JORNALISMO

 

 

ACTIVIDADE JORNALÍSTICA NA SCC

 

 

Para além do regular envio de noticias das actividades desenvolvidas pela nossa Associação, para os órgãos de comunicação social, local e regional, desde o ano de 1964, que se iniciou de forma mais regular a publicação de pequenos boletins de informação aos associados e público em geral.

 

 

 

 

Em 30 de Janeiro de 1964, deu à estampa na época o SEMANAL COLUMBÓFILO, dedicado na capa ás notícias columbófilas e no verso aos anunciantes e com uma tiragem de 1 único exemplar.


Escrito e paginado à mão, o SEMANAL COLUMBÓFILO, editado ás quartas-feiras, dedicava-se ao desenvolvimento de um sistema de apostas, tipo totobola, vaticinando os resultados entre os concorrentes.

 

No mês de Novembro de 1986, surgiu uma edição bem cuidada, de excelente aspecto gráfico, para a época, policopiado denominado por XEQUE - POMBO.
Dirigido pelo JOÃO FRIAS PINTO (GINHO), que se ocupava com a composição e desenhos, para além da direcção, contava com o apoio de uma vasta equipa, nomeadamente CASAS DE MELO, que coordenava as equipas redactoriais de cada edição e dactilografava os textos e os redactores, LINO BAPTISTA, JOAQUIM OLIVEIRA, LUSITANO ESPINHAL, JOÃO ALVARO, ANTÓNIO TORRES, ALBERTO ABRANTES, MANUEL CABETE, JORGE ABRANTES, VITOR MARTINS e JOSÉ ROQUE.

 

 

XequeP2      XequeP1

 


Este Boletim era editado mensalmente, em papel de formato A4, e tinha como rubricas O editorial OLÁ, PÁGINA DA DIRECÇÃO, ESPELEOLOGIA, JOGO DOS POMBOS, MISCELÂNEA, PÁGINA FEMININA e uma página para cada secção e abordava também todas as actividades organizadas pela colectividade.

 



 

O ATLETA, dedicado à secção de atletismo, foi o boletim seguinte, publicado em formato A4, utilizando a frente e o verso, foi publicado em 20 de Dezembro de 1978 e 24 de Fevereiro de 1979.

Os editores eram o MANUEL CASTELO BRANCO, EUGÉNIO TAIPINA E CASAS DE MELO.

 

 

 

 

O XEQUE - POMBO, voltou em edição especial, em Setembro de 81 e com a coordenação de FERNANDO BICHO e teve a colaboração de EUGÉNIO TAIPINA, CASAS DE MELO, PAULO ALVES, PAULO CAVADAS, ALBERTO ABRANTES, FÁTIMA MENDES, CARLA CUPIDO, FERNANDO CERA, LÍGIA BARRADAS, FRANCISCO SIMÕES E RAIMUNDO ALMEIDA, Presidente da Direcção.


Policopiado e com formato A4, encadernado, esta edição especial teve 32 páginas e uma tiragem de 50 exemplares e sem periodicidade obrigatória.

No ano de 1983, a secção de CAMPISMO e para apoio aos campistas acampados no Parque Municipal de Campismo da Praia da Tocha, lançou o, O COMPANHEIRO, que era editado por ALBERTO ABRANTES.


De formato também A4, policopiado na frente e verso, continha para além das informações das actividades do Parque de Campismo, referia-se ao código campista e ás diversas curiosidades campistas.

 

 

 

 

 

Mais tarde, surgiu em 5 de NOVEMBRO de 1988, em número especial o COLUMBINO, para comemorar o 38º aniversário da nossa Associação De formato tablóide e impresso na Gráfica Cantanhedense, o COLUMBINO teve uma tiragem de 1500 exemplares e foi impresso a azul-escuro.


Com 8 páginas e com muitas ilustrações esta edição para além do HISTORIAL abordou os temas do 16º ACAMPAMENTO NACIONAL, CONVÍVIO JOVENS OTL, ANIMAÇÃO DESPORTIVA NA ESCOLA PRIMÁRIA, FÉRIAS DESPORTIVAS e das SECÇÕES DE PESCA, ANDEBOL, VOLEIBOL, CICLISMO, NATAÇÃO COLUMBOFILIA, TEATRO e dois artigos de LICÍNIO ALVES.

 

 

 


CAMPEÕES OLÍMPICOS 2005 - PORTO