Eurofestival de Jovens
Historial do festival 1999>>
A ideia desta manifestação, nasceu na cidade de Libramont, na Bélgica no ano de 1992, na qual participaram 12 países da União Europeia.
Foi organizado pela primeira vez este encontro de jovens de todas as idades representando pequenas cidades, com o objectivo de dar a possibilidade a esses pequenos centros de mostrarem na Europa a sua capacidade organizativa, como se de grandes centros se tratassem.
Em 1993, a Delegação Dinamarquesa (Cidade de Frederiksund), elaborou os estatutos da Associação, que foram registados na cidade de Harllen na Holanda, pelos quais se rege na organização de eventos culturais, desportivos, turísticos e gastronómicos.
Cantanhede, através da Sociedade Columbófila Cantanhedense, é a cidade representante de Portugal nesta Associação da qual é sócio fundador.
Pretende-se com a realização destes Festivais de Jovens de todas as idades, congregar os participantes numa permanente troca de experiências e saberes, mas fundamentalmente em torno de um projecto multicultural que possibilite a promoção turística e económica de cada país participante.
Pretende igualmente, através da prática de diversas actividades desportivas, culturais e recreativas, estreitar os laços de amizade, entre os participantes, proporcionando com as referidas actividades, estabelecer um contacto mais directo que possibilite a aproximação e solidariedade entre os diversos países presentes, incentivando a mobilidade dos jovens no seio da comunidade, tendo em vista eliminar as barreiras linguísticas e culturais.
A concentração de mais de 1.000 europeus, não só fortalece o espírito europeu, mas também contribui para a realização futura de trocas de negócios e valorização do tecido empresarial e das riquezas turísticas, património artístico e cultural de cada país.
|