Fundada em 24 de Agosto de 1950, a modalidade da columbófilia, foi o verdadeiro embrião para a criação da SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE.
Vivendo exclusivamente para a prática da Columbófilia até aos anos 70, foi fruto de muito sacrificio chegar aquela data, destacando-se a verdadeira dedicação do actual sócio nº1 JOSÉ DA CONCEIÇÃO SANTOS, entre outros associados.
O primeiro Presidente da Direcção da Colectividade foi ANSELMO BAIA, ficando induvitávelmente ligados á criação do clube os saudosos FRANCISCO RIBEIRO, JOSÉ GASPAR PEREIRA, DRº PIRES DO RIO, EDUARDO LOPES, JOSÉ MELO, já falecidos e ARLINDO FIGUEIRA, DIAMANTINO SARRAIPO,FRANCISCO JOSÉ, MÁRIO SILVA, AURÉLIO SOUSA, JOÃO VIDAL, EDGAR PEREIRA, ROCHA DINIS, ANTÓNIO DIAS, ANTÓNIO CRESPO, CARLOS TÁVORA, e mais tarde ALBERTO ABRANTES, JOSÉ SILVA, JORGE JORGE, ANTÓNIO FIGUEIRA, LUSITANO ESPINHAL, ARLINDO GUERRA, ANTÓNIO ZAMIT, entre outros.
Nessa altura em que tudo era dificil, desde o transporte dos pombos até a organização da colectividade, o local do encestamento foi por muito tempo, a casa de VIRGILIO SILVA.
As contas para obter as classificações dos concursos eram elaboradas á, MÃO e a deslocação para o caminho de ferro, era efectuado pelos associados a PÉ, transportando as jaulas.
Com o decorrer dos anos, a colectividade foi-se equipando de material técnico - CONSTATADORES e rejuvesnecido, com adesão de alguns jovens, que lhe permitiu ser uma das Colectividades de maior referência do Distrito de Coimbra.
Este notório crescimento, culminou com a conquista de alguns títulos distritais e com a inscrição dos chamados sócios SIMPATIZANTES.
A primeira sede, teve lugar em casa cedida gratuitamente pelo associado DIAMANTINO SARRAIPO, na rua dos 3 marcos, marcando lugar de relevo, pois para além de proporcionar o encontro e convívio dos sócios concorrentes, aproximou também os sócios auxiliares, possibilitando desse modo, o aparecimento de outras actividades, nomeadamente a prática do voleibol, a realização do jogo de futebol feminino, na qual participaram duas equipas do norte do concelho de Aveiro, a realização da excursão á EXPOSIÇÃO NACIONAL, a Salva Terra de Magos a comemoração das BODAS DE PRATA, a 25 de Agosto de l975,na qual foi, homenageado JOSÉ SANTOS, com uma salva de prata, constando ainda do programa, uma MISSA, por alma dos sócios falecidos, uma ROMAGEM, ao cemitério local e um ALMOÇO de convivio e entrega de prémios e apresentação da nova BANDEIRA, confecionada e bordada gratuitamente pela saudosa dnªAURÉLIA PEREIRA.
Desde essa data o crescimento foi notório, criando-se a secção de columbófilia, após alteração estatutária verificada para o enquadramento das restantes actividades da Associação.
A secção para além de ter contribuido grandemente, para o enrriquecimento do historial da ASSOCIAÇÃO, CONTRIBUIU QUER COLECTIVAMENTE QUER INDIVIDUALMENTE, para a galeria dos troféus mais significativos, destacando-se a MEDALHA PRATEADA da FPCOLUMBÓFILIA e os titulos de CAMPEÃO OLIMPICO E VICE CAMPEÃO, conquistados por JOSÉ SANTOS E MARGARIDA & ROMEU.
.