NOTÍCIAS / ARTIGOS DE FUNDO DIRECÇÃO GERAL

Notícias direcção Geral:

 

22/03/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTINGUIDA PELO DIÁRIO “AS BEIRAS”

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, integrou o lote das 11, distinguidas pelo diário “ As Beiras”, nomeadamente, entidades, empresas e personalidades, no decorrer da Gala do 21º Aniversário daquele diário, que teve lugar no Casino Peninsular da Figueira da Foz, no passado dia 20 de Março.

Premiando aqueles que se afirmaram no último ano nos vários sectores de actividade, tornando-se exemplos de sucesso dentro e fora do país e que continuam a promover Coimbra e a região centro e a quem, o Diário As Beiras, quis reconhecer a excelência neste seu 21º aniversário, distinguindo a Sociedade Columbófila com o galardão “Desporto”.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que se fez acompanhar pela sua Vice-presidente Magda Silva, recebeu o Galardão atribuído pelas Beiras, aproveitou o momento para repartir e agradecer com todos os que integram a família columbófila, que com a sua dedicação e trabalho, criam, no dia a dia, condições para que sejam alcançados estes galardões, recordando com saudade todos aqueles que prematuramente já partiram e que também com a seu labor e dedicação ajudaram no crescimento da Sociedade Columbófila.

Lurdes Silva, quis também repartir este galardão com todos aqueles que vão apoiando a sua Associação, dirigindo-se aos empresários, parceiros e em particular ao executivo do Município de Cantanhede, na pessoa do seu presidente Professor João Moura, que tem sido incansável no apoio concedido aquela Associação, tendo por último dirigido umas palavras à administração do Jornal diário As Beiras e aos seus colaboradores, agradecendo a distinção acabada de receber, mas sobretudo a disponibilidade daquele jornal para dar eco das actividades desenvolvidas e que muito contribui para a notoriedade da Associação.  

O Diário As Beiras desde a sua fundação, que ocorreu a 15 de Março de 1994, tem vindo a afirmar-se como um defensor das principais causas do centro do país e a dar voz aos anseios das entidades, empresas e populações da região, comemorou desta forma o seu 21º aniversário, promovendo e premiando alguns daqueles que pela sua ação se vão destacando.

 

 

17/32015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECEU PARCERIA
COM “VERINHA – ESTETICISTA COSMETOLOGISTA”

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, continuando apostada em proporcionar condições vantajosas, na aquisição de diversos produtos e serviços, aos seus associados proporcionando aos parceiros o maior retorno possível para a promoção dos seus produtos e marcas, estabeleceu recentemente uma parceria, com Vera Santos, administradora da “Verinha – Esteticista Cosmetologista”.

Esta parceria vai permitir à Sociedade Columbófila, proporcionar um desconto significativo em todos os serviços que o Gabinete presta, nomeadamente serviços de maquilhagem profissional, manicure, pédicure, limpezas de pele, tratamento de rosto, do corpo, massagens de relaxamento e geotermal, entre outros serviços, contando ainda a Direcção Geral, com a colaboração da administração da empresa que no âmbito da sua responsabilidade social estará disponível para colaborar em outras iniciativas que vieram a ser propostas pela Sociedade Columbófila.

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral daquela Associação, no acto de assinatura do protocolo que tornou possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer à empresária Vera Santos a sua disponibilidade para colaborar com a Sociedade Columbófila, na concretização de mais este protocolo que muito contribuirá para continuar a melhorar as condições oferecidas aos seus associados e a dar continuidade a um dos desígnios da sua Direcção, no presente mandato.

A parceria agora firmada vai ainda proporcionar aos associados da Sociedade Columbófila, sempre que necessitem, disporem na “Verinha – Esteticista Cosmetologista”, localizada na cidade de Cantanhede, de um atendimento personalizado por uma equipa técnica especializada e sempre preocupada, com uma constante actualização e inovação ao serviço das suas clientes. Vera Santos por seu turno, referiu que a empresa desde a sua fundação, tem cimentado no mercado uma imagem dinâmica e de qualidade, investindo em equipamento de alta tecnologia, utilizando as técnicas mais inovadoras e sustentáveis, cumprindo assim, dessa forma, um dos desígnios da sua missão.

 

 

 

“NATAL ACTIVO É DIVERTIDO” DEU VIDA À PAUSA ESCOLAR DAS FÉRIAS DO NATAL

Foram muitas as crianças que aderiram ao desafio proposto pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que através do grupo coordenador e de alguns docentes das actividades de enriquecimento curricular, proporcionou um programa de ocupação dos seus tempos livres em período de pausa escolar, com a promoção de diversas actividades lúdicas com forte componente no laser, contando com a parceria dos Agrupamentos de Escolas Marquês de Marialva e Lima de Faria.

 

Embora não descurando as actividades físicas e os jogos colectivos o programa teve grande incidência na realização de algumas tarefas que permitiu às crianças que participaram neste projecto, manipular um conjunto de materiais, que lhes possibilitou em diversas situações, realizar alguns jogos educativos e de integração.

 

Para além da prática destas actividades as crianças participantes tiveram oportunidade de se divertirem, praticando algumas modalidades desportivas, com destaque para o minibasquete, futebol, jogos tradicionais, natação, entre outras.

No plano mais cultural as crianças visitaram o Museu do Brincar, ex-líbris da vila de Vagos e local de eleição para acolher crianças desta idade e a oficina do “ovos moles”, igualmente o ex-líbris da cidade de Aveiro, tendo igualmente visitado a Biblioteca Municipal, no qual realizaram diversas atividades educativas.

 

No plano mais formativo e para aproveitar de uma forma lúdica esta pausa escolar as crianças participantes, tiveram, também a oportunidade de visitar o Quartel da Guarda Nacional Republicana, onde abordaram algumas regras da segurança rodoviária, perigos da utilização indevida das redes sociais o uso de substâncias psicotrópicas entre outros, o Quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.

 

Para além das visitas efectuadas na cidade as crianças visitaram a vila de Ançã, onde tiveram igualmente a possibilidade de conhecer o fabrico e provar os famosos bolos de Ançã. Ainda naquela Vila e após o almoço visitaram alguns locais de interesse cultural.

 

Na visita efectuada à cidade de Coimbra e para terminar em “grande” estas semanadas, tiveram a oportunidade de serem cientistas por umas horas no Exploratório, efectuando algumas pequenas experiências. No mesmo dia as crianças participantes tiveram ainda a oportunidade de visitar o Presépio na vila de Penela, que lhes proporcionou recordar uma aldeia de natal. As “oficinas” instaladas no CTL, permitiram também, às crianças desenvolver um conjunto de jogos, com forte componente na “dinâmica de grupos” e que lhes proporcionou também de forma divertida e informal a ocupação do seu tempo neste programa.

 

Para além dos animadores e responsáveis do CTL, os participantes contaram com o trabalho e a colaboração de alguns docentes das actividades de enriquecimento curricular, que acompanharam as actividades e visitas efectuadas.

 

 

01/03/2015

EDGAR PEREIRA VISITOU SEDE SOCIAL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral e Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, receberam na tarde do passado dia 12 de Fevereiro, na nova sede social da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Edgar Pereira um dos dirigentes mais antigos daquela Associação, proporcionando-lhes uma vista ao espaço recentemente aberto ao público.

Integrada no âmbito do programa de visitas que a Direcção Geral deliberou proporcionar aos seus antigos dirigentes e associados, Lurdes Silva e Francisco Ribeiro tiveram a oportunidade, para além da visita efectuada, de dialogar com Edgar Pereira, recordando a acção daquele dirigente, que nascido em Cantanhede a 6 de Julho de 1933, iniciou a prática da columbofilia na SCC, no ano de 1956, em conjunto com o seu irmão Josué Marques Pereira, colaborando nas diversas actividades, nomeadamente nos encestamentos que na época se realizavam numa entrada de um armazém de pertença de seu pai Francisco Pereira.

Edgar Marques Pereira, Associado nº 5, integrou nos biénios 1958/1960, 1974 a 1997, os órgãos sociais da Colectividade, na qualidade de Secretário e Vice-presidente do Património, o Conselho Fiscal e o Conselho técnico de Secção de Columbofilia, sendo um destacado dirigente, que nos anos 70, teve um papel importantíssimo na organização administrativa e financeira da secção de Columbofilia, sendo várias vezes homenageado pela Direcção, colaborando ainda em inúmeros eventos organizados por esta Associação sendo hoje uma das "memórias vivas" da pela Sociedade Columbófila.

Edgar Pereira no final da visita agradeceu o convite formulado para visitar e conhecer as novas instalações da Columbófila de Cantanhede, manifestando o seu contentamento com aquilo que teve a oportunidade de observar.

 

 

16/2/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE NOVA PARCERIA
COM O ATELIER FOTOGRÁFICO “CRIANDO IMAGENS”

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, continuando apostada em proporcionar condições vantajosas, na aquisição de diversos produtos e serviços, aos seus associados proporcionando aos parceiros o maior retorno possível para a promoção dos seus produtos e marcas, estabeleceu recentemente uma parceria, com Hugo Neves, administrador da “Criando Imagens” que vai permitir à Sociedade Columbófila, retomar os trabalhos de arquivo fotográfico das actividades desenvolvidas pelas suas secções desportivas e dos eventos realizados ao longo do ano, representando este acordo uma vantagem acrescida para enriquecer o seu já longo é rico arquivo histórico e que a Direcção Geral daquela Associação pretende incrementar, durante o ano em curso.

 

A celebração desta parceria entre estas duas entidades, e que foi recentemente formalizada por Hugo Neves, Administrador da “Criando Imagens” e por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral daquela Associação, que se fez acompanhar pela sua Vice Presidente Magda Silva, para além de proporcionar estas vantagens à Sociedade Columbófila, vai igualmente proporcionar aos seus associados um desconto significativo em todos os serviços que a empresa comercializa, contando a Direcção Geral, com a colaboração da administração da empresa que no âmbito da sua responsabilidade social estará disponível para colaborar em outras iniciativas que vieram a ser propostas pela Sociedade Columbófila.

 

Lurdes Silva, na assinatura do protocolo que vai tornar possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer ao empresário Hugo Neves a sua disponibilidade para colaborar com a Sociedade Columbófila, na concretização de mais este protocolo que muito contribuirá para continuar a melhorar as condições oferecidas aos seus associados e a dar continuidade à constituição do seu arquivo histórico.

 

A parceria agora firmada vai ainda proporcionar à Sociedade Columbófila sempre que necessite, o acompanhamento por uma equipa de experientes profissionais que diariamente trabalham, nas 3 lojas do Grupo “Criando Imagens” prestando um serviço de grande qualidade. Hugo Neves por seu turno, referiu que a empresa desde a sua fundação, tem cimentado no mercado uma imagem dinâmica e de qualidade, investindo em equipamento de alta tecnologia, utilizando as técnicas mais inovadoras e sustentáveis, cumprindo assim, dessa forma, um dos desígnios da sua missão.

 

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ABRIU “PORTAS” DA SUA SEDE SOCIAL

 

Decorrente da recente deliberação do Município de Cantanhede a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acabou de instalar na fracção autónoma do Pavilhão Marialvas a sua sede social. Composta por uma recepção/secretaria, três gabinetes de trabalho, gabinete de direcção, sala de troféus, arquivo, economato e sala da Direcção Geral, para além de proporcionar uma excelente localização a nova sede irá proporcionar uma centralidade que certamente muito contribuirá para facilitar a acessibilidade dos associados e utentes das diversas actividades, bem como proporcionar-lhes algum conforto na utilização dos serviços administrativos, com a qualidade desejada e merecidas por estes.


Para assinalar essa abertura a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acolheu no seu novo espaço no final da tarde do passado dia 5 de Fevereiro, João Moura, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, que estava acompanhado pela sua Vice Presidente Helena Teodósio, pelo Vereador Pedro Cardoso, pelo Chefe de Gabinete Pedro Castro e Aidil Machado, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, que visitaram e conheceram o novo espaço da Sociedade Columbófila.


Lurdes Silva que estava acompanhada por Francisco Ribeiro e Lusitano Espinhal, Presidentes da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal, pelo associado nº 1, José Santos e por outros dirigentes e colaboradores mais chegados, aproveitou o momento para agradecer ao Executivo do Município de Cantanhede, na pessoa do seu presidente, a cedência efectuada e a ajuda na adaptação do edifício a sede social, manifestando a sua convicção que estas instalações e sobretudo a sua centralidade irá proporcionar a médio prazo um crescimento sustentado e uma melhoria no acolhimento prestado aos associados e utentes. João Moura quis também deixar uma palavra de apreço pelo trabalho que a Sociedade Columbófila vai desenvolvendo, manifestando o seu agrado pelo aproveitamento efectuado e qualidade apresentada no espaço cedido, deixando no final a disponibilidade do seu Executivo para em sede própria continuar a avaliar e apoiar as iniciativas propostas pela Direcção da Sociedade Columbófila.


Ao longo do final da tarde foram muitas as pessoas que quiseram conhecer a nova sede social, nomeadamente alguns familiares dos antigos dirigentes que conheceram a “galeria” dos Presidentes, instalada na sala da Direcção Geral. Contando com a colaboração do Grupo Mosqueteiros, Seixas & Simões, a Direcção Geral dotou a nova sede social com mobiliário e equipamento, na sua esmagadora maioria sem qualquer tipo de uso, que certamente irá proporcionar acolher com qualidade  todos aqueles que recorrerem aos seus serviços.


 Igualmente com as parcerias estabelecidas com a Publicant e a Criando Imagens, possibilitaram aos dirigentes da Columbófila de Cantanhede de dar notoriedade á imagem das suas secções e dos seus campeões olímpicos e nacionais e dos seus atletas que já atingiram a internacionalização, perpetuando dessa forma os seus resultados, destacando-se igualmente no espaço da recepção/secretaria e sala de troféus um conjunto muito significativo de imagens que retratam bem o que tem sido as actividades desenvolvidas pela Columbófila ao longo dos seus 64 anos de actividade ininterrupta. 

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA FORMALIZA PROTOCOLO COM A FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FISICA

Para complemento do trabalho bi-diário que os técnicos da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, efectuam com os nadadores daquela Associação, por proposta da referida Secção a Direcção Geral formalizou recentemente com a Universidade de Coimbra através da sua Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, um protocolo de cooperação que vai permitir aos nadadores daquela Associação, a monitorização, controle e avaliação do treino que vão realizando.


Para além da utilização dos equipamentos do laboratório Integrado da Faculdade de Desporto da Universidade de Coimbra, e do “saber” dos seus docentes, o protocolo agora rubricado entre estas duas entidades vai igualmente contemplar a promoção de projectos e programas de investigação, no âmbito do desenvolvimento da prática do exercício e do desporto de acordo com as necessidades da Sociedade Columbófila e os recursos disponíveis pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.


Será igualmente contemplado o apoio à formação e alta competição, respeitando os princípios éticos definidos pelo Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, bem como cooperar com a Sociedade Columbófila no âmbito da formação de agentes desportivos, disponibilizando a Faculdade de Desporto, sempre que possível e solicitado os seus docentes, para estas acções.


António Figueiredo, Doutorado e Director da Faculdade de Desporto, após ter-se referido ao objecto do protocolo, manifestou aos dirigentes da Sociedade Columbófila o interesse da sua Faculdade em colaborar nestas iniciativas, potenciando a melhoria do desempenho dos atletas de alto rendimento, contribuindo dessa forma para uma maior aproximação às comunidades locais.


Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila que se fez acompanhar pela sua Vice-presidente Financeira, Patrícia Neves e pelo coordenador técnico da Secção de Natação, Paulo Ferreira, aproveitou o momento para agradecer a disponibilidade da Faculdade de Desporto, na pessoa do seu Director, em proporcionar aos seus nadadores estes meios de avaliação e controle, que certamente muito irão contribuir para melhorar substancialmente as condições de prática desportiva.


Lurdes Silva referiu ainda, que o protocolo irá abrir uma nova janela de oportunidades na sua Associação e que irá contribuir, a par das excelentes condições proporcionadas pelo Município de Cantanhede, para que o futuro ainda permita alcançar melhores resultados desportivos. No final o Director da Faculdade, Professor António Figueiredo proporcionou aos dirigentes presentes uma visita pormenorizada ao Laboratório Integrado da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.    

   

 

 

16/2/2015

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA 3º MEIA MARATONA TRAIL DO SARILHO

 

    


Realizou-se recentemente uma reunião de trabalho para preparar a 3ª Meia Maratona Trail do Sarilho, na sede social da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede, na qual estiveram presentes os membros da comissão organizadora, José Santos, Lurdes Silva, Jorge Abrantes, Magda Silva e João Lucas, que demoradamente debruçaram-se por um conjunto muito significativo de assuntos logísticos e administrativos necessários à organização deste evento.


Esta prova que se vai realizar no próximo dia 9 de Maio, com início no Parque Urbano de S. Mateus, pelas 16h00, tem desde o seu início conhecido um crescimento exponencial, vindo a surpreender todos os envolvidos podendo registar, neste ano evoluções muito significativas em relação ao ano do seu aparecimento.


Este evento, que a Sociedade Columbófila pretende realizar, acolherá atletas vindos de localidades de todo o país, que participarão para além da Meia Maratona, no Trail Curto e na Caminhada Trail, desenrolando-se a prova na sua esmagadora maioria pelos trilhos do concelho de Cantanhede.


Para além desta prova a organização a exemplo do que já efectuou na última prova, vai voltar a promover uma prova destinada a crianças dos ambos os sexos denominada por Kids Trail, sendo a sua inscrição gratuita.


Os responsáveis da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estão nesta data a desenvolver vários contactos, junto potenciais parceiros no sentido de vir a reunir um conjunto de apoios que lhe permita fazer face às exigências das provas a realizar.


Para qualquer esclarecimento todos os interessados poderão enviar email para o email geral@scc.pt, em www.scc.pt ou para o Director de Prova Professor José Miguel Santos, mcxado@gmail.com ou através do 914818674.

 

28/1/2015

MARIZÉ DUOU VESTUÁRIO À SOCIEDADE COLUMBÓFILA

No âmbito do Projecto de Cooperação Solidária que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense vem desenvolvendo, desde 2010 em Cabo Verde e posteriormente em S. Tomé e Príncipe e na sequência do trabalho que vem desenvolvendo junto de alguns empresários do concelho de Cantanhede e dos concelhos limítrofes, estabeleceu recentemente uma nova parceria com a empresa de pronto a vestir Marizé, sedeada na vila de Quiaios e que permitiu, receber um conjunto bastante significativo de vestuário e calçado sem qualquer uso, que se destinaram aqueles projectos de cooperação, que aquela Associação desenvolve nas cidades da Praia e Porto Novo, em Cabo Verde e nas Roças em S. Tomè, em parceria com a Associação Cabo-verdiana Ká Morabeza.

 

Os bens agora doados pela empresária Maria do Nascimento, para além de serem utilizados nestes projectos, foram pelas técnicas de Serviço Social da Sociedade Columbófila encaminhados igualmente, para algumas famílias que os serviços de acção social acompanham.

 

A Marizé é desde a sua fundação, uma loja especializada em vestuário para adultos, adolescentes e crianças, que aproveitando alguns artigos das suas últimas colecções, quis associar-se, já pelo terceiro ano consecutivo, ao projecto de cooperação que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a desenvolver em cooperação com o Serviço Nacional de Protecção Civil daquela Ilha.

 

Lurdes Silva e a sua Vice Presidente Magda Silva, responsável pelos contactados estabelecidos com as empresárias Maria do Nascimento, Marisa Ferreira e Magda Felgueiras, responsáveis pela Marizé, formalizaram uma parceria, que para além de possibilitar à Sociedade Columbófila receber mais este vestuário e calçado, irá no futuro continuar a potenciar a aproximação das duas entidades, ajudando dessa forma a reunir diverso material que para além de possibilitar o apetrechamento da Loja Social da Praia e Porto Novo, irá ajudar, Também a concretizar a abertura de mais um espaço de apoio ao povo cabo-verdiano mais vulnerável.

 

Lurdes Silva aproveitou igualmente o momento para convidar as empresárias a visitar a Sociedade Columbófila o que poderá ocorrer a curto prazo.    

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE PARCERIA
COM PUBLICANT

Continuando a orientação que vem seguindo nos últimos anos, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, continua apostada em procurar estabelecer parcerias com empresas, proporcionando desta forma condições vantajosas, na aquisição de diversos produtos e serviços, proporcionando aos parceiros o maior retorno possível para a promoção dos seus produtos e marcas.

Para o efeito estabeleceu recentemente uma parceria, com os administradores da Publicant – Publicidade de Cantanhede, Lda, que vai permitir à Sociedade Columbófila melhorar a exposição da sua imagem, representando este acordo uma vantagem acrescida para a notoriedade que a Direcção Geral pretende imprimir na Associação, durante o ano em curso.

A celebração desta parceria entre estas duas entidades, e que foi recentemente formalizada pelos Administradores da Publicant – Publicidade de Cantanhede, Lda, Lídia e Carlos Menezes e por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral daquela Associação para além de proporcionar estas vantagens à Sociedade Columbófila, vai igualmente formalizar uma parceria que na prática já existia há alguns anos, contando a Direcção Geral, com a colaboração da administração da empresa que no âmbito da sua responsabilidade social tem frequentemente colaborado quer com a Sociedade Columbófila quer com outras Associações do concelho.

Lurdes Silva, na assinatura do protocolo que vai tornar possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer aos Administradores da Publicant, a oportunidade concedida à Sociedade Columbófila, na concretização de mais este protocolo que muito contribuirá para continuar a melhor a sua imagem. A parceria agora firmada vai ainda proporcionar aos mesmos, sempre que necessitem, o acompanhamento por uma equipa de experientes profissionais que diariamente trabalham prestando um serviço de grande qualidade. Carlos Menezes por seu turno, referiu que a empresa desde a sua fundação, tem cimentado no mercado uma imagem dinâmica e de qualidade, com um parque de máquinas sempre actualizado, utilizando as técnicas mais inovadoras e sustentáveis, cumprindo assim, dessa forma um dos desígnios da sua missão.
A PUBLICANT – Publicidade de Cantanhede Lda, deu continuidade à “MENART” que foi pioneira no concelho de Cantanhede e limitrofes, no seu ramo de actividade.

Fundada na Vila de Febres em 1991, a “MENART”, torna-se conhecida junto dos empresários e particulares da região num curto espaço de tempo, pois a tecnologia utilizada, baseada no corte de vinil assistido por computador, respondia rapidamente às exigências e necessidades de todos os que solicitavam os nossos serviços. Em 1993 e por estratégia comercial, a “MENART” passou a desenvolver os seus serviços na sede do Concelho, Cantanhede.

ALBERTO ABRANTES É RECORDADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a promover uma pequena mas singela homenagem, na passagem do quarto aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.

No dia 15 de Janeiro, Quinta-feira, pelas 18h30 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando agendado para o dia 18 de Janeiro, Domingo no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores.

Nascido a 15 de Junho de 1947, foi admitido na Sociedade Columbófila Cantanhedense, a 13 de Outubro de 1962, na qualidade de associado concorrente. Com o trabalho e interesse demonstrado à modalidade, Alberto Abrantes bem cedo começou a destacar-se e na Assembleia Geral Ordinária, realizada em 12 de Setembro de 1964, foi convidado pelo Presidente da Direcção Francisco da Fonseca Junior, para integrar a equipa responsável pela abertura dos relógios/constatadores, sendo acompanhado pelos associados José Melo, premiando dessa forma o trabalho que já vinha realizando.

Após constituir a sua colónia, Alberto Abrantes, participou pela primeira vez numa campanha desportiva no ano de 1965, tendo no final obtido um honroso 6ºlugar na classificação geral individual.

Em 27 de Fevereiro de 1968, integra igualmente pela primeira vez os órgãos sociais, na qualidade de Secretário da Mesa da Assembleia-geral, liderada pelo saudoso Eduardo Lopes.

Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da historia Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.

A Direcção Geral da Associação da cidade de Cantanhede em colaboração com a sua Secção de Columbofilia e também para homenagear Alberto Abrantes, irá novamente instituiu o Troféu “Alberto Abrantes”, que será atribuído ao associado concorrente que vencer a Taça de Honra na Campanha Desportiva que se avizinha. 

Falecido prematuramente na madrugada de 15 de Janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da sua dedicação pelo próximo.

 

 

22/12/2014

PARQUE DE S. MATEUS ACOLHEU PARTIDA E GHEGADA DA 2ª MARATONA E CAMINHADA“TRAIL DO SARILHO”

Foram cerca de 200 atletas, que participaram na 2ª Maratona “Trail do Sarilho” e na Caminhada Trail, realizada no passado dia 30 de Novembro, na cidade de Cantanhede, pela Secção de Aventura e Ar Livre da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que teve a sua partida e chegada no Parque Verde de S. Mateus.

Para participar na prova da Maratona compareceram na linha de meta os atletas, que tiveram que “vencer” algumas dificuldades nos “trilhos” da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e de Outil e Portunhos, percorrendo após chegada à meta 35 quilómetros.

Simultaneamente partiram os atletas da Caminhada Trail, que cumpriram a distância de 13 Km, fechando a participação os participantes na caminhada, que fizeram o seu passeio no primeiro sector do trilho, percorrendo igualmente a distância de 13 km e as crianças que participaram no Kids Trail.

Os 3 primeiros classificados e a atleta 1ª classificada, que participaram na Maratona, realizaram tempos excelentes efectuaram uma prova bastante rápida, mostrando uma excelente forma.

Na linha de chegada, com o tempo de 02.39.19 cortou, a meta em 1º lugar, Carlistos Ramos, do Saertex, classificando-se em 2º lugar a 24”, Luis Santos em representação da Dar-rr e no 3º lugar o atleta José de Jesus, que demorou mais 01’ e 24’’ do que o primeiro classificado. Correndo em simultâneo, Isabel Trindade, em representação do Mundo da Corrida, foi a primeira clasificada de seniores femininos, cumprindo a distância desta maratona em 03.45.54 classificando-se na 2ªposição a atleta Maria Gil do Mountain Trails, com 03.57.41 e no 3º lugar Lara Carapeta, da Run Figueira com o tempo de  04.00.47. Na caminhada Trail de 13 Km o 1º  foi Luis Pereira da Run Figueira, com o tempo de 1.10.34, o 2º Celestino Gomes e o 3º classificado Bruno Quintal, com o tempo de 1.11.17.

A anteceder a partida e no acto do levantamento do dorsal os atletas participantes deixaram para a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, um conjunto muito significativo de material desportivo que reverterá a favor do Projecto de Cooperação . de partida! que a Columbófila desenvolve em Cabo Verde, revertendo os bens alimentares oferecidos, também por alguns participantes para as famílias acompanhadas pela Sociedade Columbófila.

Pese embora a organização desta prova tenha trazido enormes encargos para a Sociedade Columbófila, que para além de suportar os encargos da alimentação dos atletas, teve igualmente que garantir a realização de trés abastecimentos durante a corrida, contando para o efeito com a colaboração do Sitio Biológico, Grupo Os Mosqueteiros e Iogurtes Longa Vida, quis com a organização desta prova, honrar a parceria estabelecida com o Município de Cantanhede em realizar actividades de promoção naquele Parque e que foi objecto do aplauso da esmagadora maioria dos atletas e familiares presentes que ficaram bastantes satisfeitos com a beleza e paisagem oferecida.

No final da prova e após ser efectuada a cerimónia do Pódio, na qual participou Pedro Castro, Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Cantanhede e Aidil Machado Presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça
os atletas e seus acompanhantes foram encaminhados para o almoço que foi servido no refeitório da Agrupamento de Escolas Lima de Faria, que disponibilizou as suas instalações para este efeito e que proporcionou à organização oferecer a todos os presentes o almoço.

A segurança e vigilância dos atletas foram asseguradas pela Guarda Nacional Republicana, pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, contando a organização também com a colaboração de muitos voluntários, que ao longo do percurso e dos abastecimentos colaboraram com os atletas em prova, associando-se também à iniciativa o Município de Cantanhede, e a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

MAGIA DO “NATAL TRADICIONAL” REVIVIDO PELAS CRIANÇAS DO CLUBE DE TEMPOS LIVRES

Integrado na programação que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, elaborou para esta quadra natalícia e a exemplo dos anos anteriores, promoveu no âmbito do plano de actividades extra – curricular do CTL – Clube de Tempos Livres, no último dia de aulas do 1º período, a festa de Natal, dedicado a todas as crianças que frequentam o CTL ao longo do ano lectivo.

Logo no inicio da primeira quinzena do mês corrente e com a colaboração das técnicas do CTL, as crianças ao longo dos dias, foram ocupando os seus tempos livres efectuando alguns trabalhos manuais alusivos à quadra festiva que se vive e que serviram de decoração para o Clube, elaborando igualmente a imagem de natal que serviu de base para o envio das boas festas às diversas pessoas e entidades que vão colaborando com aquela Associação.

Para tornar a festa mais tradicional e apelativa foi criado em redor da árvore de natal, um cenário de magia que marcou a entrega das prendas que a Direcção daquela Associação ofereceu a cada criança.

As crianças após chegarem ao Clube de Tempos Livres, participaram em diversas actividades lúdicas com grande incidência na quadra festiva do Natal convivendo de seguida em redor da mesa, para confraternizarem e lancharem não faltando à mesa o tradicional Bolo de Rei e outras iguarias da época que fizeram as delicias dos mais pequenos.

Para último e já ao final da tarde ficou reservado a entrega das prendas de natal a todas as crianças presentes. Com algum espanto e num rodopio infernal em volta da “mãe natal” a entregar os presentes, proporcionou um ambiente mais barulhento e mais agitado na sala que acolheu a festa.

Viveram-se momentos de grande alegria, satisfazendo a curiosidade dos mais pequenos, o rasgar do papel para desembrulhar as prendas. A Princesa Barbie mochilas, material escolar dvd’s e os livros da colecção “uma aventura”, foram as prendas oferecidas e deixadas pelo Pai Natal do Grupo Os Mosqueteiros e que proporcionaram um fim de tarde mais alegre para a pequenada ali presente. 

CABAZES DE ALIMENTOS CONTINENTE
SERÃO DISTRIBUIDOS NESTE NATAL PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

 

Um “Modelo de Solidariedade” continua a ser o mote para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, às famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de Janeiro, denominada por “Um Natal cheio de vida!” promovido por esta Associação.

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Hipermercados, que perdura já há alguns anos, que foi possível concretizar esta iniciativa que vai certamente proporcionar a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda um maior significado.

Azeite, óleo, azeite, leite, grão, feijão, arroz, massas, açúcar, bolachas, cereais, chocolates, produtos de higiene pessoal e bacalhau, são alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias.

António Pina Director da Loja Continente referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária. Lurdes Silva, que estava acompanhada pela Vice-presidente Magda Silva e pela técnica Mafalda Reis, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que vai possibilitar atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas ao longo do ano.

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, vão visitar e entregar às famílias um Cabaz de produtos da marca Continente. 
 
Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede e União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido ás crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres.

 

24/11/2014

BENS ENVIADOS PARA AS ROÇAS DE S.TOME E PRINCIPE COMEÇARAM A SER DISTRIBUIDOS

Decorrente do envio do contentor de 20 pés, no âmbito do projecto de cooperação “Vamos sempre a tempo” e destinado à comunidade de Cabo Verde, residente nas Roças, em S. Tomé e Príncipe, que vive actualmente, no limiar da pobreza, com base no material enviado, José Maria Silva, Cônsul de Cabo Verde em S. Tomé e Príncipe, acompanhado pelos directores da Associação Cabo-verdiana Ká Morabeza e utilizando o critério de distribuição definido pelos parceiros, tendo em conta o diagnóstico efectuado das necessidades dos mais carenciados, pelo Consulado e responsáveis daquela Associação que colaboram no projecto, efectuaram recentemente a entrega de alguns bens pelas crianças e famílias apoiadas.


Para além de pessoas idosas, habitam naquela comunidade muitas crianças, que continuam a necessitar urgentemente da solidariedade e da ajuda de todos os que se quiseram associar a este projecto. Para além de muito e diverso mobiliário e colchões doado pelos Móveis Guerra, foi igualmente distribuído por estas crianças e suas famílias, material escolar, bolas, bicicletas, brinquedos, doados pela Administração do Grupo Os Mosqueteiros, louças e talheres, doados pela Quinta Stª. Cristina e Quinta da Sobreira, bem como milhares de peças de roupa e calçado, toalhas, roupa de cama, entre outro material utilitário, num total de mais de seis toneladas, igualmente doado por muitas famílias que se quiseram associar a este projecto humanitário, “Vamos Sempre a Tempo” implementado em boa hora pela Direcção Geral da Sociedade Columbófila, através da comissão que assumiu a dinamização e recolha dos referidos bens e constituída por José Sousa Luis, Aidil Machado, Magda Silva, Inês Santos, João Lucas, Cláudia Carvalho e Lurdes Silva, contando igualmente com a parceria do Município de Cantanhede que disponibilizou a logística necessária e com a União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça que disponibilizou o local de armazenamento dos bens durante a campanha realizada.

 

17/11/2014

LOJA SOCIAL CONTINUA A CUMPRIR OBJECTIVOS
TRAÇADOS PELOS PARCEIROS DO PROJECTO

Os últimos bens enviados pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no 7º contentor, destinado à Loja Social da cidade da Praia no arquipélago de Cabo Verde, do Serviço Nacional da Protecção Civil e Bombeiros, tem permitido a este serviço, continuar a efectuar regularmente a distribuição de bens pelas famílias carenciadas e pelas crianças das Escolas do ensino básico da cidade da Praia de um conjunto muito significativo de livros e material escolar, brinquedos, vestuário, materiais para casa de banho, calçado, mobiliário, louças domésticas, entre outros materiais.

O critério de distribuição definido pelos Serviços da Protecção Civil, tem em conta o diagnóstico efectuado, pela equipa chefiada pelo Tenente-coronel Arlindo Lima, Presidente daquele serviço, das necessidades dos mais carenciados e pelas responsáveis das Escolas daquela cidade, que foram visitadas pelas dirigentes da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva e Aidil Machado, aquando a sua deslocação a Cabo Verde para a implementação deste projecto. 

Esta foi mais uma iniciativa, deste tipo, que foi efectuada em Cabo Verde e que já se estendeu à cidade de Porto Novo daquele arquipélago, onde igualmente está sedeada a segunda Loja Social aberta pelo Serviço da Protecção Civil e apoiada pela Sociedade Columbófila, no quartel dos Bombeiros Voluntários da cidade.

De acordo com o modelo implementado os responsáveis da Loja Social, continuam a efectuar a distribuição de bens uma vez por mês e sempre que entendam necessário, sendo distribuído a cada pessoa dois artigos de cada género, bem como “cestas básicas”, com produtos alimentares de primeira necessidade.

Numa altura em que os responsáveis pela Sociedade Columbófila, graças a uma nova doação do Grupo Os Mosqueteiros, Seixas & Simões, Móveis Guerra, Quinta de S. Cristina de Portunhos e da colaboração do Banco de Recursos Colmeia do Município de Cantanhede e da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, estão em fase final de concretização do envio de mais um contentor, é extremamente gratificante não só para os mentores da iniciativa, mas também para os administradores das empresas e autarcas parceiros neste projecto de solidariedade e que envolve já umas largas toneladas de bens enviados, terem conhecimento que este projecto de solidariedade está no bom caminho e a corresponder às expectativas criadas pelos responsáveis pela implementação das Lojas Sociais.

Resultante da parceria estabelecida entre a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, Banco de Recursos Colmeia do Município de Cantanhede e de um conjunto já significativo de empresas que se associaram a este projecto, tem sido possível concretizar a ajuda às famílias mais vulneradas, promovendo desta forma melhorias nas condições de vida das mesmas, sendo este projecto devidamente avaliado, pelos responsáveis das duas entidades, procedendo-se aos reajustamentos necessários no futuro.

 

13/11/2014

AECS - ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DECORREM NAS ESCOLAS DO 1º CEB DOS AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA E LIMA DE FARIA

 


Decorrente do protocolo formalizado entre o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva e Lima de Faria a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através da implementação pelo Grupo Coordenador das Actividades de Enriquecimento Curricular, tem vindo semanalmente a desenvolver o programa pedagógico previamente aprovado nas Escolas do 1º CEB daqueles Agrupamentos Escolares.


Estas actividades extra-curriculares, nomeadamente as disciplinas de Inglês, Expressão Musical, Expressão Plástica, Leituras.com, Cidadania, Actividade Física e Desportiva estão a ser leccionadas, pelos docentes com habilitação para a docência das áreas em questão, em colaboração com os professores titulares, nas Escolas de Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede, Cantanhede Sul, Cordinha, Murtede, Ourentã, Pocariça, Póvoa da Lomba, Sepins, Varziela, Balsas, Corticeiro de Cima, Covões, Febres, Fontinha, São Caetano e Vilamar, abrangendo 957 alunos. Estas actividades complementares, estão a realizar-se em cada estabelecimento escolar, entre as 16h30 e as 17h30, em cindo dias da semana.


A Actividade Física e Desportiva é leccionada por 10 técnicos proporcionando às crianças, vivências e hábitos na área do exercício físico, assim como, um crescimento harmonioso das mesmas, respeitando a sua evolução natural.
As tarefas desenvolvidas passam por jogos pré-desportivos, trabalho de agilidade e coordenação, velocidade, iniciação aos jogos desportivos colectivos e outras modalidades.


Na disciplina de Inglês os 9 técnicos, através de actividades lúdicas proporcionam aos alunos para lá da iniciação e aprendizagem da língua inglesa, o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural, através do confronto com esta língua estrangeira e a cultura por ela veiculada.


O grupo de Expressão Musical, composto por 11 técnicos, tem como principal objetivo sensibilizar os alunos para a expressão, através dos sons, dos ritmos e das melodias conhecendo habilidades básicas da linguagem musical, proporcionando às crianças, lidar e compreender a música enquanto expressão humana, artística e cultural. Integram o grupo de Expressão Plástica, 9 técnicos que tendo em conta a necessidade do desenvolvimento da criatividade e sentido estético das crianças, desenvolvem tarefas diversificadas, de carácter lúdico - expressivo, privilegiando a utilização de materiais recicláveis.


Constituído por 8 técnicos, o grupo de Leituras.com, desenvolve com as crianças, estratégias de operacionalização colocando em prática um dos principais objectivos da disciplina, aliando a leitura e a escrita à componente digital.
Trata-se de uma área bastante enriquecedora para os alunos, permitindo-lhes o contacto com diferentes livros e autores, contribuindo igualmente, para o desenvolvimento da sua capacidade de leitura expressiva, da sua criatividade e das suas competências. Transversal a todas as outras disciplinas a Cidadania é leccionado por técnicos de outras áreas, nomeadamente Inglês, AFD, Expressão Plástica e Expressão Musical, sendo assim bastante homogéneo e permitindo uma grande variedade de tarefas a realizar com as crianças.


Os temas abordados pretendem apelar à reflexão sobre os problemas sentidos por cada criança e pela sociedade que as rodeia nas mais diversas vertentes, nomeadamente educação para os direitos humanos, educação ambiental, educação rodoviária, educação financeira, entre outras.

 

18/10/2014

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PRESTOU CONTAS AOS SEUS ASSOCIADOS E DISCUTIU FUTURO DA ASSOCIAÇÃO

 

 

Realizou-se recentemente duas Assembleias Gerais Extraordinárias da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que serviu para além de tratar de diversos assuntos de interesse para a Colectividade da cidade de Cantanhede, para apresentar o relatório e contas do ano transacto e apreciar e votar uma proposta da Direcção Geral, sobre o terreno para a construção da sede social.

Compareceram à “chamada”, alguns associados e dirigentes, que tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente as contas do ano findo.

Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ladeado pelos secretários José Santos, associado nº 1 da Colectividade e Aidil Machado, deu início aos trabalhos, lendo de seguida a convocatória para este acto, dando a palavra à Vice-presidente Financeira Patricia Neves, que apresentou a todos os presentes os custos e proveitos do último ano e os respectivos movimentos contabilísticos de cada secção.

Após apresentação dos resultados, Patricia Neves, referiu-se igualmente ao relatório de gerência, apresentando também detalhadamente o balanço financeiro de 2013.

Após demorada troca de impressões entre os presentes e resposta às questões colocadas, Francisco Ribeiro, após submeter à apreciação de todos o parecer do Conselho Fiscal, submeteu à aprovação dos associados presentes, as contas do exercício de 2013 e a aplicação dos resultados, sendo estes aprovados por unanimidade.

Retomando a condução dos trabalhos Francisco Ribeiro, começou por se congratular com os resultados obtidos que espelha o trabalho desenvolvido pela Direção Geral.

Não havendo mais nenhum associado a intervir, Francisco Ribeiro encerrou os trabalhos procedendo de imediato ao inicio da outra reunião magna da Sociedade Columbófila, dando de seguida a palavra a Aidil Machado que leu na integra a proposta apresentada pela Presidente da Direcção Geral que colocava à consideração de todos os presentes, propor ao Municipio de Cantanhede a revogação da escritura de doação outorgada a 26/11/2001, referente ao lote de terreno para construção urbana, na Quinta dos Lacticínios em Cantanhede, revertendo assim o referido lote para o Municipio de Cantanhede, manifestando, no entanto, o interesse em continuar no futuro a poder contar com o apoio do Municipio na cedência de um terreno para construção da sede social, logo que se verifique as condições mínimas de sucesso.

Após leitura da proposta o Presidente da Mesa deu a palavra a Lurdes Silva, que começou por agradecer a presença de todos, apresentando de seguida um conjunto bastante significativo de informações referente à proposta apresentada, referindo-se aos condicionalismos conhecidos e que ao longo destes anos não tem permitido dar ao referido terreno o fim para que foi destinado. Francisco Ribeiro convidou de seguida os associados presentes a manifestar a sua opinião sobre a proposta apresentada, tendo todas as intervenções que se seguiram reflectido a concordância com a Presidente da Direcção, sendo expresso por unanimidade, que a proposta de revogação da deliberação, seria o mais adequado e sensato nesta data. Colocado a proposta à votação foi a mesma aprovada por unanimidade.

Lurdes Silva no 2º ponto da ordem de trabalhos, voltou a tomar a palavra, centrando a sua intervenção nas actividades e nos resultados que as Secções vão desenvolvendo e alcançando, agradecendo a todos que vão tornando possível continuar a desenvolver as diversas actividades levadas a cabo por aquela Associação, nomeadamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelos técnicos e responsáveis pelas secções, que tem permitido alcançar excelentes resultados desportivos, não terminando sem se referir ao apoio incondicional das famílias dos atletas que tem sido uma constante ao longo do ano e às parcerias que foram estabelecidas com inúmeras entidades públicas e empresas e agradecer os apoios que vão sendo recebidos do Município de Cantanhede, da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça e de algumas empresas.

Para além de Lurdes Silva, interveio igualmente o Presidente do Conselho Fiscal e associado nº 2, Lusitano Espinhal que historiou um pouco do que tem sido a actividade da Sociedade Columbófila, referindo a necessidade de criar alguma centralidade que possibilite dar a conhecer a verdadeira dimensão da Associação.

Aidil Machado, interveio colocando algumas questões sobre o funcionamento das Actividades de Enriquecimento Curricular, dando os parabéns ao grupo de trabalho pelo bom desempenho que se conhece. Seguiram-se mais algumas intervenções, tendo todos manifestado a necessidade de continuar a trilhar o caminho do sucesso associativo.  

 

4/10/2014

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE ASSEMBLEIAS GERAIS

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai submeter aos seus associados em Assembleia-geral extraordinária, as contas referentes ao ano passado.

Para além da apreciação, discussão e votação das contas do último exercício, e do relatório de gestão, Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, aproveitando o ponto dois da referida ordem de trabalhos, nomeadamente os outros assuntos de interesse para aquela Colectividade, para se debruçar detalhadamente sob o relatório de actividades do ano 2013 e informar os associados que estiverem presentes, da forma como decorrerão as actividades desportivas ao longo do ano desportivo, bem como as restantes actividades desenvolvidas.

Paralelamente decorrerá igualmente outra reunião magna da Sociedade Columbófila que abordará uma informação de Lurdes Silva, sobre a utilização futura do terreno destinada a sede social.

Dado que o momento que se vive obriga a redefinir algumas áreas de intervenção e a lançar novos projectos, a Direcção Geral da Sociedade Columbófila está a desenvolver todos os esforços para que estas Assembleias-gerais sejam muito participadas, apelando a todos os associados para marcarem presença na referida Assembleia.

As Assembleias da Associação da cidade de Cantanhede, decorrerão no Clube de Tempos Livres, sito no Edifício Rossio, com entrada pela rua Henrique Barreto, junto ao parque de estacionamento, no dia 10 Outubro, sexta-feira, estando o seu início aprazado para as 20 horas.

De acordo com os seus estatutos, se à hora marcada não estiver presente o número de Associados necessários para o seu início, as referidas Assembleias Gerais decorrerão, uma hora depois, com qualquer número de associados presentes nas instalações do Clube de Tempos Livres.

 

 

 GRUPO “OS MOSQUETEIROS” VOLTAM A DOAR MATERIAL À SOCIEDADE COLUMBÓFILA

O trabalho desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi recentemente reconhecido e premiado, mais uma vez, pelos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, que através da responsabilidade social da referida empresa, voltaram a doar um vasto conjunto de mobiliário de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio. 

A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante de uma parceria estabelecia já há alguns anos, tem permitindo a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente dar continuidade a um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que se concretizou no passado e que permitiu o envio de já 7 contentores para Cavo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Para além destes envios, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” ás necessidades de outras instituições do distrito de referência no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos.  
 
O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de reforçar as reservas que esta Associação tem, irá responder ás necessidades imediatas das famílias carenciadas, sendo igualmente encaminhado para os projectos de cooperação.
Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos anos com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PREPARA NOVO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO

 

As acções de cooperação tem conhecido nos últimos anos algum incremento pela Direcção Geral da Sociedade Columbófila, que através de parcerias estabelecidas com o Município de Cantanhede, União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Agrupamentos de Escolas Lima de Faria e Marquês de Marialva, Grupo Os Mosqueteiros, Seixas & Simões, Hortícola de Cantanhede, Marizé, Móveis Guerra, Quintas da Sobreira e Sta. Cristina e muitas pessoas anónimas, proporcionaram o envio de milhares de toneladas de bens, na sua esmagadora maioria sem qualquer uso, nomeadamente para Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, no âmbito do protocolo com o Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde, sedeado na cidade da Praia naquela Ilha.

 

Pretendendo responder a outras solicitações, nomeadamente da ANARTE Associação Nacional de Artesãos, sedeada na cidade Maputo em Moçambique a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, efectuou recentemente um estudo de diagnóstico dos programas de cooperação que desenvolveu ao longo dos últimos anos, concluindo os responsáveis pelo actual estudo que e de acordo com as ultimas alterações vividas no seio da Associação, nomeadamente o incremento da actividade no âmbito da acção social, direccionar as suas energias, para mais um projecto de cooperação com um pais africano de língua oficial portuguesa, nomeadamente Moçambique.

 

Para o efeito e para concretizar este desejo da Columbófila de Cantanhede Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral daquela Associação, tem mantido nas últimas semanas alguns contactos com Carlos Mondlane, Presidente da Direcção da Anarte, perspectivando-se que a curto prazo a Sociedade Columbófila venha a estabelecer um acordo de parceria com essa entidade, nomeadamente nas áreas da solidariedade, educação, juventude e tempos livres.

 

O futuro acordo poderá igualmente abarcar outras acções e programas que incentivem a mobilidade de jovens na realização de estágios nos dois países, a divulgação das tecnologias de informação e comunicação, a constituição de parcerias, para a realização de alguns trabalhos de campo, a cedência de bens e outros materiais de uso doméstico.

 

Estes e outros aspectos que ainda venham a consubstanciar o futuro projecto de parceria, justificam nesta fase, por parte dos responsáveis da Columbófila de Cantanhede, uma reflexão aprofundada sobre os seus impactos a vários níveis, nomeadamente na criação de uma “porta” para os jovens recém licenciados, que pretendam, a médio prazo viver uma experiência nas matérias propostas no futuro acordo.

 

A par destas conversações, Lurdes Silva que será acompanhada neste projecto por mais alguns directores com formação académica nas áreas do ensino e da formação, está também a desenvolver esforços no sentido de reunir novos apoios empresariais que ajudem a alcançar as verbas necessárias ao financiamento do projecto.

 

 

 

25/9/2014

VERA LÚCIA OLIVEIRA

Foi com grande consternação que tivemos conhecimento, do trágico acidente que vitimou no passado dia 21, a empresária Vera Oliveira, na Praia do Areão, no concelho de Mira.

Vera Lucia, deu-nos o privilégio através da empresa Sitio Biológico, que administrava com o seu marido Madail Pato da Silva, na cidade de Cantanhede, de contar com o seu apoio, mas sobretudo com a sua esmerada educação e afável trato, apoiando todas as provas de trail, promovidas e organizadas pela Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Aos seus familiares apresentamos as sentidas condolências.

Direcção-Geral.  

 

 

27/8/2014

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE PARCERIA COM O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA

 


No âmbito do protocolo existente entre Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva formalizado em finais do ano de 2010, a Direcção daquele Agrupamento, convidou recentemente a Direcção Geral da Sociedade Columbófila a estabelecer uma parceria no sentido de vir já este ano lectivo a promover as actividades de Enriquecimento Curricular. Estas actividades complementares, vão realizar-se primordialmente em cada estabelecimento escolar, envolvendo 706 alunos das escolas de Ançã, Bolho, Cadima, Cantanhede, Cantanhede Sul, Cordinha, Murtede, Ourentã, Pocariça, Póvoa da Lomba, Sepins e Varziela, sendo leccionadas as disciplinas de Inglês, Expressão Musical, Expressão Plástica, Leituras.com e Actividade Física e Desportiva.

 

Por sua vez a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense para cumprir rigorosamente as exigências desta parceria, tem vindo através dos seus técnicos a trabalhar a implementação do projecto curricular estabelecendo igualmente uma parceria com uma empresa prestadora de serviços de educação física e desporto, constituindo-se como a entidade parceira para a dinamização das AEC. Para além de serem afectados às actividades de enriquecimento curricular a generalidade dos recursos humanos da Associação e muitos dos meios logísticos existentes, a este projecto irão ser adstritos cerca de 35 licenciados, para leccionarem as disciplinas a implementar nas actividades de enriquecimento curricular.

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, disponibilizará ainda o seu corpo técnico para complementar os recursos humanos necessários e estabelecer a “ponte” entre estas actividades e as actividades desportivas e culturais em prática na Associação. Qualquer informação sobre este projecto poderá ser obtida através dos emails aecs@scc.pt, ou geral@scc.pt.

 

11/8/2014

COLUMBÓFILA ABRE INSCRIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ZUMBA FITNESS

 


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, após reunir as condições necessárias e indispensáveis para colocar à disposição de todos os interessados a prática de uma nova modalidade na área do fitness, vai a partir do dia 18 de Agosto, abrir  inscrições, para a frequência de aulas de “ZUMBA FITNESS”.


O Zumba® é um programa inovador, desenvolvendo um trabalho excitante desenhado para todos os praticantes, com base na dança e no fitness, tornando a aula acessível, sendo baseado em componentes aeróbicas, de resistência e de tonificação para todo o corpo.


O Zumba® foi criado de forma a incorporar o exercício aeróbico, exercício muscular e treino intervalado, sendo por esta razão considerado pelos especialistas um treino intermitente.


O Programa Zumba traz imensos benefícios ao organismo, pois mantém o organismo em forma, actuando principalmente no aumento da função cardiorrespiratória, no aumento da auto-estima, melhorando a sua prática a coordenação motora e o equilíbrio, trabalhando esta modalidade todos os músculos como glúteos, pernas, braços, peitorais e abdominais, levando a prática desta modalidade a uma perda de gordura corporal, deixando o corpo com um contorno mais bonito, além de se tornar uma actividade física saudável.


Para praticar zumba não é necessário saber dançar e as aulas duram em média 60 minutos. Enquadrada por técnica com formação superior na área proposta e dirigidas aos vários escalões etários e acessível a todas as pessoas, os interessados poderão praticar na Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esta divertida e útil modalidade.


Para o efeito os interessados poderão obter todas as informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, durante os horários de expediente. Pese embora as actividades serem dirigidas a todos os interessados, os Associados com a quotização regularizada nesta época desportiva, obterão um desconto significativo nas suas mensalidades, premiando desta forma a sua ligação à Associação.


O programa de Zumba® combina os hipnóticos ritmos latinos com movimentos fáceis de acompanhar para criar um programa de boa forma física que vai surpreendê-lo. Queremos que tenha vontade de fazer exercício, goste de se exercitar e sinta-se cativado, obtendo benefícios e aproveitando ao máximo durante uma hora estimulante de queima de calorias, movimentos energizantes e inspiradores voltados para cativá-lo e motivá-lo para sempre. As rotinas incluem intervalos de sessões de treino onde ritmos rápidos e lentos e treino de resistência são combinados para tonificar e esculpir o corpo enquanto queima calorias.

 

 

25/7/2014

PASCOAIS& IRMÃO PATROCINA DELEGAÇÃO
DO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL

 

Pascoais & Irmãos e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, estabeleceram recentemente mais uma parceria, que vai beneficiar os elementos que vão integrar a comitiva que se desloca à Alemanha para participarem na edição deste ano do European Peoples’ Festival, que se realiza na cidade de Bag Segeberg de 19 a 26 de Julho.

A celebração desta parceria entre estas duas entidades, e que se traduz no patrocínio da viagem para a cidade anfitriã do festival para além do importante contributo que atenuará as despesas de deslocação da comitiva, vai também reforçar a colaboração, entre esta distribuidora dos produtos Galp e a Sociedade Columbófila, dando continuidade ao patrocino de Pascoais & Irmão que foi efectuado nos anos de 1999 e 2009, nos Eurofestivais realizados no concelho de Cantanhede.

Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral e responsável pela comitiva que se desloca a Bag Segeberg, aproveitou a assinatura do protocolo para agradecer ao empresário João Rochete Rua, administrador daquela empresa, a colaboração e apoio que vai mantendo à Sociedade Columbófila e a confiança depositada naquela Associação, na divulgação da marca. 

João Rua referiu no momento, que foi com grande entusiasmo que acolheu o pedido formulado pela Sociedade Columbófila para apoiar e patrocinar a deslocação à Alemanha, contribuindo dessa forma para atenuar as dificuldades sentidas na preparação da participação na edição deste ano do European.

Referiu também na oportunidade a disponibilidade de Pascoais & Irmão, no âmbito da sua responsabilidade social, estar atenta no futuro, aos projectos que a Sociedade Columbófila venha a desenvolver nas áreas do fomento associativo.

Aproveitou por último, para referir e reforçar a sua admiração pelos projectos que a Columbófila desenvolve actualmente, mas principalmente pelo que tem realizado ao longo destas últimas décadas em prol da infância e da juventude.

Com este acordo a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, dá assim cumprimento ao que se propôs no inicio deste mandato, continuando a desenvolver esforços no sentido de a curto prazo vir a formalizar mais acordos de patrocínios, que lhe permitam os apoios necessários para a continuidade do fomento desportivo junto das crianças e jovens do concelho de Cantanhede.

 

 

15/06/2014

 SOCIEDADE COLUMBÓFILA REENCONTROU GERAÇÕES

Promovido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se recentemente um convívio que juntou para além de antigos e actuais dirigentes, atletas, colaboradores um conjunto significativo de pessoas que nos seus tempos de criança participaram e integraram diversas actividades promovidas por aquela Colectividade da cidade de Cantanhede.

 

Participaram neste Encontro de Gerações, alguns dos primeiros animadores que participaram no programa OTJ – Ocupação Temporária de Jovens que decorreu no final dos anos 80 e que marcou uma larga geração de crianças que frequentavam a Escola Primária Conde Ferreira, onde decorria diariamente durante muitos anos, um programa de animação e actividades físicas, hoje conhecido por AEC’S.

 

Tiverem também neste convívio algumas pessoas que no seu tempo integraram as actividades desenvolvidas na década de 90, pelo Columjovem e pelo NSOJ – Núcleo de Solidariedade e Ocupação Juvenil, estando igualmente presente animadores do Departamento de Apoio ás Actividades Juvenis, que integraram as equipas organizadoras de grandes eventos ocorridos no concelho nomeadamente do 16º Acampamento Nacional, Grandes Prémios de Ciclismo, Acampamento Nacional da Juventude, entre outros e que lançaram o projecto do Carrinho dos Brinquedos, que diariamente percorria todas as Escolas do Ensino Básico do Concelho de Cantanhede, bem como a presença de alguns técnicos de algumas modalidades praticadas na Sociedade Columbófila.

 

O convívio iniciou-se pela manha com a realização de um divertido Rally Paper que levou os participantes a visitar alguns locais de interesse na cidade e no concelho, seguindo-se no final um almoço partilhado no Parque Urbano de S. Mateus, onde as crianças foram os reis da festa.

 

Após decorrer um breve período de descanso, alguns dos jovens das “férias desportivas” dos anos 90, evoluíram no Pavilhão Marialvas, realizando um quadrangular de futebol de 5, enquanto que as gerações mais recentes evoluíam nos campos de basquete instalados no parque de estacionamento da Piscina Municipal.

 

Paralelamente a estas actividades, realizaram-se ainda, algumas partidas de Petanca, continuando o Carrinho dos Brinquedos” a proporcionar momentos de grande alegria aos futuros atletas da Associação organizadora.
Já perto do final da tarde a Quinta da Sobreira, na Vila de Ançã voltou a receber os participantes nesta jornada de amizade, efectuando o jantar convívio que foi acompanhado por um excelente momento musical, contando com a presença dos consagrados Ricardo & Miguel Carvalho. 

 

Durante o convívio os promotores passaram algumas imagens de actividades realizadas nas décadas de 70, 80 e 90, que para além de deliciaram todos os presentes, provocaram na sala momentos de grande diversão, constituindo um dos elementos mais agregadores da noite.  

 

 

14/5/2014

APOIA 2ª MEIA MARATONA DO SARILHO

O Sitio Biológico, vai estabelecer uma parceria com a nossa Associação nomeadamente oferecer alguns produtos da sua vasta gama para os abastecimentos dos participantes, que vão participar neste evento, tornando-se desta forma Marca Oficial do Evento.
O Sítio Biológico é uma empresa que oferece uma gama diversa de produtos biológicos e dietéticos. Ligada ao Centro de Medicinas Naturais de Cantanhede, oferece também serviços de medicina natural, dos quais se destacam naturopatia, osteopatia, homeopatia, massagens, hipnoterapia, reiki, mesoterapia, entre outros. Importamos suplementos de alta qualidade e representamos as principais marcas nacionais.

 

MIRA - VILLAS É PATROCINADOR OFICIAL

A 2ª Meia Maratona do Sarilho, vai receber o apoio do Aparthotel “MIRA – VILLAS, que desta forma irá assumir o estatuto de patrocinador oficial. Este acordo foi celebrado entre o Professor Doutor Amândio Cupido e o Professor José Santos elemento da organização. Localizado na Praia de Mira, em plena mata nacional, este empreendimento turístico, possui uma arquitectura contemporânea, onde se destaca o equilíbrio entre a harmonia e o forte sentido estético. 

 

APOIA 2ª MEIA MARATONA DO SARILHO

A Direcção Pedagógica da Escola Técnico Profissional de Cantanhede, no âmbito do protocolo de colaboração que mantém com a nossa Associação, vai disponibilizar o seu refeitório para que a Comissão Organizadora do evento realize o jantar final dos participantes e seus acompanhantes na prova.

 

LONGA VIDA
APOIA 2ª MEIA MARATONA DO SARILHO

Os iogurtes Longa Vida da Nestlé Portugal, vão mais uma vez estabelecer uma parceria com a nossa Associação, que vai permitir “dar” de comer aos participantes, que vão participar neste evento, tornando-se desta forma Marca Oficial do Evento.

 

A Câmara Municipal de Cantanhede, na pessoa do seu presidente Professor Doutor João Moura, deliberou recentemente apoiar a Comissão Organizadora da 2.ª Meia Maratona do Sarilho

 

 

APOIA 2ª MEIA MARATONA DO SARILHO

A administração da Pyrocantanhede vai colaborar com a nossa Associação disponibilizando um insuflável para que a Comissão Organizadora do evento coloque no local um secretariado de apoio aos participantes e seus acompanhantes na prova.
A Pyrocantanhede – Unipessoal, Lda., com sede em Póvoa do Bispo, Cantanhede, é uma empresa com largos anos de experiência na produção, distribuição, comercialização e lançamento de artefactos pirotécnicos.
Para além da pirotecnia, a empresa comercializa e aluga meios insufláveis, confettis e um novo sistema de iluminação e publicidade, ideal para festividades (Balão Star Light).

 

 

1ª MARATONA TRAIL TRILHOS DO SARILHO

TimingExperts


 A organização da 2.ª Meia Maratona do Sarilho contratou a empresa Timing Experts, especializada em eventos desportivos, para que a mesma possa ser a responsável pela execução das contagens de tempos do Trail e Caminhada.

 

UNIÃO DE FREGUESIAS
CANTANHEDE E POCARIÇA

 

O executivo da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, na pessoa da sua presidente Professora Aidil Machado, deliberou recentemente apoiar a Comissão Organizadora da 2.ª Meia Maratona do Sarilho

 

07/05/2014

III – ENCONTRO JUNTA GERAÇÕES DA COLUMBÓFILA

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com a colaboração de alguns associados e antigos atletas tem vindo a efectuar com regularidade algumas reuniões de preparação do próximo Encontro de Gerações SCC, que está agendado para o próximo dia 7 de Junho, Sábado, estando em fase final de ultimar o programa definitivo deste encontro.

Com “base” no parque Verde de S. Mateus e utilizando as instalações desportivas sedeadas junto aquele espaço de laser, a comissão organizadora deste Gerações Scc – Encontro “Open”, nesta edição, para além de reunir os antigos praticantes, quer igualmente proporcionar ás suas famílias um espaço para que todos possam desfrutar do programa previamente elaborado, colocando à disposição dos mais pequenos o Carrinho dos Brinquedos, promovendo nesse âmbito alguns ateliers de pintura.

Logo pela manhã e após a concentração dos participantes terá inicio pelas 10 horas o Rally paper, que irá colocar à prova a cultura geral dos concorrentes “desafiando-os” na descoberta e na aventura, tendo como principal objectivo congregar todos num franco e alegre convívio.

Após terminar o Rally, será efectuado um almoço partilhado no verdejante tapete do, parque de S. Mateus.

A vertente desportiva terá igualmente um espaço importante na programação que a comissão organizadora está a preparar, estando em destaque algumas modalidades que já não são praticadas na Sociedade Columbófila há algum tempo. Para a noite está reservado o jantar convivo que mais uma vez será realizado na vila de Ançã e que terá um programa de animação previamente elaborado com a colaboração de alguns praticantes, para este Encontro de Gerações. Pretendem os promotores da iniciativa congregar em torno do ideal columbófilo, todos aqueles que ao longo destes anos, passaram pelas fileiras da Columbófila nas mais diversas funções, possibilitando também recordar grandes aventuras e desafios vividos nas últimas décadas.

Os interessados em participar neste evento, que é também aberto à participação das gerações mais recentes, poderão obter todas as informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, sita na Rua António José de Almeida ou pelo telefone 231.423186, ou ainda através do email geral@scc.pt.

 

 

06/05/2014

III – Encontro de Gerações SCC

    

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com a colaboração de alguns associados e antigos atletas vai promover o III - Encontro de Gerações SCC, que está agendado para o próximo dia 07 de Junho, Sábado. Os interessados em participar neste evento, que é também aberto à participação das gerações mais recentes, poderão obter todas as informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, sita na Rua António José de Almeida ou pelo telefone 231423186.

 

21/04/2014

COLABORADORES DO CONTINENTE SOLIDÁRIOS NESTA PÁSCOA COM A SOCIEDADE COLUMBOFILA

No âmbito da campanha “Páscoa Solidária”, promovida pelos colaboradores da Loja Continente/Modelo, sedeado no Chão do Conde, na cidade de Cantanhede, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, recebeu um conjunto de bens, nomeadamente livros, material escolar, vestuário, calçado e brinquedos e que se destinaram para aquela Associação da cidade de Cantanhede, distribuir pelas famílias que vai acompanhando ao longo do ano.

 

Esta acção solidária, que envolveu os colaboradores da Loja Continente para além de já ter contemplado algumas famílias na quadra pascal, vai permitir ao departamento social da Sociedade Columbófila, responder e atenuar algumas carências manifestadas pelas famílias ao longo do ano.

 

Na entrega dos bens, que ocorreu no CTL – Clube de Tempos Livres, Lurdes Silva agradeceu a António Pina, Director da Loja Continente e a Virgínia Baptista, responsável pelos recursos humanos da Loja, o gesto dos colaboradores e terem escolhido as famílias acompanhadas pela Sociedade Columbófila para o destinos dos referidos bens.

 

20/04/2014

GRUPO “OS MOSQUETEIROS” VOLTAM A DOAR MATERIAL À SOCIEDADE COLUMBÓFILA

   

Aproveitando a visita do Coronel Arlindo Lima, Presidente do Serviço Nacional de Protecção Civil de Cabo Verde efectuada recentemente à Base Logística do Grupo Os Mosqueteiros sedeada na cidade de Cantanhede e decorrente do trabalho social desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense nomeadamente no projecto de cooperação que aquela Associação está a desenvolver naquele país de língua oficial portuguesa e que tem sido reconhecido e premiado, pelos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, foi mais uma vez, doado um vasto conjunto de materiais para casas de banho, entre outros bens, proveniente de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio. 

Luis Teixeira responsável pela referida base logística, referiu durante a visita efectuada às instalações do Grupo os Mosqueteiros, que esta doação insere-se numa politica de proximidade que a administração do grupo mantém com as Associações, nomeadamente com a Sociedade Columbófila.  

A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, tem  permitido a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente incrementar um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que foi possível concretizar graças a estas ajudas.

Para além da colaboração nestes projectos de cooperação, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” ás necessidades de outras instituições de referência do distrito e do país no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos.  
 
O material agora doado, sem qualquer tipo de utilização anterior, proveniente da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de reforçar as reservas com que esta Associação responde ás necessidades imediatas das famílias carenciadas, vai igualmente ser encaminhado para as famílias carenciadas das cidades da Praia e de Porto Novo de Cabo Verde.

Para além do envio para aquele país de língua oficial portuguesa, os bens agora doados pelo Grupo Os Mosqueteiros, no âmbito da sua responsabilidade social, vão igualmente ser encaminhados para o Banco de Recursos Colmeia  do Município de Cantanhede e para outras Associações congéneres e instituições de solidariedade Social, com quem a Sociedade Columbófila, tem parcerias estabelecidas.  

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos meses com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.

No final da visita Arlindo Lima que esteve acompanhado por Dércio Adrião e por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, agradeceu reconhecidamente todo o apoio que a Administração do Grupo os Mosqueteiros, tem dado ao Projecto de Cooperação . de partida!.  

 

 

31/3/2014

COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE “ABRE” PORTAS
A ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA

A Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, decorrente da colaboração que vem mantendo ao longo de muitos anos com a Escola Secundária de Cantanhede, celebrou recentemente com aquele Estabelecimento de Ensino, um protocolo que vai permitir a 2 alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, um estágio - pedagógico no âmbito daquele curso.

O referido documento que tem por objectivo estabelecer entre as duas entidades as actividades a desenvolver pelos alunos formandos durante o referido estágio, visa no final que os mesmos adquiram conhecimentos e desenvolvam competências técnicas, relacionais, organizacionais e de gestão, que lhes permita no final deste percurso escolar, serem-lhe relevantes para a sua inserção no mundo do trabalho.

Estes jovens que frequentam o Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, na variante de Práticas de Dinamização Desportiva, ao concluírem no final de três anos lectivos o referido curso com aproveitamento, ficam habilitados para desenvolver a sua actividade na qualidade de Técnicos de Apoio à Gestão Desportiva, Nível 4 de qualificação, estando preparados para integrar os quadros dos Clubes e Associações do Concelho, sendo sem dúvida uma grande mais valia para os mesmos.

Neste protocolo a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, criará condições para que os alunos - formandos do Curso de Desporto, tenham ao seu dispor as condições necessárias á organização dos trabalhos a desenvolver no referido estágio, bem como assegurar junto do seu quadro técnico os meios humanos, que permitam o acompanhamento dos jovens nas acções que irão desenvolver em contexto de trabalho.

Este estágio que agora se iniciou irá decorrer até 19 de Junho do ano corrente, durante 7 horas em 5 dias da semana, possibilitando aos alunos – formandos o contacto com a realidade da Associação acolhedora.

Os alunos que serão enquadrados pelo Vogal da Direcção Geral Casas de Melo, pela responsável técnica pela Secção de Basquetebol, Professora Eduarda Lopes e pelo Professor Paulo Ferreira Coordenador Técnico da Secção de Natação, ao longo do seu estágio irão desenvolver várias tarefas nas áreas do planeamento de eventos desportivos, no aprovisionamento dos recursos necessários e na sponsorização dos mesmos, bem como o apoio dos participantes nas diversas actividades desenvolvidas na Associação Igualmente os jovens desenvolverão neste estágio várias actividades no Clube de Tempos Livres, nos Programas de Férias Desportivas e nas secções de Basquetebol e Natação.

Para enriquecer as experiências dos Jovens e de acordo com o orientador do estágio pedagógico, Professor João Mendes, da Escola Secundária, a Sociedade Columbófila, vai também, proporcionar aos formandos a colaboração nas modalidades recentemente lançadas.

 

 

2/3/2014

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPA
NAS COMEMORAÇÕES DO ANO INTERNACIONAL DA JUVENTUDE

A convite do Instituto Português da Juventude, delegação do centro, está patente ao público, na sala de exposições daquele organismo, uma mostra das actividades desenvolvidas pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Integrada nas Comemorações do Ano Internacional da Juventude, promovidas por aquele Instituto, a Columbófila de Cantanhede, assinalando o seu regresso ao RNAJ -  Registo Nacional de Associações Juvenis, quis associar-se ás referidas comemorações tendo escolhido esta mostra fotográfica das actividades que vai desenvolvendo pelas suas secções.

Para além das secções, igualmente está em destaque o EUROPEAN PEOPLE’S FESTIVAL, nomeadamente as edições do evento promovidas no concelho de Cantanhede nos anos 1999 e 2009 e que congrega mais de um milhar de cidadãos europeus.

Decorrente da resolução da assembleia-geral da ONU, em Dezembro de 2009, que proclamou o Ano Internacional da Juventude entre Agosto de 2010 e 2011, subordinado ao tema “Diálogo e Compreensão Mútua” e que pretende sensibilizar os povos para a erradicação da pobreza extrema e a fome, promover e alcançar o ensino primário universal, promover a igualdade de género e a autonomização da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o vih/sida, a malária e outras doenças graves, garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria global para o desenvolvimento, sendo nesse sentido que as Associações foram chamadas e incentivadas a colaborar nestas iniciativas, organizando e promovendo actividades de carácter associativo e que mostrem o empenhamento e contributo dos jovens para a resolução destas propostas.

Prestes a comemorar os seus 61 anos de actividade ininterrupta a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, quis assim associar-se à efeméride do Ano Internacional da Juventude.

 

23/2/2014

TRAIL E CAMINHADA REGRESSSAM AO CONCELHO DE CANTANHEDE


Decorrente da realização da 1ª Maratona Trail do Sarilho, Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, acompanhada pelos seus Vice- Presidentes, João Lucas e Magda Silva, reuniram recentemente, com o Professor José Miguel Santos, afim de lhe dirigem o convite para dar continuidade ao trabalho iniciado com a realização daquela prova e definirem o futuro do Trail na Associação. José Miguel Santos grande entusiasta e assíduo praticante desta modalidade, aceitou o convite formulado pelos elementos da Direcção Geral presentes, manifestando a sua total disponibilidade para abraçar e colaborar neste projecto de expansão desta variante da corrida.
Para além do fomento da modalidade no concelho de Cantanhede o projecto agora iniciado englobará para além da participação regular em provas e iniciativas congéneres, a presença em seminários e acções de formação desta modalidade. Na referida reunião foi ainda abordado a preparação de um conjunto de provas, prevista para se realizarem durante o ano de 2014, nomeadamente a II – Meia Maratona Trail do Sarilho, agendada para a tarde do dia 24 de Maio, a I – Meia Maratona Areias da Tocha a realizar no dia 4 de Agosto no areal da Praia da Tocha e a realização de uma ultra maratona em 30 de Novembro.
José Santos no “arranque” desta nova modalidade na Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, será acompanhado pelo Vice Presidente João Lucas, também praticante da referida modalidade desportiva.  

 

 

ASSOCIAÇÃO DE NATAÇÃO DE COIMBRA
ENTREGA PRÉMIOS REFERENTE À ÉPOCA 2012/2013

 Nadadores e treinadores da Sociedade Columbófila distinguidos

No decorrer do Torneio Nadador Completo, a Associação de Natação de Coimbra, efectuou a entrega de prémios relativos a época de 2012/2013.

A Sociedade Columbófila viu uma vez mais reconhecido pelos agentes do desporto, todo o trabalho desenvolvido ao longo dareferida época. Desta feita, a Colectividade de Cantanhede foi naquela entrega de prémios um dos clubes mais distinguidos. Para além do galardão atribuído ao treinador Luis Conceição que premiou o seu trabalho na área da formação, viu ainda o seu técnico Ricardo Antunes ser galardoado, mais uma vez, conquistando o prémio do Treinador de Rendimento do ano.

Ainda no decorrer desta entrega de prémios, a ANC não quis deixar de enaltecer todo o mérito das conquistas recentes por parte de alguns atletas da Associação, sendo que  Florbela Machado, viu também mais uma vez, o seu esforço reconhecido, sendo-lhe atribuído o galardão atleta do ano. Alexandre Coutinho, nadador internacional, também da Sociedade Columbófila, conquistou o prémio Revelação e a nadadora Ana Miguel Reis, do mesmo clube, foi distinguida pelo aproveitamento escolar no 3º ciclo.

A Associação de Natação de Coimbra, entregou ainda o Troféu Rui Abreu, distinguindo os nadadores que ao longo da época melhores resultados conquistaram nas quatro técnicas, nas provas de 100, 200 estilos e 400 metros, sendo no sector feminino galardoada a internacional Mariana Guerra no escalão de Juniores e absolutos e no escalão masculinos, o seu colega Gabriel Gomes, nos infantis, Diogo Marques, Juvenil B e Eduardo Carvalheiro, Juvenil A, todos da Sociedade Columbófila.    

 

 

26/01/2014

ALBERTO ABRANTES É RECORDADO PELA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

Na passagem do terceiro aniversário do falecimento do Presidente Honorário Alberto Abrantes, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, para recordar o maior vulto da sua história, promoveu ao longo de uma semana um conjunto de iniciativas que perpetuará no futuro, a memória daquele que mais trabalhou para o progresso associativo conhecido naquela Associação, o “eterno” Presidente Alberto Abrantes.

Coincidindo com a data do seu falecimento no Hospital Universitário de Coimbra, em 15 de Janeiro de 2011, foi celebrada uma missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede.

Ao longo da semana, através da sua rede social, na rubrica “RECORDAR PARA CONTINUAR” foi diariamente, publicada uma pequena retrospectiva biográfica do percurso de Alberto Abrantes na Sociedade Columbófila, acompanhada por algumas imagens marcantes da sua actividade naquela Associação.

Contando com a presença de familiares, dirigentes, sócios e amigos, decorreu no Cemitério Municipal uma pequena mais muito significativa homenagem ao eterno Presidente Alberto Abrantes.

Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Columbófila, recordou o amigo e companheiro, referindo nas suas breves palavras a imensa dedicação que o homenageado ao longo dos mais de 40 anos deu aquela Associação e que são um marco ímpar no associativismo local e nacional, reafirmando por último, o compromisso de se continuar a sua obra em prol do progresso associativo do concelho de Cantanhede.

Após decorrido um minuto de silêncio e para terminar esta homenagem Francisco Ribeiro, e Lurdes Silva colocaram na sepultura de Alberto Abrantes uma coroa de flores.

Ainda para perpetuar a sua memória, a Direcção Geral em colaboração com a sua Secção de Columbofilia, vai instituir o Troféu “Alberto Abrantes”, que será disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva, que irá decorrer durante este ano.

“… a nossa obra é também de todos…”
                  Alberto Abrantes – Setembro de 1975

 

13/1/2014

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DOA BRINQUEDOS À ASSOCIAÇÃO FERNÃO MENDES PINTO

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do seu projecto de cooperação social e proveniente das dádivas recebidas do Grupo “Os Mosqueteiros”, entregou recentemente, à Associação Fernão Mendes Pinto de Montemor -O- Velho alguns brinquedos, sem qualquer uso, e que se destinaram a oferecer neste natal às crianças e jovens daquela IPSS.
Para o efeito foi formalizado uma parceria entre as duas entidades, tendo no acto de entrega a Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva manifestado todo o seu empenhamento em concretizar tal acto, dando assim cumprimento a mais uma iniciativa englobada no programa de cooperação, que a Associação da cidade de Cantanhede tem desenvolvido nos últimos meses, deixando bem expresso a satisfação da entrega dos bens a uma Associação que tem desenvolvido um trabalho notável na área da solidariedade social, agradecendo por último, à administração do Grupo os Mosqueteiros ter no âmbito da sua responsabilidade social, oferecido mais estes bens sem qualquer uso, que vão permitindo estabelecer estas parcerias de doação.
José Guerra, Presidente da Direcção da Associação Fernão Mendes Pinto, aproveitou o momento para historiar um pouco a razão da criação desta Instituição Particular de Solidariedade Social, o trabalho que diariamente vai realizando e agradecer os brinquedos recebidos, que permitiu nesta quadra natalícia enriquecer a festa de natal da instituição, manifestando por último o interesse da sua Instituição de aprofundar a colaboração no futuro entre estas duas entidades.

 

6/1/2014

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECORDA
ALBERTO ABRANTES

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a promover uma pequena mas singela homenagem, na passagem do terceiro aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.

Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da historia Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.

No dia 15 de Janeiro, Quarta-feira, pelas 18h30 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando agendado para o dia 19 de Janeiro, Domingo no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores.

A Direcção Geral da Associação da cidade de Cantanhede em colaboração com a sua Secção de Columbofilia e também para homenagear Alberto Abrantes, vai instituir um Troféu, que será disputado pelos associados concorrentes na Campanha Desportiva que se avizinha. 

Falecido prematuramente na madrugada de 15 de Janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da sua dedicação pelo próximo.

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, convida todos os associados e amigos a associarem-se a esta homenagem ao Presidente Honorário Alberto Abrantes.

 

 

21/12/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DISTRIBUI NESTE NATAL
CABAZES DE ALIMENTOS CONTINENTE

Um “Modelo de Solidariedade” continua a ser o mote para a entrega de muitos Cabazes de Natal nesta quadra natalícia, ás famílias que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vai acompanhando ao longo do ano, e integrada no programa de actividades que decorrerá até 7 de Janeiro, denominada por “Um Natal cheio…” promovido por esta Associação.

Foi graças á renovação da parceria com a insígnia Continente – Hipermercados, que perdura já há alguns anos, que foi possível concretizar esta iniciativa que vai certamente proporcionar a muitas famílias encher a mesa da ceia de Natal e proporcionar uma noite especial para toda a família, na qual os valores como a solidariedade e fraternidade ganham ainda um maior significado.

Azeite, óleo, queijo, leite, grão, feijão, arroz, massas, açúcar bolachas, cereais, chocolates, produtos de higiene pessoal e bacalhau, são alguns bens alimentares que compõem o Cabaz de Natal, oferecido a estas famílias.

António Pina Director da Loja Continente referiu na entrega dos “cabazes de natal”, que era um motivo de grande satisfação associar, mais uma vez, a insígnia Continente a esta acção solidária. Lurdes Silva, aproveitou também o momento para expressar o seu reconhecimento pela renovação da parceria que possibilitou atenuar algumas dificuldades das famílias acompanhadas ao longo do ano.

Graças a esta parceria de colaboração entre estas entidades, o Departamento de Acção Social da Sociedade Columbófila, através dos seus técnicos, vão visitar e entregar ás famílias um Cabaz de produtos da marca Continente.   

Recorde-se que, nesta quadra natalícia, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com o apoio do Município de Cantanhede, está a desenvolver outras acções de solidariedade e um vasto programa de animação dirigido ás crianças das escolas do ensino básico e aos seus atletas das várias secções e do Clube de Tempos Livres.

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DOA BRINQUEDOS À CASA DE INFÂNCIA DE ELISIO DE MOURA

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do seu projecto de cooperação social e proveniente das dádivas recebidas do Grupo “Os Mosqueteiros”, entregou recentemente, à Casa de Infância de Elísio de Moura, alguns brinquedos, sem qualquer uso, e que se destinaram a apetrechar as salas lúdicas daquela Instituição de acolhimento de crianças e jovens.


Para o efeito foi formalizado uma parceria entre as duas entidades, tendo no acto de entrega a Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva manifestado todo o seu empenhamento em concretizar tal acto, dando assim cumprimento a mais uma iniciativa englobada no programa de cooperação, que a Associação da cidade de Cantanhede tem desenvolvido nos últimos meses, deixando bem expresso, o desejo de concretizar nova entrega de bens à Instituição na época natalícia, agradecendo por último, à administração do Grupo os Mosqueteiros ter no âmbito da sua responsabilidade social, oferecido mais estes bens sem qualquer uso, que vão permitindo estabelecer estas parcerias de doação.


Manuel Simplício Ferro, Presidente da Casa de Infância de Elísio de Moura, aproveitou o momento para historiar um pouco a razão da criação desta Instituição Particular de Solidariedade Social, o trabalho que diariamente vai realizando e agradecer os brinquedos recebidos, que vai ajudar a apetrechar com mais qualidade as salas de ocupação dos tempos livres da instituição.


No final manifestou o interesse da sua Instituição aprofundar a colaboração no futuro entre estas duas entidades. Sedeada em Coimbra no Colégio de Santo António da Pedreira dos Franciscanos Reformados ou Capuchos, sucedeu ao Asilo da Infância Desvalida, tendo após a morte da sua benemérita D. Celestina Moura, o Prof. Doutor Elísio de Moura tomado a seu cargo a protecção desta obra, em 1922, numa altura em que a obra estava em grande decadência, com apenas 11 crianças internadas. Graças ao seu dinamismo, aos seus bens, às inúmeras dádivas e festas, criou esta obra que é nos dias de hoje, uma das mais prestigiadas instituições de assistência de Coimbra. Manuel Ferro, no final do acto proporcionou a Lurdes Silva uma visita ás instalações daquela Instituição Particular de Solidariedade Social.  

 

08/12/2013

O CRÉDITO AGRICOLA DE CANTANHEDE E MIRA E A ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEADE SOCIAL SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE RENOVARAM O PROTOCOLO


A CCAM de Cantanhede e Mira e a Secção de Natação da Columbófila de Cantanhede renovaram protocolo de colaboração no dia 26 de Novembro de 2013. O Crédito Agrícola mais que um patrocinador, assume-se como um parceiro, atento às necessidades desta entidade, que apresenta um forte crescimento e resultados desportivos extraordinários com um conjunto alargado de atletas medalhados, dos quais se destaca Florbela Machado.


O trabalho contínuo de vários anos tem permitido à Secção de Natação da SCC assumir uma posição de destaque neste desporto a nível regional, nacional e internacional. Através deste protocolo o Crédito Agrícola mantém a sua imagem associada à da SCC, dando assim, mais visibilidade a esta parceria através do equipamento dos atletas, da imagem no site e no pavilhão, em vários suportes de comunicação. Consciente da sua responsabilidade enquanto entidade promotora do desenvolvimento local que activamente defende e promove, a CCAM de Cantanhede e Mira evidencia através desta iniciativa o seu empenho, apesar de uma conjuntura económica e social desfavorável.


O desenvolvimento é o resultado de um conjunto de factores, nos quais esta Caixa procura estar sempre presente, tais como a educação, a cultura, o desporto, a aposta em empresas e em projectos inovadores. Estas pequenas acções fazem parte de uma postura que dita toda a actividade desta instituição bancária e que se resume claramente numa frase que é também a sua assinatura: “Juntos somos muito mais que um banco.”

 

COLUMBÓFILA REÚNIU EM ASSEMBLEIA - GERAL ORDINÁRIA


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, submeteu, no passado dia 27 de Novembro, aos seus associados em Assembleia-geral Ordinária, o plano de actividades e o orçamento para o ano de 2014.


Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia-geral, Aidil Machado Secretária do mesmo órgão e Francisco Lourenço, associado da Sociedade Columbófila dirigiram os trabalhos, perante os associados presentes. Francisco Ribeiro abriu a Assembleia Geral com a leitura da convocatória para este acto, dando de seguida a palavra à Vice Presidente Financeira, Patricia Neves que apresentou detalhadamente o orçamento para o ano de 2014, abordando igualmente o plano previsional de resultados do ano em curso.


Para além da apreciação, discussão e votação daquele documento previsional que servirá de suporte para a actividade que a Direcção Geral e os responsáveis por todas as secções pretendem desenvolver no próximo ano, a Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva, apresentou igualmente o plano de actividades a desenvolver no próximo ano. Após demorada troca de impressões entre os presentes e respostas ás questões colocadas, Francisco Ribeiro colocou à votação dos associados os referidos documentos que foram aprovados por unanimidade.


Aproveitando o ponto dois da referida ordem de trabalhos, nomeadamente os outros assuntos de interesse para aquela Colectividade, a presidente da Direcção Lurdes Silva referiu-se detalhadamente aos protocolos que a Sociedade Columbófila mantém com algumas entidades, nomeadamente com os formalizados com o Grupo Os Mosqueteiros e recentemente com os Móveis Guerra, apresentando de seguida o plano de “intenções” dos projectos de cooperação que a Associação pretende desenvolver em 2014 na cidade da Praia em Cabo Verde e nas Roças em S.Tomé e Principe, com o Ministério da Administração Interna e Serviço Nacional de Protecção Civil daquele estado africano de língua oficial portuguesa.


Abordando igualmente com todos os presentes os prémios que a Sociedade Columbófila recebeu nomeadamente na 3ª Gala do Jornal da Bairrada e mais recentemente na 18ª Gala do Desporto, promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, informando também, os associados que estiveram presentes, de um conjunto de iniciativas que ao longo do ano vão ser efectuadas com algumas entidades e empresas, manifestando a sua preocupação em cada vez mais, criar condições para que a Associação responda com qualidade e eficácia às exigências decorrentes da legislação em vigor, continuando a fazer face aos compromissos que vai assumindo nas actividades desenvolvidas diariamente referindo-se por último, ao esforço que o Município de Cantanhede tem desenvolvido na criação de condições que permitam a sustentabilidade e a viabilidade das diversas actividades da Associação, nomeadamente da Secção de Natação, que tão bons resultados desportivos têm trazido ao concelho de Cantanhede, terminando a sua intervenção, agradecendo o trabalho que tem sido desenvolvido por todas as secções e os apoios que vão sendo recebidos do Município de Cantanhede, da Junta de Freguesia de Cantanhede e de algumas empresas.


Francisco Ribeiro, Presidente da Mesa da Assembleia-geral, encerrou a reunião magna da Associação da cidade de Cantanhede, informando os associados presentes do trabalho desenvolvido pela comissão que está a preparar a edição do historial da Sociedade Columbófila, terminando agradecendo a presença de todos.

 

29/11/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DOA BRINQUEDOS AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CANTANHEDE

 


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do seu projecto de cooperação social e proveniente das dádivas recebidas do Grupo “Os Mosqueteiros”, entregou recentemente, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, alguns brinquedos, sem qualquer uso, e que se destinaram aos filhos dos bombeiros voluntários daquela Instituição de socorro.


Para o efeito foi formalizado uma parceria entre as duas entidades, tendo no acto de entrega a Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva que esteve acompanhada pelo seu Vice Presidente da Solidariedade e das Actividades Juvenis e Desportivas, João Lucas e por Magda Silva, Vice Presidente do Património, manifestado todo o seu empenhamento em concretizar tal acto, dando assim cumprimento a mais uma iniciativa englobada no programa de cooperação, que a Associação da cidade de Cantanhede tem desenvolvido nos últimos meses, deixando bem expresso, o desejo de concretizar nova entrega de um donativo à Direcção dos Bombeiros Voluntários proveniente das inscrições na 1ª Maratona Trail do Sarilho, organizado por aquela Associação, no próximo dia 8 de Dezembro, agradecendo por último à administração do Grupo os Mosqueteiros ter no âmbito da sua responsabilidade social, oferecido mais estes bens sem qualquer uso, que vão permitindo estabelecer estas parcerias de doação.


Rogério Marques Presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários, acompanhado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Jorge de Jesus, aproveitou o momento para reiterar toda a disponibilidade para no âmbito das atribuições da sua Associação, continuar a proporcionar e a disponibilizar os meios existentes, referindo o interesse em manter estas parcerias e agradecer os brinquedos recebidos, que certamente irão tornar mais felizes os filhos dos soldados da paz, manifestando por último o interesse de se aprofundar, ainda mais, a colaboração no futuro entre estas duas entidades.  

 

 

 

27/10/2013

LOJA SOCIAL CRIA VALÊNCIA DE APOIO ALIMENTAR

A loja Social implementada em Dezembro de 2011, pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense em parceria com o Serviço Nacional da Protecção Civil, na cidade da Praia em Cabo Verde e que permitiu o apoio ás famílias mais carenciadas, daquela ilha, criou recentemente uma valência alimentar, graças ao apoio e solidariedade de empresários locais, complementando o apoio da referida Loja Social, mantendo o critério de distribuição definido pelos Serviços da Protecção Civil, tendo em conta o diagnóstico efectuado das necessidades dos mais carenciados, pelas Associações de Solidariedade e Comunitárias daquela cidade, que foram visitadas pelas dirigentes da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva e Aidil Machado, aquando a sua deslocação a Cabo Verde para a implementação deste projecto.
 
No acto que assinalou a abertura desta valência, Arlindo Lima, Presidente daquele serviço de Protecção Civil, referiu que a abertura da valência alimentar na Loja Social, deveu-se ao significativo aumento do pedido de ajudas das famílias mais carenciadas da cidade mobilizando para o efeito recursos externos, permitindo dessa forma com a generosidade dos empresários daquele país alcançar esta mais-valia, que apesar da crise sentida nos seus negócios, prontamente responderam ao apelo e deram grande contributo para a abertura do espaço alimentar, sendo para o Serviço Nacional da Protecção Civil o grande desafio do futuro, conseguir a sua sustentabilidade, contando para o efeito com a colaboração da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que através da colaboração do empresário Manuel Simões, que ultimamente tem acompanhado o projecto no terreno e dos seus mecenas, tem conseguido continuar a apoiar este projecto.  

Marisa Morais, Ministra da Administração Interna e grande responsável pela abertura das Lojas da Praia e de Porto Novo, referiu que esta valência deveu-se à surpreendente solidariedade dos empresários Cabo-verdianos do sector e que permitirá dar resposta a uma necessidade sentida no trabalho que a equipa que dirige o espaço vai sentindo na sua actividade diária, agradecendo a todos aqueles que tornaram possível esta realidade.

Graças à recente dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, que mais uma vez disponibilizou um conjunto muito significativo de bens, nomeadamente brinquedos, materiais de construção e mobiliário, a Sociedade Columbófila encontra-se a preparar o envio de mais um contentor de material para Cabo Verde.    

26-10-2013

DIRECÇÃO GERAL
PROMOVEU VISITA DE TRABALHO ÀS SECÇÕES

Decorrente das actividades programadas pela Direcção Geral, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, nomeadamente a aproximação regular aos responsáveis pelas diversas secções e um melhor conhecimento de cada uma delas, a Presidente Lurdes Silva, o Vice-presidente João Lucas e a Vice-presidente Magda Silva, efectuaram recentemente, uma visita de trabalho ás “oficinas” da Secção de Basquetebol, e Natação.

Para além do contacto directo com a realidade do dia a dia das Secções os responsáveis pela Associação pretenderam com a realização destas visitas, inteirarem-se das condições logísticas oferecidas aos atletas e alunos das diversas modalidades.

Pretendem também, estabelecer uma maior ligação afectiva entre todos os agentes, criando condições para num futuro próximo, criar uma maior identidade colectiva e uma maior notoriedade da Sociedade Columbófila.

A referida visita iniciou-se no Pavilhão Marialvas, assistindo ás actividades dirigidas ás crianças do Mini-basquete, que evoluíam no recinto de jogo acompanhados pelos Professores Eduarda Amoroso e João André e ao treino da equipa de sub 19 feminina, que nesta data iniciou a sua participação no Campeonato Distrital da modalidade.

Para além de trocarem impressões sobre a participação da equipa no referido Campeonato Distrital, os dirigentes presentes abordaram também, algumas acções e eventos que a Secção pretende efectuar ao longo desta época desportiva.

Por último Lurdes Silva, João Lucas e Magda Silva, dirigiram-se para a Piscina Municipal, onde foram recebidos pelo responsável e coordenador da Secção de Natação Professor Paulo Ferreira, com quem tiveram oportunidade de dialogar sobre algumas questões que preocupam a equipa técnica, tendo ainda oportunidade de assistir às aulas e aos treinos das equipas de competição que estavam a decorrer.

No final e num pequeno balanço os referidos directores mostraram-se bastantes satisfeitos com o que lhes foi dado a observar no conjunto das duas modalidades, aproveitando para renovar a confiança no trabalho desenvolvido que não é alheio o incondicional apoio das famílias dos atletas e alunos, que frequentam as actividades promovidas pela Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

 

 

23-10-2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA DOA BRINQUEDOS À CASA DE INFÂNCIA DE ELISIO DE MOURA

 


A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do seu projecto de cooperação social e proveniente das dádivas recebidas do Grupo “Os Mosqueteiros”, entregou recentemente, à Casa de Infância de Elísio de Moura, alguns brinquedos, sem qualquer uso, e que se destinaram a apetrechar as salas lúdicas daquela Instituição de acolhimento de crianças e jovens.


Para o efeito foi formalizado uma parceria entre as duas entidades, tendo no acto de entrega a Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, Lurdes Silva manifestado todo o seu empenhamento em concretizar tal acto, dando assim cumprimento a mais uma iniciativa englobada no programa de cooperação, que a Associação da cidade de Cantanhede tem desenvolvido nos últimos meses, deixando bem expresso, o desejo de concretizar nova entrega de bens à Instituição na época natalícia, agradecendo por último, à administração do Grupo os Mosqueteiros ter no âmbito da sua responsabilidade social, oferecido mais estes bens sem qualquer uso, que vão permitindo estabelecer estas parcerias de doação.


Manuel Simplício Ferro, Presidente da Casa de Infância de Elísio de Moura, aproveitou o momento para historiar um pouco a razão da criação desta Instituição Particular de Solidariedade Social, o trabalho que diariamente vai realizando e agradecer os brinquedos recebidos, que vai ajudar a apetrechar com mais qualidade as salas de ocupação dos tempos livres da instituição, manifestando por último o interesse da sua Instituição aprofundar a colaboração no futuro entre estas duas entidades.


Sedeada em Coimbra no Colégio de Santo António da Pedreira dos Franciscanos Reformados ou Capuchos, sucedeu ao Asilo da Infância Desvalida, tendo após a morte da sua benemérita D. Celestina Moura, o Prof. Doutor Elísio de Moura tomado a seu cargo a protecção desta obra, em 1922, numa altura em que a obra estava em grande decadência, com apenas 11 crianças internadas.


Graças ao seu dinamismo, aos seus bens, às inúmeras dádivas e festas, criou esta obra que é nos dias de hoje, uma das mais prestigiadas instituições de assistência de Coimbra. Manuel Ferro, no final do acto proporcionou a Lurdes Silva uma visita ás instalações daquela Instituição Particular de Solidariedade Social.  

22-10-2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PARTICIPA NA REUNIÃO PREPARATÓRIA  DA EDIÇÃO 2014 DO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL

A cidade de Bad Segeberg, na Alemanha vai acolher 1 a 3 de Novembro, a reunião preparatória do EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL – 2014, que se vai realizar em Julho do próximo ano naquela cidade, participando na referida reunião Lurdes Silva, Inês Santos e Magda Silva, que num esforço pessoal muito significativo reuniram condições para mais uma vez, representarem nesta reunião das cidades parceiras, Portugal, o concelho de Cantanhede e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense que há muitos anos garante a representatividade de Portugal neste evento organizado por cidades de pequena dimensão.

As dirigentes da Sociedade Columbófila, que se deslocam para a Alemanha vão participar no plenário do European Peoples’ Festival, que para além da aprovação de contas e avaliação do evento realizado em Julho passado, na cidade de Scheffleng, no Luxemburgo, vai eleger os órgãos responsáveis para o ano de 2014, estando igualmente na ordem de trabalhos, uma abordagem aos objectivos deste evento, que reúne anualmente cidades europeias de pequena dimensão e ainda um espaço para debate de assuntos que os representantes dos países que integram esta estrutura pretendam ver discutidos.

Paralelamente a Comissão Organizadora do European que se vai realizar na  cidade, de Scheffleng, na Alemanha, vai aproveitar a presença dos delegados para apresentar a edição do próximo ano deste evento.

A cidade, de Scheffleng, conhecida mundialmente por ser uma estância de saúde de reconhecido interesse terapêutico e da cidade das peças de Karl-May situa-se entre bosques, lagos, conhecida tipicamente por Schlestiwg Holstein desfruta de uma magnifica vista de uma colina que fica acima do nível do mar de cerca de 91 m, tendo por baixo as suas magnificas caves, fascinantes pelas suas características geológicas, mas também pela existência de sete espécies diferentes de morcegos, tornando este espaço um verdadeiro tesouro da natureza.

Para o efeito os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o local da realização da edição 2014, do European Peoples’ Festival, bem como as infra-estruturas que lhes serão disponibilizadas em Julho do próximo ano.   

 

 

06-10-2013

PADRE MANUEL ANTONIO MARQUES

Na passagem do primeiro centenário do nascimento da insigne figura que foi o PADRE MANUEL ANTONIO MARQUES, a Direcção Geral, recorda com muita saudade o seu associado e amigo, que homenageou na Sessão Solene comemorativa do 38º aniversário da Sociedade Columbófila, presidida pelo saudoso Dr. Albano Pais de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo-lhe atribuído o GALARDÃO – HOMENAGEM, que distinguia a personalidade do concelho que mais se evidenciava ao longo dos anos. È pois uma grande honra recordar uma das mais nobres e sublimes figuras do concelho. Lurdes Silva.


HOMENAGEM PADRE MANUEL MARQUES

 

MESA QUE PRESIDIU Á SESSÃO SOLENE

 

01-10-2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE PRÁTICAS DE INSERÇÃO E DE EMPREGABILIDADE

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, através do seu Departamento Social, vem desenvolvendo ao longo destes últimos anos em parceria com  Centro de Emprego, um programa de empregabilidade e inserção, promovendo a melhoria das competências sócio - profissionais dos desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção, com o objectivo de proporcionar uma aproximação ao mercado de trabalho, mantendo-os em contacto com outros trabalhadores e outras actividades socialmente úteis e que satisfaçam necessidades locais e regionais, cumprindo dessa forma um dos objectivos do referido programa.

O projecto desenvolvido no âmbito das medidas Emprego – Inserção CEI +, promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional , I.P. ao abrigo do Programa POPH e de acordo com o acordo celebrado entre estas duas Entidades, a Sociedade Columbófila acolheu recentemente no seu seio duas pessoas, que acompanham os técnicos daquela Associação nas tarefas diárias nas áreas do apoio à Infância e à juventude.

As beneficiárias para além de receberem uma bolsa de ocupação mensal é-lhe atribuído pela Sociedade Columbófila, outros subsídios, nomeadamente para a alimentação e transporte, referente a cada dia de actividade efectiva, garantindo-lhe igualmente um seguro de acidentes pessoais, proporcionando-lhes ainda, as melhores condições de higiene e segurança, nas actividades que desenvolvem, juntamente com os restantes funcionários daquela Associação.

Pese embora seja reconhecida pela Direcção Geral o esforço financeiro que está a ser efectuado para manter este acordo com o Instituto de Emprego, o alcance da medida de inserção e o contributo social dado aos beneficiários, é no entender dos seus dirigentes, mais que justificativo para que se continue a potenciar o projecto de inserção e de empregabilidade, que no passado e ao abrigo do programa ATD e mais recentemente da actual medida, integrou nos quadros daquela Associação da cidade de Cantanhede actuais funcionárias dos quadros permanentes. 

 

20-09-2013

ATLETAS DA COLUMBÓFILA EFECTUAM EXAMES MÉDICOS
NO CENTRO MÉDICO DE S.MATEUS

No âmbito da parceria existente, já há alguns anos, entre o Centro Médico de S. Mateus, sediado na cidade de Cantanhede e a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que contempla o acompanhamento de forma regular e de perto dos atletas das secções desportivas das diversas modalidades daquela Associação, realizam-se recentemente os exames médicos de inicio de época dos nadadores que irão integrar as equipas de rendimento daquela associação.

Foram examinados todas crianças e jovens que praticam regularmente natação, na Sociedade Columbófila, dando assim cumprimento à legislação em vigor que responsabiliza os clubes pela saúde e bem-estar físico dos seus atletas.

Para além da obrigatoriedade que a Associação tem no início de cada época desportiva, aquando a realização das inscrições, nas respectivas Associações Distritais, fazer prova dos exames médicos efectuados, este protocolo celebrado entre a Columbófila de Cantanhede e o Centro Médico de S. Mateus, permite para além da realização dos referidos exames médicos, a vigilância da saúde das crianças e jovens que praticam desporto, que em caso de necessidade, os referidos atletas são devidamente encaminhados para as consultas das respectivas especialidades, bem como para a realização de exames de diagnósticos complementares que aquela clínica está habilitada a realizar no local, beneficiando da vantagem para além da entrega imediata dos referidos diagnósticos, beneficiarem de um desconto significativo.

Para além dos exames clínicos agora efectuados, a colaboração do Centro Médico de S. Mateus, estende-se igualmente a outras necessidades que os atletas venham a ter ao longo da época desportiva, nomeadamente no encaminhamento dos mesmos para consultas de especialidade.

No final destes exames Luis Silva, Director Clínico daquela Unidade de Saúde, deixou aos técnicos responsáveis um conjunto de indicações bastante úteis para o complemento do treino.

No final Florbela Machado, capitã da equipa feminina entregou em nome da secção aos administradores do Centro Médico de S. Mateus, uma moldura com a imagem dos campeões nacionais da época que agora terminou.

 

 

14/07/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PROMOVE WORKSHOP  “COM QUE ENTÃO QUERES SER CAMPEÃO!”

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense em colaboração com os responsáveis das suas secções desportivas e tendo em consideração que alguns atletas das suas modalidades desportivas, já têm um ritmo de treino intensivo e que nesta data já se justifica promover acções que contribuam para complementar o trabalho que é efectuado no treino, nomeadamente promover exemplos de desportistas que sejam para além de bons atletas, bons cidadãos e que tenham conseguido conciliar as actividades desportivas com os estudos, vai realizar um conjunto de “Workshops”, denominados por “Com que então queres ser campeão!”, que irão decorrer ao longo do ano, promovendo pequenas “oficinas” que permitam abordar temáticas ligadas ás actividades desportivas.

 

Estas conversas em formato de pequenos “Workshop” serão sempre coordenadas por um elemento da Sociedade Columbófila, que em alguns casos poderá ser igualmente o moderador, estando também presente, sempre que possível, pessoas que pelo seu trabalho e experiência nas áreas propostas, sejam uma mais valia para os assuntos abordados.

 

O Workshop será aberto pelo moderador que apresentará os convidados seguindo-se a intervenção dos mesmos num espaço nunca superior a 15 minutos.

 

Após esta breve apresentação o moderador abrirá espaço para que a assistência possa participar colocando as questões que julgar pertinentes.

 

Para além de contribuir para o equilíbrio emocional dos atletas, a Direcção Geral pretende com a realização destes “Workshops” promover acções com técnicos categorizados em diversas áreas, que ajudem no futuro as famílias dos referidos atletas a encontrar caminhos para a sustentabilidade da carreira dos mesmos contribuindo também, com esta iniciativa que será aberta a todos os atletas interessados de Associações congéneres e ao público em geral e para o enriquecimento do historial da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

 

Para abrir este ciclo de “Workshops”, a Direcção Geral daquela Associação vai promover no próximo dia 14 de Setembro, sábado, a primeira sessão com início pelas 10h30, na Biblioteca Municipal, contando com a presença de José Manuel Borges, Seleccionador Nacional de Natação, Mario Martins, Jornalista e ainda uma atleta internacional, ficando a moderação a cargo de João Lucas Vice Presidente da Sociedade Columbófila.

 

 

16-07-2013

 LURDES SILVA RECEBEU MEDALHA DOURADA
DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBÓFILIA

 

 

Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, colectividade filiada na Federação Portuguesa de Columbofilia, recebeu a medalha dourada que lhe foi atribuída por aquela entidade. O galardão recentemente atribuído foi entregue na Sessão Solene de boas vindas aos delegados internacionais e homenageados e integrada no programa dos Campeonato do Mundo de Columbofilia, no passado dia 13 de Julho, nos Paços do Concelho da Vila de Mira

 

 

07-07-2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA “ABRAÇA” NOVA CAUSA HUMANITÁRIA


No âmbito do Projecto de Cooperação . de partida !, que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, em parceria com o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, está a desenvolver nas cidades da Praia e de Porto Novo, aquela Associação da cidade de cantanhede, assumiu recentemente mais um desafio, que na opinião de Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral, ao ter conhecimento dele não o pode recusar.


Trata-se desta vez, de prestar uma “AJUDA HUMANITÁRIA” à comunidade de Cabo Verde, residente nas Roças de DJE e OBAJUÉ em S. Tomé e Príncipe, que vivem actualmente, no limiar da pobreza. Para além de pessoas idosas, habitam naquela comunidade muitas crianças, que necessitam urgentemente da solidariedade e da ajuda, de todos aqueles que se queiram associar a esta ajuda humanitária, que a Sociedade Columbófila irá prestar aquela comunidade.


Em colaboração com os parceiros de Cabo Verde, nomeadamente com o Chefe do Estado Maior do Exército, Major General Alberto Fernandes e do Consulado daquele país, em S. Tomé e Príncipe, na pessoa do Cônsul José Maria Silva, vão encetar esforços no sentido de a curto prazo estarem reunidas condições para o envio de um contentor de 20 pés com bens para a comunidade Cabo-verdiana residente em S. Tomé. Para a concretização deste “desejo”, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, conta com a colaboração e ajuda dos mecenas que tem colaborado na concretização desta “missão”, nomeadamente o Grupo Os Mosqueteiros, na dádiva de bens, nomeadamente vestuário calçado, para crianças, jovens, adultos e idosos de ambos os sexos, louças domésticas, roupas de cama, mobiliário, entre outros.


Os referidos bens poderão ser entregues na sede social sita na Rua António José de Almeida, nº 30, ou junto de qualquer elemento responsável por este projecto, Aidil Machado, Cláudia Carvalho, Inês Santos, João Lucas, José Luis, Lurdes Silva e Magda Silva.

 

 

01-07-2013

LURDES SILVA E LUCIA AVELAR DELINEARAM NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO A IMPLEMENTAR NO FUTURO

 


Com o propósito de a breve prazo melhorar as “ferramentas” de comunicação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Lurdes Silva reuniu no passado dia 19 de Junho, com Lucia Avelar com quem dialogou demoradamente sobre os meios de comunicação que a Sociedade Columbófila utiliza para “passar” a sua mensagem aos associados e simpatizantes. Lucia Avelar no decorrer da reunião de trabalho, efectuada ao fim da tarde, após avaliar o que lhe foi dado a observar, deixou algumas sugestões de melhoria, disponibilizando-se para no futuro colaborar na implementação de medidas que torne mais eficaz a comunicação entre a Direcção Geral e o seus associados.  

 

 

19-06-2013

 GRUPO “OS MOSQUETEIROS” VOLTAM A DOAR MATERIAL À SOCIEDADE COLUMBÓFILA

Decorrente do trabalho social desenvolvido pela Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense nomeadamente no projecto de cooperação que aquela Associação está a desenvolver em Cabo Verde e que tem sido reconhecido e premiado, pelos Administradores do Grupo Os Mosqueteiros, foi mais uma vez, doado um vasto conjunto de brinquedos sortidos, material escolar e de escritório, entre outros bens, proveniente de sobras das diversas colecções, de um dos seus ramos de negócio. 

A parceria estabelecida entre estas duas instituições sedeadas na cidade de Cantanhede, resultante do trabalho realizado ao longo dos últimos anos, tem  permitido a esta Associação alargar a sua base de apoio no trabalho de âmbito social que vem desenvolvendo junto das famílias que acompanha e mais necessitadas do concelho, permitindo igualmente incrementar um desejo antigo da Sociedade Columbófila de estabelecer uma parceria de cooperação com um pais africano de língua portuguesa e que foi possível concretizar graças a estas ajudas.

Para além destas, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, com estes apoios, tem também “acudido” ás necessidades de outras instituições de referência do distrito e do país no acolhimento de crianças e jovens, doando parte dos bens recebidos.   

Os brinquedos agora doados, sem qualquer tipo de utilização anterior, provenientes da dádiva do Grupo Os Mosqueteiros, para além de reforçar as reservas com que esta Associação responde ás necessidades imediatas das famílias carenciadas, vai igualmente ser encaminhado para as crianças carenciadas das Escolas do ensino básico das cidades da Praia e de Porto Novo de Cabo Verde.

Para além do envio para aquele país de língua oficial portuguesa, os bens agora doados pelo Grupo Os Mosqueteiros, no âmbito da sua responsabilidade social, vão igualmente ser encaminhados para o Banco de Recursos Colmeia  do Município de Cantanhede e para outras Associações congéneres e instituições de solidariedade Social, com quem a Sociedade Columbófila, tem parcerias estabelecidas.  

Esta nova parceria vem reforçar, ainda mais, a ligação que a empresa sediada na zona industrial de Cantanhede, vinha mantendo nos últimos meses com a Sociedade Columbófila, permitindo dessa forma aprofundar ainda mais a colaboração já existente, entre as duas entidades.

12-06-2013

SECÇÃO DE BALLET PROMOVE SARAU DE ENCERRAMENTO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS


O Salão Multiusos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, vai, mais uma vez, no próximo dia 13 de Julho, Sábado, com inicio pelas 18 horas, acolher o sarau de encerramento das actividades lectivas da Secção de Ballet da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.


As alunas das Professoras Teresa Gouveia e Catarina Pinho vão proporcionar, uma tarde diferente aos seus familiares e a todas as pessoas que pretendam assistir a um espectáculo cheio de cor e alegria. Oportunidade também para apresentarem o trabalho desenvolvido ao longo destes meses, nas aulas realizadas neste ano lectivo.

 

 

11-06-2013

COMISSÃO ORGANIZADORA PREPARA PRESENÇA NO EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL EDIÇÃO 2013

 


Encontram-se abertas as inscrições para integrar a delegação que vai, mais uma vez, participar no EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL, que se vai realizar de 20 a 27 de Julho, do corrente ano, na cidade de Scheffleng, no Luxemburgo.


Participam neste Festival, 16 países, nomeadamente a Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Lituânia, Portugal, Suécia, Polónia, Letónia, Hungria e o Luxemburgo país organizador.


Na edição deste ano os participantes de cada país irão competir nas modalidades de Basquetebol, Futebol de 11, Ténis, Petanca e Ténis de Mesa, contemplando, ainda o programa desportivo a cumprir pelas delegações, os Jogos sem fronteiras, denominados por “Fun Games”.


Para além das actividades desportivas, no âmbito cultural estará em destaque os concursos de fotografia, pintura, o pedy-paper e o teatro de rua. A gastronomia na edição deste ano do European, irá ter também, um espaço privilegiado, estando em destaque a mostra promocional que será apresentada na Feira dos Países, em stand previamente preparado para o efeito, que a delegação irá montar na Aldeia Europeia, estando em destaque os produtos regionais e o artesanato do nosso concelho.


Os participantes terão ainda a oportunidade de no dia livre, conhecerem a região de Letzeboerg através de uma visita previamente organizada para o efeito.


Os interessados em integrar a delegação que vai participar neste evento, poderão proceder à sua pré-inscrição, e obter as informações complementares nos serviços Administrativos da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

 

11-06-2013

LURDES SILVA PROMOVE REUNIÃO DE TRABALHO

 


A Presidente da Direcção Geral, Lurdes Silva, recebeu no passado dia 3 de Junho, na sede da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Rui Repas, Ajunto do Director de Serviços, para preparar a participação associativa nos Campeonatos do Mundo de Columbofilia que se vão realizar no Columbódromo “Gaspar Vila Nova” em Portomar, Mira no próximo dia 13 de Julho, Sábado.

 

19-05-2013

COLUMBÓFILA PROMOVE TERTULIA PARA
“RECORDAR” JOAQUIM PADILHA

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do ciclo de “Tertúlias” denominadas por “Valorizar o passado, para construir o futuro” e aproveitando a passagem do segundo aniversário do falecimento de Joaquim Padilha, vai promover no próximo dia 1 de Junho, Sábado, com início pelas 18h30, mais uma “Tertúlia” tendo como objectivo principal, recordar a pessoa que foi o dirigente associativo Joaquim Alberto Padilha de Oliveira.

Agendada para o átrio do Complexo das Piscinas Municipais de Cantanhede esta “Tertúlia” irá recordar o trabalho e labor desenvolvido por Padilha de Oliveira, ao longo de muitos anos na Direcção da secção de natação da Sociedade Columbófila, mas sobretudo a proximidade e o carinho com que acompanhou os jovens nadadores daquela Associação.

A “Tertúlia” que irá recordar Joaquim Padilha, um dos principais responsáveis no passado, pela implementação das metodologias aplicadas na secção de natação, que permitiram o crescimento, quer em qualidade quer em quantidade conhecido nos dias de hoje, será moderada por Paulo Ferreira, Coordenador Técnico da secção de natação da Sociedade Columbófila, contando igualmente com a participação de Luis Rama, professor da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade de Coimbra e de Pedro Fragoso Lopes, nadador da Sociedade Columbófila, que com os seus “testemunhos”, lançarão a conversa sobre Joaquim Padilha.

Para além de recordar pessoas e factos, a Direcção Geral pretende com a realização destas “Tertúlias”, contribuir para o enriquecimento do historial da Sociedade Columbófila.

 

19-05-2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA VOLTA AOS INTERCÂMBIOS EUROPEUS

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, após aceitar o convite formulado pelo Ayuntamiento de Baltanás, “mediado” pela cantanhedense Catarina Pires, vai através do seu Departamento de Apoio a Actividades Juvenis e após decorrido algum tempo de ausência, voltar a participar e proporcionar aos jovens do concelho de Cantanhede a participação em programas de mobilidade e intercâmbios internacionais, no âmbito do programa europeu Juventude em Acção.

Com vasta experiência neste tipo de projectos decorrente da participação regular na década de 90, a Associação da cidade de Cantanhede viu recentemente aprovado o projecto de intercâmbio no âmbito do programa Juventude em Acção – Iniciativas Jovens, que lhe proporcionará de 7 a 14 de Agosto, retomar estas iniciativas que tem como objectivo principal, proporcionar aos jovens participantes aprofundarem a cidadania e a integração europeia proporcionando igualmente, a trocas de experiências, o conhecimento, o modo de vida e os hábitos culturais dos países envolvidos.

Promovido pelo Ayuntamiento de Baltanás, decorrerá naquela data na província de Palência na região Castilla Y Leon o referido intercâmbio que para além dos jovens espanhóis, envolverá cerca de mais 30 jovens das Associações Ice – Reseau Francophone da região de Alsace França, P19 de Trenciansky da Eslováquia, da Associazione Interculturale Nut da Sardinia da Itália e naturalmente os jovens de Cantanhede.

Após conhecimento da aprovação da candidatura a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, já se encontra a trabalhar na constituição da delegação que representará Cantanhede, estando a Direcção Geral daquela Associação a desenvolver contactos com Javier Lopez do Ayuntamiento de Baltanás, responsável pelo projecto no pais de origem no sentido de na data da sua realização tudo estar devidamente acautelado, para que este regresso à Europa tenha o necessário sucesso.

 

 

18-05-2013

Escuteiros De Cantanhede Entregam Bens Alimentares Para O Projeto .DE PARTIDA!

No âmbito das comemorações do 40º Aniversário do Agrupamento de Escuteiros 382 de Cantanhede, que se realizou recentemente, organizadas por aquele Agrupamento, e decorrente do protocolo celebrado com a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense a Direcção daquela organização escutista, na sequência da campanha de angariação de bens alimentares realizada junto das famílias dos jovens escutistas no Sarau comemorativo do seu 40º Aniversário, José Luis Sousa, Chefe e Dirigente do Agrupamento 382, entregou no passado dia 7 de Maio, a Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, que se fazia acompanhar por Aidil Machado, Secretária da Mesa da Assembleia Geral da Sociedade Columbófila e responsável pela implementação do projeto solidário .de partida!, uma quantidade significativa de alimentos não perecíveis e outros bens, doados pelos participantes no referido sarau e que se destinaram aos doentes evacuados de Cabo Verde.

Lurdes aproveitou o momento para manifestar ao Chefe José Luis o seu reconhecimento pela dádiva de bens, mas sobretudo pelo gesto solidário do Agrupamento e de todas as pessoas que contribuíram para tornar realidade este donativo, reiterando a disponibilidade da sua Associação para continuar a colaborar com o Agrupamento.   

Os referidos bens após chegados à Embaixada de Cabo Verde, foram transferidos para a sede da Girassol Solidário, que em regime de voluntariado ajudam e acompanham os doentes evacuados de Cabo Verde que vêm para tratamento em Portugal.

Teresa Noronha, Presidente da Girassol Solidário agradeceu reconhecidamente a dádiva do Agrupamento de Escuteiros de Cantanhede, referindo que a mesma muito irá ajudar a atenuar as dificuldades sentidas no momento e a “aconchegar” a dispensa da Associação. A Girassol Solidário para além deste acompanhamento tem a seu cargo a gestão de duas residências nas quais são alojados os cidadãos evacuados daquele país de língua oficial portuguesa, prestando igualmente apoio nos assuntos administrativos durante a sua estadia em Portugal.

 

25/04/2013

 
SOCIEDADE COLUMBÓFILA (RE)ENCONTROU GERAÇÕES

 

    

Numa organização da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, realizou-se no passado dia 20 de Abril o II Encontro de Gerações, que juntou para além de antigos e actuais dirigentes, atletas e colaboradores e um conjunto muito significativo de pessoas que nos seus tempos de criança participaram e integraram diversas actividades promovidas por aquela Associação da cidade de Cantanhede.

Com encontro marcado para o Parque de S. Mateus, pelas 14h30, os participantes após serem recebidos por Lurdes Silva, Pedro Freire e Magda Silva, assistiram à solta de pombos, promovida pela Secção de Columbofilia, que pese embora ter nesse fim-de-semana uma jornada”tripla” não quis deixar de se associar a esta iniciativa, marcando dessa forma a abertura do II Encontro de Gerações SCC.

Seguiu-se a realização simultânea de um conjunto de actividades desportivas, nos pavilhões desportivos e nas piscinas, cedidos pela Camara Municipal e pelo Agrupamento de Escolas, que assim se associaram à iniciativa, no qual o resultado final não ficou para a história, dado que o principal objectivo era apenas através da prática desportiva recordar, peripécias e bons momentos vividos por todos os participantes, enquanto crianças e jovens.

Pelas 15horas realizou-se no Pavilhão Marialvas a primeira fase do torneio de futebol de 5, no qual participaram 4 equipas formadas, maioritariamente por alguns dos jovens que frequentaram os primeiros programas de férias desportivas realizadas nas pausas lectivas do verão, durante o final dos anos 80 e década de 90. No final da “contenda” e após dois jogos bem disputado e bem-humorados, a vitória sorriu a uma das equipas, regressando à “arena” de jogo os convivas do futebol para disputar a final do torneio.

No mesmo local e pelas 16 horas, encontraram-se os ex-atletas das equipas seniores e de juvenis de andebol de 7 que naquelas décadas participaram nos Campeonatos Nacionais da modalidade, estando igualmente presente Carvalho Nunes, treinador da equipa sénior que reencontrou Francisco Ribeiro, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila naquela data. Num jogo aberto e “rasgadinho” os atletas das duas equipas mostraram que ainda tem a técnica apurada, proporcionando até ao final um jogo muito equilibrado.
No mesmo horário o Ginásio da Escola Secundária acolheu no mesmo local a modalidade de Basquetebol, encontraram-se também, antigos e actuais atletas que disputaram um jogo misto, proporcionando momentos de bom convívio.

Seguiu-se o jogo de voleibol que juntou os antigos atletas das equipas que participaram nos Campeonatos Distritais promovidos pela Associação de Desportos de Coimbra e pelo Inatel e que igualmente proporcionou um bom convívio.

No parque verde de S. Mateus os mais pequenos, acompanhados pelos seus familiares, deram largas à sua imaginação com o material disponibilizado pelo “Carrinho dos Brinquedos”, contando com a preciosa ajuda das animadoras do Clube de Tempos Livres.

No espaço adjacente ao Parque Verde, decorreu um convivo de petanca, uma das novas modalidades praticadas na Sociedade Columbófila que embora com participação restrita, proporcionou aos participantes uma excelente “tardada” de convívio.

No Complexo de Piscinas Municipais, foi a vez de alguns nadadores da “velha” guarda, dar umas fortes braçadas e mostrar que ainda engolem uns “pirolitos”. Num ambiente propício ao convívio alguns dos antigos atletas da secção de natação colaboraram nesta iniciativa, mostrando que ainda e na altura adequada poderão dar um bom contributo à secção no escalão dos “masteres”.
Para finalizar este convívio, realizou-se um jantar na Quinta da Sobreira na Vila de Ançã, congregando para além dos ex- atletas outros associados que se quiseram associar ao evento organizado pela Sociedade Columbófila.

Aproveitando a iniciativa e tendo em conta o projecto solidário que a Sociedade Columbófila desenvolve em parceria com o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde a Direcção Geral e para que todos pudessem colaborar nesta causa solidária, promoveu a campanha “por uma causa …”,convidando todos os participantes a associar-se a esta iniciativa, doando bens alimentares não perecíveis ou outros, que posteriormente foram entregues na Embaixada de Cabo Verde e destinados aos doentes evacuados daquele país, contando com o generoso contributo da esmagadora maioria dos participantes, apadrinhando esta iniciativa, Alcides Simões um dos principais mecenas deste projecto solidário. 

Lurdes Silva Presidente da Direcção Geral, depois de agradecer a presença de todos e referir os objectivos e a importância para o futuro das gerações actuais e vindouras da realização deste novo encontro, congratulou-se com as actividades desenvolvidas ao longo da tarde, agradecendo a colaboração prestada por todos na organização das referidas actividades. De seguida Francisco Ribeiro na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e um dos “históricos” da Associação organizadora, dirigiu igualmente aos presentes uma saudação, congratulando-se com a iniciativa que teve a Direcção Geral, em promover mais este encontro de gerações que permitiu juntar e rever, muitas pessoas da “família” Columbófila e recordar algumas facetas da vida da Colectividade, lembrando por último, Alberto Abrantes e Joaquim Padilha, duas das maiores referências da Columbófila. Durante o convívio os promotores passaram algumas imagens de actividades realizadas nas décadas de 70, 80 e 90, que para além de deliciaram todos os presentes, provocaram na sala momentos de grande diversão, constituindo um dos elementos mais agregadores da noite.  

O programa de animação preparado para o evento, possibilitou aos participantes conviveram e divertiram-se pela noite dentro, contribuindo para que este Encontro, que reuniu uma larga fatia das gerações que passaram pela Sociedade Columbófila, tivesse atingido os objectivos traçados pelos seus promotores.

 

 

10/04/2013

“INTERCÂMBIOS” FOI MOTE PARA MAIS UMA TERTÚLIA

  

Integrada no ciclo de Tertúlias – Valorizar o Passado para Construir o Futuro, realizou-se recentemente, no Urban Club a Tertúlia “Intercâmbios” que contou com a participação de Paulo Gaspar e Carlos Ribeiro, sendo moderada por Lurdes Silva. 

Abordando as actividades desenvolvidas e as experiências vividas nos projectos de intercâmbios realizados no âmbito do Programa Juventude para a Europa, na década de 90 e a participação no projecto Eurofestival, esta “conversa” que reuniu alguns dos participantes, nestas actividades proporcionou ao longo da noite momentos de gratas recordações.

Magda Silva, Vice Presidente da Sociedade Columbófila, após agradecer a presença de todos, referiu-se aos objectivos que a Associação da cidade de Cantanhede pretende alcançar com a realização destes eventos, terminando agradecendo aos empresários Rita Salgado e Diogo Rodrigues terem disponibilizado o espaço para esta iniciativa.

Lurdes Silva moderadora desta Tertúlia iniciou esta “conversa” de amigos tecendo algumas considerações sobre os programas de intercâmbios e do Eurofestival, apresentando de seguida os convidados, para esta tertúlia.

Carlos Ribeiro, um dos responsáveis pela preparação das primeiras delegações que participaram nos Eurofestivais e organizador do primeiro Eurofestival - Festival da Juventude que a Sociedade Columbófila levou a efeito no concelho de cantanhede, em Julho de 1999, referiu-se aos objectivos deste projecto internacional que congrega anualmente cidades de pequena dimensão de países europeus, historiando a participação da Colectividade da cidade de Cantanhede neste Eurofestival, que na primeira edição acompanhou uma Associação da Sanguinheira, que através de contactos formalizados iniciou esta participação, dando de seguida a conhecer a todos os presentes os preparativos das delegações presentes, no referido evento, tendo igualmente “contado” algumas passagens ocorridas nas deslocações efectuadas, referindo por último o interesse da iniciativa para o fomento da coesão europeia entre os povos participantes.

Paulo Gaspar, participante em vários programas de intercâmbio, começou por referir que é bom recordar as vivências e as experiências que em conjunto com outros jovens teve a oportunidade de partilhar, quer no concelho de cantanhede quer nas deslocações efectuadas aos países parceiros, referindo-se ao longo da noite a muitas “estórias”, “peripécias” e “episódios” que viveu com outros jovens, nos programas em que participou.

Lurdes Silva após efectuar o enquadramento dos dois temas e de dar igualmente o seu testemunho da sua “vivência” nos dois projectos, lançou a “conversa” para a assistência, levando à intervenção de alguns assistentes que igualmente colocaram em relevo o interesse da realização destes projectos, mas sobretudo o que eles contribuíram para a sua formação pessoal. Igualmente foi colocado em destaque o “pioneirismo” da Sociedade Columbófila de no início da década de 90, proporcionar através do programa europeu “Juventude para a Europa”, a um conjunto muito significativo de jovens o primeiro contacto com a realidade europeia.   

 

28/3/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PRESTOU CONTAS AOS SEUS ASSOCIADOS E ELEGEU

ORGÃOS SOCIAIS

   

Realizou-se recentemente as Assembleias Gerais Ordinárias da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e que serviu para além de tratar de diversos assuntos de interesse para a Colectividade da cidade de Cantanhede, para apresentar o relatório e contas do ano transacto e eleger os órgãos sociais para o triénio 2013 - 2016.

Compareceram à “chamada”, alguns associados e dirigentes, que tiveram a oportunidade de conhecer detalhadamente as contas do ano findo.

Aidil Machado, Secretária da Mesa da Assembleia Geral, conduziu os trabalhos, por impossibilidade de Francisco Ribeiro que por motivos de doença se viu privado de estar presente, abrindo a Assembleia Geral, convidando para a mesa os associados Óscar Lopes e Francisco Lourenço, lendo a convocatória para este acto, dando de seguida a palavra à Vice Presidente Financeira Sandra Martins, que apresentou a todos os presentes, detalhadamente os custos e proveitos do último ano e os respectivos movimentos contabilísticos de cada secção.

Após apresentação dos resultados, Sandra Martins referiu-se igualmente ao relatório de gerência, apresentando também detalhadamente o balanço financeiro de 2012.

Após demorada troca de impressões entre os presentes e resposta ás questões colocadas, Aidil Machado, após submeter à apreciação de todos o parecer do Conselho Fiscal, submeteu à aprovação dos associados presentes, as contas do exercício de 2012 e a aplicação dos resultados, sendo estes aprovados por unanimidade.

Retomando a condução dos trabalhos Aidil Machado, começou por se congratular com os resultados obtidos que espelha o trabalho desenvolvido pela Direcção Geral, dando de seguida a palavra a Lurdes Silva, Presidente da Direcção que começou por agradecer a presença de todos, apresentando de seguida um conjunto bastante significativo de informações referentes às actividades desenvolvidas pela Direcção Geral no último ano, centrando a sua intervenção nas actividades e nos resultados que as Secções vão desenvolvendo e alcançando, agradecendo a todos que vão tornando possível continuar a desenvolver as diversas actividades levadas a cabo por aquela Associação, nomeadamente a qualidade do trabalho desenvolvido pelos técnicos e responsáveis pelas secções, que tem permitido alcançar excelentes resultados desportivos, não terminando sem se referir ao apoio incondicional das famílias dos atletas que tem sido uma constante ao longo do ano e às parcerias que foram estabelecidas com inúmeras entidades públicas privadas e empresas e agradecer os apoios que vão sendo recebidos do Município de Cantanhede, da Junta de Freguesia de Cantanhede e de algumas empresas submetendo à consideração dos presentes um voto de louvor de agradecimento pelo que está referiu e um voto de reconhecimento pelo trabalho que foi efectuado pela Secção de Natação neste último triénio, sendo os mesmos aprovados por unanimidade e aclamação.

Aidil Machado após encerrar a primeira Assembleia, deu inicio de imediato à reunião que elegeu Lurdes Silva e a sua equipa para gerir a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no triénio 2013/2016, que também mereceu da parte dos associados presentes total consenso, sendo nesta magna reunião reconduzidos os associados Francisco José Ribeiro da Fonseca e Lusitano da Silva Fernandes Espinhal, para ocuparem os cargos de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal e eleita para o seu segundo mandato na qualidade de Presidente da Direcção Geral, Maria de Lurdes Mendes Silva.

Lurdes Silva após conhecido o resultado do escrutínio, dirigiu-se aos associados presentes, agradecendo o voto de confiança na sua equipa, expresso nas urnas e num breve improviso deixou nos presentes algumas das linhas que irão nortear a actuação da equipa agora eleita, nestes três anos de mandato.

Referindo-se ao programa eleitoral e ao plano de actividades apresentado para este ano, Lurdes Silva referiu como prioridades, entre muitas outras, o apoio incondicional aos atletas, praticantes e suas famílias, no sentido de cada vez mais, proporcionar as melhores condições para o desenvolvimento da prática desportiva no seio da Associação.

 

 

27/3/2013

ESTÁGIO CURRICULAR DOS ALUNOS DA EPTC

 


Os alunos do 3º Ano do Curso Técnico de Gestão e Programação de sistemas informáticos, da EPTC – Escola Profissional e Tecnológica de Cantanhede, Micael Alberto Figueiredo Oliveira, Catarina Sofia dos Santos Rodrigues, Marta Sofia Pereira Ribeiro, vão iniciar brevemente o seu estágio, sob a orientação do Professor Michael Teixeira responsável pelo aquele curso na EPTC e o acompanhamento de Paulo Alves que orientará os trabalhos desenvolvidos pelos referidos jovens na Sociedade Columbófila. Para dar início a este estágio Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral acompanhada por Paulo Alves, recebeu os jovens estagiários e o Professor Michael Teixeira, nas instalações do CTL – Clube de Tempos Livres, no passado dia 21 de Março. Para além de conhecerem as instalações onde irão desenvolver as actividades do seu estágio, os jovens tiveram a oportunidade de trocar algumas ideias com Paulo Alves orientador dos seus estágios.  

 

 

18/3/2013

URBAN CLUB ACOLHE TERTULIA PARA
“RECORDAR” INTERCÂMBIOS

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do ciclo de “Tertúlias” denominadas por “Valorizar o passado, para construir o futuro” e aproveitando a quadra “Pascal” vai promover no próximo dia 29 de Março, Sexta-feira, com início pelas 21h30, mais uma “Tertúlia”, tendo como objectivo principal, recordar os eventos que tenham alcançado algum sucesso e notoriedade.

Agendada para o “Urban Club”, sedeado no largo da Fonte do Ouro na cidade de Cantanhede, esta “Tertúlia” irá recordar os “Intercâmbios” promovidos pelo Departamento de Apoio Actividades Juvenis daquela Associação e efectuados na década de 90, no âmbito do Programa Juventude para a Europa, apoiados pela Secretaria de Estado da Juventude e que possibilitou a um número muito significativo de jovens cantanhedenses, “rasgarem” naquela data, muitas das cidades europeias, conhecendo e trocando experiencias com outros jovens europeus.  

A “Tertúlia” que irá recordar este programa europeu, será moderada por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral da Sociedade Columbófila, e à época animadora responsável pela implementação deste projecto, contando igualmente com a participação de outros participantes, que darão o seu “testemunho” da vivência ocorrida nessas datas.

Para além de recordar pessoas e factos, a Direcção Geral pretende com a realização destas “Tertúlias”, que tem como patrono o saudoso Presidente Alberto Abrantes uma das figuras mais emblemáticas da Associação, contribuir para o enriquecimento do historial da Sociedade Columbófila.

 

17/3/2013

CLUBE DE TEMPOS LIVRES RECEBEU VISITA DE MÁRIO MONTEZ

 

Mário Montez, professor da licenciatura de animação sócio educativa da Escola Superior de Educação de Coimbra, visitou no passado dia 26, terça-feira, a convite da Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o CTL – Clube de Tempos Livres daquela Associação, que ao longo destes anos tem contado com o apoio do Município de Cantanhede.

Recebido na sede social pela Presidente da Direção Geral, Lurdes Silva que se fez acompanhar pelo seu Presidente Adjunto, João Nogueira e pela responsável pedagógica do CTL - Clube de Tempos Livres, Inês Faria, o Professor Mário Montez teve oportunidade de conhecer as atividades que a Sociedade Columbófila vai desenvolvendo ao longo destes 63 anos de atividade ininterrupta, as suas secções e pormenorizadamente o funcionamento do Clube de Tempos Livres, as atividades que desenvolve e os objetivos traçados para o futuro daquele espaço.

Centrando a sua atenção no projeto educativo, recentemente implementado no Clube de Tempos Livres, que os dirigentes da Sociedade Columbófila lhe apresentaram, o professor da licenciatura de animação sócio educativa da Escola Superior de Educação de Coimbra Mário Montez, começou por se congratular com o que lhe foi dado a observar, nomeadamente com o trabalho já desenvolvido no CTL          tecendo algumas considerações sobre os resultados apresentados no âmbito deste projeto educativo, deixando algumas sugestões e ensinamentos a colocar em prática pela responsável pedagógica do espaço educativo da Sociedade Columbófila Inês Faria. Para finalizar a visita efetuada à Associação da cidade de Cantanhede, Mário Montez visitou o espaço físico onde funciona o CTL - Clube de Tempos Livres, mostrando-se igualmente muito agradado com a “oficina” da Sociedade Columbófila. 

Para além de agradecer a visita efetuada e o apoio disponibilizado ao projeto educativo do CTL, Lurdes Silva, aproveitou a visita de Mário Montez, para reiterar a disponibilidade e interesse da Sociedade Columbófila em vir no futuro a aprofundar a colaboração com a Escola Superior de Educação de Coimbra, nomeadamente o acolhimento de estagiários daquela Escola e integrar um futuro projeto de intercâmbio com Associações congéneres no espaço europeu.

COLUMBÓFILA ABRE INSCRIÇÕES PARA A PRÁTICA DE ZUMBA FITNESS

 

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, após reunir as condições necessárias e indispensáveis para colocar à disposição de todos os interessados a prática de uma nova modalidade na área do fitness, abriu recentemente as inscrições, para a frequência de aulas de “ZUMBA FITNESS”.

Zumba® é um programa inovador, desenvolvendo um trabalho excitante desenhado para todos os praticantes, com base na dança e no fitness, tornando a aula acessível, sendo baseado em componentes aeróbicas, de resistência e de tonificação para todo o corpo.

O Zumba® foi criado de forma a incorporar o exercício aeróbico, exercício muscular e treino intervalado, sendo por esta razão considerado pelos especialistas um treino intermitente.

O Programa Zumba traz imensos benefícios ao organismo, pois mantém o organismo em forma, atuando principalmente no aumento da função cardiorrespiratória, no aumento da autoestima, melhorando a sua prática a coordenação motora e o equilíbrio, trabalhando esta modalidade todos os músculos como glúteos, pernas, braços, peitorais e abdominais, levando a prática desta modalidade a uma perda de gordura corporal, deixando o corpo com um contorno mais bonito, além de se tornar uma atividade física saudável. Para praticar zumba não é necessário saber dançar e as aulas duram em média de 45 minutos a 1 hora.

Enquadrada por técnico com formação superior na área proposta e dirigidas aos vários escalões etários e acessível a todas as pessoas, os interessados poderão praticar na Associação esta divertida e útil modalidade.

Para o efeito os interessados poderão obter todas as informações nos serviços administrativos da Sociedade Columbófila, durante os horários de expediente.
Pese embora as actividades serem dirigidas a todos os interessados, os Associados com a quotização regularizada nesta época desportiva, obterão um desconto significativo nas suas mensalidades, premiando desta forma a sua dedicação à Associação.

 

 

 

 

28/2/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA NO AMBITO DO PROJECTO“. DE PARTIDA!
ENVIA 5º CONTENTOR PARA CABO VERDE

  

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no âmbito do projecto de cooperação que mantém com o Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros de Cabo Verde, concretizou recentemente mais o envio de um contentor de 20 pés, com uma quantidade bastante significativa de material destinado às Lojas Sociais da cidade da Praia e de Porto Novo.

Para além de muito e diverso mobiliário, seguiu neste contentor muitos brinquedos, material e livros escolares, de escritório, de protecção individual, vestuário, construção civil, entre outros, sem qualquer uso, num total de mais seis toneladas, destinado ás famílias necessitadas daquelas cidades, que foi doado pela Administração do Grupo Os Mosqueteiros, Hortícola de Cantanhede, Seixas & Simões e Banco de Recursos do Município de Cantanhede.

Lurdes Silva acompanhada pela Professora Aidil Machado, da Mesa da assembleia geral daquela Associação e por Nivaldo Santos, atleta da Associação Académica de Coimbra/OAF e que recentemente integrou a Selecção Nacional de Cabo Verde que disputou o Campeonato das Nações Africanas, na presença de Luis Teixeira, responsável pela Base Logística do Grupo Os Mosqueteiros e de Celsa Gomes da Seixas & Simões, aproveitou o momento da “expedição” do contentor, para agradecer o contributo que todas as entidades deram ao projecto, permitindo dessa forma continuar a acalentar o “sonho” do projecto solidário que a sua Associação está desenvolver nas cidades da Praia e de Porto Novo.

No final Luis Teixeira, congratulou-se com a iniciativa, da Sociedade Columbófila e da sua capacidade em associar um conjunto significativo de parceiros que, no âmbito da sua responsabilidade social, ajudam a concretizar esta iniciativa, disponibilizando-se para continuar a colaborar neste projecto de cooperação, naquilo que a Associação da cidade de Cantanhede, achar por útil e necessário.

Coube por último a Nivaldo Santos, patrono do Projecto de Cooperação . de partida!, “selar” o referido contentor, mostrando-se igualmente muito satisfeito por se encontrar associado aquela iniciativa solidária promovida pela Sociedade Columbófila. 

 

MARIZÉ “DOBRA” VESTUÁRIO E CALÇADO PARA
O PROJECTO . DE PARTIDA! DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA

   

As Lojas Sociais da cidade da Praia e de Porto Novo de Cabo Verde, vão brevemente ser apetrechadas com um conjunto bastante significativo de vestuário e calçado sem qualquer uso, doado mais uma vez, no âmbito da sua responsabilidade social, pela empresa de pronto a vestir Marizé, sedeada na vila de Quiaios


Decorrente de uma parceria estabelecida no ano passado com a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, a administração da Marizé, que desde a sua fundação é uma loja especializada em vestuário para adultos, adolescentes e crianças, aproveitando alguns artigos das suas últimas colecções, voltou a associar-se ao projecto de cooperação . de partida! que aquela Associação desenvolve na cidade da Praia e mais recentemente em Porto Novo, no arquipélago de Cabo Verve, em parceria com Ministério da Administração Interna, através dom Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros e que vem atenuando algumas carências de algumas famílias que os serviços de acção social do Municípios da cidade acompanham.


Lurdes Silva e a sua Vice Presidente Magda Silva, responsável pelos contactados estabelecidos com as empresárias Marisa Ferreira e Magda Felgueiras, responsáveis pela Marizé, renovaram a parceria, que para além de possibilitar à Sociedade Columbófila receber mais este vestuário e calçado, irá no futuro aproximar as duas entidades, ajudando dessa forma a reunir diverso material que para além de possibilitar o apetrechamento das Lojas Sociais, irá ajudar a concretizar a abertura de mais espaços de apoio ao povo cabo-verdiano mais vulnerável.


Lurdes Silva aproveitou igualmente o momento para agradecer ás empresárias Marisa Ferreira e Magda Felgueiras da Marizé, os bens doados, renovando o convite para as referidas empresárias visitarem a Sociedade Columbófila o que poderá ocorrer a curto prazo.    

 

 

22/2/2013

ELISABETE CAVADAS – ANÁLISES CLINICAS
RENOVA PATROCINA EQUIPA DE BASQUETEBOL DA COLUMBÓFILA

 

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, e o Laboratório de Análises Clínicas – Elisabete Cavadas, renovaram recentemente a parceria estabelecida no ano anterior e que irá continuar a contribuir para atenuar as imensas dificuldades da Secção de Basquetebol, daquela Associação e beneficiar as atletas da equipa de Basquetebol de Sub-16 que está a disputar a XVI - TAÇA NACIONAL SUB 16 FEM da modalidade.

A renovação desta parceria entre estas duas entidades e que se centra fundamentalmente no patrocínio à equipa sub – 16, é também estendido à equipa de Minibasquete, reforçando dessa forma a colaboração que ultimamente se tem verificado, entre as referidas entidades.

Lurdes Silva Presidente da Direcção, aproveitou a renovação do protocolo para visitar o Laboratório de Análises Clínicas e agradecer à Doutora Elisabete Cavadas, administradora daquela Unidade de Saúde, a colaboração e apoio que vai mantendo à Sociedade Columbófila e a confiança depositada na equipa de basquetebol feminina, na divulgação da sua marca. 

A Doutora Elisabete Cavadas, que se fez acompanhar pelos seus filhos João, Luis e Ricardo Cavadas, referiu na ocasião, que foi com grande entusiasmo que acolheu o pedido de renovação do apoio, formulado pela Sociedade Columbófila para apoiar e patrocinar a equipa de basquetebol, contribuindo dessa forma para o fomento do desporto jovem, mas sobretudo para colaborar de uma forma simples para o sucesso da juventude do concelho de Cantanhede.

Referindo-se ao carinho que desde há largos anos nutre pela Sociedade Columbófila, nomeadamente pelas suas actividades, mas principalmente pelo o que esta Associação tem realizado ao longo destas últimas décadas em prol da infância e da juventude, Elisabete Cavadas referiu ainda, que no âmbito da responsabilidade social da sua empresa e pese embora o momento difícil porque passa a economia do país, continuará no futuro a estar disponível para avaliar as propostas e pedidos de apoio que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense lhe possa fazer chegar.

Com a renovação deste acordo a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, dá assim cumprimento ao que se propôs no inicio deste mandato, continuando a desenvolver esforços no sentido de a curto prazo vir a formalizar mais acordos de patrocínios, que lhe permitam os apoios necessários para a continuidade do fomento desportivo junto das crianças e jovens do concelho de Cantanhede.

 

 

12/2/2013

CTL DESENVOLVE ACTIVIDADES NA QUADRA CARNAVALESCA

Com o propósito de procurar continuadamente formas de melhorar cada vez mais o trabalho pedagógico que desenvolve com as crianças que frequentam o CTL – Clube de Tempos Livres, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, reforçou recentemente o acompanhamento das crianças, nomeando coordenadora responsável a Drª Inês Faria, Licenciada em animação sócio – educativa, pela Escola Superior de Educação de Coimbra, que para além de supervisionar todo o trabalho das restantes colaboradoras, animadores e estagiários, está a implementar um projecto educativo, que terá como principal objectivo desenvolver competências nas crianças frequentadoras do CTL – Clube de Tempos Livres, potenciando o exercício dos seus direitos e responsabilidades respeitando a diversidade social, potenciando também, a sua sensibilidade e consciência critica promovendo igualmente, o seu desenvolvimento pessoal e social, numa perspectiva de educação para a cidadania e sucesso educativo, contribuindo assim para a igualdade de oportunidades no acesso ás actividades do quotidiano. 

 

Paralelamente à realização dos trabalhos de casa as crianças que frequentam  o CTL da Sociedade Columbófila, no âmbito da “oficina de artes criativas” integrada no projecto educativo e aproveitando a época do carnaval, estão a “fabricar” com o acompanhamento pedagógico da responsável Inês Faria, mascaras carnavalescas, personalizadas ao gosto de cada criança.

 

Após a abordagem do tema, da pesquisa dos diversos tipos de máscaras de carnaval e da selecção dos materiais necessários à confecção das referidas máscaras, as crianças com a ajuda da responsável pedagógica, foram ao longo dos dias dando corpo à sua imaginação, concluindo recentemente as suas obras de arte, que foram utilizadas na festa do Carnaval promovida no CTL, ficando posteriormente expostas no mesmo local. 

 

A Direcção Geral está a desenvolver um vasto conjunto de acções junto de algumas empresas no sentido de estabelecer algumas parcerias que permitam melhorar as condições oferecidas nomeadamente na aquisição de material pedagógico, tornando esta valência da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que conta com o apoio da Câmara Municipal, mais acolhedora e melhor apetrecha.

 

 

3/2/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTABELECE PARCERIA
COM ESCOLAS DE CONDUÇÃO DO GRUPO MAO

Continuando a orientação que vem seguindo nos últimos anos, a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, continua apostada em procurar estabelecer parcerias com empresas, proporcionando desta forma condições vantajosas para os seus associados, na aquisição de diversos produtos e serviços.

Para o efeito estabeleceu recentemente uma parceria, com o Grupo MAO – Moleiro, Amaro e Oliveira, Lda, detentores das Escolas de Condução de Febres, Marialvas e Cantanhede, que vai beneficiar os Associados daquela Colectividade, com um conjunto de descontos significativos, abrangendo igualmente o seu agregado familiar directo, representando este acordo uma vantagem acrescida na obtenção de cartas de condução que habilitem à condução de veículos motorizados, ligeiros, pesados, mercadorias e reboques.

A celebração desta parceria entre estas duas entidades, e que foi recentemente formalizada pelo Administrador do Grupo M.A.O, Miguel Moleiro e por Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral daquela Associação para além de proporcionar estas vantagens aos associados da Sociedade Columbófila vai igualmente permitir as mesmas condições para os serviços de revalidações de cartas de condução, alterações de moradas, averbamentos, legalização de veículos, entre outros serviços que o Grupo MAO, disponibiliza nas suas escolas sediadas na cidade de Cantanhede e na Vila de Febres.

Este acordo agora formalizado vai também abranger as áreas da formação que o grupo ministra, nomeadamente o CAM, instrutores e a certificação dos condutores que habitualmente conduzem viaturas de transporte de crianças.

Para além dos benefícios directos aos associados da Sociedade Columbófila a parceria agora efectuada, irá de uma forma diferenciadora proporcionar também aquela Associação receber algumas mais valias pelo volume de negócios gerado por este acordo.

Lurdes Silva, na assinatura do protocolo que vai tornar possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer ao Grupo MAO, na pessoa do  Administrador Miguel Moleiro, a oportunidade concedida à Sociedade Columbófila, na concretização de mais este protocolo que muito contribuirá para continuar a proporcionar condições vantajosas na aquisição de diversos serviços e produtos aos seus associados. 

A parceria agora firmada vai ainda proporcionar aos mesmos, sempre que necessitem, o acompanhamento por uma equipa de experientes profissionais que diariamente trabalham prestando um serviço de grande qualidade. Miguel Moleiro na oportunidade referiu ainda, que o Grupo desde a sua fundação, tem cimentado no mercado uma imagem dinâmica e de ensino de qualidade, com viaturas sempre actuais e ofertas de horários alargados de agrado dos alunos, cumprindo assim, dessa forma um dos desígnios da sua missão.

 

 

17/1/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA PERPETUA
MEMÓRIA DE ALBERTO ABRANTES

 

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a promover uma pequena mas singela homenagem, na passagem do segundo aniversário do falecimento do Presidente Alberto Abrantes, para perpetuar a sua memória.

Alberto Abrantes, que dedicou à Columbófila, mais de 40 anos da sua vida, muitos na qualidade de presidente da direcção, sendo nos dias de hoje um dos maiores vultos da historia Sociedade Columbófila e dos que mais contribuiu para o progresso associativo no concelho de Cantanhede.

No dia 15 de Janeiro, terça-feira, pelas 18h30 será celebrada missa por intenção da sua alma, na Igreja Matriz de Cantanhede, estando agendado para o dia 18 sexta-feira, pelas 21h00, no Urban Clube, sito no Largo da Fonte do Ouro a primeira de muitas “Tertúlias” - Valorizar o Passado para Construir o Futuro, que a Direcção Geral irá promover ao longo do ano, dedicando este evento à pessoa de Alberto Abrantes, estando também agendado para o dia 20 de Janeiro, Domingo no Cemitério Municipal, pelas 10h30, uma romagem de saudade à sepultura do Presidente Honorário Alberto Abrantes, onde para além de uma evocação à sua pessoa, será colocada uma coroa de flores.

A “Tertúlia” - Valorizar o Passado para Construir o Futuro, que irá abordar a figura de Alberto Abrantes “Um sonhador”, contará com a colaboração de Lusitano Espinhal e António Castelo Branco, sendo moderada por Francisco Ribeiro, actual Presidente da Mesa da Assembleia Geral daquela Colectividade.

Falecido prematuramente na madrugada de 15 de Janeiro de 2011, nos HUC, Alberto Abrantes de 63 anos de idade, é hoje recordado com muita saudade na Sociedade Columbófila, sendo o seu “legado” um verdadeiro tesouro daquela Colectividade e a sua atitude em vida, um exemplo para os mais jovens da dedicação pelo próximo.

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, convida todos os amigos a associarem-se a esta homenagem ao Presidente Honorário Alberto Abrantes.

 

 

16/1/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA RECEBEU
LIVROS ESCOLARES PARA CABO VERDE

 

 

Na sequência do trabalho que a Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, vem desenvolvendo junto de alguns empresários do concelho de Cantanhede e dos concelhos limítrofes, estabeleceu recentemente uma nova parceria com a livraria e papelaria Hortícola de Cantanhede e que permitiu, receber um conjunto bastante significativo de livros e manuais escolares sem qualquer uso e que se destinam ao projecto de cooperação . de partida! que aquela Associação desenvolve nas cidades da Praia e de Porto Novo, em Cabo Verve nomeadamente para as Escolas do Ensino Básico e Secundário.

A Hortícola de Cantanhede é desde a sua fundação, uma loja especializada em material escolar, papelaria e de escritório, que tem ao longo destes anos apoiado esta Colectividade, quis associar-se ao projecto de cooperação que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, está a desenvolver em cooperação com o Serviço Nacional de Protecção Civil daquela Ilha.

Lurdes Silva e o empresário Carlos Ramalho, formalizaram uma parceria, que para além de possibilitar à Sociedade Columbófila receber mais este valioso contributo, irá no futuro aproximar ainda mais estas duas entidades, ajudando dessa forma a reunir diverso material escolar, que para além de possibilitar o apetrechamento das Escolas da Praia e de Porto Novo, irá ajudar a atenuar as dificuldades sentidas pelos professores daquelas Escolas.

Lurdes Silva aproveitou o momento para além de agradecer o donativo do empresário Carlos Ramalho, de lhe dar a conhecer os resultados do projecto de cooperação que está a ser implementado em Cabo Verde.

Numa altura em que os responsáveis pela Sociedade Columbófila, graças a uma nova doação do Grupo Os Mosqueteiros e da colaboração do Banco de Recursos Colmeia do Município de Cantanhede, estão em fase final de concretização do envio de mais dois contentores e que vai permitir abrir uma nova loja Social noutra localidade daquela Ilha, é extremamente gratificante não só para os mentores da iniciativa, mas também para os administradores das empresas e autarcas parceiros neste projecto de solidariedade e que envolve já umas largas toneladas de bens enviados, sem qualquer uso, terem conhecimento que este projecto de solidariedade está no bom caminho e a corresponder ás expectativas criadas pelos responsáveis pela implementação das Lojas Sociais e ás necessidades das famílias mais vulneráveis daquela Ilha. 

 

 

6/1/2013

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ESTALECE PARCERIA COM URBAN CLUB

 

   


Lurdes Silva em representação da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense estabeleceu recentemente com o empresário João Roncon, uma parceria que irá possibilitar à Sociedade Columbófila realizar no Urban Club, um dos bares de referência da animação nocturna da cidade de Cantanhede, as suas “Tertúlias”. Situado no Largo da Fonte do Ouro, o Urban Club, espaço amplo e muito acolhedor, na opinião dos organizadores do evento reúne todas as condições para proporcionar uma noite muito agradável e o sucesso da iniciativa.

Ricardo Roncon, empresário da animação nocturna da cidade de Cantanhede para além de colaborar com a Direcção Geral da Sociedade Columbófila na disponibilização gratuita do espaço, colocará à disposição dos participantes o serviço de bar. Esta parceria agora estabelecida irá igualmente contemplar outras iniciativas de animação a promover entre as duas entidades ao longo do ano.

Pretendendo aprofundar a sua história, a Sociedade Columbófila vai realizar naquele espaço, já no próximo dia 18 de Janeiro, Sexta-feira pelas 21h00 a sua primeira de muitas “Tertúlias” a realizar ao longo do ano, e que serão denominadas por “Valorizar o passado, para construir o futuro”. Para além de recordar pessoas e factos, a Direcção Geral pretende com a realização destas “Tertúlias”, contribuir para o enriquecimento do historial da Associação, tendo como patrono da iniciativa, “Valorizar o passado, para construir o futuro” o saudoso Presidente Alberto Abrantes uma das figuras mais emblemáticas da Associação.