LOGO
FIGURAS DE PRESTÍGIO

PROFESSOR DOUTOR JOAQUIM RODRIGUES BRANCO

JOAQUIM RODRIGUES BRANCO, falecido já algum tempo, era natural de Coimbra, integrava os órgãos sociais da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBÓFILIA e era um columbófilo de grande gabarito que nutria uma grande amizade pela nossa Colectividade.
O Professor BRANCO como era tratado nas lides da columbofilia, foi por muitos anos e na década de 60, presidente da COMISSÃO COLUMBÓFILA DE COIMBRA, sendo uma verdadeira referência para a columbofilia distrital.
JOAQUIM RODRIGUES BRANCO, PROFESSOR JUBILADO, LENTE da FACULDADE DE MEDICINA da UNIVERSIDADE DE COIMBRA, foi no passado um dos grandes amigos da nossa Associação privando de muito perto com Lusitano Espinhal, Alberto Abrantes, Jorge Abrantes e José Santos, por quem nutria grande amizade, entre outros.
O PROFESSOR BRANCO sempre esteve disponível para acolher os nossos convites quer para representar a columbofilia distrital nas nossas festividades, quer para colaborar nas inúmeras palestras que dedicou á temática do pombo correio, prendendo com a sua simpatia e simplicidade as plateias que o escutavam atentamente.

Prof. Joaquim Rodrigues Branco

 

GASPAR BENEDITO VILA NOVA

Gaspar Benedito Vila Nova, natural da Presa de Mira e a viver na cidade de Coimbra, associou-se na nossa Colectividade, em 22 de Maio de 1976, onde concursou durante algum tempo.
O GASPAR como era tratado na columbofilia, para além de columbófilo, foi a maior referência nacional do dirigismo, na modalidade, sendo PRESIDENTE DA DIRECÇÃO da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBÓFILIA até falecer.
GASPAR BENEDITO VILA NOVA, alcançou igualmente embora de forma muito prematura, o topo MUNDIAL da modalidade sendo PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA INTERNACIONAL, organismo máximo da columbofilia mundial.
GASPAR BENEDITO VILA NOVA, sempre colaborou com a nossa Associação privando de muito perto com Lusitano Espinhal, Alberto Abrantes, Jorge Abrantes, Francisco Santos, Celestino Figueira e José Santos, entre outros.

GASPAR BENEDITO

MÁRIO CARDOSO DA FONSECA

Mário Cardoso da Fonseca, falecido recentemente, era natural de Lisboa, integrou os órgãos sociais da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CAMPISMO E CARAVANISMO e era um campista de grande gabarito que nutria uma grande amizade pela nossa Colectividade.
O MÁRIO CARDOSO como era tratado nas lides do CAMPISMO, foi por muitos anos e na década de 80, responsável pelas instalações PARQUES E ABRIGOS da referida federação.
Conhecemo-lo e privámos com ele a partir de ano de 1988, aquando a realização do 16º ACAMPAMENTO NACIONAL, que realizámos na Praia da Tocha e no qual representou a Federação de Campismo, estabelecendo a ponte entre a organização e a federação.
O COMPANHEIRO MÁRIO, foi no passado um dos grandes amigos da nossa Associação privando de muito perto com Casas de Melo, Lurdes Silva, Alberto Abrantes e Joaquim Padilha.
O MÁRIO CARDOSO DA FONSECA, sempre esteve disponível para acolher os nossos convites quer para representar a Federação aquando a realização das COMEMORAÇÕES DOS ANIVERSÁRIOS, quer para colaborar nas necessidades logísticas, aquando a gestão do Parque de Campismo da Praia da Tocha.

MARIO CARDOSO

 

Dr. ANTÓNIO CERVEIRA DE MOURA
 

António Cerveira de Moura, natural de Coimbra, falecido já há algum tempo,  licenciou-se em Medicina, em Novembro de 1948, sendo nomeado MÉDICO MUNICIPAL em 9 de Outubro de 1948 para o concelho de Cantanhede.
O Dr. CERVEIRA, como era conhecido, ao longo da sua vida profissional, serviu com grande dedicação e carinho, quer no seu consultório, no Hospital ou no Centro de Saúde, uma grande percentagem de habitantes do nosso Concelho estando sempre disponível para colaborar com a nossa Associação,  nomeadamente no acompanhamento das actividades desportivas na qualidade de médico.
António Cerveira de Moura, foi pela nossa Associação homenageado nas comemorações do 38º ANIVERSÁRIO no ano de 1998, que decorreram no Salão Nobre dos Paços do Concelho, sendo-lhe atribuído o GALARDÃO - HOMENAGEM. 

Dr. António C. Moura

 

Dr. CARLOS ALBERTO SOARES CAVADAS
 
Carlos Alberto Soares Cavadas, nasceu em Cantanhede, no ano de 1941,  Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi nomeado Subdelegado de Saúde e mais tarde Delegado de Saúde cargo que ocupou cumulativamente com o cargo de Director do Centro de Saúde de Cantanhede, vindo a falecer subitamente em 30 de Julho de 1998, apenas com 57 anos de idade.
O Dr. CAVADAS, foi um dos primeiros médicos que colaborou com a nossa Associação, nomeadamente nos exames médicos das crianças e jovens atletas, decorria o ano de 1976.
Igualmente o DRº CARLOS CAVADAS, integrou sempre graciosamente e com total disponibilidade o Corpo Técnico da Secção de Ciclismo, na qualidade de MÉDICO, acompanhando os atletas até ao escalão de profissionais.
O Dr. CARLOS CAVADAS, chefiou igualmente as equipas clínicas que acompanharam as inúmeras VOLTAS AO CONCELHO  e  GRANDES PRÉMIOS de ciclismo, organizadas pela nossa Associação.
CARLOS ALBERTO SOARES CAVADAS, foi sem dúvida uma figura de grande prestígio, que será sempre recordada com muita emoção, dor e saudade na nossa Associação.

Dr. Carlos Cavadas

 

Copyright © 2006 Sociedade Columbófila Cantanhedense - Todos os direitos reservados. webdesign paulompalves@gmail.com