LOGO
FACTOS HISTÓRICOS - 80

CICLISMO

2º CIRCUITO VILA DE CANTANHEDE / 1º TROFÉU BAIRRITUR - Realizou-se no dia 30 de Maio de 1982, com a colaboração da ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DE AVEIRO, MUNICÍPIO DE CANTANHEDE e com o patrocínio da BARRITUR AGÊNCIA DE VIAGENS o 2º CIRCUITO VILA DE CANTANHEDE, destinado as categorias ASPIRANTES, JUNIORES E SENIORES B.

3 4


A primeira prova foi disputada pelos jovens ciclistas do escalão de ASPIRANTES vencendo, JOSÉ LEITE do TRAVANCA, classificando-se em 5º ANTÓNIO PESSOA e em 7º ARLINDO COELHO da COLUMBÓFILA/BAIRRITUR.
Na prova de juniores e seniores B a vitória nos juniores coube ao CAMPEÃO REGIONAL, JOÃO FERNANDES da COLUMBÓFILA/ BAIRRITUR  e nos seniores B a JOSÉ PASSOS do AVANCA.

1ª VOLTA DE CICLISMO AO CONCELHO DE CANTANHEDE
24,25 e 26  de JUNHO de 1983

Após a realização das provas de ciclismo "CIRCUITOS VILA DE CANTANHEDE" a secção de ciclismo com o apoio da direcção do nosso clube, abalançou-se para a organização das VOLTAS AO CONCELHO DE CANTANHEDE, disputada por etapas e com duração de mais de 1 dia.
Assim, realizou-se nos dias 24,25 e 26 de JUNHO de 1983, a 1ª VOLTA DE CICLISMO AO CONCELHO DE CANTANHEDE, destinada á categoria de ASPIRANTES.
Na SEXTA-FEIRA, pelas 18 horas os dirigentes e atletas, dos clubes presentes foram recebidos no SALÃO NOBRE do Município, pelo Dr. ALBANO PAÍS DE SOUSA, presidente da Câmara, seguindo-se na ESCOLA SECUNDÁRIA, o SORTEIO dos carros de apoio, camisolas de lideres e distribuição de dorsais e o jantar acompanhado de um breve sarau, seguindo a comitiva para os alojamentos previamente preparados, nas instalações da antiga EUROCAMPO.
No dia seguinte, pelas 10h, disputou-se a 1ª ETAPA, CANTANHEDE, CADIMA, OLHOS DA FERVENÇA, TOCHA, LEMEDE, OUTIL E CANTANHEDE, num total de 48 km, vencendo LUÍS RODRIGUES do GD CARACOL.7
A 2ª ETAPA, CANTANHEDE, PORTUNHOS, PISÃO CORDINHÃ, OURENTÃ, MURTEDE, SEPINS, BOLHO, POCARIÇA E CANTANHEDE, num total de 49 km, foi vencida por CARLOS PEREIRA DO SALGUEIROS.
No Domingo, pelas 10h teve inicio a 3ªETAPA, CANTANHEDE, POCARIÇA, CAMPANAS, COVÕES, VILAMAR, FEBRES, BARRACÃO, VARZIELA e CANTANHEDE, num total de 42 KM, foi vencida por ARLINDO COELHO da COLUMBÓFILA/BAIRRITUR.
Para a parte da tarde estava reservado o C/RELÓGIO, que consagrou CARLOS COELHO do SALGUEIROS como o grande vencedor deste GRANDE PRÉMIO, classificando-se em 2º lugar JORGE GOMES da COLUMBÓFILA/BAIRRITUR.
No final e em grande apoteose foram entregues no local de meta os prémios aos vencedores.

5 6

 

MINI-BASQUETEBOL - TORNEIO DO CARNAVAL 19 de MARÇO de 1983

Realizado no Ginásio da Escola Secundária, o TORNEIO DE CARNAVAL, contou para além da nossa equipa, com a participação das equipas do GINÁSIO CLUBE FIGUEIRENSE, CASA DO POVO DA CHAMUSCA e ASSOCIAÇÃO NAVAL 1º DE MAIO. No final do convívio foram distribuídos os prémios e um lanche a todos os participantes.

1 2

RECONHECIMENTO COMO PESSOA COLECTIVA DE UTILIDADE PÚBLICA

Em OUTUBRO de 1986, foi solicitado pelo Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração da proposta de diploma Legal Regulador do ESTATUTO COLECTIVO DE UTILIDADE PÚBLICA, o parecer da nossa Associação, sobre a referida proposta.
O referido parecer foi remetido, em 9 de NOVEMBRO de 1986, informando que em nosso entender, era fundamental uma colectividade para ser declarada de utilidade pública ter CONSTITUIÇÃO LEGAL, que nas finalidades estatutárias contasse inequivocamente fins de INTERESSE PÚBLICO, que os fins ENUNCIADOS fossem efectivamente colocados em PRÁTICA  e por último, APLICAÇÃO das ajudas recebidas, nos FINS, para as quais as mesmas foram pedidas e que a Colectividade se devia reger por princípios DEMOCRÁTICOS e os seus DIRIGENTES, serem responsáveis por os ACTOS PRATICADOS.
Estava assim, dado o PRIMEIRO passo para que a nossa Associação viesse a candidatar-se a concessão de UTILIDADE PÚBLICA.
Após aprovação em CONSELHO DE MINISTROS, foi publicado em 7 de NOVEMBRO de 1977, o DECRETO-LEI 460/77, que regula a concessão de declaração de utilidade pública.
Em 8 de AGOSTO de 1978, a SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE, remete à CÂMARA MUNICIPAL DE CANTANHEDE, o pedido de PARECER da autarquia, para juntar aos restantes documentos a enviar.
Em 27 de OUTUBRO de 1978, a CÂMARA MUNICIPAL, emite DECLARAÇÃO, informando que a SCC reúne as CONDIÇÕES NECESSÁRIAS E SUFICIENTES, para ser considerada de Utilidade Publica.
Após remetido todo o Processo para a SECRETARIA GERAL DA PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS, por despacho de 8 de MAIO de 1981, o PRIMEIRO MINISTRO, Dr. FRANCISCO PINTO DE BALSEMÃO, declarou de UTILIDADE PUBLICA, a SOCIEDADE COLUMBÓFILA CANTANHEDENSE.

NOSOJ - NÚCLEO DE SOLIDARIEDADE E OCUPAÇÕES JUVENIS SOLIBRINCA PROJECTO DE ACÇÃO SOCIAL DESENVOLVIDO NA OBRA DO FREI GIL NA PRAIA DE MIRA

No âmbito das acções sociais, desenvolvidas pelo NSOJ, foi criado o projecto SOLIBRINCA, que pretendeu de uma forma simples colaborar com a OBRA DO FREI GIL, sediada na PRAIA DE MIRA e que se dedica ao acolhimento de crianças e jovens em risco e abandonados, apresentando um plano de actividades de ÂMBITO LÚDICO E FORMATIVO.

10


Pretendeu-se com a proposta apresentada aos técnicos da Instituição, de uma forma inovadora e sem substituir as actividades existentes, respeitando as regras em curso na Instituição, colaborar com a ocupação dos tempos livres das crianças e jovens ali residentes, motivando-os a participar na elaboração do referido projecto.
O projecto foi desenvolvido na Instituição, deslocando-se semanalmente os jovens da Sociedade Columbófila, desenvolvendo actividades, no âmbito dos jogos educativos, tradicionais, entre outros, cabendo-lhes um papel funcional de ajuda e enquadramento pedagógico.
Para além desta colaboração regular que a nossa Associação prestou ás obras do FREI GIL, outras campanhas foram desenvolvidas com destaque para a " COM UM POUCO DO TEU CALOR, AQUECE O NATAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DA OBRA ", realizada na época de natal.

 

O SERÃO DA COLUMBÓFILA

Após alguns anos de espera, foram dados no 1º semestre do ano de 1981, os primeiros passos para a criação de um projecto de animação radiofónica, a emitir no Jardim Municipal da vila de Cantanhede, surgindo as EMISSÕES EXPERIMENTAIS do projecto O SERÃO DA COLUMBÓFILA, a 6 de AGOSTO de 1981.
Funcionando até ao final do mês de Setembro, a partir de uma cabine instalada no jardim municipal e construída para o efeito pelas COZINHA GARCIA, através de uma permuta de publicidade, a emissão decorreu diariamente, no período das 21h ás 23h, tendo ao fim de semana emitido também, das 15h ás 18h, tendo as emissões como base a divulgação da música portuguesa, passatempos e publicidade ás empresas colaboradoras.
O projecto era da responsabilidade de JORGE ABRANTES, que contava com a colaboração de ANTÓNIO TORRES, FERNANDO MELO e CASAS DE MELO.
Após passado o período experimental efectuada a respectiva avaliação e recebido as primeiras criticas ao trabalho desenvolvido, em 5 de FEVEREIRO de 1982, foi solicitado à Câmara Municipal autorização para dar continuidade ao projecto, a partir do dia 1 de ABRIL.
Para melhorar as condições de emissão e guarda do material técnico, foi também solicitado à Directora da Escola Primária a autorização para utilizar a cabine de entrada da Escola, o que foi aceite.
Com o projecto mais estruturado, foi criado um REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO, que acautelava, para além das regras de utilização e manuseamento do material, a obrigatoriedade de respeitar a PERCENTAGEM DE MÚSICA PORTUGUESA a passar e o LIMITE MÁXIMO DO VOLUME.
Aproveitando a candidatura ao programa OTL, ocupação dos tempos livres dos jovens, que a nossa Associação foi pioneira durante largos anos, a direcção de programas, criou uma emissão especial, denominada, EMISSÕES OTL 82, contando para o efeito com a colaboração de FERNANDO BICHO, CARLA CUPIDO, PAULO ALVES, CARLOS NEGRÃO E PAULO CAVADAS, passando a emitir nos seguintes
Horários:

EMISSÕES NORMAIS DE TARDE
SÁBADOS E DOMINGOS das 15h ás 19h
NOITE
Diariamente das 21h ás 23h30m

 

EMISSÕES OTL 82           
Diariamente das 12h30m ás 14h e das 17,30h ás 19h

Para custear a manutenção e aquisição de novos discos de vinil, para além da angariação da publicidade, foi criado um espaço de DISCOS PEDIDOS, com a seguinte tabela:

PREÇO POR FAIXA          
10$00
PREÇO POR FACE                
90$00
PREÇO POR ÁLBUM INTEIRO       
180$00

Aderiram aos contratos de publicidade as empresas, COBAI, MARGALHOS, Lda., SILVAUTO RACING, CASA TIKINHAS, ROQUE SEGUROS, CAFÉ CENTRAL, ADEGA COOPERATIVA, PASCOAIS IRMÃOS, LDº FERRAGENS VÍTOR, MOBILIÁRIO JHF, BAZAR COSMOS, TRAVE, AUTO COMERCIAL, DISCOTECA LAS VEGAS, A GAVETA, O NOSSO CAFÉ, FERNANDO RATO, ANTÓNIO PAULO SANTIAGO, TINTURARIA VIEIRA e  RELOJOARIA SOTÉCNICA, que proporcionaram na época um encaixe financeiro de 47.100$00.

NATAL DESPORTISSIMO - FEIRA DO DESPORTO E DA JUVENTUDE
9 a 19  de DEZEMBRO de 1982 - PRAÇA DA REPÚBLICA - COIMBRA

Desde cedo a nossa Associação deu grande relevo á divulgação e promoção das actividades praticadas estando sempre disponível, para participar em eventos promocionais.
A convite do Delegado Regional MALÓ DE ABREU, da DIRECÇÃO GERAL DOS DESPORTOS, a nossa Associação, para além de estar presente com um STAND promocional, participou ainda com a secção de MINI-FUTEBOL, DESPORTO PARA TODOS e SECÇÃO DE CICLISMO.

89

 

 


 

Copyright © 2006 Sociedade Columbófila Cantanhedense - Todos os direitos reservados. webdesign paulompalves@gmail.com