LOGO
MODALIDADES DESACTIVADAS

PESCA

A secção de Pesca da SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE, foi durante largos períodos uma secção com actividade regular, e bastante participativa em provas e campeonatos nacionais.
A secção iniciou a sua actividade, através da conjugação de vontades e do esforço, de um conjunto de entusiasta da modalidade e que no âmbito do lazer, já com regularidade, praticavam este desporto.
Ficam ligados à criação da secção FRANCISCO LOURENÇO, ARNALDO DE CARVALHO, LINO GARRIDO, EVARISTO COSTA, e o saudoso JOSÉ JÚLIO MENDES, aderindo mais tarde, JOÃO SANTOS, VÍTOR CARVALHO, e muitos outros, que no ano de 1987, deram corpo à secção Filiada no INATEL, Delegação de Coimbra, a secção teve a sua primeira organização na Praia da Costinha, na Tocha, organizando um concurso de pesca de mar.
Para além da participação, em provas organizadas, pelos clubes congéneres, os elementos da secção participaram regularmente, nos Campeonatos regionais e nacionais de mar e rio.

SECÇÃO DE ANDEBOL

A SECÇÃO DE ANDEBOL, iniciou as suas actividades, na época de 1975/76, com a realização de treinos semanais que tiveram lugar no campo do antigo Colégio INFANTE DE SAGRES, posteriormente no recinto da sede da casa do Dr. Lino e por fim nos ginásios do Ciclo e Escola secundária.
Os primeiros jogos realizaram-se num convívio integrado no DIA DO ANDEBOL, realizado no campo de S Cruz, em Coimbra e o primeiro jogo realizado num PAVILHÃO, foi no dia 24 de DEZEMBRO de 1977, frente ao Pedrulhense.


AND11980 Aniversário SCC


Em Janeiro de 1978, para colaborar com FERNANDO CÊRA, entrou para a secção o saudoso JOSÉ MARIA COTRIM LOPES, na altura monitor da DGD e antigo praticante da modalidade em S. Tomé e Príncipe.
A actividade foi iniciada com a criação de uma equipa de JUVENIS e de MINIS/INICIADOS, mas só na época de 1980/81 se federou a primeira equipa de Juniores masculinos constituída por FRANCISCO SIMÕES, PAULO MARGALHO, CARLOS MELO, JOÃO SIMÕES, GITA, FERNANDO RODRIGUES, RATO, entre outros, tendo participado no CAMPEONATO DISTRITAL, organizado pela Associação de desportos de Coimbra.

Est.Univer.Coimbra


A par da actividade masculina a secção também criou uma equipa de andebol feminino, no escalão de juvenis, colaborando com FERNANDO CÊRA, FRANCISCO SIMÕES e PAULO MARGALHO, ficando ligadas à modalidade, LEONOR MARGALHO, LÍGIA OLIVEIRA, CARLA CUPIDO, CLARA NEVES, CARMO TEIXEIRA, entre outras atletas.
De referir igualmente a passagem da equipa sénior, treinada por CARVALHO NUNES, no Campeonato Nacional da 3ª e 2ªDivisão e o titulo distrital alcançado.
De referir igualmente, a equipa de juvenis masculinos que teve uma brilhante participação no CAMPEONATO NACIONAL.

AND2      

SECÇÃO DE TEATRO

Criada para ocupar uma lacuna cultural evidenciada, na nossa Associação, a secção de teatro da Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi constituída, no início do ano de 1980.
Ficaram ligados à criação da secção, ANTÓNIO FRANCISCO, ensaiador e grande entusiasta da arte de representar, CARLOS GARCIA, o responsável por toda a logística, ABEL SARGAÇO, MÁRIO DA CONCEIÇÃO, E MANUEL CANTARINHO.
A primeira peça, levada à cena foi o CONDENADO, um drama e uma comédia NA BOCA DO LOBO, participando os  actores amadores acima já referenciados e, ADELAIDE MELO, OLINDA COSTA, CLOTILDE NUNES, PAULA FERNANDO MELO E  JOSÉ MADURO, sendo o técnico e luz e som SILVÉRIO SIMÕES e o responsável pelos cenários EUCLIDES BRANCO.
As peças foram levadas à cena em Cantanhede na sede da colectividade, sita na Rua Luís de Camões, nas antigas instalações da Escola Industrial, na Pocariça, Póvoa da Lomba Coimbra, Luso e Cadima.
Mesmo sem instalações minimamente condignas, os elementos da secção foram resistindo, levando inúmeras peças à cena, quer no nosso concelho quer noutras localidades, com destaque para as peças, opereta FLOR DA ALDEIRA e o drama COMO SE VIGAM AS MULHERES.
Ficam ligados a estas representações, ZEFERINO, DORA GUERRA, REGINA ESTARREJA, MÁRIO SILVA, EMILIA CÊRA, PAULO, TONY FRANCISCO, PAULO SIMÕES, VÍTOR CASTILHO, RUI TAIPINA, RUI BRANCO, PAULA CÊRA, MARCO FRANCISCO, CRISTINA OLIVEIRA e ANABELA OLIVEIRA. Os cenários tiveram a colaboração de BELARMINO LEÃO e a iluminação a cargo de ANTÓNIO MATOS E JOAQUIM SILVA, ficando o secretariado a cargo de JOSÉ FERREIRA.
De realçar ainda, a participação da secção nos ciclos de teatro do INATEL.

FUTEBOL JUVENIL

A Secção de Futebol Juvenil da nossa Associação, foi uma das primeiras actividades que levámos à prática, após a adesão ás outras modalidades.
Formada em 5 de Maio de 1976, na sede da casa do Dr. Lino, hoje Escola Profissional, um grupo de 30 crianças iniciaram as actividades no polivalente ali adaptado, formando-se duas equipas.
Após a realização de alguns treinos, já no campo da feira, hoje Parque Expo-desportivo de S. Mateus, foi formada uma equipa para participar nos convívios organizado pela Direcção Geral dos Desportos.


Futebol Juvenil
(1º PLANO ESQ. LUIS PESSOA, BARRACA, CARRIÇO, PAULO e TITO.
2º " " MANUEL,JOÃO MACHADO VITOR MELO, MENEZES MENDES e
EUGÉNIO TAIPINA.)


E Foi num desses convívios, que a secção fez a sua estreia, realizando um jogo na vila de Ançã, no campo de S. Sebastião e tendo como adversário uma equipa da Tocha. Dado o resultado favorável a nossa equipa foi enquadrada na 1ª Divisão Regional de Núcleos.
Para além do convívio desportivo, as crianças participavam, num vasto conjunto de actividades culturais, nomeadamente, em sessões de filmes, jogos e passatempos.
A Secção era coordenada por CASAS DE MELO, animador de futebol juvenil e mais tarde por FERNANDO CÊRA, que continuou com trabalho que estava a ser desenvolvido, já no campo do Ciclo Preparatório.
Para além da participação em vários convívios e torneios, a secção organizou um convívio denominado por TORNEIO FIO DE NEVE, realizado anualmente e nas férias do Natal até ao ano de 1980, ano este, que determinou o encerramento da Secção devido a existir na vila de Cantanhede um clube que já se dedicava ao futebol.


Futebol Juvenil
(EQUIPA DE MINIS 1º PLANO ESQ. RUI CARVALHO SECCIONISTA, PAULINHO, MORAIS, MARETA,ZI, FERNANDO CERA ANIMADOR e TAIPINA 2º PLANO BESSA, CELSINIO, MOISÉS, PAULO, LUCAS E BINO)

SECÇÃO DE RUGBY

Desde o ano de 1976, que a Secção de RUGBY, da nossa Associação, vinha marcando presença assídua em torneios e convívios.

EQUIPA DE JUNIORES


Fomentando os escalões de Infantis, Iniciados, Juniores e seniores, a secção para além de participar nas actividades, da Direcção Geral dos Desportos, estava inscrita no Comité Regional de Rugby do Centro.
Os responsáveis pela secção FERNANDO RODRIGUES E BELMIRO FARTURA, eram apoiados pelos técnicos da DGD, delegação de Coimbra, Prof. Toni Cabral Fernandes e Prof.

JOGO AAC/SCC -ESTÁDIO UNIVERSITÁRIO COIMBRA


Pinho e os jogos realizavam-se no Estádio Universitário de Coimbra, defrontando-se as equipas da Associação Académica de Coimbra, Rugby Clube de Coimbra, Escola Brotero, Marinha Grande, Tomar, e Moita (Anadia).

SECÇÃO DE FOTOGRAFIA E CINEMA

Decorrente de algumas actividades desenvolvidas junto da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CINEMA E AUDIOVISUAIS, sedeada no Bairro Madre de Deus, em Lisboa, foi possível em 13 de Julho de 1978, acordar com a referida Federação, no futuro filiar uma secção. Após reunidas as condições indispensáveis, foi criada na nossa Associação a SECÇÃO DE FOTOGRAFIA E CINEMA, em 6 de Outubro de 1978, filiando-se na FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CINEMA E AUDIOVISUAIS, em 31 de Outubro, mesmo ano.
Para além da projecção de filmes, no formato do SUPER 8 m/m, na sala de convívio, da sede da casa do Dr. Lino, a secção proporcionou, em diversas festas ás crianças presentes, a projecção de filmes infantis e desenhos animados.
Destaca-se destas colaborações, a Festa de Natal do Jardim-de-infância, da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, no ano de 1978.
Para além das projecções, os membros da secção, passaram a utilizar o registo das actividades da Associação, no formato digital, que nos dias de hoje, proporciona um excelente espólio quer em filme, quer em fotografia.
Ficam ligados as estas iniciativas ANTÓNIO OLIVEIRA, CASAS DE MELO, FERNANDO BICHO, entre outros.
O núcleo de fotografia, para além de fotografar regularmente as actividades da Associação, participou em inúmeras exposições, organizadas por clubes congéneres, mantendo contactos com diversos núcleos, nomeadamente Clube de Micro cine de Moscavide, ACR de Guimarães, Núcleo de Cineastas Independentes, Sporting Clube Povoense, entre outros.

SECÇÃO DE BASQUETEBOL

Na continuação da linha de fomento desportivo que a SOCIEDADE COLUMBÓFILA, na altura propôs levar a efeito nas camadas mais jovens, iniciou em 18 de JUNHO de 1976, as actividades da prática do BASQUETEBOL, dando origem um pouco mais tarde à criação da secção.
Na altura e porque a Associação não dispunha de campo para treinos, foi solicitado ao Director da Escola Primária a cedência do recinto de recreio da referida Escola Primária que dispunha de 1 par de tabelas de mini-basquete.
Foi nesse local que se iniciaram com regularidade os treinos da secção, ficando ligados ao arranque da modalidade JOÃO ÁLVARO E RUI SANTOS passando mais tarde para o pátio da sede da casa do Dr. Lino e posteriormente para os campos ao ar livre do Ciclo Preparatório e Ginásio daquela Escola e da Escola Secundária, agora com a colaboração do ANTÓNIO QUEIRÓS, CASAS DE MELO, JORGE CARVALHO entre outros.
A primeira actividade organizada pela secção, foi um Torneio denominado MARATONA DE MINI BASQUETEBOL, que integrou as COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL DE 1977,n e que juntou centenas de crianças em idade escolar.
Em 26 de FEVEREIRO de 1978, teve inicio a participação regular das equipas da secção, nos CONVÍVIOS, organizados pela DGD.
De 22 de NOVEMBRO de 1980 a 24 de JANEIRO de 1981, em colaboração com a DGD, a secção organizou, os convívios de mini-basquete do concelho, participando também os núcleos de BOLHO, VILAMAR, LABRENGOS, VENDA NOVA e CADIMA.
A nossa Associação dada a sua dinâmica, foi convidada, pela Câmara Municipal a organizar a parte desportiva das comemorações do 25 de Abril de 1980, tendo a secção de basquetebol, participado com as suas equipas de INICIADOS MASCULINOS, MINIS e equipa SÉNIOR FEMININA.


Basquetebol


Fotografias do Basquetebol

A partir dessa data a secção passou filiou-se na FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE BASQUETEBOL, através da ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS DE COIMBRA, competindo regularmente nos campeonatos distritais da modalidade.
Ficam ligados à modalidade na Associação. CELSINIO SANTOS. RUI FIGUEIRÓ, RUI TAIPINA, ANTÓNIO SANTOS, MÁRIO SILVA, CARLOS JOSÉ, JOSÉ FIGUEIRÓ, RUI e PAULO CORTESÃO, PAULO E JOÃO BARRETO, LUÍS e FRANCISCO HENRIQUES, PAULO ROMAMGA, ALBERTO FARIA, CARRIÇO, PAULO FIGUEIRÓ, VÍTOR ALVES, ANTÓNIO LUCAS, EDUARDO MENESES, NUNO SANTOS, PEDRO DIOGO, e muitos outros.
Embora a secção tivesse, alguns atletas a integrar selecções distritais, foi o atleta PAULO SANTOS, que atingiu maior notoriedade, atingindo o patamar de ATLETA INTERNACIONAL, na categoria de cadete, integrando a selecção nacional.
Dos eventos realizados destaca-se, em 19 de FEVEREIRO de 1983, a organização de um TORNEIO DE CARNAVAL, disputado no pavilhão da Escola Secundária, participando as equipas, da SOCIEDADE COLUMBÓFILA, GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE, CLUBE ACADÉMICO DE COIMBRA e do SPORTING CLUBE FIGUEIRENSE, no escalão de MINIS, e a realização com a ASSOCIAÇÃO DE DESPORTOS DE COIMBRA, do TORNEIO MOLTEN DA PÁSCOA, nos dias 28 e 29 de Abril, destinado ás selecções Distritais de COIMBRA, AVEIRO, CASTELO BRANCO, LEIRIA, VISEU e a uma selecção da FIGUEIRA DA FOZ.

BASQ


VIAGEM DE ESTUDO A LISBOA
Com a colaboração da Direcção Geral da nossa Associação, realizou-se uma viagem de estudo a Lisboa e destinada a premiar a dedicação de todos os atletas da secção.
A viagem efectuou-se no autocarro da Câmara Municipal e a comitiva para além de disputar um jogo com a equipa do SPORT ALGÉS E DAFUNDO, que venceu por 62-34, visitou a sede do COMITÉ OLÍMPICO PORTUGUÊS, SALA DE TAÇAS e instalações do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, MUSEU DA MARINHA, FEIRA POPULAR, ESTÁDIO NACIONAL e o JORNAL DIÁRIO POPULAR.
As refeições foram servidas no CENTRO DE ESTÁGIO DE DESPORTISTAS na Cruz Quebrada e o alojamento no FORTE DE CAXIAS.
COMITIVA
CONDUTOR - SÍLVIO MARTINS
DIRECTOR - CASAS DE MELO
TREINADOR - ANTÓNIO QUEIRÓS
SECCIONISTA - JORGE CARVALHO
CONVIDADO - CELESTINO REIS
ATLETAS
CELSINIO, LUÍS, PAULO, NUNO, LUCAS, FIGUEIRÓ, JOÃO E PAULO BARRETO, RUI PAULO, MENESES, MARETA e LOISAS.

TROFÉUS

SECÇÃO DE ATLETISMO

"Estávamos em fins de Outubro, princípios de Novembro, quando alguém movido de grande espontaneidade, de uma grande força de vontade, sugeriu a ideia de recomeçar a treinar. Nessa altura éramos só 2 ou 3, nos finais de Novembro, já éramos 20 inscritos e nos finais do ano de 1977, já haviam mais de 40 atletas".
Eugénio Taipina, in "O ATLETA" nº 1, de 20 de Dezembro de 1978, (BOLETIM DA SECÇÃO DE ATLETISMO)


ATLE


O ATLETISMO, foi uma das modalidades que nasceu no seio da nossa Colectividade na década de 70, iniciando as suas actividades na sede da casa do Dr. Lino, retomando por iniciativa desses 3 jovens - MANUEL CASTELO BRANCO, EUGÉNIO TAIPINA e  PAULO CAVADAS.
Com esta dinâmica renascera a secção de Atletismo e logo no segundo mês da sua existência, participou pela primeira vez nas provas, integradas no DEZEMBRO DESPORTIVO e no TORNEIO DE NATAL, juntamente com as equipas de COIMBRA, FIGUEIRA DA FOZ, LOUSÃ e OLIVEIRA DO HOSPITAL.
No dia 12 de Janeiro de 1977, a secção participou num corta mato em Lemede, tendo LUÍS CAVADAS (ZI), conquistado o 1º lugar na prova de 1000m, no escalão de minis masculinos com o tempo de 5'00, acompanhado dos técnicos MANUEL CABETE e JORGE ABRANTES.


Corta Mato - Pinheiro Manso


As actividades decorriam em bom ritmo e no mês de Fevereiro de 1977, a secção voltou ás provas desta vez em AVEIRO, com as equipas de infantis e iniciados, participando igualmente em muitas provas nessa época.
No ano seguinte e na prova do CORTA MATO DISTRITAL, realizado a, 4 de FEVEREIRO de 1978, na cidade de Coimbra, a secção competiu com 35 Clubes, num total de 220 atletas, obtendo excelentes resultados, destacando-se o infantil LUÍS CAVADAS, que obteve o 2º lugar na prova de infantis masculinos, o 2º lugar de ALBERTO PINTO, na prova de iniciados masculinos e o 1º lugar de MARIA JOSÉ BARRADAS, na prova de iniciados feminina, acompanhados por CASAS DE MELO, entretanto ligado à secção.

BEIRIADAS - ESCOLA C + S - AVEIRO - 1979


No GRANDE PRÉMIO DOS PEQUENOS, realizado em 4 de MARÇO de 1978, LUÍS ROQUE, na prova de Minis, obteve um excelente 2º lugar e MARIA JOSÉ BARRADAS, continuava a vencer sem dificuldade de maior.
O trabalho realizado, mereceu por parte de um analista do jornal DIÁRIO DE COIMBRA, na avaliação da época, referindo-se aos atletas CASTELO BRANCO e MARIA JOSÉ BARRADAS, como grandes promessas da modalidade.


Corta Mato - Pinheiro Manso


No mês de Janeiro, do ano de 1979, a secção organizou a sua primeira prova, de corta mato concelhio, que serviu para preparar a maior organização da secção no mês de Fevereiro o CORTA MATO DAS BEIRAS, que contou com a presença de 350 atletas e foi realizado na Quinta de S. Mateus, tornando-se a maior prova realizada no distrito de COIMBRA, naquela época.
No dia 6 de Janeiro de 1980, a secção organizou o 1º GRANDE PRÉMIO VILA DE CANTANHEDE, nas diversas artérias da vila e que serviu para o apuramento na participação nas corridas de FIM DE ANO, na Ilha da Madeira e na cidade do Porto.
A par das actividades das provas de estrada a secção esteve sempre presente nas provas de pista, ficando ligados à modalidade na Associação, para além dos atletas já anteriormente citados, ESTELA VIEIRA, MANUEL LOURENÇO, CARLOS CRUZ, ADÉRITO, MARIA DE DEUS, ÂNGELA RAFAEL, PAULA CARVALHO, LUÍS PRATES, RUI MENDES, ANTÓNIO SIMÕES, ANTÓNIO MOSCA, RUI MENDES, entre muitos outros.


Torneio Amendoa Doce


A atleta que atingiu um maior destaque foi MARIA JOSÉ BARRADAS, que integrou por diversas vezes, a selecção distrital de Coimbra.

ATLETISMO 1º GP VILA CANTANHEDE

SECÇÃO DE XADREZ

A modalidade do XADREZ foi a primeira modalidade a surgir na Colectividade, quando a abertura aos sócios simpatizantes, nos anos de 1972/73.
Decorria o ano de 1974 e com o apoio da DGD e do FAOJ e a colaboração da família CAVADAS, nomeadamente JOÃO, Mª JOSÉ e JOSÉ CAVADAS, hoje membro da Federação Portuguesa de Xadrez e responsável pelo xadrez no Ensino Básico, a secção conheceu um grande desenvolvimento, culminando com a realização de uma SIMULTANEA no Parque Municipal, com a presença de JAIME GILBERTO E BELERMINO MIRANDA da Sociedade Portuguesa de Xadrez.
No âmbito do plano XEQUE - MATE/76, os animadores da SCC, deslocavam-se à escola Primária e mais tarde, passaram os alunos a deslocarem-se à sede da casa do Drº Lino, para receberem lições daquela modalidade.
Sempre em colaboração com a DGD a secção organizou várias simultaneas quer na Escola Primária quer na sede.
Em Janeiro de 1979, a secção participou na 2ª fase do 3º CAMPEONATO INDIVIDUAL, que apurava ao nacional.
Pese embora o xadrez tenha deixado de ser apoiado e enquadrado pela Direcção Geral dos Desportos, o nosso clube continuou a manter a secção, mais dirigida ás crianças da Escola Primária, contando com o apoio do JOÃO PAULO CAVADAS e do FERNANDO BICHO.

MODELISMO

Com vista à criação futura de uma secção de MODELISMO, realizou-se na Quinta de S. Mateus, no dia 28 de OUTUBRO de 1992, uma acção de divulgação de AEROMODELISMO e nos espaços anexos ao Cemitério Municipal uma acção de AUTO MODELISMO.


MODELISMO1


Após várias reuniões veio no final do ano a concretizar-se a criação da secção de modelismo, tendo a Associação, adquirido algum material de AEROMODELISMO, nomeadamente motores, colas e madeira balsamo, para as respectivas montagens.
Ficaram ligados a este projecto o professor JOSÉ ANTÓNIO e o professor AUGUSTO, que iniciaram as actividades na actual sede social.
Para se iniciarem na modalidade os referidos professores e outros entusiastas, frequentaram na nossa sede social, um curso, realizado todas as semanas, sendo este ministrado, por um empresário do ramo da cidade de Espinho.
Para além da montagem de alguns kits, os elementos da secção participaram em algumas actividades e concentrações da modalidade.

MODELISMO2

 

Copyright © 2006 Sociedade Columbófila Cantanhedense - Todos os direitos reservados. webdesign paulompalves@gmail.com