FACTOS HISTÓRICOS - 90

 

 

COLUMJOVEM - ACAMPAJUVE
PARQUE DE CAMPISMO DO CABEDELO
26 e 27 de MAIO  de  1990

 

DESLOCAÇÃO AUTOCARRO DO MUNICIPIO ACAMPAMENTO ACTIVIDADES

 

No âmbito das actividades desenvolvidas pelo COLUMJOVEM, realizou-se um acampamento, no parque federativo do cabedelo, na Figueira da Foz, no qual participaram bastantes jovens.
Para além das actividades inerentes á prática do campismo desportivo, foram realizadas diversas actividades recreativas e desportivas, com forte componente de dinâmicas de grupo. Coordenou as actividades a LURDES SILVA.

 

 

14/10/1990 - CONCURSO SLOGAN

 

CONCURSO SLOGAN

 

 

FORMAÇÃO - ENCONTRO DE SECÇÕES

 

Com a finalidade de aproximar os responsáveis das diversas secções, unificar os sistemas de controlo interno e regular a relação das secções da Associação, com as diversas, entidades de tutela, a Direcção, realizou por diversas vezes o ENCONTRO DE SECÇÕES.
Sob o lema " HÁ OUTRA FORMA... QUALIDADE PARA GHEGAR MAIS ALTO, destaca-se a realização em 26 De DEZEMBRO de 1992, o II - ENCONTRO DE SECÇÕES, que teve lugar no Restaurante PENEDO, na Póvoa da Lomba, com o seguinte programa:


1 2

 

9h30 - Concentracção
10h00 - inicio dos trabalhos
RELACIONAMENTO DIRECÇÃO GERAL, SECÇÕES
Alberto Abrantes
10h30 - DEBATE
11h00 - Pausa para café
11H30 - ESTABILIZAÇÃO DA IMAGEM E CREDIBILIDADE
José Julio
12h45 - DEBATE
13H00 - almoço
14h30 - Recomeço dos trabalhos
CUSTO E GESTÃO DE MEIOS
Carlos Fernando
15h00 - DEBATE
15H30 - RELAÇÕES ENTIDADE DE TUTELA
Edgar Pereira
16h00 - DEBATE
16H30 - Pausa para café
16h45 - LEIS DE BASES LEGISLAÇÃO E ORGÂNICA
Casas de Melo
17h15 - DEBATE
17H30 - CONCLUSÕES

Comunicação do PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL

Comunicação do PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL
ENCERRAMENTO

 

 

 

QUINTA DA FONTE QUENTE -TOCHA


4 53

 

 

 

NOSOJ - NÚCLEO DE SOLIDARIEDADE E OCUPAÇÕES JUVENIS SOLIBRINCA PROJECTO DE ACÇÃO SOCIAL DESENVOLVIDO NA OBRA DO FREI GIL NA PRAIA DE MIRA

 

No âmbito das acções sociais, desenvolvidas pelo NSOJ, foi criado o projecto SOLIBRINCA, que pretendeu de uma forma simples colaborar com a OBRA DO FREI GIL, sediada na PRAIA DE MIRA e que se dedica ao acolhimento de crianças e jovens em risco e abandonados, apresentando um plano de actividades de ÂMBITO LÚDICO E FORMATIVO.



8



Pretendeu-se com a proposta apresentada aos técnicos da Instituição, de uma forma inovadora e sem substituir as actividades existentes, respeitando as regras em curso na Instituição, colaborar com a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens ali residentes, motivando-os a participar na elaboração do referido projecto.
O projecto foi desenvolvido na Instituição, deslocando-se semanalmente os jovens da Sociedade Columbófila, desenvolvendo actividades, no âmbito dos jogos educativos, tradicionais, entre outros, cabendo-lhes um papel funcional de ajuda e enquadramento pedagógico.
Para além desta colaboração regular que a nossa Associação prestou ás obras do FREI GIL, outras campanhas foram desenvolvidas com destaque para a " COM UM POUCO DO TEU CALOR, AQUECE O NATAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DA OBRA ", realizada na época de natal.

 

 

 

GRUPO DE MÚSICA POPULAR
ORAGORA

 

6

 

O GRUPO DE MÚSICA POPULAR E TRADICIONAL PORTUGUESA "ORAGORA", foi integrado na nossa Associação, após uma época em que o Grupo foi constituído, pelos seus elementos.
Decorria o ano de 1992, quando foi efectuada a referida integração, elegendo o Grupo dois responsáveis para o gerirem.
Após várias actuações em diversas festas e romarias, o GRUPO DE MÚSICA POPULAR PORTUGUESA ORAGORA, constituiu-se em secção da nossa Associação, com plenos direitos.
Ficaram ligados a este projecto, MÁRIO CAMPONÊS, director artístico, SERAFIM BATISTA, relações públicas e CRISTINA PERPÉTUA, MARGARIDA LOURENÇO, ISMAEL GREGÓRIO, entre outros.
Destaca-se de entre muitos espectáculos, a participação do ORAGORA, no ano de 1993, no ENCONTRO NACIONAL DE COLUMBOFILIA, que se realizou, no dia 9 de JANEIRO, no Seixo de Mira, nas comemorações do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, que o correu no dia 8 de MARÇO, na Vila de Montemor-o-Velho, na FEIRA AGROPECUÁRIA DE ARAZEDE, no dia 24 de ABRIL.
O momento alto do grupo, para além da gravação do seu primeiro trabalho e da presença no programa de TELEVISÃO SONS DO SOL, foi no dia 6 de JANEIRO de 1993, no PALÁCIO DE S BENTO, na cidade de LISBOA, para CANTAR AS JANEIRAS a sua excelência o PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL, PROFESSOR CAVACO SILVA, sendo o grupo recebido pelo 1º Ministro e sua esposa MARIA CAVACO SILVA, tendo ainda a comitiva da SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE, sido recebida na Assembleia da República.

 

7


CAMPEÕES OLÍMPICOS 2005 - PORTO