Decorria o ano de 1985, quando a Direcção do nosso clube, diligenciou junto da Direcção Geral dos Desportos, na pessoa de Alves Barbosa, técnico de ciclismo daquele organismo, no sentido de vir a criar uma secção de ciclismo, dado as tradições que existam no nosso concelho.
EQUIPA DE JUVENIS
MÁRIO PEREIRA, SECCIONISTA, LUIS,VITOR SOUSA, ANTÓNIO PESSOA,RUI SERGIO,
COLABORADOR, VITOR OLIVEIRA, TREINADOR, RUI VAGOS,FANCISCO MOSCA,
CARLOS CRISTOVÃO, JOÃO DIAS e LUIS NOGUEIRA.
Após vários contactos, não foi possível, nessa concretizar o projecto.
Passados alguns anos, nomeadamente em 1980 e enquadrado na secção de Desporto para Todos, a modalidade começou a despontar, ficando ligados ao início das actividades, Celestino Melo, Mário Pereira, Manuel Arcanjo e José Joaquim Almeida.
Posteriormente e após reunidas as condições mínimas para formar a secção, foi convidado Vítor Oliveira, ex-ciclista, a treinar o grupo de jovens que se inscreveram no clube.
Iniciaram-se os treinos e foi realizada na pista do campo da feira, a primeira prova, denominada por Circuito para Populares e integrada nas festas de S. Tiago, na categoria de juvenis participaram 22 atletas, cabendo a vitória a JORGE GOMES, da VENDA NOVA DO BOLHO. Na prova para amadores a vitória coube a LAURINDO NOBRE da POUTENA e em POPULARES a vitória coube a RUI ALVES de CANTANHEDE.
Em 2 de Julho de 1981, é oficialmente criada a SECÇÃO DE CICLISMO, sendo nomeados seccionistas Mário Pereira e João Dias.
No dia 13 de Setembro do mesmo ano, tem lugar na Vila de Cantanhede, destinado a atletas, Iniciados, Juvenis e Populares, traduzindo-se num êxito absoluto.
No ano seguinte, o clube inscreveu pela primeira vez na sua história, os primeiros ciclistas na Federação Portuguesa de Ciclismo, nomeadamente:
ESCALÃO DE ASPIRANTES
-ANTÓNIO PESSOA
-JOÃO DIAS
-VÍTOR SOUSA
-LUÍS MELO
-ARLINDO COELHO
-RUI VAGOS
-JOSÉ FERNANDES
ESCALÃO DE JUNIORES
-FERNANDO SANTOS
-CALISTO FARATE
-CARLOS CRISTÓVÃO
-ÓSCAR CORREIA
-JOÃO FERNANDES
CATEGORIA DE SENIORES B
-LUÍS NOGUEIRA
-ANTÓNIO MELO
-JOSÉ MELO
-RUI PINHO
-VÍTOR OLIVEIRA
-JÚLIO CORREIA
Já com presença de Amândio Pinto na secção, o clube formalizou o primeiro contrato de Patrocínio com a Agência de Viagens BAIRRITUR, rubricando o acordo Raimundo Almeida, Presidente da Direcção e o Vice-Presidente Francisco Ribeiro e pela empresa o saudoso Basílio Guerra e seu filho Carlos Guerra, ficando associado ás equipas a denominação COLUMBÓFILA/BAIRRITUR.
Desde essa data, a secção manteve nos anos seguintes a filiação na FPCiclismo, culminando no ano de 1988, com a inscrição da primeira equipa de profissionais e que participou pela primeira vez numa Volta a Portugal em bicicleta.
A equipa denominada por CANTANHEDE/ORIMA, era constituída por AGOSTINHO COSTA, ARLINDO COELHO, LUÍS COSTA, ANTÓNIO PESSOA, BERNARDO DE SOUSA, CALISTO RAMOS, ANTÓNIO SANTOS, ADELINO TEIXEIRA, JOÃO PAULO e JOAQUIM ALMEIDA e tinha como treinador VÍTOR OLIVEIRA, AMÂNDIO PINTO, como seccionista, RUI VAGOS E JOÃO, MASSAGISTAS e CARLOS CRISTÓVÃO e ALMEIDA mecânicos. O médico foi o Dr. CARLOS CAVADAS, grande amigo do nosso clube.
Para a história ficam alguns números:
-TOTAL DE KM PERCORRIDOS EM PROVAS 12.731,5 KM
-TOTAL DE KM PERCORRIDOS EM TREINOS 10.000,0 "
-NÚMERO DE PROVAS PARTICIPADAS 33
-NÚMERO DE ETAPAS DISPUTADAS 112
-NÚMERO DE DIAS EM PROVA 1O7
Nos anos seguintes, o escalão de profissionais manteve-se até á época de 1991, passando pelo clube excelentes ciclistas, com destaque para ALBERTO PARENTE, ANTÓNIO FERNANDES, CARLOS MARTA, JOAQUIM CARVALHO, DIAMANTINO MARQUES, MARCO CHAGAS, TIM HARRIS, JACINTO PAULINHO, entre outros, tendo a época de 1990, sido a mais regular.
Embora com muitas limitações, foi possível nos anos de 1989,90 e 91, manter os escalões de formação, graças á colaboração do Dr. Fausto Maia e António Melo, despontando novos valores, como Helder Silva, Alexandre Pinho, Nuno Rua, entre outros.
Após interregno de 7 anos, no ano de 1999, voltou a secção a participar nas provas destinadas ao escalão de esperanças e profissionais. Durante os referidos anos foi desenvolvido um trabalho notável, no âmbito dos escalões de formação, que culminou com a obtenção do titulo de CAMPEÕES NACIONAIS DE CONTRA-RELOGIO POR EQUIPAS, em prova disputada na vila de Sines, superando
14 Equipas e percorrendo os 50 Km de corrida em 1h11,43 á média de 41,831 Km/h. Integravam o grupo os jovens ciclistas FRANCISCO OLIVEIRA, RUI QUINTEIRO, GONÇALO LINDO e HENRIQUE QUEIRÓS, sendo o treinador VÍTOR OLIVEIRA.
Na época de 2000 e graças á colaboração da Câmara Municipal de Cantanhede, nomeadamente na pessoa do Dr. JORGE CATARINO, o clube voltou á ribalta do ciclismo profissional, associando-se ao projecto a empresa Orima.
Nas épocas seguintes e com outra organização, dinâmica e com a colaboração da Adega Cooperativa e Município, a secção participou nas provas do calendário nacional da modalidade, no escalão de profissionais, com a denominação de CANTANHEDE/MARQUÊS DE MARIALVA.
Destaca-se a primeira vitória, numa etapa da Volta a Portugal, através do ciclista basco UNAI YUS.
Mas foi na época de 2003, que o clube atingiu no seu longo historial, a melhor época de sempre, vencendo inúmeras e etapas e provas, nomeadamente 15 1ºs lugares, 8 2ºs lugares e 7 3º lugares.
Destacam-se neste ciclo, os nomes de JOAQUIM ANDRADE, DAVID GARCIA, LUÍS SARREIRA, UNAI YUS, PAULO FERREIRA, EZEQIUEL MOSQUERA, HUGO VÍTOR, ARNOLDAS E VALDEMARES SAPRYKINAS, NELSON VITORINO, SAULIOS SARKAUSKAS e mais tarde VITOR GAMITO, um dos maiores expoentes do ciclismo nacional a par de MARCO CHAGAS.
Por imperativos de organização interna a equipa técnica foi reformulada assumindo o comando técnico BENJAMIN CARVALHO e a secção passou também a ser gerida por LURDES SILVA E FRANCISCO SIMÕES. Do trabalho realizado, destaca-se os títulos de campeão nacional alcançados ao longo dos anos, nomeadamente, JOAQUIM ANDRADE, que também foi seleccionado para a Selecção Nacional que disputou em Lisboa o CAMPEONATO DO MUNDO DE CONTRA-RELÓGIO INDIVIDUAL, obtendo o 28º lugar.
Na época de 2006, retomou o nosso clube a modalidade na vertente do ciclismo de estrada, através da inscrição na FPCiclismo, de uma equipa de juvenis e cadetes masculina, orientados pelo ex-ciclista LUÍS COSTA.
Ficaram ligados ao recomeço da modalidade, vertente da estrada, os ciclistas FÁBIO COSTA, TIAGO NEVES, MAURO RELVÃO, ALEXANDRE CRUZ, AFONSO SILVA, no escalão de cadetes e no de juvenis ANTÓNIO BARRADAS, BRUNO CONCEIÇÃO, FRANCISCO LOUREIRO, SAMUEL MAGALHÃES JOÃO NUNES e DANIEL COSTA.
.