abertos a todos aqueles que nutrem paixão por este tipo de dança. O evento irá decorrer das 16h às 19h e o valor das inscrições variam entre os 10€ e os 15 euros. Esperam-se muitos jovens apaixonados pela dança principalmente devido à presença de um dos nomes mais sonantes da dança a nível nacional.
Para esta Acção a organização vai contar com a presença do consagrado Marco Ferreira, vencedor do programa “Achas que sabes dançar”, promovido pela estação de televisão SIC e actual bailarino e coreógrafo na All About Dance Academia onde lecciona diariamente e na Academia de Jazz de Lisboa, com formação em dança nas escolas «All About Dance», «Giselle», «Pineapple Dance Studios», «Edge», «Millenium Dance Complex» e «Debbie Reynolds», também de Mara Andrade, igualmente professora, bailarina e coreógrafa na mesma Academia e articipante no programa televisivo "Portugal tem talento" como elemento do grupo de dança All About Dance, também com formação em dança nas escolas «All About Dance», «Amsterdam Dance Center», «Pineapple Dance Studios» e já vencedora de importantes competições de Hip Hop/Street dance pela Companhia All About Dance, contando também com a participação do Professor Patrick Simões, actual docente da Columbófila de Cantanhede, e de outras Associações de Anadia, Mira, Calvão e Mealhada sendo ainda Bailarino na All About Dance Academia e coreógrafo do grupo de Street dance "Gurilla", que recentemente foi o grande vencedor do 5º Concurso de Hip-Hop, realizado em Ílhavo.
As 3 horas de aula irão permitir aos participantes experimentar diversos estilos dentro do Hip Hop sendo que 1º workshop (Patrick Simões) será de Popping, o 2º (Mara Andrade) será uma fusão de estilos: New Style+ Contemporâneo, e o 3º workshop (Marco Ferreira) serão uma versão pessoal de New Style que o próprio coreógrafo intitula de New Movement Style.
O objectivo desta inciativa é, num âmbito mais geral, a promoção da actividade física e, mais especificamente, da dança e todas as suas potencialidades. No final do evento todos os participantes, poderão participar numa sessão fotográfica com os artistas convidados e saber um pouco mais da sua carreira.
As inscrições para a participação neste Workshop, que já se encontram abertas, poderão ser formalizadas junto dos serviços administrativos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, ou pelo email geral@scc.pt, podendo igualmente os interessados obter informações complementares pelos telefones 231423186 ou 964602754.


 

 

Copyright © 2006 Sociedade Columbófila Cantanhedense - Todos os direitos reservados. webdesign paulompalves@gmail.com